RESSONÂNCIA | Concurso Literário - “desUnião Europeia”

A revista RESSONÂNCIA é um projeto totalmente desenvolvido por estudantes e para os estudantes. Assim, desafiamos-te a pôr à prova a veia artística através do VI concurso literário da RESSONÂNCIA intitulado “desUnião Europeia”.

Tomando como ponto de partida a União Europeia do século XXI, que futuro espera os Direitos Humanos? Entre crises económicas e humanitárias, ascensão de ideologias extremistas e os demais contrastes legislativos de cada estado-membro, queremos que reflitas sobre a sustentabilidade da UE e o compromisso dos Direitos Humanos futuramente, não esquecendo de pôr em prática os valores de empatia e resiliência que são a base da Medicina. 

Inspira-te, investiga e contribui para esta discussão! Envia-nos o teu artigo até dia 19 de novembro!


Consulta o regulamento aqui.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos através de ressonancia@aefml.pt 

Big Mentor Theory | Projeto Mentoring

Banner-01.png

“Inscreveste-te como Mentor?”

Então esta atividade é para ti! 

Apresentamos-te o Big Mentor Theory, uma atividade realizada no âmbito do Projeto Mentoring e com o objetivo de preparar os nossos Mentores para receberem os seus Mentorandos. 

O programa das sessões é o seguinte:

Parte 1 

  • Dinâmicas;

  • Apresentação do Projeto Mentoring;

  • Atividade de grupo; 

  • Desafios (Situações-Problema).

Parte 2

  • Formação sobre “Inteligência Emocional” ou “Liderança e Motivação Pessoal” (Podes inscrever-te na sessão com a formação sobre o tema que mais gostares). 

O Big Mentor Theory terá a duração de 2h e vai contar com diversas sessões ao longo das tardes dos dias 20, 22 e 23 de setembro. Este ano a atividade terá um formato misto, ou seja, poderás optar por uma sessão online ou presencial. Desta forma, podes inscrever-te na sessão cujo horário te seja mais conveniente. Cada sessão terá um número limite de 26 participantes que, durante a Parte 1 da atividade, serão divididos em dois grupos de 13 participantes.

Para além destas sessões, planeámos para ti uma atividade extra que não vais querer perder: um Escape Room outdoor dinamizado pela empresa Timeless. Esta atividade vai decorrer na tarde do dia 24 de setembro, tendo vagas limitadas e um custo associado de 9€ por participante.

Os Mentores pela 1ª vez devem, obrigatoriamente, participar numa das sessões do Big Mentor Theory ou, em alternativa, participar na Sessão de Esclarecimento a acontecer no dia 25 de setembro às 18h. A participação no Escape Room é apenas facultativa.

Ainda assim, reforçamos a importância de participarem no Big Mentor Theory, visto que se trata de uma atividade que oferece uma preparação de Mentores muito completa.

As inscrições para o Big Mentor Theory estão abertas a partir das 19h do dia 15 de Setembro e terminam no dia 19 de setembro às 23h59

Inscreve-te e fica a par dos horários das várias sessões aqui.

Não percas a oportunidade e participa nesta que é uma atividade exclusivamente realizada para os Mentores! 

O Projeto Mentoring conta contigo!

Welcome Week

Dear FMUL Student,

Estás preparado para o retorno dos programas de Mobilidade à FMUL? Gostavas de conhecer melhor os alunos Erasmus incoming?

Então a Welcome Week é o evento para ti! De 27 de setembro a 1 de outubro, decorrerão várias atividades para recebermos os alunos Erasmus na FMUL - mas como sabemos que também estás a pensar na tua própria Mobilidade, preparámos alguns eventos para ti!

No dia 29 de setembro, às 14h, decorrerá a sessão Training4Buddies, uma sessão destinada à capacitação dos nossos Erasmus Buddy, contando com 3 momentos:

  • Choque cultural

  • Como acompanhar um Erasmus Buddy

  • A Experiência de ter um Buddy/Twin


Podes inscrever-te nesta sessão através da plataforma Upevents a partir de dia 15 de setembro até dia 26 de setembro às 23h59.

Também no dia 29 de setembro, às 18h, via Zoom, decorrerá a sessão Get2Know Erasmus - Inscrições, uma sessão de esclarecimentos relativa à inscrição, documentos, e preparação linguistíca para a realização de Mobilidade!

Podes inscrever-te nesta sessão através do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdILu8F5HCQThlqTNyDayOufvX2RV8I1DKd7CY-sBBe_lyKeg/viewform 


Tens até dia 26 de setembro às 23h59 para preencher o mesmo.

