6ª Call for CO's | Radio Terapia

O que é a Radio Terapia?

A Radio Terapia é um grupo cultural e artístico da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) em que as pessoas estudantes da nossa faculdade têm a possibilidade de explorar as várias vertentes da música. 

Na Radio Terapia, temos: uma dimensão cultural, nomeadamente através encontros de artistas, onde se valoriza a composição e interpretação musical; uma dimensão recreativa, na qual nos disponibilizamos para atuar em formato de DJ em eventos da Faculdade; e, por fim, uma dimensão digital, onde nos preocupamos por partilhar com a comunidade estudantil playlists, opiniões e reviews concebidas pela Radio Terapia.


O que é a Comissão Organizadora da Radio Terapia (CO Radio Terapia)|?

A CO Radio Terapia é constituída por um conjunto de pessoas que têm como principal objetivo a organização e realização, com os respetivos colaboradores, das variadas dinâmicas que integram o projeto. Gostavas de fazer parte da organização e explorar a tua paixão pela música? Então candidata-te à CO Radio Terapia!


Call for CO

A CO Radio Terapia é constituída por 5 membros, sendo que temos dois departamentos: Departamento de Redes & Digital e Departamento Artístico.

Desta forma, temos as seguintes vagas disponíveis:

  • Departamento de Redes & Digital (3 vagas)

Este departamento é responsável por idealizar e construir o material gráfico e multimédia para as redes sociais (nomeadamente o Instagram), de forma a que o trabalho desenvolvido pelos colaboradores e artistas seja divulgado com a comunidade estudantil, através de, por exemplo, rubricas ou vídeos/reels. É também o Departamento de Redes & Digital responsável por desenvolver e assegurar a identidade visual da Radio Terapia, a qual tem vindo a crescer nos últimos anos.

  • Departamento Artístico (2 vagas)

Este departamento é responsável pela dinamização dos encontros de artistas, garantindo uma agilização destes, bem como a organização de outros momentos culturais e artísticos da Radio Terapia.


Como fazer parte da CO Radio Terapia?

Para te inscreveres basta preencheres este FORMS até às 23:59 do dia 13 de setembro.

O método de seleção para as 5 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de radioterapia@aefml.pt.


Cursos de Línguas AEFML | 1º Semestre 2024/2025

A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a toda a comunidade estudantil da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita as vantagens exclusivas que os sócios AEFML têm com esta parceria.

Por forma a conseguires capacitar-te com todas as informações necessárias - quer sobre as modalidades, pagamentos, funcionamento, certificados, entre outras - antes de tomares a decisão de te inscrever num Curso de Línguas, deves consultar o Manual Comunidade Estudantil, antes do ato de inscrição.

Línguas Disponíveis

Estão disponíveis cursos de:

  • Alemão

  • Checo

  • Espanhol

  • Francês

  • Inglês

  • Italiano

  • Japonês

  • Mandarim

  • Português como Língua Estrangeira

De salientar que o número de horas dos cursos varia consoante o nível e tipologia do curso. Podes saber mais sobre a oferta formativa disponível no Manual Comunidade Estudantil

Modo de Funcionamento dos Cursos

Existem três modalidades distintas para cada curso, sendo que podes escolher aquela que melhor se adaptar à tua rotina: presencial, misto e online.

As turmas têm um mínimo de pessoas inscritas que tem de ser atingido, pelo que, caso não haja inscrições suficientes, o curso em questão não terá condições para ter continuidade. No entanto, na eventualidade de uma pessoa estudante da FMUL ter interesse em frequentar um curso que não abra por uma lacuna de inscrições, ou que não esteja disponível na oferta da AEFML, poderá, caso existam vagas, inscrever-se nas instalações da LanguageCraft, ao mesmo preço do valor de sócio/não-sócio apresentado na AEFML.

Datas Importantes

  • Período de Inscrições: 28 de agosto a 30 de setembro de 2024;

  • Data Limite para Formalização (Pagamento) da Inscrição: 30 de setembro de 2024;

  • Período para o Teste de Aferição de Nível: 25 de setembro a 02 de outubro de 2024;

  • Data de Confirmação de Cursos: 04 de outubro de 2024

  • Data Limite para Desistência: 02 de outubro de 2024

  • Data de Início das Aulas: 07 de outubro de 2024

Inscrições

  1. Para te inscreveres deves preencher o formulário de inscrição, disponível abaixo;

  2. Mantém em mente que deves realizar o pagamento no ato da inscrição - quer seja o valor correspondente à totalidade do curso ou a 25% do mesmo, caso optes por pagar em prestações - através de transferência bancária para o IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas” antes de submeteres o Formulário de Inscrição (para que possas inserir o certificado de pagamento no mesmo);

  3. Adicionalmente também deves submeter no mesmo formulário a Declaração de Aceitação do Regulamento, disponível abaixo, assinada (podes assinar digitalmente, sem necessidade de imprimir o documento);

  4. Por fim, caso te inscrevas num nível não A1, deves submeter no formulário o certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido. Se não tiveres um certificado, não te preocupes, tens sempre a possibilidade de poderes realizar um teste de aferição de nível!

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral.

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • 75% de assiduidade;

  • Resultado final igual ou superior a 50% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

Se surgir qualquer tipo de dúvida, não hesites em enviar-nos um e-mail através do seguinte endereço: formativa@aefml.pt

5ª Call for CO's | Sarau Cultural


O que é o Sarau Cultural?

O Sarau Cultural é um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) em que as pessoas estudantes da nossa faculdade têm a oportunidade de perseguir atividades que não se limitam à Medicina ou Nutrição.

Atualmente, na sua XXXII edição, é um espetáculo anual que decorre na Aula Magna da Reitoria da ULisboa, usando o teatro, a música e a dança para contar uma história, trazida à realidade por toda a criatividade e talento dos nossos colegas.

