4ª Call for COs | MedEscape

As inscrições para a Comissão Organizadora do MedEscape estão abertas entre os dias 21 e 26 de agosto até às 23h59! Não deixes escapar a oportunidade de fazeres parte do regresso deste projeto. Inscreve-te aqui.

IV Edição do MedEscape

Uma das atividades organizadas pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) é o MedEscape. Este projeto vem trazer uma oportunidade de atuar na formação da comunidade estudantil de uma forma mais lúdica e dinâmica, ao apresentar-se num formato de escape room, onde as pessoas estudantes são postas à prova em diferentes áreas disciplinares que compõem o seu currículo. Além disso, esta atividade propicia momentos de articulação, colaboração e convívio entre os diferentes anos de estudo da nossa faculdade, o que cimenta ainda mais a sua importância.

O que é a Comissão Organizadora do MedEscape?

A Comissão Organizadora do MedEscape é uma equipa composta por 4 estudantes, que ao longo do 1º semestre trabalha no sentido de reedificar este projeto, através da construção de enigmas que se debruçem sobre diferentes áreas disciplinares, e da conceptualização da estrutura deste “jogo” por forma a assemelhar-se o máximo possível a um verdadeiro escape room.

Como é que me posso candidatar?

O processo de candidatura inicia-se com o preenchimento do formulário, que irá ser avaliado à posteriori de forma anónima, seguido por um momento de entrevista, onde vamos poder conhecer-te melhor.

Se surgir qualquer tipo de dúvida, não hesites em enviar-nos um e-mail através do seguinte endereço: formativa@aefml.pt


Aceitas o desafio?

Autumn Assembly'23 | Call for delegation

Ouviste falar da EMSA e deixou-te a querer saber mais? Então, chegou o teu momento, as inscrições para a Autumn Assembly'23 começaram!

O que é a Autumn Assembly?

É um fim-de semana destinado a aprender, discutir e delinear o rumo da European Medical Students' Association. Para tal, tens a oportunidade de contactar com estudantes de medicina de toda a Europa e crescer com isso!

Quando e onde vai ser?

A Autumn Assembly'23 vai acontecer entre os dias 16 e 18 de setembro, em formato online!

Com posso ir?

Se tens interesse em fazer parte da delegação da AEFML na Autumn Assembly, só tens de enviar o teu comprovativo de matrícula e a tua carta de motivação (diz-nos o que te levou a candidatar!) para gestao@aefml.pt.

Até quando me posso candidatar?

O período de candidaturas está aberto entre os dias 15 e 25 de agosto, não te esqueças de enviar os documentos anteriormente mencionados até o fim desse período!

Ainda tenho dúvidas e agora?

Envia e-mail para aefml.lisbon@emsa-europe.eu e espera que as tuas questões sejam respondidas!

Junta-te à equipa e vem representar a AEFML neste evento internacional, estamos à tua espera!

3ª Call for COs | Best Buddy

O Best Buddy é um projeto desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que tem como objetivo promover o acompanhamento de uma criança internada por um estudante da faculdade, contribuindo, assim, para um internamento mais tolerável e para a minimização do desconforto que lhe é inerente. Tal como o ano passado, este ano contamos ainda com a vertente de acompanhamento de doentes crónicos internados, com o mesmo objetivo que o das crianças.

 

Queres ajudar a fazer a diferença no dia a dia das crianças e doentes crónicos internados e fazê-los felizes? Esta Comissão Organizadora é perfeita para ti! Estamos à tua espera!


O que faz a Comissão Organizadora do Best Buddy?

O trabalho realizado pela Comissão Organizadora do Best Buddy engloba, o contacto com futuros hospitais parceiros, a distribuição dos voluntários pelos diversos hospitais e o respetivo acompanhamento no decorrer do projeto. 

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CO Best Buddy é composta por 2 momentos: primeiramente pela avaliação anónima de formulários e, de seguida, entrevistas aos candidatos com melhores formulários.

Como me posso candidatar? 

Podes inscrever-te até às 23h59 do dia 19 de Agosto através deste formulário.



3ª Call for COs | Contra Corrente

As crises migratórias e de refugiados são temas que te sensibilizam? A vontade de criar um impacto positivo na comunidade motiva-te?

No Contra Corrente tens oportunidade de canalizar essa paixão para um projeto que pretende dar voz a histórias que muitas vezes são negligenciadas!

O que é o Contra Corrente?

O Contra Corrente é um projeto dinamizado pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).

Tem como objetivos a sensibilização da comunidade estudantil para crises humanitárias através das redes sociais, palestras, workshops e outros eventos através dos quais poderão ter um contacto mais direto com esta realidade. Pretende-se ainda, com este projeto, a angariação de fundos para causas que procuram dar resposta a essas crises e uma maior aproximação e integração dos alunos internacionais na restante comunidade estudantil.

Está incluído no Programa Nacional Humanização do Estudante de Medicina e nos Cuidados de Saúde da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). 

Como está organizada a Comissão Organizadora?

