3ª Edição Expressa-te!

Tens reparado nas imagens do corredor?

Lês os e-mails até ao final?

Então já deves saber do que te queremos falar.

De dia 1 a 22 de outubro, decorre a 3ª Edição do Concurso de Criação Artística: o Expressa-te!

Este ano, à semelhança de anos anteriores o concurso será baseado em 7 categorias: Artes Plásticas, Curtas-Metragens, Dança, Escrita, Fotografia, Música e Teatro.

Para submeter o teu trabalho, deverás enviar e-mail para o cultural@aefml.pt, seguindo as Condições de Participação explícitas no regulamento.

Todos os trabalhos submetidos deverão ser de autoria própria, podendo apenas participar caso estejas matriculado no presente ano letivo na FMUL.

Este ano todas as submissões no concurso ganham um código de desconto Odisseias, que será enviado em resposta ao e-mail de submissão no concurso. Em adição, existem 7 prémios, atribuídos aos seguintes lugares premiados:

  • 1º Lugar - 1º Lugar - Formação de até 24h, escolhida pelo vencedor, ministrada pela World Academy, num valor máximo de 250€;

  • 2º e 3º Lugar - Cartão MAAT Membership, num valor de 30€

  • 4º a 6º Lugar - Cartão Membro CCB, num valor de 30€

  • 7º Lugar - 2 vales Culturgest, num valor unitário de 5€

Para efeitos de divulgação, caso queiras manter o anonimato caso atribuição de prémio, deves menciona-lo no e-mail de submissão.

A divulgação e entrega de prémios às pessoas vencedoras irá ocorrer no dia 31 de outubro, durante a Sessão Terapêutica da RÁDIO TERAPIA, às 17h no Euphoria Bistrô.

Estás à espera de quê? Expressa-te!

Mês da Cultura

O semestre está a começar e ainda não encontraste o teu projeto?

Ainda estás no mood de férias e queres experimentar coisas novas?

Acabaste de chegar à faculdade e tens medo que agora seja só estudar?



Nada temas, o DC vem-te salvar!



De hoje em diante, outubro vai ter outro sabor e passa a ser sinónimo de Mês da Cultura.

Se te estás a perguntar do que é que estamos a falar continua a ler! 

O Mês da Cultura é a tua oportunidade para experimentares os grupos culturais, treinares a tua imaginação e aprimorares as tuas capacidades artísticas. Ora vê o que temos guardado para ti:

GRUPOS CULTURAIS:

2/10 - Mostra dos Grupos Culturais, em formato de bancas, das 13h às 16h30 no Corredor do Piso 01, junto à AE

  • CATARSE

4/10 - Ensaio Aberto do Catarse, das 18h às 19h30, na sala 48 do EEM, inscreve-te aqui!

Inscreve-te ainda como Colaborador Catarse 

  • CURARTE

17/10 - Drawing Session do Curarte, das 18h às 20h, na sala 47 EEM, inscreve-te aqui!

Inscreve-te ainda como Colaborador CurARTE e Colaborador Arte no Hospital

  • LIVROSCOPIA

16/10 - Encontro Literário da Livroscopia, das 18h às 20h, na sala 48 EEM, inscreve-te aqui!

Inscreve-te ainda como Colaborador Livroscopia

  • RADIOTERAPIA

31/10 - Sessão Terapêutica da RADIO TERAPIA + Entrega de Prémios do Concurso “Expressa-te!” , a partir das 17h no Euphoria Bistrô

Inscreve-te ainda como Colaborador ou Artista RÁDIO TERAPIA



Calma, concurso? Sim! Este ano irá acontecer a 3ª Edição do Concurso de Criação Artística “Expressa-te!”, no qual podes participar em sete categorias de 1 a dia 22 de outubro. Descobre os prémios e mais informações aqui.



ASSOCIAÇÃO CORO E ORQUESTRA MÉDICOS DE LISBOA

9/10 - Ensaio Aberto do Coro Médico de Lisboa, das 18h15 às 20h15, no Anfiteatro 57 do EEM

11/10 - Ensaio Aberto da Orquestra Médica de Lisboa, das 20h30 às 22h30, no Anfiteatro 57 do EEM


TUNA MÉDICA DE LISBOA

18/10 - Noite de Tunas, às 21h, no Grande Auditório João Lobo Antunes EEM

26/10 - Ensaio Aberto da Tuna Médica de Lisboa, às 21h, no Auditório 58 EEM


WORKSHOPS DEPARTAMENTO CULTURAL

19/10 - Dia da Fotografia, às 16h30 na Estátua do Egas, inscreve-te aqui!

25/10 - Workshop de Crochê, das 16h às 18h, na sala 48 EEM, inscreve-te aqui!

E caso andes a viver a tua vida no limite, não te preocupes, podes aparecer em qualquer atividade mesmo que não te inscrevas. 


Para mais informações consulte o seu farmacêutico ou envia mail para o cultural@aefml.pt

Feira Sebenta Sustentável

O QUE É A SEBENTA SUSTENTÁVEL?

A Sebenta Sustentável é o novo projeto de Sustentabilidade da AEFML que consiste na disponibilização gratuita de materiais de estudo em segunda-mão a todos os estudantes FMUL! Esta iniciativa, pensada e organizada pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, pretende incentivar o espírito sustentável e solidário da comunidade. O material é oferecido de colegas para colegas, sem qualquer lucro ou custo associado a ambas as partes!

QUE MATERIAIS ESTÃO DISPONÍVEIS?

Vais poder encontrar livros, apontamentos e sebentas em segunda-mão, que os teus colegas disponibilizaram.

Gostavas de saber que materiais estão disponíveis? Consulta esta lista que estaremos sempre a atualizar ao longo da Feira! Atenção: informamos que a lista apenas se tornará pública segunda-feira de manhã.

QUANDO E ONDE IRÁ DECORRER A SEBENTA SUSTENTÁVEL?

