4ª Call for CO's | Practical Essentials

XIV Edição do Practical Essentials

O Practical Essentials, um projeto organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, tem como objetivo oferecer à comunidade estudantil um conjunto diversificado de workshops práticos que, complementando a formação médica atual, possam fornecer ferramentas úteis para o seu futuro profissional.

O objetivo deste projeto é continuar a criar e a trazer para as pessoas estudantes um leque bastante alargado de workshops focados nos essenciais práticos da medicina e da nutrição.

O que faz a Comissão Organizadora?

Nesta comissão organizadora, o teu trabalho consistirá na organização, planeamento e gestão de diversos workshops clínico-científicos, desde a sua idealização inicial, ao contacto com os formadores e à preparação logística e supervisão dos mesmos. 

Para te apoiar ao longo de todo este processo, contarás sempre com a Coordenação Geral composta por 1 elemento do Departamento de Formação e Ciência da AEFML e 1 elemento externo à mesma.

Sejas da LCN ou do MIM, sabemos que este é o desafio ideal para ti. Se te consideras uma pessoa motivada, criativa e com muita vontade de trabalhar, não percas mais tempo!

Temos 14 vagas para ti divididas por departamentos de workshops clínicos e pré-clínicos.

Candidaturas

As inscrições para a Comissão Organizadora do Practical Essentials estão abertas entre os dias 19 e 25 de agosto até às 23h59, para tal basta preencheres este formulário

Os candidatos serão selecionados pelos coordenadores gerais do projeto. O método de seleção consistirá em 2 fases correspondentes ao preenchimento de um formulário e de uma entrevista Zoom.

Não percas a oportunidade de explorar os bastidores deste projeto e junta-te a nós neste mundo dos workshops!

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através do e-mail formativa@aefml.pt.


4ª Call for CO's | Natal Diferente

O Natal é a tua época preferida do ano? Gostavas de fazer parte do projeto que alegra a época natalícia dos que não a podem passar com quem lhes é mais querido?

O que é o Natal Diferente?

O Natal Diferente é um dos projetos mais emblemáticos organizado anualmente pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML). A organização deste projeto conta, também, com a Associação de Estudantes da NOVA Medical School (AENMS). Mais recentemente, foram também feitas parcerias com a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia de Lisboa e a Student Union da Católica Medical School, conseguindo, assim, chegar a vários estudantes da cidade de Lisboa e da ilha da Madeira, bem como aos seus familiares e amigos.

O projeto tem como missão oferecer um sorriso e companhia àqueles que estão mais sós e tristes, sem conseguirem passar a época natalícia com as suas famílias.

Dinamizamos visitas, atividades e ações solidárias em várias instituições, lares e hospitais, junto de utentes, pacientes internados e profissionais de saúde, não só no dia 24 de dezembro, mas também ao longo deste mês festivo.  Recentemente, começámos também a apoiar uma instituição e a organizar um evento solidário em prol da mesma, para que esta possa ter a sua divulgação na comunidade estudantil, dando a oportunidade aos voluntários de a conhecer e ajudar. 

Seja através da entrega de um presente simbólico, de uma palavra amiga ou mesmo de um pouco de animação, os voluntários tentam levar um pouco de alegria e proporcionar um ambiente familiar àqueles que mais precisam.

O que faz a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora (CO) do Natal Diferente é responsável por preparar tudo o que seja necessário para dar um Natal mais especial a quem mais precisa e julgava não o poder ter! O teu trabalho iniciar-se-á em Setembro e estará concentrado no primeiro semestre, até ao Natal.

Como está estruturada a Comissão Organizadora?  E a que vagas me posso candidatar?

Nesta fase, poderás candidatar-te para um destes departamentos:

Departamento de Imagem (2 vagas): Este departamento é responsável por criar a imagem do projeto através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, vídeos,...

ATENÇÃO: Se estiveres motivado para te candidatares a este departamento e não te sentires à vontade nesta área, não te preocupes! Vamos investir na formação de coordenandos e capacitá-los para realizarem o seu melhor trabalho!

