Guia do TFM, 2024 Revisto
O que é o guia do tfm?
O Guia do TFM (Trabalho Final de Mestrado) foi revisto pela última vez em 2021, e, ainda que o regulamento que rege o Trabalho Final de Mestrado não tenha sido atualizado, o Guia sofria de uma grande falta de informação e conteúdo, necessitando de uma profunda reformulação. Assim, o DPEEM e o CP puseram mãos à obra e revisitaram este tão útil documento.
É um documento que, embora não substitua a leitura do Regulamento que rege o TFM, permite desmistificar muitos dos medos que podes ter em relação à tese, como a definição de um tema, o tratamento de dados, a procura de um orientador, a escrita de um Caso Clínico, a publicação do TFM, entre muitos outros.
Consegues encontrar a versão mais atualizada do Guia ao clicares na imagem acima, assim como no QR Code permanentemente afixado no placard junto à Tesouraria da AEFML (vulgo " na Aninhas"). Claro que, se tiveres alguma dúvida que não seja esclarecida pelo Guia, não hesites em contactar o DPEEM via pedagogico@aefml.pt ou o CP via cp.alunos.fmul@gmail.com.
Reforçamos também que se estás nos anos pré-clínicos reconhecemos que o TFM ainda seja uma avaliação algo distante, mas podes sempre fazer download do PDF para teres o Guia acessível no futuro.
POSSO PUBLICAR O MEU TRABALHO?
Sim! No dia 13 de novembro de 2024 foi apresentada a nova versão do Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (JSCML), uma das revistas científicas médicas mais antigas do mundo, que foi publicada pela primeira vez em 1835 e ressurge agora como uma plataforma (https://jscmed.com) de acesso aberto, sem custos para os autores e com publicações em inglês. O JSCML abordará temas como educação médica, tecnologias da saúde, cuidados interdisciplinares, saúde global e outros temas de relevância para diferentes profissionais de saúde.
O JSCML pretende ser um espaço privilegiado para estudantes universitários, incentivando a publicação dos seus estudos e protocolos. Médicos e outros profissionais de saúde, investigadores, engenheiros e estudantes são convidados a submeterem os seus trabalhos e perspectivas para publicação.
Claro, tal revista apenas se trata de uma sugestão e possível ponto de partida para a publicação do teu TFM.