A Feira decorrerá na sala Multiusos, de acordo com o seguinte horário:

  • Dias 2, 3 e 6 (segunda, terça e sexta-feira) das 14h30 às 19h

  • Dia 4 (quarta-feira) das 14h30 às 16h30

Aproveita esta oportunidade e começa o ano a estudar com os teus novos materiais de estudo reutilizados de forma super aplicada, como prometes sempre a ti própri@… É desta! 

Qualquer dúvida não hesites em contactar-nos através do email: sustentabilidade@aefml.pt.

RESSONÂNCIA | Inscrições de Colaboradores

O QUE É A RESSONÂNCIA?

A RESSONÂNCIA é a revista oficial da AEFML, fruto exclusivo da dedicação, criatividade e paixão dos estudantes da FMUL. Atualmente, a plataforma conta com duas edições físicas e duas edições especiais em colaboração com o AIMS Meeting e a Noite da Medicina e ainda publicações contínuas ao longo do ano nas redes sociais e no site da revista.

QUEM SÃO OS COLABORADORES?

Se a RESSONÂNCIA é a harmonia de emancipação que ecoa pelos corredores da faculdade, os colaboradores são o coro de vozes que a torna possível. Os colaboradores são os estudantes responsáveis pela redação de textos, tanto para as revistas físicas, como para as edições online.

Seja poesia ou prosa, literatura ou jornalismo, escárnio ou bem-dizer, a revista é a Ilha dos Amores para os alunos que ousam apostar na expressão escrita, gritando com palavras o que o ambiente académico ruidoso da FMUL deseja afogar no seu interior.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS?

Nenhuns!

Não precisas de só ter um olho ou desenvolver uma síndrome de personalidade múltipla, basta inscreveres-te com boa vontade de seres RESSONÂNCIA.

Ao longo desta aventura, podes contar com o acompanhamento próximo da Direção Editorial da revista, cujo principal objetivo será propagar a tua voz.

O processo de inscrição é muito simples: só tens de preencher este formulário até dia 11 de outubro!

Não tenhas medo. Deixa-te ressoar. 

Atreve-te a ser RESSONÂNCIA.

Campanha de Regresso às Aulas | 1º Semestre

Quer queiramos aceitar ou não, o semestre já começou! Já tens o material escolar que precisas para enfrentar este ano? A Campanha de Regresso às Aulas está de volta! Descobre as vantagens de sócio nas diversas secções!

A campanha estende-se até 13 de outubro e é válida apenas para Sócios da AEFML! Não és? Descobre como podes ser AQUI!

Papelaria menina antónia

Como já é habitual, temos novamente à tua disposição packs com o material necessário para dares tudo neste arranque de semestre! Presta atenção e adquire já o pack que se enquadrar na tua realidade na FMUL!

  • FMUL STARTER PACK - 6€ (inclui uma caneta FMUL, 4 marcadores e um bloco de notas pautado A4 AEFML);

  • CLINICAL PACK - 6€ (inclui uma caneta lanterna, 3 marcadores e um pocket clínico);

  • DOC WANNABE - 16€ (inclui um martelo de reflexos, uma caneta-lanterna e 2 marcadores).

SECÇÃO EDITORIAL

As aulas já começaram e ainda não sabes o que é o Testut? As sebentas são maiores do que os livros e precisas de uma promoção? Na Editorial (corredor do piso 01), poderás usufruir da clássica promoção:

Impressões com mais de 500 folhas - 0,04€ por página!

Estás super lost na vida e ainda nem sabes o que imprimir? Consulta AQUI as Sebentas e Desgravadas Organizadas! Poderás fazer a tua encomenda online (site ou pelo e-mail editorial@aefml.pt), ou então podes encomendar diretamente na Secção Editorial!

Alguém disse bingo?

É verdade! Caso usufras da Campanha de Regresso às Aulas na Papelaria Menina Antónia, na Secção Editorial e faças uma compra na Livraria BookSpot (dentro da Sala de Alunos), entrega o teu Cartão de Bingo da campanha na Sede da AEFML e fica elegível para o sorteio de uma Sweatshirt da FMUL!

INSCRIÇÃO DE ARTISTAS | XXXI SARAU CULTURAL

Sempre sonhaste poder partilhar o palco com outros apaixonados pelas artes? Achavas que Ciência e Cultura eram incompatíveis?

 Se a Arte é algo que queres agarrar

aqui está o palco para voltares a brilhar!

Inscreve-te no 31º Sarau Cultural até dia 26 de setembro!

Reúne as saudades que tens dos teatros da escola, de fazer desenhos para decorar as paredes do teu quarto, de cantar e dançar para os teus amigos e mostra ao mundo o artista que há em ti. Seja qual for a arte que mais te fascina, encontrarás o teu lugar neste projeto! Quer seja a solo ou em grupo, vem praticar aquilo que sempre gostaste!

 

O Sarau Cultural AEFML é um projeto solidário, cujo valor dos bilhetes reverte, todos os anos, a favor de uma associação de solidariedade social. Se estás interessado em participar neste projeto, inscreve-te através deste formulário.

 

No dia 29 de setembro, pelas 18h30, irá decorrer a Iª Reunião de Artistas, de carácter obrigatório, num Anfiteatro em local a definir. Se, por algum motivo, não conseguires comparecer, deves enviar um e-mail para sarau@aefml.pt.

 

Deixa o estudo para trás e entra no mundo do espetáculo!

Contamos contigo!

7ª Call for CO's | Med On Tour

o sorriso de uma criança no final de uma formação,

partilhas sob as estrelas e sensibilizações noturnas,

o abraço de um velhinho depois de um rastreios e dois dedos de conversa…

podes viver e ajudar a proporcionar tudo isto e muito mais ao fazeres parte desta equipa :)

O que é o Med On Tour?

O Med on Tour é uma atividade de rastreio e formações da ANEM, organizado pelos seus vários associados, em que os participantes de todos os anos do curso de Medicina têm oportunidade de fazer a diferença numa comunidade isolada de Portugal Continental.

O projeto tem como objetivo chegar a populações tipicamente mais isoladas e, por isso, predispostas a situações de fragilidade e de risco no que respeita à saúde. 