Departamento de Divulgação (2 vagas): Este departamento é responsável pela divulgação e promoção do Natal Diferente nos diversos meios disponíveis: redes sociais, jornais, websites, rádios e televisões, para que tanto a comunidade estudantil como possíveis voluntários externos possam conhecer melhor o projeto. O departamento é ainda responsável por trabalhar em parceria com o departamento de logística e imagem para a iniciativa das “Cartas aos Profissionais de Saúde”. Em colaboração com a Coordenação Geral, também organiza o Evento Solidário.

Departamento de Escolas (2 vagas): Este departamento é responsável por estabelecer o contacto com escolas, para que as crianças façam os postais que são oferecidos, em conjunto com as lembranças e presentes, às pessoas hospitalizadas, institucionalizadas e profissionais de saúde. O departamento também tem como função organizar a recolha destes postais, juntamente com a CO e a Task Force.

Departamento de Patrocínios (4 vagas): Este departamento é responsável por estabelecer o contacto com possíveis empresas parceiras, adquirindo diversos produtos que constituirão os mais queridos presentes e lembranças oferecidos aos utentes dos lares e instituições, às pessoas internadas nos hospitais parceiros no dia de Natal e aos profissionais de saúde!

Departamento de Logística (4 vagas): Este é o departamento que planeia e organiza as visitas hospitalares do projeto. Toda a comunicação e articulação com os serviços hospitalares onde os participantes irão no dia de Natal alegrar os doentes fica a seu cargo! 

Departamento de Animação (3 vagas): Este departamento é responsável por contactar lares e instituições para, durante a época natalícia, ser possível a realização de ações de voluntariado nestes locais. Estas surgem com o intuito de proporcionar companhia às pessoas residentes nestes locais através de inúmeras atividades didáticas. Para além disso, o departamento tem também como objetivo o apoio de diferentes grupos culturais que possibilitarão a animação em lares e instituições, assim como nas visitas hospitalares no dia 24 de Dezembro. 

Como será feita a seleção dos candidatos?

O processo de seleção dos membros da CO do Natal Diferente será realizado em duas fases. Inicialmente, através da avaliação do formulário, em que será mantido o anonimato dos candidatos. Após esta fase, realiza-se uma entrevista, em formato online, aos candidatos com os formulários melhor pontuados, onde será avaliada a tua motivação, experiência, disponibilidade, ideias, capacidade para resolver problemas, entre outros.

Como me posso candidatar?

Para te candidatares, basta preencheres este formulário até às 23h59 do dia 25 de Agosto!

Não hesites em contactar-nos com qualquer dúvida que tenhas, enviando email para nataldiferente@aefml.pt.

Vem fazer parte desta Comissão Organizadora e ajuda-nos a tornar este Natal mesmo Diferente!

3ª Call for COs | Grupo de Trabalho de Sustentabilidade (GTS) 2024/25

Inscrições abertas entre 12 a 18 de agosto de 2024.

Quem somos?

Este grupo tem como principal objetivo reunir pessoas estudantes interessadas nas várias vertentes da sustentabilidade, desde a ambiental à digital, para que juntas possam trabalhar neste âmbito. 

Ao longo do ano letivo, o GTS será responsável, em conjunto com os responsáveis da DAEFML, para as questões de sustentabilidade ambiental, por organizar os vários projetos do ramo da sustentabilidade da AEFML, nomeadamente, a Sebenta Solidária, o projeto Renova-te, a Feira do Cantinho Verde e a Semana da Sustentabilidade. Para além disto, no GTS pretende-se criar um local de discussão sobre estes temas, de forma a que se possam desenvolver outras iniciativas e medidas neste âmbito. 


Vagas disponíveis

Os membros do GTS estarão distribuídos pelos vários projetos a ser desenvolvidos pelo mesmo, sendo que os membros pertencentes à equipa de um determinado projeto são os responsáveis por organizá-lo. Ainda assim, espera-se que todos os membros estejam presentes na dinamização dos vários projetos e iniciativas, pelo que apesar de não ser esperado que organizem um determinado projeto, espera-se que ajudem na sua execução. 

Estão abertas um total de 8 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- Sebenta Solidária: 3 vagas
- Renova-Te e Cantinho Verde: 3 vagas
- Semana da Sustentabilidade: 2 pessoas
- Imagem e divulgação: 1 pessoa

Candidaturas

As candidaturas para o GTS estão abertas entre os dias 12 e 18 de agosto, mediante preenchimento de um formulário

Posteriormente, seguir-se-á a fase de entrevistas, que decorrerão por Zoom, com data e horas a acordar entre o elemento responsável do GTS e as pessoas candidatas. 

