Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa
Bannermentwebsite

O Projeto Mentoring desenvolvido pelo Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML), surge este ano-letivo como o resultado de uma parceria com a FMUL. Este projeto tem como visão principal a integração profícua dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico, de modo a minorar as possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Este projeto pretende assim aproximar os novos alunos da FMULMentorandos – de alunos de outros anos curriculares da FMUL – Mentores –  com vista a:

  1. Facilitar a integração social dos novos alunos;
  2. Fomentar o acompanhamento psicossocial dos novos alunos;
  3. Promover boas práticas pedagógicas e sociais dos alunos;
  4. Contribuir para o enriquecimento pessoal dos Mentores;
  5. Potencializar o networking entre os participantes .

A 4ª edição do projeto conta com uma Comissão Organizadora (CO-Ment) constituída por 5 elementos cujas funções se centram em garantir a execução e normal funcionamento do projeto, apoiar Mentores e Mentorandos ao longo do ano, realizar inquéritos de avaliação do projeto e demais atividades que considere pertinentes.COMent

(A disponibilizar posteriormente)

Semana das Matrículas

Dia do Mentoring – Semana de Introdução

Define numa palavra o mentoring

Solidário 

André Silva 3º ano

Apoio       

Adrian Alberto Fernandes Rosa 3º ano

Espetacular     

Nuno Alves 3º ano

Indispensável 

Margarida Calado Martins Sousa Neves 3º ano

Integração       

Gonçalo Maria Cary Serradas 3º ano

Entreajuda       

Mafalda Sofia Franco Carneiro 3º ano

Partilha   

Beatriz Fernandes Henriques 4º ano

Oportunidade  

Mariana Oliveira Mourão 3º ano

Camaradagem

André Castanheira 3º ano

Mapa       

Inês Carmo e Pinto 3º ano

Altruísmo

Miguel Maria Sevinate Pontes Brito Lança 3º ano

Salvação

Carlos Antunes 3º ano

Acolhimento    

Maria Teresa Santana 3º ano

Essencial

Romila Ismail 3º ano

Amizade 

Maria Inês Seabra Matos Cunha 3º ano

Inspirador

Maria Beatriz da Silva Peixoto Marques 3º ano

União      

Carolina Martins 3º ano

Empatia  

Ana Rita Dias Garcia 3º ano

Enriquecedor  

Rita Neves Ferrão Relvas 4º ano

Auxílio     

Mariana Vaz 3º ano

Quais são as tuas expectativas como Mentor?

“Espero poder ser alguém a quem a minha mentoranda possa recorrer sempre que precisar e apoiá-la nos tempos de maior stress, falando-lhe da minha experiência pessoal e dos truques que funcionaram comigo! É importante também que os novos alunos sintam algum apoio nesta fase inicial, porque entrar nesta faculdade requer receber e filtrar uma quantidade enorme de informação e, por vezes, é fácil perdermos o rumo.”

Joana Gonçalves 3º ano

“Poder ajudar o meu mentorando na fase inicial (bastante assustadora) deste curso, e tentar desmistificar alguns medos que ele traga consigo assim como eu trazia quando cheguei à FML.”        

Joana Barbosa de Magalhães Pinto Ferreira 3º ano

“Em primeiro lugar, espero conseguir ajudar a minha mentoranda no que puder, tanto a nível de estudo como na sua integração na universidade. Para além disso, considero importante criar uma relação na qual se sinta à vontade para esclarecer dúvidas, entre outras coisas, e que perceba que estarei disponível sempre que puder”

Isabel Leandro Cabral Borges da Ponte 3º ano

“Tentar ajudar da melhor forma o meu mentorando a todos os níveis neste que é um ano de grande adaptação a vários níveis.”      

Joana Aço 3º ano

“Ajudar em tudo o que for possível e talvez fazer um novo amigo.” 