Durante 4 dias os participantes vão sensibilizar e formar a população jovem e idosa de duas localidades alentejanas, realizando rastreios e dando formações em escolas e instituições sobre os seguintes temas: saúde mental, sexualidade, suporte básico de vida, consumos, saúde 101 e direitos humanos.

O que faz a Comissão Organizadora?

Ao integrares a comissão organizadora deste projeto vais fazer parte do planeamento logístico deste projeto, tais como:

  • contactar escolas e instituições que desejem receber as nossas ações formativas e de rastreio, 

  • fazer a calendarização das atividades realizadas nestes 4 dias de trabalho de campo,

  • garantir toa a logística de alimentação, alojamento e transporte dos participantes,

  • procurar novas parcerias e locais de atuação, 

  • planear dinâmicas de grupo e preparar a equipa de voluntários

  • proporcionar uma experiência muito enriquecedora e bonita para todos os que fizerem parte dela.

Qual o número de vagas ?

Existem 4 vagas para a comissão organizadora do Med On Tour 2023.

Como é realizada a seleção dos candidatos?

De acordo com o Regulamento Geral De Comissões Organizadoras e Projetos Transversais, o processo de seleção dos membros da Comissão Organizadora é dividido em duas fases. A primeira fase corresponde ao preenchimento de um formulário, que será avaliado e cotado de forma anónima. Posteriormente, realizar-se-á uma curta entrevista onde será avaliada a motivação, experiência, ideias, sugestões, disponibilidade e capacidade para resolver problemas, entre outras competências de cada candidato. 

Como me posso candidatar?

Para tal, preenche este formulário! As submissões estão abertas desde o dia 18 de setembro até às 23h59m do dia 23 de setembro.

Qualquer questão ou dúvida que tenhas, podes enviar um email para saudepublica@aefml.pt.

Inscreve-te e vem ajudar a preparar a tour mais querida do país!

September 17, 2023

7ª Call for CO's | Medicina Mais Perto: Moçambique

Sentes que o voluntariado internacional ocupa um lugar especial no teu coração?

Gostavas de integrar uma equipa coesa e motivada para organizar um trabalho de campo noutra região do globo?

O que é o Medicina Mais Perto: Moçambique?

O Medicina Mais Perto: Moçambique (MMP: Mz) é um projeto de voluntariado internacional da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) que, através da cooperação com associações parceiras, contribui para a formação, capacitação e desenvolvimento da qualidade de vida da população-alvo em Moçambique, atuando principalmente na área da saúde.

A visão do MMP: Mz é a existência de um mundo com profissionais de saúde mais humanos e conhecedores das várias realidades do mundo, qualificados para responder melhor e de forma mais apropriada aos desafios clínicos e sociais com os quais se deparam durante a sua vida profissional.

A missão do MMP: Mz é proporcionar apoio médico-social à população beneficiária do projeto, almejando a sua autossuficiência, a fim de possibilitar a concretização da visão do mesmo.

O que faz a Comissão Organizadora?

Durante o ano letivo, a Comissão Organizadora do MMP: Mz tem como principais funções a formação e capacitação adequada das pessoas voluntárias, promovendo o espírito de equipa e assegurando um processo de seleção transparente e imparcial. Adicionalmente, planifica as atividades e garante as condições logísticas necessárias para a realização do trabalho de campo, ao mesmo tempo que estabelece os contactos cruciais à concretização do projeto, nomeadamente com parceiros locais em Moçambique, com a FMUL e com outras entidades de interesse.

A que vagas me posso candidatar?

Podes candidatar-te aos seguintes departamentos:

Departamento de Formação (2 pessoas): Este departamento tem como principal função a capacitação adequada das pessoas voluntárias, fomentando o seu pensamento crítico face ao voluntariado. Neste sentido, é responsável por contactar oradores para cada formação, definindo o número, data, local e as atividades a serem desenvolvidas em cada sessão formativa, sendo também responsável por criar momentos de construção de equipa.

Departamento de Imagem e Divulgação (1 pessoa): Este departamento é responsável pela criação de imagens, vídeos, banners e outros ilustrativos do projeto, assegurando a sua divulgação, bem como pela gestão das redes sociais do projeto.

Departamento de Seleção (1 pessoa): Este é o departamento que aplica os métodos de seleção, em colaboração com uma equipa especialista em psicologia, com o intuito de selecionar as pessoas voluntárias que integrarão o trabalho de campo.

Departamento de Tesouraria e Patrocínios (2 pessoas): Este é o departamento responsável pela gestão de contas do projeto e pelo desenvolvimento de estratégias para a angariação de fundos, assim como pelo estabelecimento de parcerias com entidades de interesse.

Como é realizada a seleção dos candidatos?

De acordo com o Regulamento Geral De Comissões Organizadoras e Projetos Transversais, o processo de seleção dos membros da Comissão Organizadora é dividido em duas fases. A primeira fase corresponde ao preenchimento de um formulário, que será avaliado e cotado de forma anónima. Posteriormente, realizar-se-á uma curta entrevista onde será avaliada a motivação, experiência, ideias, sugestões, disponibilidade e capacidade para resolver problemas, entre outras competências de cada candidato. 

Como me posso candidatar?

Para tal, preenche este formulário! As submissões estão abertas desde o dia 18 de setembro até às 23h59m do dia 23 de setembro.

Qualquer questão ou dúvida que tenhas, podes enviar um email para medicinamaisperto@aefml.pt.

Ajuda-nos a chegar Mais Perto! 

Khanimambo!

7ª Call For CO's | Corrida Saúde+Solidária

O que é a Corrida Saúde + Solidária?

A Corrida Saúde + Solidária é um projeto da AEFML que tem como pilares principais a promoção da saúde e da prática desportiva aliada à solidariedade. É organizada exclusivamente por estudantes da FMUL e é, atualmente, a maior Corrida Universitária do País. Ao longo de 10 edições, já apoiámos 36 instituições num valor de cerca de 97.000€, contando com a participação de 14 400 pessoas.