O Departamento de Eventos está responsável por toda a logística relativa aos eventos organizados para a comunidade estudantil, desde palestras a dinamização de formações.

O Departamento de Imagem e Divulgação gere as redes sociais do contra corrente, criando conteúdo de relevância para trazer awareness para o temas que o projeto tem como objetivos explorar. Cabe a este departamento levar o projeto e a sua mensagem mais longe.

O Departamento de Parcerias estabelece contactos externos que permitem a sustentabilidade logística do projeto, por exemplo no que toca à constituição de kits e coffee-breaks.

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CO Contra Corrente é composta por 2 momentos: primeiramente pela avaliação anónima de um formulário e, de seguida, por uma entrevista.

Se tens interesse em fazer parte desta equipa, preenche o seguinte formulário até às 23h59 de dia 19 de agosto.

Para qualquer dúvida ou sugestão contacta-nos através do endereço:  feirasolidaria@aefml.pt







3ª Call for COs | Nexus

Queres fazer voluntariado e fazer a diferença? Gostas de trabalhar com jovens e crianças?

O Nexus é o projeto para ti!

O que é o Nexus?

O NEXUS é um projeto de voluntariado contínuo que pretende aproximar jovens inseridos em comunidades socialmente carenciadas e estudantes da FMUL, através de formações e apoio ao estudo. O objetivo do projeto é combater as discrepâncias na educação e formação dos jovens em contextos socioculturais desfavorecidos, criando agentes de mudança.

O que faz a Comissão Organizadora do Nexus?

A Comissão Organizadora do Nexus realiza um trabalho contínuo ao longo do ano, que engloba a distribuição dos voluntários pelas associações e respetivo acompanhamento no decorrer dos semestres.

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CO Nexus é composta por 2 momentos: primeiramente pela avaliação anónima de um formulário e, de seguida, por uma entrevista.

Se tens interesse em fazer parte desta equipa, preenche este formulário até às 23h59 de dia 19 de agosto.

Para qualquer dúvida ou sugestão contacta-nos através do endereço:  nexus@aefml.pt






3ª Call for COs | Grupo de Trabalho de Sustentabilidade

Se a sustentabilidade é um tema importante para ti, se tens ideias e opiniões que gostavas de partilhar e discutir, se queres envolver-te com um grupo de pessoas com preocupações e interesses parecidos aos teus, ...

O GTS é o grupo certo para ti! 

O que é o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade?

O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade (GTS) é o novo grupo de trabalho da AEFML, inserindo-se no Departamento de Secretariado e Sustentabilidade (DSS). Este grupo tem como principal objetivo criar um grupo de pessoas estudantes interessadas nas várias vertentes da sustentabilidade, desde a ambiental à digital, para que juntas possam trabalhar neste âmbito. 

Ao longo do ano letivo, o GTS será responsável, em conjunto com a responsável da DAEFML para as questões de sustentabilidade ambiental, por organizar os vários projetos do ramo da sustentabilidade da AEFML, nomeadamente, um projeto de Reutilização de sebentas e materiais de estudo, o projeto Renova-te e a Feira do Cantinho Verde. Para além disto, no GTS pretende-se criar um local de discussão sobre estes temas, de forma a que se possam desenvolver outras iniciativas e medidas neste âmbito, sendo um dos objetivos para este ano letivo a revisão e atualização do Guia de Ideias de Responsabilidade Ambiental (GIRA).

Como está organizado?

Os membros do GTS estarão distribuídos pelos vários projetos a ser desenvolvidos pelo mesmo, sendo que os membros pertencentes à equipa de um determinado projeto são os responsáveis por organizá-lo. Ainda assim, espera-se que todos os membros estejam presentes na dinamização dos vários projetos e iniciativas, pelo que apesar de não ser esperado que organizem um determinado projeto, espera-se que ajudem na sua execução. Ou seja, um membro do GTS pode pertencer à equipa do projeto Renova-te, sendo este o seu principal foco e responsabilidade, no entanto, quando o projeto de reutilização de sebentas estiver a acontecer espera-se que também participe e ajude à execução do mesmo.

Apesar de divididos em equipas, todos os membros do GTS irão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de medidas no âmbito da sustentabilidade, que partirão em grande parte de ideias dos membros do próprio GT. Para além disto, todos irão trabalhar em conjunto na atualização do GIRA.

Todas as equipas dos diferentes projetos contarão com o apoio e coordenação por do membro da DAEFML responsável pela sustentabilidade ambiental.

Quais são e em que consistem os projetos de sustentabilidade? Quais são as funções dos membros do GTS responsáveis por cada um deles? 

Projeto de Reutilização de Sebentas e Materiais de Estudo

Este é um novo projeto de sustentabilidade da AEFML que surgiu este ano. Pretende ser uma versão da Sebenta Solidária focada somente na sustentabilidade ambiental. Assim neste projeto, as pessoas estudantes podem submeter os seus materiais de estudo usados em anos letivos anteriores, sendo depois organizada uma feira em que se expõem todos os materiais disponíveis. Ao longo da duração da feira, as pessoas estudantes podem dirigir-se à mesma e levar sebentas e outros materiais disponíveis sem qualquer custo associado. Desta forma, pretende-se reduzir o desperdício, diminuindo o número de novos materiais de estudo impressos. Terá duas edições ao longo do ano letivo, no início de cada semestre. 