Caso tenhas alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do email internacionais@aefml.pt




Dear Erasmus Student,

Are you ready to begin this year in the beautiful city of Lisbon? Are you ready to meet your fellow Erasmus students, your Erasmus buddies, and the Hospital of Santa Maria?

We’ve prepared something especially for you!

From the 27th September to the 1st October the Welcome Week will gather a series of activites dedicated especially for you - from an Hospital tour to a Sunset, will be welcomed by the university and its students association the proper portuguese way.

Check out the program to the Welcome Week below:

Screenshot 2021-09-11 at 19.03.04.png


And don’t forget to fill in this form (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgoaHIU5mnVfRktO_IzhgrUsnoc9AzAzSTSr8wwMhz9DWsJg/viewform ) to enroll in the various activities!

If you have any questions, make sure you contact us via email (internacionais@aefml.pt), faceboook or whatsapp.


Semana do Desporto

16x9.png

As férias foram demasiado curtas e sentes que não estás preparado para voltar à rotina?

O Departamento de Desporto e Bem-Estar da AEFML traz-te a Semana do Desporto! Entre os dias 20 e 24 de Setembro poderás participar em várias atividades desportivas:


Torneio de Padel, dia 20 de Setembro: 

  • Onde? Nos campos descobertos do EUL;

  • A que horas? Às 13h;

  • Custo para sócio AEFML: 6€ por participante + 2€ aluguer de raquete, caso necessites;

  • Custo para não sócio AEFML: 8€ por participante + 2€ aluguer de raquete, caso necessites;

  • Equipa: 2 elementos.


Torneio de Voleibol de Praia, dia 21 de Setembro:

  • Onde?  No campo de areia do Clube de Voleibol de Oeiras;

  • A que horas? Às 14h; 

  • Custo para sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 7€ por participante;

  • Equipa: 4 elementos.


Aula de Surf, dia 22 de Setembro

  • Onde? Na Praia Nova da Costa da Caparica;

  • A que horas? Às 10h;

  • Custo para sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 7€ por participante.


Torneio de Futsal, dia 23 de Setembro:  

  • Onde? No polidesportivo 1 do EUL;

  • A que horas?  Às 14h; 

  • Custo para sócio AEFML: 3€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Equipa: 5 elementos.


Aula de Canoagem, dia 24 de Setembro:

  • Onde? No centro náutico da Marina do Parque das Nações;

  • A que horas? Às 10h;

  • Custo para sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 7€ por participante.

Nos torneios de Padel, Voleibol de Praia e Futsal, o capitão de equipa deve proceder à inscrição de todos os elementos da sua equipa, sendo que o pagamento deve ser feito individualmente, com apresentação do respetivo cartão de sócio. 

Cada atividade tem um número limitado de vagas, pelo que as mesmas serão ocupadas de acordo com a ordem de inscrição. As colocações serão confirmadas por e-mail, através de desportiva@aefml.pt

O pagamento deve ser feito na Tesouraria da AEFML, até dia 15 de Setembro. Caso não seja possível para ti, envia e-mail para desportiva@aefml.pt.

A tua inscrição só será formalizada após realização do pagamento. 

As inscrições abrem amanhã, dia 10 de Setembro, às 21h em:

https://aefml.up.events/activities/view/6321

As inscrições encerram dia 13 de Setembro, às 23h45. Não deixes escapar esta oportunidade! 

Convence os teus amigos e vem começar o ano letivo da melhor forma!

Cursos de Línguas AEFML 2021/2022

Cursos de Línguas AEFML 2021/2022

A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a todos os alunos da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita as vantagens exclusivas que os sócios AEFML têm com esta parceria.

Calendário dos próximos cursos

Inscrições abertas - até 11 de outubro.

Pagamento da inscrição - até 11 de outubro.

Provas de Aferição (níveis não A1, sem certificado prévio) - até 12 de outubro. 

Informação da abertura das turmas/cursos - até 12 de outubro. 

Início das aulas - semana de 11 de outubro.

 

Línguas disponíveis 

Estão disponíveis cursos de:

  • Alemão

  • Checo

  • Espanhol

  • Francês

  • Inglês 

  • Italiano 

  • Japonês

  • Mandarim

  • Português como Língua Estrangeira

O número de horas dos cursos varia consoante o nível do curso e tipologia de curso. Os preços e detalhes dos cursos podem ser encontrados abaixo, no Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2021/22 - 1ªS.

Modo de funcionamento dos cursos

Este ano, os cursos decorrem num modelo híbrido - online ou presencial. Poderás optar por escolher a modalidade à distância - online - ou presencial.

Mediante aviso prévio ao formador, poderá haver modificação da modalidade em que o aluno frequenta o curso.

As vagas são limitadas para ambas as opções.