Além da realização do Sarau, a CO Sarau também dinamiza os Dias Culturais, dias de workshops que constituem mais uma ocasião de cultivo da arte no seio da nossa comunidade. Isto inclui:

  • Dias Culturais do Teatro

  • Dias Culturais da Dança

  • Dias Culturais da Cenografia

  • Dias Culturais da Imagem

  • Dias Culturais da Música (novidade da XXXII edição)

O que é a Comissão Organizadora do Sarau Cultural (CO Sarau)?

A CO Sarau é o grupo de pessoas que leva a cabo a missão de dar forma aos sonhos dos artistas da nossa faculdade, realizando mais uma edição deste projeto. Gostavas de integrar a organização de um dos projetos mais mágicos da AEFML? Então candidata-te à CO Sarau!

Call for CO

Podes te candidatar a um dos 6 departamentos que compõem a CO Sarau: Cenografia e Figurinos, Imagem e Divulgação, Logística e Patrocínios, Guião e Teatro, Música ou Dança.

Temos um total de 12 vagas disponíveis.

  • Departamento de Cenografia e Figurinos (2 vagas)

Este departamento é responsável por idealizar e construir os cenários do espetáculo, tal como definir, em articulação com os departamentos de Guião e Teatro, Música e Dança, os figurinos para cada atuação e assegurar a logística dos mesmos. Durante o espetáculo, é este departamento que assegura as trocas de cenários.
É também responsável pela criação e dinamização da Task Force Cenografia e Figurinos para o apoiar nas suas tarefas.
Por fim, ficará também encarregue da dinamização dos Dias Culturais da Cenografia.

  • Departamento de Imagem e Divulgação (2 vagas)

Este departamento é responsável pela produção de material gráfico e multimédia (como banners, publicações de Instagram e Facebook), para a divulgação do Sarau Cultural e de eventos relacionados com este (Inscrições de CO, Inscrições de Artistas, Dias Culturais, etc.). Adicionalmente, é também responsável por conceptualizar e desenvolver a identidade visual do Sarau Cultural nos seus diversos formatos, assim como a preparação, planificação e respectiva realização da captação fotográfica e videográfica (streaming) do espetáculo.
É também responsável pela criação e dinamização da Task Force Imagem para o apoiar nas suas tarefas.
Por fim, ficará também encarregue da dinamização dos Dias Culturais da Imagem.

  • Departamento de Logística e Patrocínios (2 vagas)

Este departamento está encarregue de todo o apoio monetário e material para o Sarau Cultural. Além disso, garante transporte de materiais, cenários e figurinos, estabelece uma estreita relação com os patrocinadores e presta auxílio em questões logísticas inerentes à construção do espetáculo e gestão do seu backstage e a todas as atividades promovidas pelo projeto, sendo um importante elo de ligação entre os vários departamentos.
É também responsável pela criação e dinamização da Task Force Logística para o apoiar nas suas tarefas.

  • Departamento de Guião e Teatro (2 vagas)

Este departamento tem como funções a formação dos Grupos de Escrita e Crítica de Guião (sendo parte integrante do primeiro), a realização de castings, a gestão das pessoas inscritas para representação, em coordenação com os outros Departamentos Artísticos, a encenação da vertente de Teatro do espetáculo, bem como a coordenação da integração do grupo de Declamação e a escrita da mesma.
Por fim, ficará também encarregue da dinamização dos Dias Culturais do Teatro.

  • Departamento de Música (2 vagas)

Este departamento responsabiliza-se por toda a parte musical do sarau. Ao longo do ano, o trabalho consiste na escolha de repertório, realização dos arranjos musicais, divisão dos artistas pelas diferentes atuações em coordenação com os outros Departamentos Artísticos, bem como dar os ensaios das atuações.
Por fim, ficará também encarregue da dinamização dos Dias Culturais da Música.

  • Departamento de Dança (2 vagas)

Este departamento tem como responsabilidade a escolha dos estilos de dança presentes no espetáculo final e o seu enquadramento ao longo do guião, conceptualizando a mensagem que será passada em cada coreografia. Além disso, este departamento procederá tanto ao contacto com os coreógrafos responsáveis por materializar o conceito pretendido em cada coreografia, como à divisão dos artistas pelas diferentes atuações em coordenação com os restantes Departamentos Artísticos, acompanhando os inscritos ao longo dos respetivos ensaios.
Por fim, ficará também encarregue da dinamização dos Dias Culturais da Dança.

Como fazer parte da CO Sarau?

Para te inscreveres basta preencheres este FORMS até às 23:59 do dia 6 de setembro.

O método de seleção para as 12 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de sarau@aefml.pt.




5ª Call for CO's | Revista RESSONÂNCIA

O que é a Revista RESSONÂNCIA?

A revista RESSONÂNCIA é a publicação oficial da AEFML, fundada em 2002. É, desde a sua génese, projetada, desenvolvida e desenhada por alunos da FMUL, tendo também como público-alvo a sua comunidade estudantil. Atualmente, conta com uma edição por semestre e, nos últimos anos, uma edição especial associada ao AIMS Meeting. Além disso, desenvolve ainda uma intensa atividade online, onde as pessoas estudantes podem submeter as suas submissões escritas, que posteriormente são publicadas no instagram e no site próprio. Assim, a revista RESSONÂNCIA visa dar um espaço físico e/ou digital onde a comunidade estudantil possa ser criativa na forma escrita, e possa partilhar com a restante faculdade os seus talentos literários. 

Além das edições mencionadas, a CO RESSONÂNCIA também dinamiza atividades que procuram interligar o gosto literário e de escrita com a vida de uma pessoa estudante, incluindo:

  • Workshop de Escrita Criativa

  • “Palavra a Passo”

  • “Noite de Poesia”

O que é a Comissão Organizadora da RESSONÂNCIA (CO RESSONÂNCIA)?