Ângela da Silva Pinto 3º ano

“É essencial que, como Mentora, procure sempre manter o contacto com o meu Mentorando: acolher a sua chegada, acompanhar a sua evolução, mostrar melhores perspetivas quando as coisas correm menos bem e esperar na meta dos objetivos alcançados enquanto figura representativa do “já cá estou! como podes ver, é possível!” para, quando lá chegar, lhe dar um high-five de “bom trabalho!”. Acima de tudo, enquanto Mentora, espero dar ao meu Mentorando apoio e ferramentas para que ele consiga alcançar a Autonomia; porque ser mais autónomo, é ser mais livre. E não há nada mais recompensador do que abrir portas ao nosso par!” 

Liliana Pacheco 3º ano

“Inicialmente, integrar a minha mentoranda no “mecanismo” da nossa faculdade e, posteriormente, conseguir ajudá-la em tudo o que precisar desde sebentas a conselhos (escolares e festivos) até ao final do seu percurso académico. ” 

Ana Rita Ruivo 3º ano

“Espero poder ajudar ao máximo o meu mentoranda, pois lembro-me quão caóticas são as primeiras semanas na faculdade e o quanto me ajudou ter alguém que me explicasse como tudo funcionava.”        

Maria Roque 3º ano

“Poder ajudar na integração e orientação do/a mentorando/a para que não se sintam perdidos nem sozinhos e poder partilhar um pouco da minha experiência nesta faculdade, tal como fizeram comigo.”        

Maria Catarina Morais 4º ano

Se foste Mentor no ano anterior, diz-nos o que ganhaste com a tua participação no Projeto?

“O que achei mais importante foi conhecer pessoas novas e vê-los seguir os mesmos passos que eu própria já percorri. Ganham-se amigos e aprende-se com eles também muitas coisas.”

Maria Inês Nunes Oliveira Lopes 4º ano

“Duas mentorandas fantásticas e experiência para ajudar melhor os meus novos mentorandos.” 

Pedro Silva 3º ano

“Desenvolvi a minha capacidade de comunicação e tive oportunidade de fazer parte deste projecto integrador.”

Maria Inês Santos Severino Pinto Rocha 4º ano

“Capacidade de planeamento.”

Tiago Torres 4º ano

“Dois amigos” 

Ana Carolina Aranda Marta Almeida 4º ano

“Ganhei uma melhor percepção do curso e um amigo novo que nunca teria conhecido de outra forma, o meu mentorando do ano passado.”

Maria do Carmo Neves Caetano Pinto 4º ano

“Reconhecer-nos a nós próprios no nosso mentorando é muito interessante! Passámos pelas mesmas experiências e enfrentámos os mesmos desafios há bem pouco tempo! Talvez o maior desafio em ser mentora, para mim, foi tenha sido tentar orientar sem impor e tentar tranquilizar sem nunca cair no erro de ser condescendente. É um equilíbrio difícil de encontrar! Acima de tudo é uma experiência extremamente gratificante, que nos enriquece mais a nós próprios, mentores, do que se calhar alguma vez esperaríamos.”  

Joana Bastos 4º ano

Um grande sentido de entreajuda e vontade de poder apoiar os outros.”

Inês Vaz 4º ano

A 4ª edição do Projeto Mentoring surge no ano-letivo 17/18, como resultado de uma parceria entre a AEFML e a FMUL.

O seu grande objetivo centra-se na integração profícua dos novos alunos da FMUL no novo ambiente académico e social, aliada ao acompanhamento psicopedagógico e minorando , com isso, as dificuldades de adaptação sentidas na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Como realizado até agora será atribuído um aluno mais velho dos 2º ou 3º anos curriculares (2017/2018), Mentores,  à maior parte dos alunos recém-chegados, Mentorandos.

Destes Mentores espera-se sentido de responsabilidade e principalmente vontade de ajudar, procurando manter o contacto constante com o Mentorando que lhe é atribuído. Com a consciência de todas as mudanças que a entrada na FMUL acarreta, espera-se que o Mentor assuma um compromisso com o Mentorando e que a sua experiência seja uma mais valia na integração do novo aluno na Faculdade.

Gostavas de ser parte ativa nesta integração e ajudar na continuidade deste projeto?

Inscreve te aqui como Mentor, até dia 5 de setembro às 23h59!

Não percas esta oportunidade de participar!

Em caso de qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através de mentoring@aefml.pt.

O Mentoring precisa de ti!

Title goes here