As funções dos responsáveis por este projeto serão:

  • Definir estratégias de divulgação da iniciativa, para que os interessados possam tanto submeter materiais como reutilizar materiais doados.

  • Delinear a logística da submissão dos materiais das pessoas estudantes e entrega dos mesmos para serem expostos na “feira”.

  • Organizar a “feira” em que as pessoas os podem vir buscar, desde a organização dos materiais expostos na mesma, aos turnos em que a mesma estará aberta.

Renova-te

Este projeto teve a sua primeira edição no ano passado e consiste num momento de venda e compra de roupa em segunda mão. As pessoas estudantes podem submeter a roupa e em troca da mesma recebem um vale, com um valor de acordo com a categoria de cada peça que submeteram, que pode ser utilizado na feira. Esta feira é realizada posteriormente, será o local onde toda a roupa é exposta e onde as pessoas interessadas podem comprá-la.

Com este projeto, pretende-se diminuir o desperdício e alertar as pessoas estudantes da FMUL para o problema do fast-fashion. Existirá apenas uma feira do Renova-te ao longo do ano letivo, sendo a mesma realizada em conjunto com a Feira Cantinho Verde, no final do primeiro semestre.

As funções dos responsáveis por este projeto serão:

  • Definir estratégias de divulgação da iniciativa, para que os interessados possam tanto submeter peças para venda como comprar roupa.

  • Delinear a logística da submissão da roupa das pessoas estudantes e entrega da mesma para a “feira”.

  • Definir e organizar o processo de atribuição dos vales para as pessoas que submeterem peças para serem vendidas.

  • Organizar a “feira” em que as pessoas podem comprar a roupa, desde a organização dos materiais expostos na mesma, aos turnos em que a mesma estará aberta.

Feira do Cantinho Verde

Este é outro projeto que terá agora a sua segunda edição. Consiste num período em que small businesses, tanto de estudantes da faculdade como outros interessados, se dirigem à faculdade para que as pessoas estudantes interessadas possam fazer compras nos mesmos. A ideia por detrás do projeto é dar algumas alternativas sustentáveis aos estudantes da FMUL, promovendo o comércio local e justo. Este projeto decorrerá no final do primeiro semestre.

As funções dos responsáveis por este projeto serão:

  • Definir estratégias de divulgação da iniciativa, para que os interessados possam tanto submeter small businesses para estarem presentes como comprar artigos ao longo da feira.

  • Contactar small businesses que possam ser interessantes estar presentes tendo em conta o intuito do projeto.

  • Organizar a Feira, incluindo os horários em que os small businesses estarão presentes na faculdade, averiguando com os mesmos a sua disponibilidade.

Quantas vagas existem no GTS?

As vagas para este GT estão distribuídas pelos diferentes projetos da seguinte forma:

  • Projeto de Reutilização de Sebentas: 4 vagas

  • Renova-te: 4 vagas

  • Feira Cantinho Verde: 3 vagas

Ficaste interessado(a)? Inscreve-te no GTS através deste link!

Qualquer questão, por favor, não existes em contactar: secretariado@aefml.pt.

3ª Call for COs | XXII Edição do Hospital dos Pequeninos

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos, cujo principal objetivo é reduzir a ansiedade que sentem na presença de um profissional de saúde, diminuindo o “medo da bata branca”.  Esta iniciativa foi inicialmente criada e desenvolvida pela European Medical Students Association (EMSA), organização constituída por várias associações de estudantes de Medicina na Europa.

A ideia é cada pequenino ser médico do seu boneco, percorrendo várias estações, que simulam os diferentes serviços hospitalares.


O que é a Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos?

A COHP é um grupo de alunos sonhadores que se compromete a realizar mais uma edição mágica deste projeto. Esta comissão é assim responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e dinamização da mesma.

Gostavas de integrar a organização de uma das atividades mais queridas da AEFML? Esta é a tua oportunidade! 

Temos 18 vagas disponíveis nos diferentes departamentos, para saberes mais clica aqui!

O método de seleção para as 18 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados.

Inscrever-te preenchendo o seguinte formulário, até às 23h59 do dia 19 de agosto.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM DEIXAR A TUA MARCA NA XXII EDIÇÃO DO HOSPITAL DOS PEQUENINOS!




Apoio à Participação em Representação Externa

Já ouviste falar da ANEM, mas ainda é apenas um conceito na tua cabeça? Sabes que nas Assembleias Gerais da ANEN são discutidos temas importantes e queres participar? Queres perceber como estudantes de medicina de outros países perspetivam a Saúde e a Educação Médica e crescer com isso?