As turmas terão, no mínimo, 10 alunos. Caso não haja inscrições suficientes, o curso em causa não existirá.

Inscrições 

Inscrições abertas até 11 de outubro.

  1. As inscrições devem ser feitas através do Formulário de Inscrição;

  2. O pagamento da inscrição (25% da totalidade do curso) deve ser realizado através de transferência bancária para IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas” antes da submissão do formulário de inscrição (para que possa ser inserido no mesmo), sendo o limite para a realização deste pagamento, o dia 11 de outubro.

  3. A Declaração de Aceitação do Regulamento assinada (podes assinar digitalmente, sem necessidade de imprimir o documento) deve ser submetida no Formulário de Inscrição;

  4. Caso te inscrevas num nível não A1 e já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido, deves submetê-lo no Formulário de Inscrição;

Preços e pagamento

Testes de Aferição de Nível

Os testes de aferição de nível serão realizados para todos os cursos, com exceção dos níveis principiantes da língua (A1) e dos inscritos que já tenham um certificado de língua prévio (de acordo com o artigo 6º do regulamento). Serão realizados até dia 12 de outubro, com uma componente escrita e oral num horário e local a divulgar.

Horários/ Calendarização dos cursos 

Consulta o documento Calendarização Cursos de Línguas AEFML 2021-22 l 1ºS.

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral. 

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos: a) 75% de assiduidade; b) resultado final igual ou superior a 50% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

Disposições Finais

Consulta o Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2021-22 l 1ºS antes do ato de inscrição.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando e-mail para formativa@aefml.pt.

Inscrições Monitores Solvin' It

O projeto Solvin’It está a preparar o 1º semestre, para que ninguém se perca nas moléculas de bioquímica, rebente um fusível a fisiologia, nem pense em desistir de anatomia!


Mas, para que todos consigamos orientar-nos neste mar de matérias, cadeiras e cadeirões, precisamos de bússolas. Bússolas como tu, que consegues explicar aquele pormenor de Infecciologia que ninguém apanhou e que sabes tão bem Micro que podias dar consultas de medicina do viajante!


De 6 a 10 de setembro, estão abertas as candidaturas a Monitor Solvin’It.

Aceitas o desafio?

Então, escolhe a tua especialidade e vem daí!


As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, após algum tempo do fecho das inscrições, serás informado acerca da tua colocação.


E se precisas de pensar ou tens dúvidas sobre o que é ser Monitor Solvin’It, marca presença na Sessão de Esclarecimentos, no dia 8 de setembro, pelas 12h30, neste ID de reunião Zoom: 326 879 0202.


Podes, ainda, recorrer às FAQ’s sobre ser Monitor Solvin’It! Aqui, encontrarás perguntas frequentes e a sua resposta, numa compilação de informação de fácil acesso.


E se restar alguma questão, não hesites em contactar-nos para o seguinte endereço de correio eletrónico: solvinit@aefml.pt


Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC)

O Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC), que visa aproximar o Departamento de Saúde Pública e Sexual aos estudantes da FMUL, vai entrar numa nova fase, para que a diferença que fazemos juntos chegue cada vez mais longe! Junta-te a nós e faz parte de um Grupo de Trabalho único.

O que faz o GTIC?

Tendo por base os pilares da formação e da intervenção na comunidade, os membros integrantes deste Grupo terão oportunidade de:

  1. Refletir sobre a pertinência e a continuidade das atividades do departamento nos moldes estabelecidos, bem como aspetos das mesmas a melhorar;

  2. Construir e aplicar metodologias de medição de impacto aos projetos vigentes;

  3. Rever e atualizar guiões e apresentações formativas subordinadas a vários temas, como Sexualidade, Saúde Mental, Bullying, Saúde 101, Alimentação Saudável e Sustentabilidade, tendo em consideração um público alvo de diferentes faixas etárias;

  4. Organizar e participar em parcerias pontuais, como atividades de rastreio cardiovascular ou formativas.

Onde me posso candidatar?

Inscreve-te de dia 29 de agosto a 5 de setembro aqui!

Em caso de dúvidas ou sugestões, envia e-mail para saudepublica@aefml.pt.

Comissão Organizadora da XX edição do Hospital dos Pequeninos

O que é o Hospital dos Pequeninos?

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos, cujo principal objetivo é reduzir a ansiedade por elas sentida  quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, diminuindo o “medo da bata branca”. 

A criança leva um peluche ou boneco e percorre várias estações que procuram simular os diferentes serviços hospitalares, sendo ela a responsável pelo “tratamento" do seu boneco.