Como será a Corrida Saúde + Solidária este ano?

A XI Corrida Saúde+Solidária pretende fortalecer o espírito positivo que caracterizou este projeto ao longo das suas edições. Mantendo a nossa motivação e os pilares principais deste projeto, procuramos investir na construção do Dia da Corrida tão acarinhado pelos nossos participantes, para que este seja cada vez mais especial.

O que faz a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora da Corrida Saúde + Solidária é responsável por dinamizar todas as atividades que estão associadas ao projeto e que decorrem ao longo do ano, assim como planear e estruturar as diversas provas de corrida e caminhada. 

Os trabalhos da Comissão Organizadora iniciam-se no início de Outubro, existindo dois períodos de maior preparação do projeto - Outubro e Novembro, os meses que antecedem um pequeno evento que iremos realizar - e o período a partir de Fevereiro até ao final de Abril/início de Maio, altura em que se realizará a Corrida.

Como está estruturada a Comissão Organizadora e que vagas temos disponíveis para ti?

A Comissão Organizadora inclui os Departamentos de Imagem e Divulgação, Parcerias e Inscrições, Logística e Patrocínios. 

Estas são as vagas disponíveis para ti, acompanhadas de uma descrição acerca do trabalho de cada Departamento:

Imagem e Divulgação (5 vagas)

Os membros deste departamento são responsáveis por toda a produção gráfica utilizada na promoção da Corrida ao público, bem como pelo estabelecimento de Parcerias de Divulgação. Além disso, têm como objetivo a criação de passatempos para dinamizar as redes sociais, com o intuito de aumentar a visibilidade do projeto a nível nacional e internacional, assim como o número de participantes em cada edição. Os membros deste departamento terão uma formação em ferramentas de imagem, para que possam realizar o seu trabalho da melhor forma.

Parcerias e Inscrições (3 vagas)

Este departamento tem como objetivo estimular a interação e colaboração de cada Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) apoiada no nosso projeto, para que se sintam parte integrante do mesmo. Além disso, os membros deste departamento são responsáveis pela gestão das inscrições e respetiva plataforma, para que todo o processo seja o mais harmonioso possível.

Logística (3 vagas)

Este departamento será responsável pelo planeamento logístico do Dia da Corrida, como por exemplo, o percurso, o regulamento e a cronometragem dos participantes, garantindo as condições necessárias para a realização de todas as provas. O departamento de logística destaca-se pela procura constante em inovar e melhorar a cada edição, para que os atletas possam desfrutar de uma experiência cada vez melhor, tanto desportiva como social.

Patrocínios (4 vagas)

Este departamento tem como objetivo o contacto de empresas para o estabelecimento de parcerias que pretendam associar-se à Corrida, tanto através da doação de bens financeiros como materiais. O trabalho dos seus membros será fundamental para a concretização do kit de Participante, a aquisição de prémios para os atletas e ainda na angariação de fundos que serão doados às IPSS.

Não é necessária experiência em nenhum destes departamentos, só vontade e disponibilidade para aprender.

Como fazer parte da CO Corrida Saúde+Solidária?

Para te inscreveres basta preencheres o seguinte formulário até às 23h59 do dia 23 de setembro.

O método de seleção para as 15 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista presencial.

Qualquer outra questão que surja durante o teu processo de candidatura, não hesites em contactar-nos através do mail corrida.saude@aefml.pt

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM DEIXAR A TUA MARCA!

Fundo de Apoio Social

Informa-se a Comunidade Académica e demais interessados que se encontra em consulta pública pelo período de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, a proposta de Regulamento para a Atribuição das Bolsas de Apoio Social, iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da universidade de Lisboa (AEFML) que conta com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa(FMUL) e a Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM).

A AEFML, consciente das dificuldades com as quais os estudantes da nossa casa se deparam, diariamente, propôs-se a fazer mais para ajudar. Assim, surgiram um conjunto de iniciativas, entre as quais, a Gala Solidária, que contribuíram para a constituição de um fundo de bolsas de cariz social, o Fundo de Apoio Social.  Considerando que houve um aumento significativo do custo de vida em Lisboa, sem compensação correspondente no rendimento dos agregados familiares, das bolsas de estudo ou nas residências universitárias, a FMUL e a AIDFM decidiram apoiar esta iniciativa.  

 

Acreditamos que, com a tua contribuição, podemos construir um documento que se adeque às necessidades específicas da nossa faculdade, pelo que convidamos-te a ler e comentar o documento, endereçando até dia 25 setembro quaisquer propostas de alteração à proposta de Regulamento para a Atribuição das Bolsas de Apoio Social para o e-mail: presidente@aefml.pt.

 

Participa!

Call for Coordenadores dos Grupos Culturais - CurArte

O QUE É O CURARTE?

O CurArte, grupo de artes da AEFML, arquiteta um espaço onde os estudantes se podem expressar livremente através do desenho e pintura, adquirindo novas técnicas e conhecimento artístico, não só através da participação em pequenas ações formativas/workshops, como também por meio da partilha de experiências entre pares.

O grupo promove assim atividades cujo alvo são, não apenas os seus colaboradores, como também todas as pessoas da comunidade FMUL que tenham interesse em participar.


QUAIS SÃO AS VAGAS ATUALMENTE DISPONÍVEIS?


Departamento das Drawing Sessions (2 vagas)

Este departamento tem como funções planear, organizar e dinamizar os momentos periódicos de desenho ou pintura abertos a toda a comunidade estudantil, nos quais devem estar presentes. Através da criatividade e da exploração do seu campo artístico, escolhem os temas e os materiais a serem trabalhados em cada sessão e procuram novas iniciativas para o desenvolvimento artístico dos membros do CurArte. Adicionalmente, estas pessoas, juntamente com os CGs e a pessoa responsável pelas Parcerias e Patrocínios, estão responsáveis pela organização e planeamento logístico associado à realização de Workshops nas áreas do desenho, pintura ou artes plásticas, com formadores convidados de dentro e/ou fora da FMUL.

