Barra 2019.png

PARCEIROS

Os nossos principais parceiros no terreno são:

  • AVOMACC (Associação Voluntária de Mães de Crianças Carenciadas);

  • Plataforma Makobo;

  • Paróquia de S. João Baptista do Fomento;

  • Congregação das Irmãs de Santa Doroteia de Moçambique;

  • Núcleo de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (NEM - UM);

  • Associação Capulana;

  • Escolinhas do Sr. Padre Anastácio.

Avomacc

logo.png

A AVOMACC, o nosso principal parceiro no terreno, é uma associação de interesse social, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira. Desenvolve várias atividades, nomeadamente: creche e jardim infantil, para as crianças (integrando atividades de música, dança, teatro, educação física, expressão plástica, língua portuguesa, língua inglesa e matemática), trabalho na machamba (horta), floricultura, venda de flores e produtos hortícolas, costura, venda de produtos de costura e alfabetização, para as mães.

Esta instituição tem como principal objetivo a criação de oportunidades de emprego para mães e mulheres desempregadas e com carências económicas severas, permitindo, simultaneamente, o acesso a educação pré-escolar, alimentação e nutrição adequadas e cuidados de saúde primários para as crianças do seu núcleo familiar com idades entre os 0 e os 5 anos. Enquanto as crianças ficam na creche ou no jardim infantil, as mães trabalham nas diversas atividades da AVOMACC, fomentando, assim, o sentimento de responsabilidade e o compromisso. De um modo geral, pretende-se promover a melhoria das condições de vida destas mulheres e crianças carenciadas, através da educação, alimentação e saúde, e ainda a autossustentabilidade do projeto.

Atualmente, a AVOMACC é dirigida por mulheres moçambicanas que foram acolhidas inicialmente pelo próprio projeto, contribuindo para o incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo local.

A AVOMACC desenvolve a sua atividade em Malhampsene, Matola, província de Maputo, abraçando cerca de 110 crianças carenciadas e 80 mulheres e 10 homens que trabalham nesta associação. A maior parte destas mulheres são jovens, solteiras e com elevado número de filhos (em média 5 filhos), vivendo em casas com poucas condições de habitação e com grandes agregados familiares. Cerca de um terço destas mulheres é HIV+, assim como uma percentagem significativa das crianças. A grande maioria destas mães vive com enormes dificuldades e carências, mas jamais se pode negligenciar o facto de serem trabalhadoras e ávidas de aprendizagem, o que constitui a força motriz da AVOMACC.

Esta associação conta ainda com um importante projeto de apadrinhamento, EU & TU NA AVOMACC, que permite apoiar as crianças mais carenciadas da associação, bem como participar na doação de alimentos para as refeições na escola, cabazes alimentares para as famílias ou combustível para o transporte escolar diário das crianças.


Plataforma makobo


A Plataforma Makobo - Solidariamente Sustentável é um espaço de trabalho coletivo constituído com a missão de promover e fomentar serviços que visem o bem-estar social e a auto-suficiência de grupos menos favorecidos. Através de ações de responsabilização individual e corporativa, realizadas de forma planeada e sustentada, pretende a maximização de aptidões de indivíduos, dotando-os de habilidades para o seu sustento e que contribuam para o desenvolvimento económico, social e cultural da sua comunidade e do País.

O projeto está dividido em várias valências:

  • Sopa Solidária: Distribuição alimentar de sopa e pão em Instituições de apoio social e pelas e ruas da cidade de Maputo. oferecendo diariamente cerca de 400 sopas, beneficiando 2000 pessoas todas as semanas, principalmente idosos e crianças, garantindo que estes tenham, pelo menos, uma refeição condigna por dia. Tem por objetivo o estabelecimento de uma relação de cooperação entre os voluntários e a população-alvo e a reabilitação social através da sinalização de futuros colaboradores. Promove ainda a sensibilização para a problemática da má nutrição em Moçambique. Atualmente, a Sopa Solidária é responsabilidade de jovens moçambicanos que foram inicialmente beneficiários do projeto e é confecionada por restaurantes parceiros e por voluntários do projeto, alternadamente;

  • Sopa Solidária Masterchef:  Uma iniciativa que se realiza todas as semanas e inclui a preparação da Sopa a ser distribuída aos seus beneficiários;

  • Escolinha Solidária: Um espaço de literacia, lúdico e sócio-pedagógico para crianças residentes no Bairro dos Pescadores da Costa do Sol, em Maputo; 