A CO RESSONÂNCIA é o grupo de pessoas que constitui a Direção Editorial da Revista RESSONÂNCIA, contribuindo para a organização das edições físicas da revista e para a manutenção, dinamização e divulgação dos formatos digitais e das atividades recreativas; Gostavas de integrar a organização de um dos projetos mais interessantes da AEFML? Então candidata-te à CO RESSONÂNCIA!

Call para Coordenandos

Podes candidatar-te ao departamento de Imagem, Editorial ou Online e Recreativo.

Departamento de Imagem - 2 vagas

Este departamento está encarregue da planificação gráfica das edições físicas da revista RESSONÂNCIA, assim como da manutenção e desenvolvimento da identidade visual da RESSONÂNCIA nas suas vertentes digitais, com a publicação de posts e rubricas nas redes sociais; Além disso, estabelece uma estreita relação com os colaboradores do projeto, de forma a que eles possam também idealizar a imagem dos seus textos, garantindo a máxima qualidade do produto final, para que as pessoas leitoras da faculdade se deliciem com os talentos da comunidade estudantil; 

Departamento Editorial - 1 vaga

Este departamento tem como funções a leitura, análise e correção de todos os textos submetidos à revista RESSONÂNCIA, seja para as edições físicas ou para os formatos digitais, garantindo assim que a escrita deixe transparecer o talento e o gosto literário, sem deixar escapar erros ortográficos ou gramaticais; Este departamento é fundamental para garantir que os colaboradores da RESSONÂNCIA se possam focar apenas na escrita e produzam os mais belos textos para a comunidade estudantil; 

Departamento Online e Recreativo - 1 vaga

Este departamento responsabiliza-se pela manutenção e desenvolvimento do site próprio da RESSONÂNCIA, garantido a sua atualização com os textos submetidos; Além disso, está também encarregue da dinamização dos projetos recreativos já existentes (“Workshop de Escrita Criativa”, “Palavra a Passo” e “Noite de Poesia”), exigindo a sua organização logística e de divulgação; O departamento deve também sonhar com novas formas de trazer para junto da comunidade estudantil a criatividade e gosto literário da RESSONÂNCIA; 

Como fazer parte da CO RESSONÂNCIA?

Para te inscreveres basta preencheres o seguinte formulário, até às 23h59 do dia 6 de setembro.

O método de seleção para as diversas vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de ressonancia@aefml.pt.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E DEIXA-TE RESSOAR!




4ª Call for CO's | MedEscape

As inscrições para a Comissão Organizadora do MedEscape estão abertas entre os dias 19 e 25 de agosto até às 23h59! Não deixes escapar a oportunidade de fazeres parte do regresso deste projeto. Inscreve-te aqui.

IV Edição do MedEscape

Uma das atividades organizadas pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) é o MedEscape. Este projeto vem trazer uma oportunidade de atuar na formação da comunidade estudantil de uma forma mais lúdica e dinâmica, ao apresentar-se num formato de escape room, onde as pessoas estudantes são postas à prova em diferentes áreas disciplinares que compõem o seu currículo. Além disso, esta atividade propicia momentos de articulação, colaboração e convívio entre os diferentes anos de estudo da nossa faculdade, o que cimenta ainda mais a sua importância.

O que é a Comissão Organizadora do MedEscape?

A Comissão Organizadora do MedEscape é uma equipa composta por 4 estudantes, que ao longo do 1º semestre trabalha no sentido de construir enigmas que se debruçem sobre as diferentes áreas disciplinares, e da conceptualização da estrutura deste “jogo” por forma a assemelhar-se o máximo possível a um verdadeiro escape room.

Como é que me posso candidatar?

O processo de candidatura inicia-se com o preenchimento do formulário, que irá ser avaliado à posteriori de forma anónima, seguido por um momento de entrevista, onde vamos poder conhecer-te melhor.

Se surgir qualquer tipo de dúvida, não hesites em enviar-nos um e-mail através do seguinte endereço: formativa@aefml.pt

Aceitas o desafio? 

4ª Call for CO's | Practical Essentials

XIV Edição do Practical Essentials

O Practical Essentials, um projeto organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, tem como objetivo oferecer à comunidade estudantil um conjunto diversificado de workshops práticos que, complementando a formação médica atual, possam fornecer ferramentas úteis para o seu futuro profissional.

O objetivo deste projeto é continuar a criar e a trazer para as pessoas estudantes um leque bastante alargado de workshops focados nos essenciais práticos da medicina e da nutrição.

O que faz a Comissão Organizadora?

Nesta comissão organizadora, o teu trabalho consistirá na organização, planeamento e gestão de diversos workshops clínico-científicos, desde a sua idealização inicial, ao contacto com os formadores e à preparação logística e supervisão dos mesmos. 

Para te apoiar ao longo de todo este processo, contarás sempre com a Coordenação Geral composta por 1 elemento do Departamento de Formação e Ciência da AEFML e 1 elemento externo à mesma.

Sejas da LCN ou do MIM, sabemos que este é o desafio ideal para ti. Se te consideras uma pessoa motivada, criativa e com muita vontade de trabalhar, não percas mais tempo!

Temos 14 vagas para ti divididas por departamentos de workshops clínicos e pré-clínicos.

Candidaturas

As inscrições para a Comissão Organizadora do Practical Essentials estão abertas entre os dias 19 e 25 de agosto até às 23h59, para tal basta preencheres este formulário

Os candidatos serão selecionados pelos coordenadores gerais do projeto. O método de seleção consistirá em 2 fases correspondentes ao preenchimento de um formulário e de uma entrevista Zoom.