A AEFML tem como objetivo ajudar-te a conhecer o mundo da Representação Externa e as várias federações onde te podes envolver, crescer e abrir horizontes e, como tal, apresentamos-te o Apoio à Participação em Representação Externa! Já temos o teu interesse e queres saber mais? Então, deixa-nos responder a algumas das tuas questões:

O que é isto?

A AEFML tem algum dinheiro alocado a ajudar-te a ir a eventos de Representação Externa!

De que eventos estamos a falar?

Este apoio abrange as Assembleias Gerais da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), as Assembleias Gerais da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN), as Spring e Autumn Assemblies da European Medical Students' Association (EMSA) e as March e August Meeting da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA).

Quero muito participar, o que é que eu tenho de fazer?

Para saber como te podes candidatar, lê com atenção este Regulamento.

Se continuares com dúvidas, a Direção da AEFML está cá para ajudar! Envia e-mail para geral@aefml.pt ou vem falar connosco e fica um passo mais perto desta aventura!

Como posso saber quando é que os eventos vão acontecer e quando me tenho que inscrever?

As informações relativas aos eventos são, geralmente, divulgadas nas suas redes sociais e no Instagram da AEFML, pelo que fica diligente, porque não vais querer perder!

Estes eventos não são só para pessoas da AE?

Não! Estes eventos são para qualquer pessoa interessada e que queira ir mais longe, partilhar visões e saber mais! Essa pessoa és tu? Então, estamos à tua espera!

Se tens interesse em perceber como todo este mundo da Representação Externa funciona, não tenhas medo, ficamos à espera da tua candidatura!

1ª Call for COs | Comissão de Acompanhamento de Erasmus

O que achas da ideia de conhecer pessoas e culturas de todo o mundo?

Participa numa experiência intercultural única: Vem fazer parte da Comissão de Acompanhamento de Erasmus!

A Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE) é constituída por um grupo de alunos da FMUL que se juntam para proporcionar aos estudantes incoming que vêm fazer Erasmus a melhor experiência possível.


Como?

As funções da CAE passam por 3 pontos principais:


1. Contribuir para a organização e concretização das Welcome Week Erasmus do 1º e 2º semestres, que consistem em semanas de introdução para apresentar aos estudantes internacionais a nossa faculdade e a cidade de Lisboa.

2. Acompanhar e promover a integração e vivência destes estudantes no ambiente FMUL ao longo do ano, atuando como intermediários na cedência de informações/esclarecimentos quando necessário.
3. Planear um programa social com momentos de convívio pontuais ao longo do semestre e com o objetivo de dar a conhecer a cidade de Lisboa. 


Convencemos-te a querer fazer parte desta equipa?
Esperamos que sim!
A seleção dos candidatos é feita com base em dois momentos:

1º. Preenchimento de um formulário de inscrição cujo link encontras aqui.

2º. Realização de uma entrevista aos candidatos selecionados da primeira fase.

As inscrições abrem no dia 1 de agosto.
Contamos contigo!

Call de Coordenadores

Gostavas de fazer parte de uma Comissão Organizadora? Tens vontade de guiar uma mini-equipa? Tens acima de tudo vontade de fazer mais! 

Esta é a tua oportunidade!

Regulamento Geral de Comissões Organizadoras e Projetos Transversais 

Já conhecias este regulamento? Ele dá-te a oportunidade de te candidatares a Coordenador de um dos Departamentos das nossas COs!

Podes consultar este regulamento aqui!

E se te estás a questionar: “Mas se eu nunca fiz parte de uma CO, posso candidatar-me já a Coordenador de um departamento?”

A Resposta é SIM! Se tu acreditas em ti e sentes que tens potencial para tal, nós também acreditamos e confiamos que serás uma mais valia para os nossos/teus projetos! 

Consulta abaixo as informações sobre cada Comissão Organizadora - onde encontras também o link de inscrição!


AIMS MEETING

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


CORRIDA SAÚDE + SOLIDÁRIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


HOSPITAL DOS PEQUENINOS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


NATAL DIFERENTE

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


OLIMPS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


RESSONÂNCIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


SARAU CULTURAL

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.

Desafia-te e aproveita esta oportunidade de crescimento pessoal!

2ª Call for COs | Solvin' It

O Projeto Solvin’ It está de volta para uma IX Edição, pronto para descomplicar tudo aquilo que parece complicado e, para isso, precisamos de ti!

As inscrições para a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI) estão abertas entre os dias 31 de julho e 11 de agosto até às 23h59, através deste formulário. Agarra esta oportunidade para ficares a conhecer mais sobre o peer-teaching e para que este projeto continue a ajudar os estudantes da nossa faculdade!

O que é a COSI?

A COSI é uma equipa de 8 pessoas coordenada por 2 Coordenadores Gerais, um membro do Departamento de Formação e Ciência (DFC) da AEFML e uma estudante bolseira do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE). 

Ao longo dos 2 semestres, esta equipa é responsável pela seleção de monitores, do contacto com tutores, pela organização das sessões, entre outras tarefas.