As edições anuais do Hospital dos Pequeninos decorrem em dois locais:

- Na Cantina I da Universidade de Lisboa, durante uma semana, destinando-se à receção de escolas;

- No Pavilhão do Conhecimento, durante um fim de semana, reservado às famílias.

No ano passado, devido à situação pandémica, foi necessário reinventar a XIX Edição do Hospital dos Pequeninos, que passou a realizar-se no 2º semestre, através de uma plataforma online interativa, que permitiu simular o percurso habitual com as diversas estações do HP.

Nesta edição, durante o 1º semestre, pretendemos voltar à semana de receção das escolas na Cantina I, assim como ao fim de semana no Pavilhão do Conhecimento! Além disto, teremos ainda uma novidade, em parceria com a Casa Pia de Lisboa, que nos permitirá chegar a ainda mais crianças!

Posteriormente, no 2º semestre, queremos também retornar à nossa edição presencial de Setúbal.


O que é a Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP)?

A COHP é um grupo de alunos sonhadores que se compromete a realizar mais uma edição mágica deste projeto, que tem vindo a contar com mais e mais crianças ao longo dos anos. Esta comissão é assim responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e dinamização da mesma.

Gostavas de integrar a organização de uma das atividades mais queridas da AEFML? Esta é a tua oportunidade!

Este ano temos 16 vagas para ti!

Departamentos

Decoração (6 vagas): Este é o departamento que põe à prova a tua imaginação na concretização de todas as coisas que dão vida ao Hospital dos Pequeninos, de acordo com o tema escolhido para cada edição.

Divulgação (2 vagas): Este departamento ocupa-se do importante contacto com jornais, revistas, televisões, entre outros, para divulgação do projeto, assim como do contacto com figuras públicas, fazendo a ponte entre o HP e a/o Madrinha/Padrinho de cada edição. Este ano também pretendemos lançar uma nova música!

Escolas (2 vagas): Este departamento é responsável por contactar escolas primárias e jardins de infância para que as crianças possam vir ao HP, para além de estar também encarregue de  contactar as instituições que apoiamos todos os anos.

Imagem (2 vagas): Os membros deste departamento criam todo o material para a divulgação do projeto, através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, etc.

Logística (2 vagas): Este departamento é responsável pela realização das formações gerais e específicas, contactando oradores e propondo temáticas que possam complementar a nossa formação médica, direcionadas para a área da Pediatria. Os membros deste departamento formam e gerem a Task Force e os Colaboradores do projeto.

Patrocínios (2 vagas): Os membros deste departamento são os responsáveis por angariar todo o material para a construção da decoração do projeto, para além do material médico e brindes para as crianças que vêm ao HP.

Não é necessária experiência em nenhum destes departamentos, só vontade e disponibilidade para aprender.

Nota: Fazer parte da COHP é diferente de ser colaborador! Os colaboradores são todos os colegas que ficam nas diversas estações a receber as crianças durante a semana do Hospital dos Pequeninos.

Como fazer parte da COHP?

Para te inscreveres basta preencheres o seguinte formulário, até às 23h59 do dia 5 de setembro.

O método de seleção para as 16 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados, que decorrerá nos  dias 10, 11 e 12 de setembro.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM TORNAR A XX EDIÇÃO INESQUECÍVEL!

2ª CO& Company

2ª COs&Company BANNER.png

Gostarias de promover a formação e a intervenção na comunidade? Gostarias de poder ajudar a reduzir o “medo da bata branca” sentido por centenas de crianças? Achas que poderias ter impacto na luta contra as discrepâncias e falhas existentes nas áreas da educação e desenvolvimento sociocultural de jovens inseridos em comunidades socialmente carenciadas?

Então esta CO& Company é para ti!

Até ao dia 5 de setembro tens a oportunidade de te inscreveres e integrares uma das seguintes Comissões Organizadoras:

  • Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC); 

  • Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos;

  • Comissão Organizadora do Nexus;

Para saberes mais sobre o trabalho desenvolvido por estas COs e para te inscreveres, clica sobre cada uma delas. 

Esperamos por ti!

Erasmus Buddy e Tandem Project

Tens interesse em fazer Erasmus e queres saber mais sobre a vivência destes alunos?

Queres aprender outra língua sem a necessidade de aulas?

WhatsApp Image 2021-08-25 at 14.37.09.jpeg

Inscreve-te no Erasmus Buddy e Tandem Project preenchendo este formulário até dia 17 de Setembro.

No projeto Erasmus Buddy tens a possibilidade de acompanhar um aluno de Erasmus ao longo da sua estadia em Portugal , nomeadamente, na sua integração e vivência da faculdade, compreensão do funcionamento dos módulos e exames e ainda no conhecimento da cultura e tradições portuguesas.