  • Lancheira Solidária: Apoio nutricional para crianças dos 3 aos 17 anos, residentes em bairros periféricos da Cidade de Maputo, a frequentarem o ensino primário público. É entregue uma merenda escolar constituída por uma sopa, um pão, um sumo/leite/água e uma peça de fruta, garantindo uma refeição completa a cada criança. De igual modo, é também feita a avaliação nutricional de cada criança no decorrer do projeto. Em troca deste apoio, é pedido a cada família que proceda à plantação de uma pequena horta, de uma árvore de fruto e de uma árvore de sombra de forma a promover a responsabilização da família e a auto-sustentabilidade da comunidade;

  • Academia de agroecologia: É uma iniciativa que visa capacitar populações mais carenciadas a produzir e consumir alimentos nutritivos. Atende às necessidades de crianças dos 3 a 17 anos e tem como objetivos melhorar a condição física e intelectual de crianças menores de 18 anos e ajudar no desenvolvimento económico e social de Moçambique.

  • Coração Solidário Beira: é uma iniciativa que tem como objetivos proporcionar refeições nutritivas para as crianças que estejam a frequentar a escola, melhorar a disponibilidade e o acesso a produtos cultivados localmente, criar oportunidades de emprego, melhorar as condições de saneamento e investir na educação sobre condições de higiene, atuando nas áreas mais afetadas pelo Ciclone IDAI, ocorrido em 2019, nas comunidades rurais da província de Sofala, no centro de Moçambique.

  • Artesanato Solidário: Produção local de produtos artesanais para venda, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento económico da população e promovendo a arte e cultura moçambicanas. Permite ainda a criação de oportunidades de formação profissional e de emprego para famílias desfavorecidas. Esta linha de produtos é utilizada como imagem do projeto, sendo a distribuição da sopa solidária feita em tigelas artesanais produzidas através desta vertente;

  • O Parquinho Solidário: Espaço lúdico-educativo, itinerante, para diversão e integração sócio-pedagógica de crianças carenciadas, principalmente, para a inclusão social de crianças em situação de sem-abrigo;

  • Doe Uma Hora por um Sorriso: Dinamização de atividades lúdico-pedagógicas com crianças que se encontram internadas no Hospital Central de Maputo;

  • Troca de lixo por apoio alimentar:  É uma iniciativa complementar às iniciativas Sopa Solidária, e Lancheira Solidária, desenvolvida para permitir a inclusão económica e social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, e tem como base a valorização, recolha, reciclagem e reutilização de resíduos como uma alternativa de geração e/ou diversificação de fontes de rendimento de famílias carenciadas. Simultaneamente, permite reduzir o impacto do lixo urbano no ambiente e o uso insustentável dos recursos naturais.


paróquia de s. joão baptista do fomento

A Paróquia de S. João Baptista do Fomento localiza-se no Bairro do Fomento, Matola, contando com o apoio local da Congregação das Irmãs Doroteias.

Junto dos grupos de escuteiros e idosos, a atividade do MMP Mz, isenta de caráter religioso centra se na formação para a saúde direitos humanos e cidadania, assim como na realização de rastreios nesta mesma população.


EsCOLINHAS SR. PADRE ANASTÁCIO

Conjunto de escolas construídas com o apoio da cooperação portuguesa e geridas pelo Padre Anastácio Jorge. As escolas abrangem cerca de 2500 alunos do ensino pré escolar ao 12º ano. A nossa missão passa por formar a comunidade estudantil em literacia em saúde, através de formações em saúde direitos mental, sexualidade, consumos, humanos, entre outras.


Centro de dia Idosos Hulene

Centro de Dia para Idosos localizado no bairro do Hulene, construído com o apoio da cooperação portuguesa e gerido pelo Padre Anastácio Jorge. O principal objetivo do centro é permitir que os idosos tenham acesso a alimentação, cuidados de saúde, nomeadamente medicação e atividades de entretenimento diárias.

A nossa missão passa por formar os profissionais que lá trabalham e realizar rastreios aos idosos.


NEM - Núcleo de estudantes de medicina

Temos como objetivo principal desenvolver e sedimentar a parceria com o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade de Eduardo Mondlane, em Maputo.

Neste sentido, tencionamos fazer atividades conjuntas com os mesmos, nomeadamente workshops, rastreios, momentos de formação e grupos de reflexão, permitindo que eles continuem o trabalho formativo após o término da nossa presença em Moçambique.


Associação Capulana

A associação sem fins lucrativos, constituída em 2013 e que está localizada na aldeia de Ndivinduane, no distrito da Namaacha.

Tem como missão apoiar e proporcionar oportunidades a crianças e jovens na área da educação contribuindo para quebrar o ciclo de pobreza em Moçambique Com isto, pretende ainda dar acesso à nutrição e saúde a crianças e jovens. A nossa missão consiste em dar formações, apelando as necessidades em falta dos jovens no seu processo formativo.