Não percas a oportunidade de explorar os bastidores deste projeto e junta-te a nós neste mundo dos workshops!

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através do e-mail formativa@aefml.pt.


4ª Call for CO's | Natal Diferente

O Natal é a tua época preferida do ano? Gostavas de fazer parte do projeto que alegra a época natalícia dos que não a podem passar com quem lhes é mais querido?

O que é o Natal Diferente?

O Natal Diferente é um dos projetos mais emblemáticos organizado anualmente pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML). A organização deste projeto conta, também, com a Associação de Estudantes da NOVA Medical School (AENMS). Mais recentemente, foram também feitas parcerias com a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia de Lisboa e a Student Union da Católica Medical School, conseguindo, assim, chegar a vários estudantes da cidade de Lisboa e da ilha da Madeira, bem como aos seus familiares e amigos.

O projeto tem como missão oferecer um sorriso e companhia àqueles que estão mais sós e tristes, sem conseguirem passar a época natalícia com as suas famílias.

Dinamizamos visitas, atividades e ações solidárias em várias instituições, lares e hospitais, junto de utentes, pacientes internados e profissionais de saúde, não só no dia 24 de dezembro, mas também ao longo deste mês festivo.  Recentemente, começámos também a apoiar uma instituição e a organizar um evento solidário em prol da mesma, para que esta possa ter a sua divulgação na comunidade estudantil, dando a oportunidade aos voluntários de a conhecer e ajudar. 

Seja através da entrega de um presente simbólico, de uma palavra amiga ou mesmo de um pouco de animação, os voluntários tentam levar um pouco de alegria e proporcionar um ambiente familiar àqueles que mais precisam.

O que faz a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora (CO) do Natal Diferente é responsável por preparar tudo o que seja necessário para dar um Natal mais especial a quem mais precisa e julgava não o poder ter! O teu trabalho iniciar-se-á em Setembro e estará concentrado no primeiro semestre, até ao Natal.

Como está estruturada a Comissão Organizadora?  E a que vagas me posso candidatar?

Nesta fase, poderás candidatar-te para um destes departamentos:

Departamento de Imagem (2 vagas): Este departamento é responsável por criar a imagem do projeto através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, vídeos,...

ATENÇÃO: Se estiveres motivado para te candidatares a este departamento e não te sentires à vontade nesta área, não te preocupes! Vamos investir na formação de coordenandos e capacitá-los para realizarem o seu melhor trabalho!

Departamento de Divulgação (2 vagas): Este departamento é responsável pela divulgação e promoção do Natal Diferente nos diversos meios disponíveis: redes sociais, jornais, websites, rádios e televisões, para que tanto a comunidade estudantil como possíveis voluntários externos possam conhecer melhor o projeto. O departamento é ainda responsável por trabalhar em parceria com o departamento de logística e imagem para a iniciativa das “Cartas aos Profissionais de Saúde”. Em colaboração com a Coordenação Geral, também organiza o Evento Solidário.

Departamento de Escolas (2 vagas): Este departamento é responsável por estabelecer o contacto com escolas, para que as crianças façam os postais que são oferecidos, em conjunto com as lembranças e presentes, às pessoas hospitalizadas, institucionalizadas e profissionais de saúde. O departamento também tem como função organizar a recolha destes postais, juntamente com a CO e a Task Force.

Departamento de Patrocínios (4 vagas): Este departamento é responsável por estabelecer o contacto com possíveis empresas parceiras, adquirindo diversos produtos que constituirão os mais queridos presentes e lembranças oferecidos aos utentes dos lares e instituições, às pessoas internadas nos hospitais parceiros no dia de Natal e aos profissionais de saúde!

Departamento de Logística (4 vagas): Este é o departamento que planeia e organiza as visitas hospitalares do projeto. Toda a comunicação e articulação com os serviços hospitalares onde os participantes irão no dia de Natal alegrar os doentes fica a seu cargo! 

Departamento de Animação (3 vagas): Este departamento é responsável por contactar lares e instituições para, durante a época natalícia, ser possível a realização de ações de voluntariado nestes locais. Estas surgem com o intuito de proporcionar companhia às pessoas residentes nestes locais através de inúmeras atividades didáticas. Para além disso, o departamento tem também como objetivo o apoio de diferentes grupos culturais que possibilitarão a animação em lares e instituições, assim como nas visitas hospitalares no dia 24 de Dezembro. 

Como será feita a seleção dos candidatos?

O processo de seleção dos membros da CO do Natal Diferente será realizado em duas fases. Inicialmente, através da avaliação do formulário, em que será mantido o anonimato dos candidatos. Após esta fase, realiza-se uma entrevista, em formato online, aos candidatos com os formulários melhor pontuados, onde será avaliada a tua motivação, experiência, disponibilidade, ideias, capacidade para resolver problemas, entre outros.

Como me posso candidatar?

Para te candidatares, basta preencheres este formulário até às 23h59 do dia 25 de Agosto!

Não hesites em contactar-nos com qualquer dúvida que tenhas, enviando email para nataldiferente@aefml.pt.

Vem fazer parte desta Comissão Organizadora e ajuda-nos a tornar este Natal mesmo Diferente!

3ª Call for COs | Grupo de Trabalho de Sustentabilidade (GTS) 2024/25

Inscrições abertas entre 12 a 18 de agosto de 2024.

Quem somos?

Este grupo tem como principal objetivo reunir pessoas estudantes interessadas nas várias vertentes da sustentabilidade, desde a ambiental à digital, para que juntas possam trabalhar neste âmbito. 