Enquanto Erasmus Buddy poderás também participar no Tandem Project! Nesta vertente podes aprender uma nova língua e simultaneamente ajudar a aperfeiçoar o português desses estudantes. Como recebemos alunos de vários países europeus, tens a possibilidade de escolher aquela língua que sempre tiveste curiosidade em aprender.

Qualquer dúvida, contacta-nos em internacionais@aefml.pt

Mentores do Projeto Mentoring

Ainda te lembras do teu 1º dia de faculdade? 

Certamente vinhas cheio de vontade de encarar este novo desafio, mas também com alguns medos e incertezas sobre o que te esperava. 

Este ano isso não será diferente para os teus futuros colegas. Para muitos deles, setembro será sinónimo do começo de uma bonita jornada, mas também será sinónimo de inquietação e pouca certeza sobre o que reserva esta viagem. 

Gostavas de acompanhar os alunos recém-chegados e de os ajudar com as tuas experiências e conselhos?

Banner Mentores.png

Então este desafio é para ti! 

As inscrições para MENTORES estão abertas!

O Projeto Mentoring tem como um dos seus maiores objetivos a integração dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social, através do acompanhamento por parte de um mentor que, sendo já conhecedor da faculdade, pode partilhar as suas experiências.

Existem quatro categorias de Mentores, podes inscrever-te na que mais se adequa a ti:

  • Mentores de 2º e 3º ano do MIM - Atribuídos a Mentorandos de 1º ano do MIM.

Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui!

  • Mentores de 2º e 3º ano da LCN - Atribuídos a Mentorandos de 1º ano da LCN.

    Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui! 

  • Mentores Licenciados e/ou Trabalhadores-estudantes do MIM - Atribuídos a Mentorandos Licenciados e/ou Trabalhadores-estudantes do MIM.

    Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui!

  • Mentores de 4º e 5º ano do MIM - Atribuídos a Mentorandos vindos da UMa para ingressar no 3º ano do MIM.

    Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui!

As inscrições estão abertas até dia 5 de setembro às 23h59. 

Informações importantes: 

  • Para os mentores pela 1ª vez é obrigatória a presença numa atividade para mentores a anunciar brevemente (excepto em situações justificáveis);

  • O match Mentor-Mentorando é feito com base nos gostos, interesses e características pessoais que mais se assemelham entre ambos.

Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE)

Screenshot 2021-08-07 at 00.24.50.png

A Comissão de Acompanhamento de Erasmus tem o intuito de disponibilizar apoio à chegada e durante a estadia dos estudantes incoming, criando um programa social que permita uma maior aproximação entre os participantes.

 

O que faz a CAE? 

Apoio aos alunos Erasmus +

A este nível, atuamos com os seguintes objetivos:

  • Contribuir para a integração dos alunos Erasmus através:

    • da apresentação e divulgação dos programas e iniciativas sociais e culturais dinamizados pela AEFML  

    • da receção aos alunos Erasmus durante a primeira semana de aulas, no primeiro e no segundo semestre, com a realização de visitas guiadas pelo HSM e Edifício Egas Moniz, dando a conhecer algumas localizações importantes como os serviços da Faculdade, salas de aulas, auditórios e espaços de estudo.

    • da dinamização de atividades que promovam o intercâmbio cultural e social entre alunos Erasmus e alunos da FMUL

  • Ajudar no esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento de diversos aspetos da Faculdade e colaborar com as Comissões de Curso dos diferentes anos, de forma a promover a comunicação entre os estudantes Erasmus e os docentes e institutos.

  • Divulgar o Erasmus Student Guide, ferramenta importante para a adaptação dos Erasmus à cidade de Lisboa e à Faculdade.

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CAE é feita tendo por base 2 momentos: primeiramente através da avaliação anónima de formulários e, de seguida, entrevistas aos candidatos com melhores formulários.

 

Como me posso candidatar?

Podes inscrever-te até dia 15 de Agosto às 23h59 através deste formulário.

Comissão Organizadora da 8ª Edição do Beyond MEd

Queres fazer parte da Comissão Organizadora do congresso de educação médica da nossa faculdade? 

Este ano, contamos com a 8ª Edição do Beyond Med e tu podes torná-la memorável!

Beyond MEd 21 banner.png

A educação médica é um mundo muitas vezes desconhecido pelos estudantes de medicina mas que define muito a sua preparação para o futuro. 

Rodeada de inovação, partilha de experiências e vontade de preparar cada vez melhor os futuros médicos, o tema da educação médica é fulcral no nosso dia a dia de estudante. 

Os grandes desafios vividos nos últimos tempos pelo ensino médico, dão espaço à tua criatividade e inovação, por isso, se queres contribuir para a discussão mais informada dos nossos estudantes sobre esta área, esta é a tua oportunidade! 