 

Departamento das Imagem e divulgação (3 vagas)

Estas pessoas são responsáveis pela produção de material gráfico e multimédia (como banners, publicações de Instagram e Facebook) para a divulgação das várias atividades do CurArte, bem como dos diversos trabalhos e desenhos realizados pelos membros do CurArte. Além disso, realiza publicações periódicas de temáticas relacionadas com a História da Arte, Movimentos Artísticos e Artistas distintos na rede social Instagram.

 

Departamento de Parcerias e Patrocínios (1 vaga)

Esta pessoa tem a principal função de fazer um levantamento das necessidades logísticas associadas ao trabalho desenvolvido pelo grupo cultural (nomeadamente em termos de materiais) e estabelecer contactos com possíveis patrocinadores ou parceiros.
Para além disso, tomará também parte ativa na gestão de parcerias de trabalho com outros projetos/iniciativas, como é o caso da Ressonância.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO:

A seleção de Coordenadores é realizada através de uma entrevista avaliada pela Coordenação Geral do Projeto.

Nesta entrevista, será avaliada a tua motivação, experiência na área na qual irás desenvolver as tuas funções, disponibilidade, ideias, capacidade para resolver problemas, entre outros parâmetros que sejam pertinentes.

 


COMO É QUE ME POSSO CANDIDATAR?

O processo de candidatura é muito simples: basta preencheres este FORMULÁRIO até dia 15 de setembro!

 


NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E JUNTA-TE A NÓS!

CONTAMOS CONTIGO!








Call for Coordenadores dos Grupos Culturais - Livroscopia

O QUE É A LIVROSPCOPIA?

A Livroscopia é o grupo literário da AEFML, que nasceu da paixão da comunidade estudantil, não só pela leitura, mas também pela reflexão e dissecção de livros. 

O grupo dinamiza encontros presenciais para partilha de experiências literárias, trocas de livros, leituras conjuntas, workshops e outras atividades de cariz literário. Não percas a oportunidade de ajudar este Grupo Cultural a crescer e junta-te à sua Comissão Organizadora!


QUAIS SÃO AS VAGAS DISPONÍVEIS?

  • Departamento de Imagem (2 Vagas)

O Departamento de Imagem é responsável pela criação da identidade visual do grupo durante o ano letivo, bem como por dinamizar rubricas online como a “Citação da Semana” no Instagram da Livroscopia. A gestão das redes sociais do grupo está igualmente sob a alçada do Departamento de Imagem, tendo como desafio aumentar o alcance das mesmas e alargar a diversidade das publicações feitas.

  • Departamento de Logística (1 Vaga)

No Departamento de Logística será necessária a planificação dos encontros literários do grupo e contacto com parceiros que possam ser convidados. Neste departamento poderás ainda organizar workshops ou outras iniciativas que a Comissão Organizadora opte por fazer, como a Biblioteca Comunitária.



PROCESSO DE SELEÇÃO:

A seleção de Coordenadores é realizada através de uma entrevista avaliada pela Coordenação Geral do Projeto e pela pessoa com o cargo de Vice-Presidente DAEFML responsável.

Nesta entrevista, será avaliada a tua motivação, experiência na área na qual irás desenvolver as tuas funções, disponibilidade, ideias, capacidade para resolver problemas, entre outros parâmetros que sejam pertinentes.

COMO ME POSSO CANDIDATAR?

Podes candidatar-te à CO da Livroscopia através do formulário no teu e-mail ou carregando aqui. As candidaturas estarão disponíveis até dia 15 de setembro.


Aceitas o desafio? Contamos contigo!


Call for Coordenadores dos Grupos Culturais - Catarse

O Grupo de Teatro Catarse, criado em 2013, surge da paixão de estudantes de Medicina pelo mundo do espetáculo e das artes cénicas, em particular do teatro e da representação. Este grupo é constituído principalmente por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, ainda que por vezes conte com a participação de ex-membros em algumas das suas apresentações.

Todos os anos, o grupo desenvolve, pelo menos, uma peça de teatro, que será apresentada na 10ª Noite de Teatro, em meados de dezembro, onde toda a comunidade estudantil e familiares são convidados a assistir a este espetáculo.



QUAIS SÃO AS VAGAS DISPONÍVEIS?

  • Departamento de Cenografia/Figurinos (1 Vaga) - Tem a responsabilidade de planificar e construir cenários e de orquestrar os figurinos junto dos atores, moldando o seu trabalho ao guião desenvolvido pela Coordenação de Teatro/Guião.


  • Departamento de Teatro/Guião (1 Vaga) - Tem como funções a idealização e desenvolvimento de um guião, realização de castings dos atores, organização de ensaios e encenação da peça de teatro (em articulação com a Coordenação Geral).


PROCESSO DE SELEÇÃO:

A seleção de Coordenadores para estas duas posições é realizada através de uma entrevista realizada pela Coordenação Geral do Projeto e a pessoa com cargo de Vice Presidente DAEFML responsável.

Nesta entrevista, será avaliada a tua motivação, disponibilidade, ideias, capacidade de resolver problemas, experiência na área na qual irás desenvolver as tuas funções, entre outros.


COMO ME POSSO CANDIDATAR?

Podes candidatar-te à CO do Catarse através do formulário no teu e-mail, no link da bio do Instagram @teatrocatarse, ou carregando aqui. As candidaturas estarão disponíveis até dia 15 de setembro. 



Aceitas o desafio? Contamos contigo!



Call for Coordenadores dos Grupos Culturais - RADIO TERAPIA

O QUE É A RADIO TERAPIA?

A RADIO TERAPIA nasceu do desejo de partilhar música diferente daquela que passa todos os dias nas estações de rádio. Se gostas de Jam Sessions com artistas da FMUL ao vivo, partilhar os teus gostos musicais, e Sessões Terapêuticas para relaxar com os teus amigos, esta Comissão Organizadora é para ti! 


QUAIS SÃO AS VAGAS DISPONÍVEIS?