Do que estás à espera? Junta-te a nós e vem fazer da FMUL um espaço mais verde!


Se tiveres dúvidas, não hesites em contactar-nos através do endereço sustentabilidade@aefml.pt 


3ª Call for CO's | Nexus

Achas que o teu conhecimento pode chegar mais longe, mas não sabes como? Sentes que as tuas skills de organização e gestão de recursos estão a ser desperdiçadas?
A CO Nexus é para ti!

O Projeto Nexus é um projeto de voluntariado contínuo no qual é fomentada a aproximação das pessoas estudantes a crianças e jovens da cidade de Lisboa. O propósito é apoiar e colmatar carências relativas à educação e desenvolvimento sociocultural destas crianças, com recurso a apoio ao estudo e formações. 

A Comissão Organizadora é responsável por:

  • Estabelecer o contacto com as associações parceiras, auscultando as suas necessidades;

  • Fazer a distribuição e acompanhamento das pessoas voluntárias nas diferentes associações, garantindo que o seu trabalho vai ao encontro do pretendido pela associação e resolvendo possíveis problemas que surjam.

A CO conta com 5 vagas, sendo cada uma das pessoas responsável pelo contacto e acompanhamento de uma das associações parceiras.

De que é que estás à espera? Inscreve-te aqui!

3ª Call for CO's | Best Buddy

Queres ajudar a fazer a diferença no dia a dia das crianças e doentes crónicos internados com uma simples conversa ou um sorriso? Esta Comissão Organizadora é perfeita para ti! Não percas esta oportunidade e vem fazer parte desta equipa!

O Best Buddy é um projeto desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que tem como objetivo promover o acompanhamento de uma criança internada ou de um doente crónico por um estudante da faculdade, contribuindo, assim, para um internamento mais tolerável e para a minimização do desconforto que lhe é inerente. Ambas as vertentes do Best Buddy, Júnior e Sénior, contam com duas edições, uma em cada semestre. 

O que faz a Comissão Organizadora do Best Buddy?

O nosso trabalho, enquanto Comissão Organizadora, passa por contactar os hospitais parceiros, distribuir os voluntários pelos diversos hospitais e fazer todo o acompanhamento do projeto ao longo do ano. Temos 6 vagas abertas à tua espera, sendo que cada membro da CO fica responsável por contactar e acompanhar um hospital.

Como são selecionados os candidatos?

A seleção dos membros da Comissão Organizadora é feita em dois momentos: inicialmente através de um formulário, avaliado de forma anónima, seguido de uma entrevista em formato online aos candidatos com os formulários melhor pontuados.

Como me posso candidatar?

Podes inscrever-te até às 23h59 do dia 22 de agosto através deste formulário.

Caso tenhas alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através de bestbuddy@aefml.pt.



3ª Call for CO's | ContraCorrente

Consideras que as crises migratórias e os direitos humanos são temáticas negligenciadas? Gostavas de colocar um holofote nestas histórias e testemunhos?

Esta CO é mesmo para ti!

O ContraCorrente é um projeto dinamizado pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Tem como principal objetivo a sensibilização da comunidade estudantil para os diferentes contextos de crises migratórias, crises humanitárias, conflitos sociopolíticos e direitos humanos. Pretende fazê-lo através da divulgação destas temáticas usando recursos digitais e organizando palestras, workshops e exposições que permitam essa aproximação da comunidade às diferentes temáticas. Este projeto pretende ainda dinamizar a aproximação das pessoas estudantes refugiadas e dos PALOP à restante comunidade estudantil e organizar momentos de angariação de fundos que possam dar resposta às diferentes crises.

Internamente, há uma Comissão Organizadora que se divide em diferentes departamentos delineados com o intuito de otimizar a concretização dos pilares do projeto. Desta forma, as pessoas estudantes que pretendam integrar a Comissão Organizadora do ContraCorrente distribuem-se pelos diferentes departamentos:

O Departamento de Logística e Patrocínios está responsável por toda a organização dos momentos de divulgação das temáticas para a comunidade (sendo estes as palestras, workshops e exposições) contactando as pessoas oradoras e criando também pequenos kits de oferta às mesmas através de contactos externos que estabeleçam e que permitem a sustentabilidade logística do projeto.