O que faz a CO Beyond Med e quais as vagas disponíveis?

  • Departamento Científico: 3 Vagas

Este departamento é responsável por investigar oradores para o congresso, bem como por discutir as temáticas mais específicas abordadas no mesmo. 

Para além disso, é ainda responsável pelos temas dos workshops e contacto dos seus formadores. 

  • Departamento de Logística: 1 Vaga

Este departamento é responsável pela organização logística do evento, ou seja, trata dos espaços presenciais e virtuais, das inscrições e da recepção aos oradores. Para além disso, é ainda responsável por estabelecer as parcerias do congresso. 

  • Departamento de Relações Externas: 1 Vaga

Este departamento é responsável por estabelecer o contacto com as diferentes escolas médicas nacionais e internacionais.

  • Departamento de Imagem: 3 Vagas

Este departamento é responsável pela imagem e divulgação do congresso, nas várias plataformas virtuais. Além disso, é ainda responsável pelo Site do Congresso. 

Como me posso candidatar?

Podes candidatar-te à CO Beyond Med através do seguinte formulário

As inscrições terminam dia 15 de agosto às 23h59

Como será feita a seleção dos candidatos?

O método de seleção consistirá na análise das respostas ao formulário, realizada anonimamente. 


Vem fazer parte do Beyond Med! 

Esperamos por ti!!

Comissão Organizadora do Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 (CO-Ment)

Gostas de desafios?

Gostas de trabalhar em equipa?

Sempre quiseste organizar atividades relacionadas com a mentoria?

Então trazemos-te a oportunidade de integrares a Comissão Organizadora do Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 (CO-Ment).

O Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 resulta de uma parceria entre o GAE (Gabinete de Apoio ao Estudante) da FMUL e o DPEM (Departamento de Pedagogia e Educação Médica) da AEFML. 

Podes saber mais sobre esta e outras parcerias com o GAE aqui!

O que faz a Comissão Organizadora do Mentoring e do Mentoring 2.0?

No ano 2021/2022, o Projeto Mentoring conta a sua 8ª edição, tendo como grande objetivo a integração dos novos alunos na FMUL, através da atribuição de um mentor de anos mais avançados. Já o Projeto Mentoring 2.0 terá a sua 4ª edição, tendo como principal objetivo a interação e a partilha de experiências entre os alunos de anos clínicos do MIM e profissionais da área da medicina e, entre os alunos da LCN e profissionais da área da nutrição.

A Comissão Organizadora do Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 desenvolve o seu trabalho ao longo de todo o ano letivo, tendo ainda como objetivo organizar diversas atividades como os Workshops de Soft Skills, o Dia do Mentoring, as Job Talks, entre muitas outras. 

Como me posso candidatar?

Para te inscreveres na CO-Ment precisas de preencher o formulário que se encontra aqui!  

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de agosto às 23h59

Como será feita a seleção dos candidatos?

O método de seleção consistirá na análise das respostas ao formulário, realizada anonimamente, avaliando tanto as motivações como o modo de atuação face a situações-problema, com os quais a Comissão Organizadora poderá ser confrontada durante o exercer das suas funções.

Estão abertas 6 vagas para a CO-Ment, sendo que, podes candidatar-te a uma destas vagas, quer sejas aluno do MIM ou da LCN.


Vem fazer parte desta Comissão Organizadora!

O Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 conta contigo!

Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI)

Banner Solvin it.png

Brevemente irá começar uma nova edição do projeto Solvin’ It e para a construirmos precisamos de ti! Esta é a oportunidade ideal para te juntares à equipa que irá explorar todos os benefícios do peer-teaching e as melhores dinâmicas de ensino-aprendizagem no ano letivo que se avizinha - a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI).

O que faz a COSI?

É uma equipa de 7 pessoas, coordenadas por um membro do Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML e por um aluno bolseiro do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), e divididas pelas várias áreas disciplinares do projeto, de tal forma que coordenam 1 e assistem os trabalhos de mais 1 a 2.

Atualmente, as áreas disciplinares são as que se seguem:

1º Semestre:

● Anatomia (MIM e LCN)

● Bioquímica (MIM)

● Fisiologia (MIM)

● Microbiologia (MIM)

● Infecciologia (MIM)

● Anatomia - pequenos grupos (MIM)

2º Semestre:

● Anatomia (MIM)

● Bioquímica (LCN)

● Fisiologia (MIM)

● Infecciologia (MIM)

● Microbiologia (LCN)

● Neuroanatomia (MIM)

● Patologia (LCN)

● Anatomia - pequenos grupos (MIM)

O trabalho da COSI decorre durante todo o ano letivo e compreende tarefas, como selecionar os monitores, fazer o acompanhamento da construção das várias sessões Solvin’It, entre outras.

