Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa
HP 1-Recuperados site 2

O Hospital dos Pequeninos (HP) é um projeto com origem na EMSA (European Medical Students Association) que tem como objetivo reduzir o medo da Bata Branca nas crianças dos 3 aos 7 anos. Através de um jogo de representação, cada criança leva ao “Hospital” um dos seus brinquedos que estará doente e precisa de ser curado. Com a ajuda dos estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, a criança e o seu brinquedo passarão por várias estações como Triagem, Consultas, Cirurgia, Dentista, Farmácia e Nutricionista, na tarefa de curar o brinquedo.

Este ano, a XV edição do Hospital dos Pequeninos decorrerá, para as famílias, nos dias 19 e 20 de Novembro, no Pavilhão de Portugal e, para as escolas, de 21 a 25 de novembro, nos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

planta nova

O XIII Hospital dos Pequeninos decorrerá, como já é habitual, no Refeitório I dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa que se localiza na Avenida Professor Gama Pinto, na Cidade Universitária.
Para as famílias, o Hospital dos Pequeninos realiza-se no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações.

A entrada estará devidamente assinalada!

DSC_0617

Escolas/Instituições: Apenas pelo telefone 217818890 (no horário: 9h30-13h e 14h-17h, nos dias úteis), a partir de 17 de outubro.

Não esquecer que cada criança deverá trazer um boneco (doente)!

Esta atividade não acarreta qualquer custo que não seja o transporte até à Cantina da UL ou até ao Pavilhão de Portugal.

Quer saber onde pode encontrar notícias sobre o Hospital dos Pequeninos? Visite os seguintes links:

 

Fique atento à nossa página do Facebook!

O Hospital dos Pequeninos é um projeto organizado pela AEFML, que foi inicialmente criado e desenvolvido pela EMSA (European Medical Students Association) e que tem como objetivo reduzir a ansiedade que as crianças com idades entre os 3 e os 7 anos sentem quando confrontadas com um profissional de saúde.

Durante a atividade, as crianças são recebidas numa Sala de Espera, onde se fazem alguns jogos e atividades. Os doentes não são as crianças, mas sim os bonecos que trazem consigo. Como numa ida ao hospital, o percurso começa na Sala de Triagem onde as doenças dos bonecos são avaliadas. Seguem então para a Consulta, Análises, Laboratório de Imagiologia, Bloco de Cirurgia e Sala de Tratamentos. Para além destas estações, existem ainda as consultas de Medicina Dentária e Nutrição, assim como uma Farmácia. Em cada uma destas estações, as crianças participam no processo de tratamento do seu boneco com a ajuda dos médicos deste Hospital dos Pequeninos que são os alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Este ano, o Hospital dos Pequeninos decorrerá:

  • Para as famílias, nos dias 19 e 20 de novembro, no Pavilhão de Portugal (Parque das Nações).
  • Para as escolas, entre os dias 21 e 25 de novembro, no Refeitório I da ULisboa.

Para que este projeto se torne real, precisamos da tua ajuda! Se gostarias de participar no Hospital dos Pequeninos como colaborador, inscreve-te aqui, até ao dia 8 de novembro!

Os alunos que se inscreverem no Hospital dos Pequeninos deverão comparecer na Formação de Colaboradores, que se irá realizar no dia 14 de novembro pelas 16h00, no Grande Auditório.

Mais de 2000 crianças estão à tua espera para se divertirem no Hospital dos Pequeninos, por isso não percas mais tempo. Inscreve-te e participa num dos maiores projetos e com maior reconhecimento da tua AE!

Sabe tudo sobre o Hospital dos Pequeninos no site ou na nossa Página do Facebook. Visita também o nosso instagram!

Se és aluno da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa ou de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa  dirige-te à tua Associação de Estudantes para mais informações.

Contamos contigo!

A Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP) é constituída por 25 alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa. Esta equipa colabora com a as Associações de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Faculdade de Farmácia, Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, para melhorar o projeto Hospital dos Pequeninos ano após ano.

A COHP está dividida em 4 departamentos:

  1. Decoração – quem imagina, desenha, constrói e cria o espaço onde vai decorrer o HP, incluindo o tema geral, as várias estações, etc.;
  2. Imagem e Divulgação – quem leva o HP às famílias através da publicação de notícias em jornais, revistas, websites, etc.;
  3. Escolas – responsáveis por divulgar o projeto nas escolas e em Instituições de Solidariedade Social;
  4. Patrocínios – sem a ajuda de várias empresas e instituições, este projeto não seria possível.
Para qualquer informação sobre a COHP, contacte hpequeninos@aefml.pt

Dada sua logística e o seu fim, esta é uma atividade que existe graças à disponibilidade de diversas entidades para nos apoiarem e colaborarem com a preparação de toda esta ação de voluntariado e solidariedade social.

Patrocinadores XV Edição

poster-patrocinios

Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Avenida Professor Egas Moniz, Hospital de Santa Maria – piso 01
1649-035 Lisboa
Telefone: 21 781 88 90
Fax: 21 781 88 99

  capa livro
Depois de 11 edições com número crescente de participantes e um número cada vez maior de recusas de inscrição por falta de vagas, surgiu a ideia de levar o Hospital dos Pequeninos a um maior número de crianças, não só oriundas da Grande Lisboa, Alentejo e Algarve, mas às de todo o país, que não podem deslocar-se, em novembro, à Cantina Velha dos SASUL para ver o Hospital dos Pequeninos “ao vivo e a cores”.

Assim, nasceu o projeto do Livro “Um dia no Hospital dos Pequeninos, com o intuito de ajudar pais e educadores a ensinar as crianças a perder o medo da bata branca. A história de Pedro, o menino cujo urso de peluche, Egas, faz um rasgão no braço e é levado ao Hospital dos Pequeninos, onde percorre um trajecto similar ao de qualquer criança num Serviço de Urgência, que pretende levar os mais novos a perceber o funcionamento de um hospital.

Depois de redigido e revisto, o texto foi apresentado ao Arquiteto José Maria Souto Moura, que o ilustrou de forma a torná-lo atrativo aos olhos de uma criança do ensino pré-escolar.

À venda nas bancas desde 2011, esperamos que este seja um meio para aproximar as crianças dos médicos, pois cremos que a desmistificação do Hospital contribuirá para tornar mais saudáveis os adultos de amanhã.

Sítios de Venda

primebooks.pt fnac.pt | bertrand.pt wook.ptbulhosa.pt