Ao longo do ano letivo, o GTS será responsável, em conjunto com os responsáveis da DAEFML, para as questões de sustentabilidade ambiental, por organizar os vários projetos do ramo da sustentabilidade da AEFML, nomeadamente, a Sebenta Solidária, o projeto Renova-te, a Feira do Cantinho Verde e a Semana da Sustentabilidade. Para além disto, no GTS pretende-se criar um local de discussão sobre estes temas, de forma a que se possam desenvolver outras iniciativas e medidas neste âmbito. 


Vagas disponíveis

Os membros do GTS estarão distribuídos pelos vários projetos a ser desenvolvidos pelo mesmo, sendo que os membros pertencentes à equipa de um determinado projeto são os responsáveis por organizá-lo. Ainda assim, espera-se que todos os membros estejam presentes na dinamização dos vários projetos e iniciativas, pelo que apesar de não ser esperado que organizem um determinado projeto, espera-se que ajudem na sua execução. 

Estão abertas um total de 8 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- Sebenta Solidária: 3 vagas
- Renova-Te e Cantinho Verde: 3 vagas
- Semana da Sustentabilidade: 2 pessoas
- Imagem e divulgação: 1 pessoa

Candidaturas

As candidaturas para o GTS estão abertas entre os dias 12 e 18 de agosto, mediante preenchimento de um formulário

Posteriormente, seguir-se-á a fase de entrevistas, que decorrerão por Zoom, com data e horas a acordar entre o elemento responsável do GTS e as pessoas candidatas. 

Do que estás à espera? Junta-te a nós e vem fazer da FMUL um espaço mais verde!


Se tiveres dúvidas, não hesites em contactar-nos através do endereço sustentabilidade@aefml.pt 


3ª Call for CO's | Nexus

Achas que o teu conhecimento pode chegar mais longe, mas não sabes como? Sentes que as tuas skills de organização e gestão de recursos estão a ser desperdiçadas?
A CO Nexus é para ti!

O Projeto Nexus é um projeto de voluntariado contínuo no qual é fomentada a aproximação das pessoas estudantes a crianças e jovens da cidade de Lisboa. O propósito é apoiar e colmatar carências relativas à educação e desenvolvimento sociocultural destas crianças, com recurso a apoio ao estudo e formações. 

A Comissão Organizadora é responsável por:

  • Estabelecer o contacto com as associações parceiras, auscultando as suas necessidades;

  • Fazer a distribuição e acompanhamento das pessoas voluntárias nas diferentes associações, garantindo que o seu trabalho vai ao encontro do pretendido pela associação e resolvendo possíveis problemas que surjam.

A CO conta com 5 vagas, sendo cada uma das pessoas responsável pelo contacto e acompanhamento de uma das associações parceiras.

De que é que estás à espera? Inscreve-te aqui!

3ª Call for CO's | Best Buddy

Queres ajudar a fazer a diferença no dia a dia das crianças e doentes crónicos internados com uma simples conversa ou um sorriso? Esta Comissão Organizadora é perfeita para ti! Não percas esta oportunidade e vem fazer parte desta equipa!

O Best Buddy é um projeto desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que tem como objetivo promover o acompanhamento de uma criança internada ou de um doente crónico por um estudante da faculdade, contribuindo, assim, para um internamento mais tolerável e para a minimização do desconforto que lhe é inerente. Ambas as vertentes do Best Buddy, Júnior e Sénior, contam com duas edições, uma em cada semestre. 

O que faz a Comissão Organizadora do Best Buddy?

O nosso trabalho, enquanto Comissão Organizadora, passa por contactar os hospitais parceiros, distribuir os voluntários pelos diversos hospitais e fazer todo o acompanhamento do projeto ao longo do ano. Temos 6 vagas abertas à tua espera, sendo que cada membro da CO fica responsável por contactar e acompanhar um hospital.

Como são selecionados os candidatos?

A seleção dos membros da Comissão Organizadora é feita em dois momentos: inicialmente através de um formulário, avaliado de forma anónima, seguido de uma entrevista em formato online aos candidatos com os formulários melhor pontuados.

Como me posso candidatar?

Podes inscrever-te até às 23h59 do dia 22 de agosto através deste formulário.

Caso tenhas alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através de bestbuddy@aefml.pt.



3ª Call for CO's | ContraCorrente

Consideras que as crises migratórias e os direitos humanos são temáticas negligenciadas? Gostavas de colocar um holofote nestas histórias e testemunhos?

Esta CO é mesmo para ti!

O ContraCorrente é um projeto dinamizado pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Tem como principal objetivo a sensibilização da comunidade estudantil para os diferentes contextos de crises migratórias, crises humanitárias, conflitos sociopolíticos e direitos humanos. Pretende fazê-lo através da divulgação destas temáticas usando recursos digitais e organizando palestras, workshops e exposições que permitam essa aproximação da comunidade às diferentes temáticas. Este projeto pretende ainda dinamizar a aproximação das pessoas estudantes refugiadas e dos PALOP à restante comunidade estudantil e organizar momentos de angariação de fundos que possam dar resposta às diferentes crises.

Internamente, há uma Comissão Organizadora que se divide em diferentes departamentos delineados com o intuito de otimizar a concretização dos pilares do projeto. Desta forma, as pessoas estudantes que pretendam integrar a Comissão Organizadora do ContraCorrente distribuem-se pelos diferentes departamentos:

O Departamento de Logística e Patrocínios está responsável por toda a organização dos momentos de divulgação das temáticas para a comunidade (sendo estes as palestras, workshops e exposições) contactando as pessoas oradoras e criando também pequenos kits de oferta às mesmas através de contactos externos que estabeleçam e que permitem a sustentabilidade logística do projeto.

O Departamento de Escrita e Conteúdos encontra-se responsável pela pesquisa e criação dos conteúdos que considerem mais relevantes de partilhar nas redes sociais. 