Se tens interesse pela pedagogia médica, queres ganhar experiência na organização de sessões e contribuir para o sucesso dos teus colegas, esta CO é para ti!! Junta-te à equipa e vem ajudar-nos a fazer este projeto crescer!

Inscreve-te aqui!

Atualmente, a ação da COSI foca-se nas seguintes áreas disciplinares:

1º semestre:

  • Anatomia (MIM e LCN)

  • Bioquímica (MIM)

  • Fisiologia (MIM)

  • Microbiologia (MIM)

  • Anatomia - Pequenos Grupos (MIM)

  • Infecciologia (MIM)

  • Biologia Molecular da Célula (MIM)

2º semestre:

  • Anatomia (MIM)

  • Bioquímica (LCN)

  • Fisiologia (MIM)

  • Infecciologia (MIM)

  • Microbiologia (LCN)

  • Neuroanatomia (MIM)

  • Anatomia - Pequenos Grupos (MIM)

Como me posso inscrever?

Não consegues esperar por começar esta aventura? Para te inscreveres, preenche este forms.

Como é feita a seleção?

A seleção é feita pelos coordenadores gerais do projeto, estando dividida em 2 fases:

  • 1ª fase - através do preenchimento de um formulário (aqui)

  • 2ª fase - através de uma entrevista para nos ajudar a conhecer-te melhor!

Se tiveres alguma dúvida, envia-nos um e-mail para solvinit@aefml.pt

1ª Call for COs | AIMS Meeting 2024

Vem fazer parte do maior congresso biomédico da Europa!

AIMS Meeting 2024

O AIMS Meeting - Annual International (bio)Medical Students Meeting - é o maior congresso biomédico na Europa organizado somente por estudantes.

A próxima edição manterá o foco na formação científica das suas pessoas participantes, afirmando-se como um espaço de referência para a análise diversificada de temas atuais e inovadores nas áreas da medicina, bem como de áreas em charneira com a mesma, nomeadamente as ciências biomédicas.

A par de um painel científico de excelência, o AIMS Meeting proporciona um programa sociocultural enriquecedor, o qual contribui para a abertura de horizontes que este projeto tanto ambiciona.

O AIMS Meeting é não só um palco para oradores internacionais, como também para a própria comunidade estudantil e tu podes fazer parte da criação deste palco!

Como é constituída a Comissão Organizadora do AIMS Meeting?

Departamento de Logística e Fundraising - 6 vagas

  • Departamento responsável pela angariação de apoios logísticos e financeiros, essenciais à realização do congresso. O mesmo está também encarregue da dinamização do programa sociocultural e suas respectivas vertentes: AIMS Living, AIMS Giving e AIMS Green.

Departamento Científico - 6 vagas

  • Departamento responsável pela idealização e concretização do programa científico em todas as suas vertentes: módulos temáticos, Keynote Lectures, workshops, competições e science speed dating.

Departamento de Imagem e Comunicação - 4 vagas

  • Este Departamento vive de ideias e criatividade, sendo responsável por toda a imagem, branding e merchandising do congresso, em constante renovação e aperfeiçoamento. Está também encarregue da gestão do conteúdo e design das redes sociais e website do evento.

Departamento de Relações Públicas - 3 vagas

  • Departamento responsável por todo o processo de inscrições, assim como pelas parcerias com outros congressos nacionais e internacionais. Tem como missão idealizar as melhores estratégias para divulgar o AIMS Meeting dentro e além fronteiras.

Informações Importantes

As candidaturas para coordenandos(as) do AIMS Meeting 2024 decorrerão de 24 de Julho até 29 de Julho às 23:59.

O processo de seleção será feito através da avaliação por formulário e entrevista, na qual poderás partilhar connosco as tuas ideias inovadoras e demonstrar a tua motivação.

De forma a te candidatares, pedimos que preenchas o formulário que poderás encontrar neste link.

Se tiveres alguma dúvida em relação a este processo, não hesites em contactar-nos através do endereço support@aimsmeeting.org.

Vem fazer parte do maior congresso biomédico da Europa!

2ª CALL FOR COs | RESSONÂNCIA

O que é a Ressonância?

A revista RESSONÂNCIA é a publicação oficial da AEFML, que conta já com 31 anos, 37 edições físicas e uma vasta edição online, com textos publicados nas nossas redes sociais e site oficial

A revista é a prova viva de que o curso de medicina é casa dos mais variados poetas, cronistas, jornalistas e daqueles que gostam de escrever para além de histórias clínicas.

Este ano pretendemos potenciar o crescimento que a revista alcançou no mandato transato, estando abertos a novas oportunidades de parceria com os projetos da associação para que a RESSONÂNCIA possa chegar a todos os estudantes. Pretendemos continuar com as edições físicas semestrais, a parceria com o Aims Meeting, continuando a apostar nas possibilidades oferecidas pelo nosso conteúdo online

O que é a CO Ressonância?

