Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa
Capa Teatro
O Grupo de Teatro Catarse, anteriormente denominado Grupo de Teatro AEFML, surge da paixão de estudantes de Medicina pelo mundo do espectáculo, em particular do teatro e da representação. É composto por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, contando também com a participação de ex-membros em alguns dos seus espectáculos.
Em Novembro de 2013, após um workshop de Teatro da AEFML, um grupo de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa decide criar um Grupo de Teatro, inexistente até então na instituição. A partir daí, várias foram as suas aparições públicas:

  • Em Março de 2014 é apresentada a primeira peça do grupo, que mais tarde viria a dar-lhe nome: “Catarse”. Em Dezembro de 2014, ao crescer em número de elementos e em complexidade das suas criações, o grupo leva a palco a sua segunda peça, intitulada “Rigor Mortis”;
  • Em Março de 2015 participa no XXIII Sarau Cultural AEFML, “Cartas a um Soldado”. Em Dezembro do mesmo ano apresenta mais um original, desta vez intitulado “Quantos-Queres?”;
  • Em 2016 participou no XXIV Sarau Cultural AEFML, “Contraluz”, tendo apresentado a sua mais recente obra original a 6 de Dezembro – “Q’Azar Contigo!”. A 9 de Dezembro integrou também o espectáculo de comemoração dos XX Anos da Tuna Médica de Lisboa, a par de outros grupos artísticos.

Recentemente o grupo passou a apresentar-se como Grupo de Teatro Catarse, em homenagem à primeira peça criada e também pelo significado do termo: Catarse, da psicanálise (o libertar relativamente a uma situação opressora) e da filosofia (termo atribuído à “purificação” sentida pelos espectadores durante e após uma representação dramática).