Como me posso candidatar?

Entre os dias 8 e 15 de Agosto poderás candidatar-te à Comissão Organizadora do Solvin’ It através deste formulário.

Como será feita a seleção dos candidatos?

Após a inscrição na UpEvents, ser-te-á enviado para o e-mail o formulário de candidatura. Deverás preenchê-lo com a maior atenção e cuidado. Vão ser avaliadas a tua experiência e competência, motivação, criatividade, disponibilidade e capacidade de resolução de situações-problema.

Tudo isto para podermos ter a próxima (e melhor) COSI!

Contamos contigo para fazer desta edição do Solvin’ It a melhor de sempre!

Se tiveres qualquer dúvida não hesites em contactar-nos para o e-mail: solvinit@aefml.pt.

CO’s & Company

Mal acabaste o ano letivo o ano letivo 2020/2021 começaste a fazer planos para o próximo ano? Gostarias de ter a oportunidade de te envolveres em projetos extracurriculares mas ainda não decidiste que novos desafios abraçar?

Para que possas escolher as COs que gostarias de integrar de forma mais atempada, damos-te a conhecer quais as COs que serão formadas ao longo do próximo ano letivo, bem como as respetivas previsões de data de abertura de inscrições. 

1ª CO & Company - de 8 a 15 de agosto

2ª CO & Company - de 29 de agosto a 5 de setembro

 

3ª CO & Company - setembro

4ª CO & Company - Início de outubro

 

5ª CO & Company - Fim de outubro

  • CO Feira Solidária 

  • Task Force Best Buddy 

  • Comissão Organizadora de Intercâmbios

 

Notas: De forma a permitir que o máximo das pessoas possam ter a experiência de pertencerem a uma Comissão Organizadora, um dos elementos que será tido em conta será a tua disponibilidade e integração em outras Comissões Organizadoras.

A data de abertura e de término das CO & Company será sempre divulgada antecipadamente tanto via e-mail, via site e redes sociais (Instagram e Facebook).

 

Já decidiste em qual te pretendes inscrever? Aguardamos por ti! 

Cursos de Línguas AEFML - Verão 2021

Banner - Cursos de Línguas de Verão.png

A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a todos os alunos da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita os descontos exclusivos desta Flash Sale para os sócios e não-sócios AEFML!

Calendário dos próximos cursos

Inscrições abertas - até 30 de junho.

Pagamento da inscrição - até 1 de julho.

Início das aulas - 5 de julho (curso de julho) e 2 de agosto (curso de agosto).

Línguas disponíveis

Estão disponíveis cursos de:

  • Alemão

  • Checo

  • Espanhol

  • Francês

  • Inglês

  • Italiano

  • Português como Língua Estrangeira

O número de horas dos cursos varia consoante o nível do curso e tipologia de curso.

Modo de funcionamento dos cursos (Pandemia COVID-19)

Os cursos decorrerão em formato online.

Inscrições

Inscrições abertas até 30 de junho.

  1. As inscrições devem ser feitas através do Formulário de Inscrição;

  2. O pagamento da totalidade do curso deve ser realizado através de transferência bancária para IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas Verão” antes da submissão do formulário de inscrição (para que possa ser inserido no mesmo), sendo o limite para a realização deste pagamento, o dia 1 de julho.

  3. Caso te inscrevas num nível não A1 e já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido, deves submetê-lo no Formulário de Inscrição;

Preços e pagamento

Os preços e detalhes dos cursos podem ser encontrados na Calendarização Cursos de Línguas AEFML - Verão 2021.

NOTA: Por lapso, não foi incluído o preço dos cursos de Italiano A1, A2 e B1.1 (60 horas). O preço promocional destes cursos é o mesmo dos restantes de 60 horas, ou seja, 190€ para sócios e 200€ para não-sócios AEFML.

Testes de Aferição de Nível

Os testes de aferição de nível serão realizados para todos os cursos, com exceção dos níveis principiantes da língua (A1) e dos inscritos que já tenham um certificado de língua prévio. Serão realizados em dia a divulgar pela LanguageCraft, com uma componente escrita e oral, através de uma plataforma online.

Horários/ Calendarização dos cursos

Consulta o documento Calendarização Cursos de Línguas AEFML - Verão 2021.

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral.

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos:

a) 75% de assiduidade;

b) resultado final igual ou superior a 60% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

Disposições Finais

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando e-mail para formativa@aefml.pt.

Bolsas dos Projetos Mentoring, Mentoring 2.0, Solvin' It e Take On

Email_Todos.png

Depois de um ano preso/a em casa e a meio de duas épocas de exames, só pensas numa coisa: férias.