A Comissão Organizadora da RESSONÂNCIA é a equipa responsável pela edição da revista, nas suas múltiplas vertentes, como plataforma das mais variadas formas de expressão dos nossos estudantes. Somos quem segura o altifalante das vozes que querem ir mais longe. 

Aqui temos o enorme privilégio de ficar a conhecer em primeira mão a essência literária dos nossos colegas, impedindo que fique apenas numa folha de rascunho.

Quais são as vagas disponíveis?

Departamento de Imagem (2 vagas)

O Departamento de Imagem é responsável pela beleza já conhecida das edições físicas e das publicações online, dando representação ao abstrato por trás das palavras dos colaboradores.

Cabe também a este departamento explorar novas formas de divulgação para chegar à comunidade estudantil.

Apesar das especificidades da construção da revista, nada temas! Quem ocupar estas vagas contará com uma formação de imagem própria para dar asas à sua criatividade.

Departamento Editorial (1 vaga)

Ao Departamento Editorial compete o acompanhamento da equipa de colaboradores da revista, a dinamização e estruturação das edições e a revisão dos textos.

Muito mais do que rever construção frásica ou detetar erros ortográficos, no Departamento Editorial terás um contacto direto com os produtores de toda a matéria prima - os colaboradores.

Departamento online (1 vaga)

O Departamento Online são os gestores digitais da RESSONÂNCIA, recebendo os textos dos colaboradores, enviando-os para a revisão pelo Departamento Editorial e dando-lhes asas para voarem, assim que são publicados.

Recebem a peça finalizada e estão prontos para a colocar à vista de todos, à curta distância de um clique.

Como me posso candidatar?

Se a comunicação e a arte literária te fascinam, deixa ressoar a tua motivação e junta-te à equipa. O processo de candidatura é muito simples: basta preencheres este formulário até dia 11 de agosto e realizar uma entrevista.

RESSONÂNCIA, Deixa-te Ressoar

1ª Call for COs | IV Edição Nutri2Go

IV Edição do Nutri2Go

O Nutri2Go surgiu pela necessidade de valorização da área das Ciências da Nutrição e tem como pilar fundamental a promoção da literacia em saúde na área da Nutrição e não só.

Concluídas três edições incríveis, está na altura de começar a preparar uma quarta e aperfeiçoada edição deste congresso. Espera-nos uma edição com novos temas, novos prémios e novas surpresas. 

Quer sejas de nutrição ou medicina temos espaço para ti e para a tua voz nos nossos departamentos.


Constituição da Comissão Organizadora

Departamento de Imagem e Divulgação: 4 Vagas

Departamento de Imagem e Divulgação responsável por todo o branding do congresso, criação de conteúdos e gestão das redes sociais.

Departamento de Logística e Apoios Financeiros: 4 Vagas

Departamento de Logística e Apoios Financeiros responsável pela organização e decoração dos espaços utilizados no congresso, bem como pela organização do coffee break em conjunto com o D. de Patrocínios. Além disso, está também responsável pela procura de possíveis parceiros financeiros e, consequente angariação de apoios.

Departamento de Oradores e Formadores: 4 Vagas

Departamento de Oradores e Formadores é responsável pelo planeamento e seleção das temáticas a serem abordadas no congresso, tanto ao nível das palestras, como dos workshops, bem como pelo respectivo painel de oradores e formadores.

Departamento de Patrocínios: 3 Vagas

Departamento de Patrocínios responsável pela organização dos Kits, tanto físico como virtual. Assim como, pela procura de parceiros para giveaways e para o coffee break.

Departamento de Relações Públicas: 2 Vagas

Departamento de Relações Públicas responsável pela procura e contacto de possíveis parceiros/instituições/organizações na área da nutrição que possam expandir a divulgação do congresso. Além disso, está também responsável pela organização e dinamização do Programa de Embaixadores.


Como me posso candidatar?

Através do preenchimento deste formulário que estará disponível de 24 de julho até 29 de julho às 23:59.

Sendo que, a seleção de candidatos tem por base a avaliação deste formulário e de uma entrevista online que será realizada à postriori, numa data a definir.

Se ficaste com alguma dúvida, não hesites, envia-nos um e-mail para nutri2go@aefml.pt , estamos aqui para a esclarecer!


Contamos contigo?

Em Uníssono | Discriminação em Medicina

O Em Uníssono é um projeto surgiu com o objetivo de criar oportunidades dos nossos estudantes se prepararem para lidar com as várias pessoas e realidades que irão encontrar no exercício da profissão médica, percebendo qual a melhor forma de estar com o doente, no sentido de estabelecer uma relação médico-doente de mútua confiança. Nesse sentido, o atual projeto pretende sensibilizar os estudantes de medicina da FMUL para algumas realidades com as quais não contactam tão regularmente, em que ainda existe algum preconceito, para que possam ultrapassar alguma barreira que possa existir, trazendo testemunhos reais de pessoas de minorias étnicas, ou de grupos frequentemente discriminados.

Na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, às 17h trazemos-te uma sessão do Em Uníssono sobre Discriminação na Medicina, seja entre colegas, seja de professores para alunos ou ainda de alunos com doentes.