  • Departamento de Redes & Digital (2 Vagas)

O Departamento de Redes & Digital é responsável pela criação da identidade visual do grupo durante o ano letivo, bem como por dinamizar rubricas online como dinamizar e expandir o projeto nas redes sociais (Facebook e Instagram), com a criação de Playlists e Anamneses no Spotify, e publicações de rubricas como “Rewind”, “What’s Poppin’” e “Next”. Partilha ainda a responsabilidade com a restante Comissão Organizadora de tocar música nos momentos recreativos do grupo.

PROCESSO DE SELEÇÃO:

A seleção de Coordenadores é realizada através de uma entrevista avaliada pela Coordenação Geral do Projeto e pela pessoa com o cargo de Vice-Presidente DAEFML responsável.

Nesta entrevista, será avaliada a tua motivação, experiência na área na qual irás desenvolver as tuas funções, disponibilidade, ideias, capacidade para resolver problemas, entre outros parâmetros que sejam pertinentes.


COMO ME POSSO CANDIDATAR?

Podes candidatar-te à CO da Radioterapia através do formulário no teu e-mail ou carregando aqui. As candidaturas estarão disponíveis até dia 15 de setembro.


Aceitas o desafio? Contamos contigo!


5º Call for CO´s | Natal Diferente

Gostavas de pertencer a um projeto que alegra o Natal de quem não pode passar esta época com quem lhe é mais querido?

Queres fazer parte de uma equipa unida e motivada para tornar a época natalícia de alguém mais feliz?

O que é o Natal Diferente?


O Natal Diferente é uma das atividades mais emblemáticas organizada anualmente e há mais de vinte anos pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML).

Tem como missão oferecer um sorriso àqueles que durante a época natalícia estão afastados das suas famílias e atua em colaboração com a Associação de estudante da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), estando este projeto ao alcance de todos os estudantes de medicina da cidade de Lisboa, da ilha da Madeira, assim como de familiares e amigos dos mesmos. 

Dinamizamos atividades e ações solidárias no mês de dezembro em várias instituições, lares e hospitais, junto de utentes, pacientes internados e profissionais de saúde. 

Seja através da entrega de um presente simbólico, de uma palavra amiga ou mesmo de um pouco de música e animação, os estudantes encarnam o verdadeiro espírito natalício e proporcionam um ambiente familiar e único a quem mais dele precisa.

O que faz a Comissão Organizadora?


A Comissão Organizadora do Natal Diferente é responsável por preparar tudo o que seja necessário para criar memórias de um Natal inesquecível, a quem mais precisa! O teu trabalho iniciar-se-á em meados de Setembro e estará sobretudo concentrado no primeiro semestre, até ao Natal.


Como está estruturada a Comissão Organizadora? 

E a que vagas me posso candidatar?


Nesta fase podes candidatar-te para os seguintes departamentos:

Departamento de Animação (3 vagas): Este departamento é responsável por contactar lares e instituições para, durante  a época natalícia, ser possível a realização  de ações de voluntariado nestes locais. Estas surgem com o intuito de proporcionar companhia às pessoas residentes nestes locais através de inúmeras atividades didáticas. Para além disso, o departamento tem também como objetivo o apoio de diferentes grupos culturais que possibilitarão a animação em lares e instituições, assim como nas visitas hospitalares no dia 24 de Dezembro de 2023. 


Departamento de Imagem (2): Este departamento é responsável por criar a imagem do projeto através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, vídeos,..

ATENÇÃO: Se tiveres motivado para fazer parte deste departamento e não te sentires à vontade nesta área, não te preocupes! Vamos investir na formação de coordenadores e capacitá-los para realizarem o seu melhor trabalho!


Departamento de Divulgação (2): Este departamento é responsável pela divulgação e promoção do Natal Diferente nos diversos meios disponíveis: redes sociais, jornais, websites, rádios e televisões.


Departamento de Escolas (2 vagas): Este departamento é responsável pelo contacto com as escolas, a fim de fazer a recolha de desenhos, postais e demais recordações que as crianças tenham para contribuir para o projeto e distribuí-las pelos doentes no dia de Natal.


Departamento de Patrocínios (4 vagas): Este departamento é responsável por estabelecer o contacto com possíveis empresas parceiras, adquirindo diversos produtos que constituirão os mais queridos presentes oferecidos aos utentes dos lares e instituições, às pessoas internadas nos Hospitais Parceiros no dia de Natal e aos profissionais de saúde!! Para além disso, este departamento é responsável pela aquisição de patrocínios necessários ao grande Evento Solidário do Natal Diferente!!


Departamento de Logística (3 vagas): Este é o departamento que planeia e organiza as visitas hospitalares do projeto. Toda a comunicação e articulação com os serviços hospitalares onde os participantes irão no dia de Natal alegrar os doentes fica a teu cargo! 


Como será feita a seleção dos candidatos?


O processo de seleção dos elementos da CO será realizado por duas fases. A primeira fase corresponde ao preenchimento do presente formulário, que será cotado pelos coordenadores do projeto. Durante esta fase será mantido o total anonimato dos candidatos. Após esta fase, realizar-se-á uma curta entrevista onde será avaliada a tua motivação, experiência, disponibilidade, ideias, capacidades para resolver problemas, entre outros. 


Como me posso candidatar?


Para te candidatares, preenche este formulário! As inscrições estão abertas entre os dias 28 de  Agosto a 2 de Setembro.

Não hesites em contactar-nos com qualquer dúvida que tenhas, enviando email para nataldiferente@aefml.pt


Vem fazer parte desta Comissão Organizadora, juntos vamos construir um Natal duplamente diferente e maravilhoso!



Cursos de Línguas AEFML 2023/2024

A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a toda a comunidade estudantil da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita as vantagens exclusivas que os sócios AEFML têm com esta parceria.


Por forma a conseguires capacitar-te com todas as informações necessárias - quer sobre as modalidades, pagamentos, funcionamento, certificados, entre outras - antes de tomares a decisão de te inscrever num Curso de Línguas, deves consultar o Manual Comunidade Estudantil, antes do ato de inscrição.

