Argentina

Buenos Aires

Buenos Aires.jpg

QUALIDADE DE VIDA

Alojamento - A maioria dos alunos internacionais vive nas zonas mais seguras da cidade, Palermo (zona dos bares, restaurantes, etc) e Recoleta (zona mais residencial e familiar mas muito central). Um quarto nesta zona ficaria entre os 350-500€. Ter em atenção a constante valorização/desvalorização do peso argentino, que pode levar a ligeiras alterações

Transportes Públicos - Metro e Bus são muito cómodos, seguros e rápidos. Apesar de quase não ter usado, porque as zonas onde mais nos movimentamos podem ser feitas a pé.

Alimentação - A comida argentina é excelente e Buenos Aires tem óptimos restaurantes e opções a preços acessíveis.

VIDA SOCIAL

Receção aos Alunos ERASMUS - Buenos Aires é a junção de uma cidade "europeia" com o espírito latino. Há sempre pessoas na rua, os bares e restaurantes estão sempre cheios e encontras sempre um "boliche" (discoteca em espanhol argentino) onde sair todos os dias. A vida social é muito intensa e organizações como a BAIS ou BA plan organizam festas semanais e atividades culturais todos os dias.

UNIVERSIDADE E VIDA ACADÉMICA

Universidad de Buenos Aires - Facultad de Medicina

Classificação Geral do Ensino - Bom

Formato das Aulas - Aulas teóricas obrigatórias, geralmente de manhã, em média, de 2h a 3h diárias. Tinhamos oportunidade de ir a algumas práticas, ou ver consultas/cirurgias mas era opcional e mal organizado.

Prática Clínica Hospitalar - As aulas práticas não são obrigatórias, e não tive qualquer contacto com doentes

Organização Interna da Faculdade - O departamento de organização dos intercambios internacionais funciona muito bem e são sempre prestáveis. No entanto, a Facultad de Medicina não tem grandes projetos de acolhimentos dos alunos internacionais. 

Competência Linguística - Espanhol B2

Adaptação - Os colegas estranham a tua presença, porque não estão muito habituados a que existem alunos internacionais na faculdade. No entanto, são sempre muito prestáveis e colaboram em tudo o que precisares. Apesar de a faculdade não ter um sistema de acolhimento aos internacionais muito organizado, existem organizações como a BAIS ou BA plan que ajudam na integração de todos.