O Departamento de Imagem gere as redes sociais do contracorrente, construindo publicações apelativas a partir do conteúdo criado pelo Departamento de Escrita e Conteúdos e divulgando os diferentes momentos organizados pelo projeto (por exemplo, a Semana do ContraCorrente). 

O Departamento de Solidariedade estabelece a comunicação com uma instituição a definir que mais beneficie da ajuda possibilitada pelos momentos de angariação de fundos do projeto. Tem a responsabilidade também de manter este mesmo contacto averiguando as diferentes necessidades da mesma e possíveis oportunidades de voluntariado.

Vagas disponíveis:

Departamento de Logística e Patrocínios: 3 vagas

Departamento de Escrita e Conteúdos: 2 vagas

Departamento de Imagem: 2 vagas

Departamento de Solidariedade: 1 vaga

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CO do ContraCorrente é composta por 2 momentos: primeiramente pela avaliação anónima através de um formulário e, de seguida, por uma entrevista.

Se tens interesse em fazer parte deste projeto, preenche este formulário até às 23h59 de dia 18 de agosto.

Contactos:

E-mail: feirasolidaria@aefml.pt

2ª Call for CO's I XXIII Edição Hospital dos Pequeninos

O que é o Hospital dos Pequeninos?

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos, cujo principal objetivo é reduzir a ansiedade que sentem na presença de um profissional de saúde, diminuindo o “medo da bata branca”.  Esta iniciativa foi inicialmente criada e desenvolvida pela European Medical Students Association (EMSA), organização constituída por várias associações de estudantes de Medicina na Europa.

A ideia é cada pequenino ser médico do seu boneco/peluche, percorrendo várias estações, que simulam os diferentes serviços hospitalares.

As edições anuais do Hospital dos Pequeninos decorrem:

  • Na Cantina Velha da Universidade de Lisboa, durante uma semana, destinando-se à receção de escolas;

  •  No Pavilhão do Conhecimento, durante um fim de semana, reservado às famílias.

  • Em Setúbal, durante um fim de semana, reservado também às famílias. 

  • No Hospital de Dona Estefânia, dedicado às crianças que estão internadas ou que vão às consultas externas do mesmo.

Este ano pretendemos inovar e criar mini edições em escolas da região de Lisboa, que por motivos de distância ou incapacidade financeira, não lhes é possível ir às edições principais.  


O que é a Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP)?

A COHP é um grupo de alunos sonhadores que se compromete a realizar mais uma edição mágica deste projeto, que tem vindo a crescer ao longo dos anos. Esta comissão é assim responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e dinamização da mesma.

Gostavas de integrar a organização de uma das atividades mais queridas da AEFML? Esta é a tua oportunidade!

Como está estruturada a Comissão Organizadora e que vagas temos disponíveis para ti?

A Comissão Organizadora inclui os Departamentos de Imagem e Divulgação, Decoração, Logística e Patrocínios e Escolas.. 

Estas são as vagas disponíveis para ti, acompanhadas de uma descrição acerca do trabalho de cada Departamento:

  • Decoração (6 vagas)

    Este é o departamento que põe à prova a tua imaginação na concretização de todas as ideias que dão vida ao Hospital dos Pequeninos, de acordo com o tema escolhido para a edição.

  • Escolas (2 vagas)

    Este departamento é responsável por contactar escolas primárias e jardins de infância para que as crianças possam vir ao HP. Além disto, está também encarregue de contactar as instituições solidárias que apoiamos todos os anos, dinamizando os meios de apoio oferecidos.

  • Imagem e Divulgação (4 vagas)

    Os membros deste departamento criam todo o material para a divulgação do projeto, através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, etc. Além disso, têm como objetivo a criação de passatempos para dinamizar as redes sociais, com o intuito de aumentar a visibilidade do projeto a nível nacional e internacional, assim como o número de participantes em cada edição. Este departamento também se ocupa do importante contacto com jornais, revistas, televisões, entre outros, para divulgação do projeto, assim como do contacto com figuras públicas para a promoção do mesmo.

  • Logística (3 vagas)

    Este departamento é responsável pela organização das formações gerais e específicas, contactando oradores e propondo temáticas que possam complementar a nossa formação médica, direcionadas para a área da Pediatria. Adicionalmente, é também sua função formar e gerir a Task Force, bem como gerir os turnos, tanto dos colaboradores como da equipa CO+Task nos dias do projeto.

  • Patrocínios (3 vagas)

    Os membros deste departamento são os responsáveis por angariar todo o material para a construção da decoração do projeto, para além do material médico e brindes para os kits das crianças que vêm ao HP através do contacto com empresas e estabelecimentos de parcerias.


    Não é necessária experiência em nenhum destes departamentos, só vontade e disponibilidade para aprender.

Como fazer parte da COHP?

Para te inscreveres basta preencheres o seguinte formulário , até às 23h59 do dia 11 de agosto.

O método de seleção para as 18 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.


NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM DEIXAR A TUA MARCA NA XXIII EDIÇÃO DO HOSPITAL DOS PEQUENINOS!!

1ª Call for CO's | AIMS Meeting 2025

Nós somos AIMS, e Tu? Queres ser AIMS?

AIMS Meeting 2025

O AIMS Meeting - Annual International (bio)Medical Students Meeting - é o maior congresso Biomédico da Europa organizado exclusivamente por estudantes.

Ano após ano, o AIMS Meeting tem sido um palco para oradores ilustres e para o debate de assuntos relevantes e instigantes. Mais do que isso, é um fórum onde a comunidade estudantil pode expor as suas ideias e receber o reconhecimento que merece.

O AIMS Meeting não é apenas um palco para personalidades de renome, mas sim para todos os que desejarem participar e fazer parte da sua construção.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A Comissão Organizadora do AIMS Meeting é formada por 27 pessoas divididas por departamentos:

Departamento Científico - 6 vagas

O Departamento Científico é composto por 2 coordenadores e 6 coordenandos. Sendo da sua responsabilidade a oferta formativa do congresso nas suas inúmeras vertentes: Módulos temáticos, Keynote Lectures, workshops, competições e Ask Me If You Can.