A discriminação racial tem sido um assunto prementemente falado e discutido, e por isso queremos fazer do Em Uníssono um espaço onde podemos apresentar e discutir abertamente soluções e perspetivas relacionadas com este tema.

A sessão contará com a presença de colegas com quem te cruzas todos os dias nos corredores, que consentiram em partilhar connosco o seu testemunho e perspetiva pessoal no que toca a este assunto.

A mudança necessária parte de todos nós!

Vem aprender a identificar, denunciar e eliminar possíveis situações de discriminação racial com que te possas cruzar no teu futuro, como profissional de saúde que seremos.

Temos 15 vagas à tua espera! Inscreve-te através da Plataforma UpEvents!

Para esclarecer qualquer dúvida, podes contactar-nos através de direitoshumanos@aefml.pt.

Speak Up | Social Accountability: Envolvimento dos Estudantes na Construção do seu Currículo

O que é?

O Speak Up surgiu com o objetivo de dar-te voz e fornecer-te um espaço informal de debate com os docentes mais influentes da Faculdade, que te permite dar sugestões e receber feedback das tuas ideias.

O projeto foi criado com o objetivo de debater temas centrais de Pedagogia que sejam atuais no panorama da Educação Médica, particularmente na esfera da FMUL, proporcionando um espaço singular, de natureza informal, de debate entre a comunidade estudantil e o docente acerca de temas de interesse mútuo, bem como de propor soluções decorrentes deste diálogo.

Quando?

Data: 6 de junho de 2023

Horário: 18h às 19h30

Local: Sala 8 IFA, Edifício Egas Moniz

Tema

O tema desta edição é "Social Accountability: envolvimento dos estudantes na construção do seu currículo". O objetivo é dar luz a problemáticas relacionadas com a flexibilidade curricular e, numa altura em que ocorreu recentemente a Reforma do Ensino Clínico e se prepara a Reforma do Ensino Pré-Clínico, de que forma devem os alunos ser auscultados neste processo.

O Departamento de Política Educativa e Educação Médica da AEFML convidou para uma conversa acerca deste tema:

  • O Diretor da FMUL, Professor João Eurico Fonseca

  • A Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL, Professora Maria José Diógenes

  • A Diretora do Instituto de Anatomia da FMUL, Professora Lia Neto

Vem aprender sobre estes temas e dar a tua opinião!

Como se pretende que estes sejam atingidos?

Através de 3 momentos:

  • Momento de introdução por parte dos docentes convidados;

  • Speed-dating em que os alunos poderão colocar questões e levantar problemáticas, bem como fazer sugestões, junto de cada docente, rodando entre os vários professores convidados;

  • Discussão em formato mesa redonda entre os alunos e os docentes presentes - a discussão será baseada nas questões levantadas pelos alunos  e em pontos e questões-problema elaborados pela organização.

As inscrições abrem dia 31 de maio e poderás fazê-lo aqui.


Cerimónia da Bata Branca 20-26

A Cerimónia da Bata Branca consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do estudante de Medicina, um projeto que conta com o apoio do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta cerimónia irá realizar-se no próximo dia 12 de junho, pelas 17h00, presencialmente no Grande Auditório João Lobo Antunes, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Uma vez que o auditório não terá lotação para todos os acompanhantes dos alunos do ano 20-26, será realizado um sorteio das vagas sobrantes pelas pessoas que manifestarem interesse através do preenchimento deste formulário, sendo que será apenas permitido um acompanhante por aluno. Só serão permitidos mais acompanhantes por aluno exclusivamente se sobrarem vagas depois desta primeira atribuição.

O formulário estará aberto de dia 3 de junho às 21h até dia 6 de junho às 23h59. Para os acompanhantes que não consigam vaga, a cerimónia terá transmissão online em link a ser disponibilizado posteriormente.

As inscrições dos alunos do ano 20-26 é obrigatória para comparência na cerimónia.  

Consulta o programa aqui.


Inscreve-te neste formulário até dia 2 de junho às 23h59!

MASTERSPIECE: Get to Know TFM

O MASTERSPIECE: Get to Know TFM tem como principal objetivo esclarecer as tuas dúvidas e dar-te ferramentas para a realização do teu Trabalho Final de Mestrado. A presente edição decorrerá integralmente através da plataforma Zoom nos dias 27 e 28 de maio.

No sábado, serão abordadas generalidades sobre o tema e, no domingo, existirão sessões dirigidas para cada tipologia de TFM prevista em Regulamento. Para além disto, o evento contará com um conjunto de testemunhos de colegas que já concluíram o seu TFM, onde poderás colocar perguntas específicas sobre determinada tipologia.

Não percas esta oportunidade e vem adquirir competências úteis para construíres o teu TFM!

27 de maio

10h - 11h Escrita Científica e Metodologias

(por confirmar)

11h - 12h Como elaborar uma Tese do zero 

(por confirmar)

12h - 13h TFM enquadrado na Vida de 6º Ano

Dr.ª Alexandra Silvestre e Dr. António Velha (16-22)

---- INTERVALO ----

14h30 - 15h30 Como publicar a Tese?