O Departamento de Escrita e Conteúdos encontra-se responsável pela pesquisa e criação dos conteúdos que considerem mais relevantes de partilhar nas redes sociais. 

O Departamento de Imagem gere as redes sociais do contracorrente, construindo publicações apelativas a partir do conteúdo criado pelo Departamento de Escrita e Conteúdos e divulgando os diferentes momentos organizados pelo projeto (por exemplo, a Semana do ContraCorrente). 

O Departamento de Solidariedade estabelece a comunicação com uma instituição a definir que mais beneficie da ajuda possibilitada pelos momentos de angariação de fundos do projeto. Tem a responsabilidade também de manter este mesmo contacto averiguando as diferentes necessidades da mesma e possíveis oportunidades de voluntariado.

Vagas disponíveis:

Departamento de Logística e Patrocínios: 3 vagas

Departamento de Escrita e Conteúdos: 2 vagas

Departamento de Imagem: 2 vagas

Departamento de Solidariedade: 1 vaga

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CO do ContraCorrente é composta por 2 momentos: primeiramente pela avaliação anónima através de um formulário e, de seguida, por uma entrevista.

Se tens interesse em fazer parte deste projeto, preenche este formulário até às 23h59 de dia 18 de agosto.

Contactos:

E-mail: feirasolidaria@aefml.pt

2ª Call for CO's I XXIII Edição Hospital dos Pequeninos

O que é o Hospital dos Pequeninos?

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos, cujo principal objetivo é reduzir a ansiedade que sentem na presença de um profissional de saúde, diminuindo o “medo da bata branca”.  Esta iniciativa foi inicialmente criada e desenvolvida pela European Medical Students Association (EMSA), organização constituída por várias associações de estudantes de Medicina na Europa.

A ideia é cada pequenino ser médico do seu boneco/peluche, percorrendo várias estações, que simulam os diferentes serviços hospitalares.

As edições anuais do Hospital dos Pequeninos decorrem:

  • Na Cantina Velha da Universidade de Lisboa, durante uma semana, destinando-se à receção de escolas;

  •  No Pavilhão do Conhecimento, durante um fim de semana, reservado às famílias.

  • Em Setúbal, durante um fim de semana, reservado também às famílias. 

  • No Hospital de Dona Estefânia, dedicado às crianças que estão internadas ou que vão às consultas externas do mesmo.

Este ano pretendemos inovar e criar mini edições em escolas da região de Lisboa, que por motivos de distância ou incapacidade financeira, não lhes é possível ir às edições principais.  


O que é a Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP)?

A COHP é um grupo de alunos sonhadores que se compromete a realizar mais uma edição mágica deste projeto, que tem vindo a crescer ao longo dos anos. Esta comissão é assim responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e dinamização da mesma.

Gostavas de integrar a organização de uma das atividades mais queridas da AEFML? Esta é a tua oportunidade!

Como está estruturada a Comissão Organizadora e que vagas temos disponíveis para ti?

A Comissão Organizadora inclui os Departamentos de Imagem e Divulgação, Decoração, Logística e Patrocínios e Escolas.. 

Estas são as vagas disponíveis para ti, acompanhadas de uma descrição acerca do trabalho de cada Departamento:

  • Decoração (6 vagas)

    Este é o departamento que põe à prova a tua imaginação na concretização de todas as ideias que dão vida ao Hospital dos Pequeninos, de acordo com o tema escolhido para a edição.

  • Escolas (2 vagas)

    Este departamento é responsável por contactar escolas primárias e jardins de infância para que as crianças possam vir ao HP. Além disto, está também encarregue de contactar as instituições solidárias que apoiamos todos os anos, dinamizando os meios de apoio oferecidos.

  • Imagem e Divulgação (4 vagas)

    Os membros deste departamento criam todo o material para a divulgação do projeto, através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, etc. Além disso, têm como objetivo a criação de passatempos para dinamizar as redes sociais, com o intuito de aumentar a visibilidade do projeto a nível nacional e internacional, assim como o número de participantes em cada edição. Este departamento também se ocupa do importante contacto com jornais, revistas, televisões, entre outros, para divulgação do projeto, assim como do contacto com figuras públicas para a promoção do mesmo.