Departamento de Imagem e Comunicação - 4 vagas

O Departamento de Imagem e Comunicação é constituído por 2 coordenadores e 4 coordenandos. O seu trabalho passa pela construção de toda a identidade visual, branding e merchandising do congresso. Além disso, está encarregue da gestão das redes sociais e outros meios de divulgação do evento.

Departamento de Logística e Fundraising - 6 vagas

O Departamento de Logística e Fundraising é formado por 2 coordenadores e 6 coordenandos. Este será responsável pela angariação de apoios logísticos e financeiros bem como pela logística do congresso. Adicionalmente, irá dinamizar o programa sociocultural e suas vertentes: AIMS LivingAIMS Giving e AIMS Green.

Departamento de Relações Públicas - 2 vagas

O Departamento de Relações Públicas é constituído por 1 coordenador e 2 coordenandos. Está encarregue pelo processo de inscrições assim como pelas parcerias e divulgação em outros congressos nacionais e internacionais.

CANDIDATURAS

As Candidaturas para coordenando na Comissão Organizadora do AIMS Meeting 2025 estão abertas e encerram no dia 4 de Agosto às 23:59.

O processo de seleção será feito através de um formulário escrito e de uma entrevista por Zoom, na qual poderás partilhar connosco as tuas ideias inovadoras e demonstrar a tua motivação.

De forma a te candidatares, deves preencher este formulário.
Podes encontrar mais informações sobre o projeto e processo de candidatura neste documento.

Se tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do e-mail: general@aimsmeeting.org.

Nós Somos AIMS, e Tu? Queres ser AIMS?

1ª Call for CO's | V Edição Nutri

V EDIÇÃO DO NUTRI2GO

O Nutri2Go é um congresso que tem como pilar fundamental a promoção da literacia em saúde na área das Ciências da Nutrição e que surgiu pela necessidade de valorização desta área.

Após quatro edições incríveis, pretendemos manter a nossa motivação e pilares fundamentais deste projeto na preparação da quinta edição do Nutri2Go.

Quer sejas de nutrição ou medicina temos espaço para ti e para a tua voz nos nossos departamentos, onde poderás para partilhar as tuas ideias!

 

Como é constituída a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora (CO) do Nutri2Go é responsável pela preparação do congresso no seu todo, dinamização e ótimo funcionamento e articulação entre todos os membros da CO nos tão esperados dias do congresso!

 

Esta é a tua oportunidade de fazeres parte da equipa e tornar esta experiência única!

 

Departamento de Imagem e Divulgação (DID) - 4 vagas

Responsável por todo o branding do congresso, criação de conteúdos e gestão das redes sociais, alcançando uma comunicação adequada ao público-alvo.

Departamento de Logística e Apoios Financeiros (DLAF) - 4 vagas

Responsável pela organização e decoração dos espaços utilizados no congresso, bem como pela organização do coffee break, em conjunto com o Departamento de Patrocínios. É também responsável pela procura de possíveis parceiros financeiros e, consequente angariação de apoios.

Departamento de Oradores e Formadores (DOF) - 4 vagas

Responsável pelo planeamento e seleção das temáticas a serem abordadas no congresso, tanto ao nível das palestras, como dos workshops, bem como pelo respectivo painel de oradores e formadores, que se alinhe com os objetivos do congresso.

Departamento de Patrocínios (DP) - 3 vagas

Responsável pela formação de parcerias com marcas de interesse para o projeto, e organização dos kits, tanto físicos como virtuais. Procura de parceiros para giveaways e para o coffee break e, posteriormente, este departamento é responsável pela montagem e distribuição dos kits físicos.

Departamento de Relações Públicas (DRP) - 2 vagas

Responsável pela procura e contacto de possíveis parceiros/instituições/organizações na área da nutrição que possam expandir a divulgação do congresso. Além disso, coordena a logística de inscrições e bilhetes para o congresso, assim como do Programa de Embaixadores.

 

Como me posso candidatar para a CO?

Para te inscreveres, basta preencheres este formulário que estará disponível de 29 de julho a 4 de agosto às 23:59!

A posterior seleção tem por base a avaliação deste formulário, seguido de uma breve entrevista online.

Se ficaste com alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do nosso e-mail nutri2go@aefml.pt.

 

Não percas esta oportunidade e vem fazer parte da equipa!!

 

Call for Coordenadores

Já ouviste falar em Comissões Organizadoras e tens interesse em participar numa? Gostavas de orientar uma mini-equipa? Tens acima de tudo vontade de fazer mais e fazer parte de algo?

Esta é a tua oportunidade!

Regulamento Geral de Comissões Organizadoras e Projetos Transversais 

Já conheces este regulamento? Com ele tens a oportunidade de te candidatares a Coordenador de um dos Departamentos das nossas COs!

Podes consultar o regulamento aqui!


Se te estás a questionar: “Mas se eu nunca fiz parte de uma CO, posso candidatar-me já a Coordenador de um departamento?”

A Resposta é SIM! Se tu acreditas que tens algo para dar e sentes que podes crescer nesse cargo, nós também acreditamos e confiamos que serás uma mais valia para os nossos/teus projetos! 

Consulta abaixo as informações sobre cada Comissão Organizadora - onde encontras também o link de inscrição!


AIMS MEETING

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


HOSPITAL DOS PEQUENINOS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


NATAL DIFERENTE

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


Nutri2Go

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


OLIMPS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


RESSONÂNCIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


SARAU CULTURAL

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


Desafia-te e aproveita esta oportunidade de cresceres e dares um pouco de ti!