Línguas Disponíveis

Estão disponíveis cursos de:

  • Alemão

  • Checo

  • Espanhol

  • Francês

  • Inglês

  • Italiano

  • Japonês

  • Mandarim

  • Português como Língua Estrangeira

De salientar que o número de horas dos cursos varia consoante o nível e tipologia do curso.

Modo de Funcionamento dos Cursos

Existem três modalidades distintas para cada curso, sendo que podes escolher aquela que melhor se adaptar à tua rotina: presencial, misto e online.

As turmas têm um mínimo de pessoas inscritas que tem de ser atingido, pelo que, caso não haja inscrições suficientes, o curso em questão não terá condições para ter continuidade. No entanto, na eventualidade de uma pessoa estudante da FMUL ter interesse em frequentar um curso que não abra por uma lacuna de inscrições, ou que não esteja disponível na oferta da AEFML, poderá, caso existam vagas, inscrever-se nas instalações da LanguageCraft, ao mesmo preço do valor de sócio/não-sócio apresentado na AEFML.

Datas Importantes

  • Período de Inscrições: 28 de agosto a 29 de setembro de 2023

  • Data Limite para Formalização (Pagamento) da Inscrição: 29 de setembro de 2023

  • Período para o Teste de Aferição de Nível: 27 de setembro a 04 de outubro de 2023

  • Data de Confirmação de Cursos: 06 de outubro de 2023

  • Data Limite para Desistência: 04 de outubro de 2023

  • Data de Início das Aulas - 09 de outubro de 2023

Inscrições

1. Para te inscreveres, deves preencher o Formulário de Inscrição;

2. Mantém em mente que deves realizar o pagamento no ato da inscrição - quer seja o valor correspondente à totalidade do curso ou a 25% do mesmo, caso optes por pagar em prestações - através de transferência bancária para o IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas” antes de submeteres o Formulário de Inscrição (para que possas inserir o certificado de pagamento no mesmo);

3. Adicionalmente, também deves submeter no mesmo formulário a Declaração de Aceitação do Regulamento assinada (podes assinar digitalmente, sem necessidade de imprimir o documento);

4. Por fim, caso te inscrevas num nível não A1, deves submeter no formulário o certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido. Se não tiveres um certificado, não te preocupes, tens sempre a possibilidade de poderes realizar um teste de aferição de nível!

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral.

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • 75% de assiduidade;

  • Resultado final igual ou superior a 50% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

Se surgir qualquer tipo de dúvida, não hesites em enviar-nos um e-mail através do seguinte endereço: formativa@aefml.pt

Embarca nesta Aventura!

5ºCall for COs | CODM

Aproxima-se a XXX edição da Olimps e os nossos atletas esperam por ti!


O que são as Olimps?

São SÓ O MAIOR evento desportivo, social e recreativo da AEFML!


O que é a CODM?

A Comissão Organizadora das Olimpíadas da Medicina (CODM) é uma equipa muito

divertida, responsável pela organização deste evento recreativo que junta, num único sítio, centenas de estudantes de medicina e nutrição!

Vem proporcionar aos teus colegas os dias mais esperados do ano e, acima de tudo, junta-te

à equipa e vem viver esta aventura connosco! Desde a escolha do próximo Olimpo à planificação das festas mais loucas, esta equipa de treinadores olímpicos vai preparar todos os pormenores para a grande competição.

A CODM desafia-nos até aos nossos limites e, no final de tudo, todos sabemos que a CODM é a alma das Olimps e quem torna tudo isto possível!

Por isso, se queres ter o desafio da tua vida, a CODM é para ti e, acredita, NÃO VAIS QUERER PERDER!


Nesta fase, podes candidatar-te a coordenando dos seguintes Departamentos: 

DEPARTAMENTO DE INSCRIÇÕES 

As inscrições para as Olimps são sempre um stress e queres ser tu a resolver isso? Este departamento é responsável pelo processo de inscrição, nomeadamente, criação dos formulários de inscrição e distribuição dos grupos pelos quartos. Este departamento trata de toda a regulamentação da atividade!


DEPARTAMENTO DE ANIMAÇÃO

Responsável pela organização das atividades diárias, como torneios olímpicos, e de todas as festas. Os seus trabalhos, vão desde a escolha do DJ até à escolha da temática das tuas festas preferidas! 

Queres garantir que estas são as Olimps mais loucas e divertidas, então este Departamento é para ti!


DEPARTAMENTO DE PATROCÍNIOS 

Sabes ou queres aprender como arranjar comida e bebida à pala? Queres garantir que os nossos atletas têm tudo o que precisam para viver os melhores dias do ano? Então, junta-te ao nosso Departamento de Patrocínios!


DEPARTAMENTO DE IMAGEM E DIVULGAÇÃO

Responsável por toda a imagem do evento, pelas legendas marotas das publicações de instagram e dos míticos vídeos das Olimps. A este departamento não falta imaginação!


DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA 
Responsáveis pela organização do concurso de T-Shirt e por toda a logística de Check-In do evento. Também é este departamento que é responsável por te levar até ao Olimpo!


Candidaturas:

1º - Avaliação por formulário. Podes inscrever-te aqui!

2º - Entrevista. Será marcada posteriormente.


Das anteriores #AsMelhoresDeSempre e da mudança #VouDePorscheParaPunta

O que serão agora? Tu decides!

Contamos contigo, inscreve-te aqui e vem ser um dos deuses deste Olimpo!

5ª Call for COs | XXXI Sarau Cultural

Queres levar a arte da tua faculdade para outro nível? Então este projeto é para ti!

O que é o Sarau Cultural? 

O Sarau Cultural é um espetáculo que cria a possibilidade da Comunidade Estudantil da FMUL conseguir perpetuar a sua paixão pelas diversas vertentes artísticas - música, dança, teatro, pintura, entre outras - aliado a uma vertente solidária, sendo estes os pilares nos quais este espetáculo assenta. Surge, assim, como o projeto que procura alimentar a criatividade, a arte e o humanismo, atributos fundamentais para a prática futura de um profissional de saúde. 