(por confirmar)

15h30 - 16h30 Pesquisa e Referenciação

Drª Susana Henriques (Chefe da Divisão da Biblioteca)

16h30 - 17h30 Aspeto Formal e Avaliação

Prof. Dr. Paulo Costa (responsável pelo TFM)

28 de maio

9h - 10h Testemunhos

Pedro Brito Lança | Trabalho Original (17-23)

Raquel Barata | Revisão Sistemática (17-23)

Dr. António Velha | Educação Médica (16-22)

10h - 11h Estatística Aplicada à Investigação Médica + Dicas Excel e SPSS

Prof. Paulo Nogueira (Investigador em Bioestatística)

11h - 12h Realização do TFM integrado em equipas de investigação

Prof. Dr. Thomas Hanschield (Professor de Microbiologia na FMUL e Investigador no IMM)

11h - 12h Escrita de Casos Clínicos e Revisão da Literatura

Prof. Dr. António Pais de Lacerda (Diretor do Serviço de Medicina II do HSM)

12h - 13h Protocolo de uma Revisão Sistemática e Extração de Dados

Dr. Osvaldo Santos (Psicólogo e Coordenador do EnviHeB Lab (ISAMB))

Inscreve-te na plataforma UpEvents, aqui.

Vem adquirir competências para realizares o teu TFM.

Esperamos por ti!

Safe & Fest

Kit Santa Sebenta: copo na mão, preservativo no bolso e consentimento na ponta da língua!

O que é?

O Projeto Safe & Fest consiste numa ação de sensibilização noturna que visa esclarecer os jovens em relação à transmissão e evolução de algumas infecções sexualmente transmissíveis, bem como promover a prática de sexo seguro através da distribuição de métodos contraceptivos. Procura também sensibilizar os jovens para a moderação do consumo de álcool e drogas, procurando reduzir os riscos a que se expõem quando consomem estas substâncias.

Assim, este projeto foca-se na educação e sensibilização de jovens para os temas da sexualidade e consumos de risco de forma informal, descontraída e recreativa.


Onde e quando?

Nesta edição do Safe&Fest, junta-te a nós no dia 5 de maio, na Santa Sebenta, organizada pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, em que poderás fazer parte dos seguintes turnos:

Turno 1 - 5 de maio - entre as 21h e as 22h;

Turno 2 - 5 de maio - entre as 22h e as 23h;

Turno 3 - 5 de maio - entre as 23h e as 00h;

A participação no projeto dá-te entrada gratuita no evento, onde irás realizar um turno de no mínimo uma hora. Sê responsável e honra o compromisso que assumes no momento da inscrição.

Inscreve-te aqui entre hoje, dia 24 de abril às 21h e dia 3 de maio também às 21h.

Não percas esta oportunidade, inscreve-te já aqui!

DÚVIDAS?

Quaisquer dúvidas que tenhas não hesites em contactar-nos através do e-mail saudepublica@aefml.pt


Noite de Cinema ao Ar Livre| 26 de abril

Se te consideras um apaixonado pela Sétima Arte ou se estás mesmo a precisar de uma noite para descansar do caos do segundo semestre, este momento é para ti!

Trazemos-te a primeira Noite de Cinema ao Ar livre!

Data e Local

Dia  26 de abril, quarta-feira, às 20h30, vem ter connosco à Escadaria da Estátua Egas Moniz

Filme Em Exibição

A Noite de Cinema vai exibir o filme The Truman Show - A vida em Direto, em honra da Noite de Medicina 2021, mas desta vez sem sirenes nem a nossa querida Olivia!

Sinopse

Truman Burbank (Jim Carrey), casado com Meryl Burban (Laura Linney), uma mulher comum, é um homem normal, que vive uma vida normal, numa cidade normal. O que ele não sabe é que a sua vida é transmitida em directo desde o dia em que nasceu, que todos os seus conhecidos e amigos são actores e que a cidade onde habita é um gigantesco estúdio, criação de Christof (Ed Harris), um produtor de televisão.

Tudo corria como planeado, até que um dia, por acaso, Truman conhece a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), que o leva a questionar tudo...

The Truman Show: A Vida em Directo foi nomeado para três Óscares da Academia de Hollywood em 1999.

Então… E bilhete?

Esta atividade não terá qualquer custo associado. Tudo o que tens de fazer é inscreveres-te através da UpEvents, entre hoje e dia 26 de abril, até às 20h!


e AGORA QUE JÁ TE INSCREVESTE…

Não te esqueças de levar os teus amigos e uma manta e/ou almofadas para aproveitarem ao máximo o magnífico filme que te vai levar a duvidar sobre toda a tua realidade. Durante a Noite de Cinema haverá venda de aperitivos. Fica atento às nossas redes sociais para saberes mais.

E… Caso não te vejamos, boa tarde, boa noite e até amanhã!