Se calhar pensas em mais uma... o próximo ano vai ser ativo e desafiante! Se já sonhas com os projetos que te vão tirar a monotonia dos dias, isto é para ti:


Queres abraçar o desafio de co-coordenar o Mentoring, o Mentoring 2.0, o Solvin’It ou de coordenar o Take On?


Na próxima 2.ª feira, dia 21 de junho, abrem as candidaturas para estas Bolsas!


Qual o trabalho dos bolseiros?

Para cada um dos projetos supramencionados há 1 bolseiro que, durante 12 meses tem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de organização e liderança, aprendendo tudo sobre coordenação, enquanto ajuda na construção de atividades que nos são a todos tão queridas. Este trabalho é-te remunerado pela FMUL.


Em que consiste cada projeto?

  • O Mentoring é um projeto de mentoria que procura a integração profícua dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social da Faculdade, minorando as dificuldades de adaptação na transição para o Ensino Superior. 

  • O  Mentoring 2.0 é um projeto de Mentoria Profissional que tem por base o emparelhamento entre estudantes dos anos curriculares mais avançados e profissionais das áreas de saúde e nutrição, bem como investigadores que procurem orientá-los no seu percurso académico.

  • O Solvin’ It é um projeto de peer-teaching que se baseia na realização de sessões dinamizadas por estudantes para estudantes, devidamente validadas por tutores qualificados. 

  • O Take On é um novo projeto de Responsabilidade Social Universitária no qual o estudante bolseiro promoverá iniciativas de ligação à Comunidade, através de atividades de Voluntariado, e irá desenvolver atividades no âmbito da Sustentabilidade Ambiental.


Onde posso saber mais?

Visita os Editais de Seleção cada Projeto para informações mais pormenorizadas, nomeadamente, requisitos de admissão, duração e valor da bolsa, métodos de seleção, formalização (endereços eletrónicos e links) e prazos da candidatura.


Achas que tens o que é preciso? Se estás interessado, até ao dia 4 de julho, às 23h59, só tens mais 2 passos a seguir:

 

  • Documentação para o endereço de e-mail indicado nos editais de seleção, nomeadamente o currículo e carta de motivação.

  • Preencher um formulário online nos links indicados nos editais de seleção – formulário esse constituído por perguntas gerais e situações-problema com as quais o/a co-coordenador(a) se poderá ver confrontado(a).


Nota: Nos projetos Mentoring, Mentoring 2.0 e Solvin’It, esta inscrição com atribuição de bolsa não diz respeito a uma vaga na Comissão Organizadora, mas sim a uma vaga de co-coordenação do respetivo projeto, partilhada com outro(a) coordenador(a), pertencente à Direção da AEFML.

Formações SBV

SBV_face-01.png

A precisar de uma pausa nesta época de exames? Esta é a tua oportunidade!

Se sempre quiseste ter um papel ativo na formação dos mais novos e tens 1 hora para fazer a diferença na vida de alguém, esta atividade é para ti!

Nesta parceria com a ACES Oriental, dia 11 de junho, vem ser formador de Suporte Básico de Vida e passar os teus conhecimentos aos alunos do 9º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel.

Numa formação à base de exercícios práticos e role play, tens 1hora para capacitar uma turma para que se tornem verdadeiros socorristas. 

As inscrições abrem amanhã, dia 5 de junho, às 21h e as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição.

Em Uníssono | "Reinserção Social - Uma Nova Oportunidade"

Em_Unissono_final-02.jpg

O "Em Uníssono"  representa um conjunto de sessões e formações que pretende sensibilizar e formar os estudantes da FMUL para grupos sociais frequentemente discriminados, alguns problemas éticos e violações de direitos humanos, de modo a consciencializar os estudantes em relação ao papel que estes podem ter no igual acesso aos cuidados de saúde por parte desses grupos.

Desta vez, trazemos-te o tema "Reinserção Social - Uma Nova Oportunidade", onde serão debatidas as principais questões e preocupações relativamente ao problema da Reinserção Social de pessoas que frequentaram ou frequentam estabelecimentos prisionais, nomeadamente das dificuldades encontradas a nível das diferenças de oportunidades empregabilidade, da interação social e familiar, da educação.

Junta-te a nós e à APAC Portugal - Reinserção Social | Voluntariado em Prisões e vem aprender um pouco mais sobre esta realidade.

A sessão irá decorrer no dia 12 de maio, das 17h às 19h, via zoom.

Existem 30 vagas disponíveis e esta será uma atividade certificada.

Não deixes escapar esta oportunidade! Inscreve-te na UpEvents.