Estágios Nacionais ANEM 2024

A 2ª fase de inscrições para os Estágios Nacionais da ANEM já abriu!

Clica nos links a seguir para consultares os mapas de vagas:

E para te inscreveres, até dia 16 de junho, utiliza os seguintes links:

Para mais informações e para teres acesso aos templates dos documentos necessários para realizares a tua inscrição clica aqui.

Qualquer outra dúvida, podes também consultar o Regulamento, disponível no linktree do Instagram @estagios.anem, ou contactar-nos através de formativa@aefml.pt.

Solvin' It | 2ª Call de Monitores (2º semestre)

Pensavas que tinhas deixado escapar a possibilidade de ser Monitor Solvin’ It? Acabaste agora a época de exames e percebeste que queres aproveitar o 2º semestre para ajudar os teus colegas?

Aqui está a tua oportunidade! Aproveita e inscreve-te até dia 1 de março nestas Áreas Disciplinares:

As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, após algum tempo do fecho das inscrições, serás informado acerca da tua colocação.

Podes, ainda, recorrer às FAQ’s sobre ser Monitor Solvin’It! Aqui, encontrarás perguntas frequentes e a sua resposta, numa compilação de informação de fácil acesso.

E se restar alguma questão, não hesites em contactar-nos através do seguinte endereço de correio eletrónico: solvinit@aefml.pt

Call for Delegation | Spring Assembly'24

Já ouviste que a AEFML está representada numa Federação europeia? Queres participar num evento internacional, na Alemanha, em representação da AEFML? Então, lê com atenção!

Nos próximos dias 9 a 12 de maio, será realizada a Spring Assembly' 24 da EMSA! Este evento realizar-se-á em Tübingen, na Alemanha, e a AEFML tem 3 lugares à tua espera! 

De seguida, encontras algumas informações importantes, que te aconselhamos a ler na íntegra:

O que é a Spring Assembly (SA'24)?

A Spring Assembly corresponde a uma das duas General Assemblies anuais da EMSA. 

Nesta, terás a oportunidade de discutir com estudantes de medicina de outros países da Europa, tal como ajudar a construir o caminho da EMSA nos próximos meses! 

Para além disso, terás a oportunidade de participar em formações no âmbito da temática: "INNOVATIVE MEDICINE"

Como posso participar?

A AEFML tem 3 vagas disponíveis, sendo que, para tal, deves enviar a tua candidatura para gestao@aefml.pt até ao final do dia 23 de fevereiro!

A candidatura deve incluir uma Carta de Motivação e Declaração de Matrícula respetiva ao presente ano letivo. As candidaturas serão avaliadas de acordo com os seguintes parâmetros: motivação, planos de preparação para a SA'24, planos de envolvimento futuros e descrição pessoal (pontos fortes e fracos)!

Serão selecionadas as melhores 3 candidaturas para participar na SA'23!

Que custos associados existem?

A Spring Assembly' 24 apresenta um valor 220 euros que inclui alojamento e refeições nos dias do evento.

A AEFML tem um apoio para 2 pessoas, cujo objetivo é ajudar estudantes da FMUL a participar na SA'24!

Para o pedires, deves enviar no e-mail de candidatura a informação de que, também, te gostavas de candidatar ao apoio. As candidaturas serão avaliadas segundo os parâmetros supramencionados e presentes no regulamento respetivo. Serão selecionadas as melhores 2 candidaturas para obter o apoio!


Caso tenhas alguma dúvida adicional, não hesites em entrar em contacto!

Estamos à tua espera, junta-te à delegação!

Solvin' It | Call de Monitores (2º semestre)

O projeto Solvin’ It está a preparar o 2º semestre, para que ninguém se perca nas vias de neuroanatomia, rebente um fusível a fisiologia, nem pense em desistir de anatomia!

Viste a Call de Monitores para Neurofarmacologia, mas preferes ser monitor de outras cadeiras? Não te preocupes, de 29 de janeiro a 16 de fevereiro, estão abertas as candidaturas a Monitor Solvin’ It. Aceitas o desafio?

Então, escolhe a tua especialidade e vem daí!

As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, após algum tempo do fecho das inscrições, serás informado acerca da tua colocação.

Podes, ainda, recorrer às FAQ’s sobre ser Monitor Solvin’It! Aqui, encontrarás perguntas frequentes e a sua resposta, numa compilação de informação de fácil acesso.

E se restar alguma questão, não hesites em contactar-nos para o seguinte endereço de correio eletrónico: solvinit@aefml.pt

Concurso da T-Shirt Olímpica | XXX Olimpíadas da Medicina

Atleta olímpico,

A arte é um dos teus escapes? Gostavas de ir às Olimps sem teres de pagar nada, chegar lá e ter o teu desenho nas t-shirts de todos os atletas?

Então, o Concurso da T-shirt Olímpica está aqui para ti!

O que podes ganhar?

1.º Prémio

Pacote de Participação (oferta do alojamento + transporte).

Estampagem do desenho na t-shirt dos participantes.

2.º Prémio

Valor da última prestação de Participação (oferta da última prestação valor do alojamento + transporte)

Estampagem do desenho na credencial da CODM

Menção Honrosa

Impressão do desenho no Guia Olímpico

Como podes participar?

Cria um desenho à altura das XXX Olimpíadas da Medicina e envia-o, respondendo a este formulário, entre 14 e 27 de Dezembro.

Consulta a seguinte pasta para teres acesso a todos os logótipos, caso os pretendas utilizar, e ao regulamento do concurso, que deverás ler para saberes todos os pormenores da realização do concurso e da escolha do vencedor!

Nota: O valor da caução não está integrado no prémio, pelo que deve ser pago e terá as mesmas regras de reembolso que se aplicam a todos os restantes participantes.