O Departamento de Cenografia e Figurinos é responsável por idealizar e construir os cenários do espetáculo, tal como definir, em articulação com os departamentos de Guião e Teatro, Música e Dança, os figurinos para cada atuação e assegurar a logística dos mesmos. Além disso, este departamento coordena ainda a troca de cenários durante o próprio Sarau Cultural.

O Departamento de Dança tem como responsabilidade a escolha dos estilos de dança presentes no espetáculo final e o seu enquadramento ao longo do guião, conceptualizando a mensagem que será passada em cada coreografia. Além disso, este departamento procederá tanto ao contacto com os coreógrafos responsáveis por materializar o conceito pretendido em cada coreografia, como à divisão dos artistas pelas diferentes atuações em coordenação com os restantes departamentos artísticos, acompanhando os inscritos ao longo dos respetivos ensaios. Por fim, ficará também encarregue da dinamização dos Dias Culturais da Dança.

O Departamento de Guião e Teatro tem como funções a formação dos Grupos de Escrita e Crítica de Guião (sendo parte integrante do primeiro), a realização de castings, a gestão dos atores inscritos em coordenação com os outros Departamentos artísticos, a encenação da vertente de Teatro do espetáculo, bem como a coordenação da integração do grupo de Declamação e a escrita da mesma.

O Departamento de Imagem e Divulgação é responsável pela produção de material gráfico e multimédia (como banners, publicações de Instagram e Facebook, credenciais), para a divulgação do Sarau Cultural e de eventos relacionados com este (Inscrições de CO, Inscrições de Artistas, Dias Culturais, etc.). Adicionalmente, é também responsável por conceptualizar e desenvolver a identidade visual do espetáculo, assim como a realização da captação fotográfica e videográfica do espetáculo e da sua preparação.

O Departamento de Logística e Patrocínios está encarregue por todo o apoio monetário e material para o Sarau Cultural. Além disso, garante transporte de materiais, cenários e figurinos, estabelece uma estreita relação com os patrocinadores e presta auxílio em questões logísticas inerentes à construção do espetáculo e gestão do seu backstage e a todas as atividades promovidas pelo projeto, sendo um importante elo de ligação entre os vários departamentos.


O Departamento de Música responsabiliza-se por toda a parte musical do sarau. Ao longo do ano, o trabalho consiste na escolha de repertório, realização dos arranjos musicais, divisão dos artistas pelas diferentes atuações em coordenação com os outros Departamentos artísticos, bem como dar os ensaios das atuações.

Candidaturas:

1º - Avaliação por formulário.

2º - Entrevista online a ser marcada posteriormente.

Inscreve-te aqui!

Até às 23h59 de dia 2 de setembro


NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE!


Solvin' It | 2ª Call de Monitores (1º Semestre)

O projeto Solvin’It está a preparar o 1º semestre, para que ninguém se perca nas moléculas de bioquímica, rebente um fusível a fisiologia, nem pense em desistir de anatomia!

Perdeste a 1ª fase de inscrições? Não te preocupes, de 8 a 20 de setembro, estão abertas as candidaturas a Monitor Solvin’It. Aceitas o desafio?

Então, escolhe a tua especialidade e vem daí!

As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, após algum tempo do fecho das inscrições, serás informado acerca da tua colocação.

Podes, ainda, recorrer às FAQ’s sobre ser Monitor Solvin’It! Aqui, encontrarás perguntas frequentes e a sua resposta, numa compilação de informação de fácil acesso.


E se restar alguma questão, não hesites em contactar-nos para o seguinte endereço de correio eletrónico: solvinit@aefml.pt

4º Call for COs | Practical Essentials

Sentes que o curso é muito teórico e queres ajudar a torná-lo mais prático para os teus colegas? Queres usar a tua criatividade e originalidade para criar workshops e experimentar todos os que quiseres? Então, o Practical Essentials é o projeto para ti.

As inscrições para a Comissão Organizadora do Practical Essentials estão abertas entre os dias 21 e 26 de agosto até às 23h59! Não deixes escapar a oportunidade de fazeres parte da equipa incrível que vai fazer crescer ainda mais este projeto. Inscreve-te aqui.



XIII Edição do Practical Essentials

O Practical Essentials vai decorrer no final de novembro e é uma das atividades organizadas pelo Departamento de Formação e Ciência (DFC) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este projeto surgiu com o objetivo de atuar ao nível da complementação da oferta formativa providenciada pelos cursos da nossa faculdade, através da construção de workshops de cariz prático que visam dar a oportunidade aos estudantes de praticarem novas técnicas e de adquirirem ferramentas essenciais para a futura prática profissional. Com esta edição, a ambição é maior do que nunca, pretendendo-se diversificar ainda mais o leque disponível de workshops, aumentar a divulgação e tornar a imagem mais impactante, de forma a tornar este projeto cada vez mais importante e querido junto da comunidade estudantil.


O que faz a Comissão Organizadora do Practical Essentials?

A Comissão Organizadora do Practical Essentials é uma equipa composta por vários membros dedicados a várias tarefas: a organização, planeamento e gestão de workshops para os anos pré-clínicos; a construção de workshops para os anos clínicos; e a divulgação do projeto, através da produção de imagem. Em grande trabalho de equipa, e com a ajuda da Coordenação Geral, constituída por um membro do DFC e um membro externo à AEFML, estes membros irão edificar mais uma edição deste projeto, de forma a fazer chegar nova oferta formativa ao máximo de estudantes possível.



Como é que me posso candidatar?

O processo de candidatura inicia-se com o preenchimento do formulário, que irá ser avaliado pela Coordenação Geral, à posteriori e de forma anónima, seguido por um momento de entrevista, onde vamos poder conhecer-te melhor.



Queres fazer parte desta equipa imparável e estar por trás da organização destes workshops incríveis e divertidos?  Então vamo qui vamo, começa a tua candidatura com este formulário!

Se surgir qualquer tipo de dúvida, não hesites em enviar-nos um e-mail através do seguinte endereço: formativa@aefml.pt