  • Logística (3 vagas)

    Este departamento é responsável pela organização das formações gerais e específicas, contactando oradores e propondo temáticas que possam complementar a nossa formação médica, direcionadas para a área da Pediatria. Adicionalmente, é também sua função formar e gerir a Task Force, bem como gerir os turnos, tanto dos colaboradores como da equipa CO+Task nos dias do projeto.

  • Patrocínios (3 vagas)

    Os membros deste departamento são os responsáveis por angariar todo o material para a construção da decoração do projeto, para além do material médico e brindes para os kits das crianças que vêm ao HP através do contacto com empresas e estabelecimentos de parcerias.


    Não é necessária experiência em nenhum destes departamentos, só vontade e disponibilidade para aprender.

Como fazer parte da COHP?

Para te inscreveres basta preencheres o seguinte formulário , até às 23h59 do dia 11 de agosto.

O método de seleção para as 18 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.


NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM DEIXAR A TUA MARCA NA XXIII EDIÇÃO DO HOSPITAL DOS PEQUENINOS!!

1ª Call for CO's | AIMS Meeting 2025

Nós somos AIMS, e Tu? Queres ser AIMS?

AIMS Meeting 2025

O AIMS Meeting - Annual International (bio)Medical Students Meeting - é o maior congresso Biomédico da Europa organizado exclusivamente por estudantes.

Ano após ano, o AIMS Meeting tem sido um palco para oradores ilustres e para o debate de assuntos relevantes e instigantes. Mais do que isso, é um fórum onde a comunidade estudantil pode expor as suas ideias e receber o reconhecimento que merece.

O AIMS Meeting não é apenas um palco para personalidades de renome, mas sim para todos os que desejarem participar e fazer parte da sua construção.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A Comissão Organizadora do AIMS Meeting é formada por 27 pessoas divididas por departamentos:

Departamento Científico - 6 vagas

O Departamento Científico é composto por 2 coordenadores e 6 coordenandos. Sendo da sua responsabilidade a oferta formativa do congresso nas suas inúmeras vertentes: Módulos temáticos, Keynote Lectures, workshops, competições e Ask Me If You Can.

Departamento de Imagem e Comunicação - 4 vagas

O Departamento de Imagem e Comunicação é constituído por 2 coordenadores e 4 coordenandos. O seu trabalho passa pela construção de toda a identidade visual, branding e merchandising do congresso. Além disso, está encarregue da gestão das redes sociais e outros meios de divulgação do evento.

Departamento de Logística e Fundraising - 6 vagas

O Departamento de Logística e Fundraising é formado por 2 coordenadores e 6 coordenandos. Este será responsável pela angariação de apoios logísticos e financeiros bem como pela logística do congresso. Adicionalmente, irá dinamizar o programa sociocultural e suas vertentes: AIMS LivingAIMS Giving e AIMS Green.

Departamento de Relações Públicas - 2 vagas

O Departamento de Relações Públicas é constituído por 1 coordenador e 2 coordenandos. Está encarregue pelo processo de inscrições assim como pelas parcerias e divulgação em outros congressos nacionais e internacionais.

CANDIDATURAS

As Candidaturas para coordenando na Comissão Organizadora do AIMS Meeting 2025 estão abertas e encerram no dia 4 de Agosto às 23:59.

O processo de seleção será feito através de um formulário escrito e de uma entrevista por Zoom, na qual poderás partilhar connosco as tuas ideias inovadoras e demonstrar a tua motivação.

De forma a te candidatares, deves preencher este formulário.
Podes encontrar mais informações sobre o projeto e processo de candidatura neste documento.

Se tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do e-mail: general@aimsmeeting.org.

Nós Somos AIMS, e Tu? Queres ser AIMS?

1ª Call for CO's | V Edição Nutri

V EDIÇÃO DO NUTRI2GO

O Nutri2Go é um congresso que tem como pilar fundamental a promoção da literacia em saúde na área das Ciências da Nutrição e que surgiu pela necessidade de valorização desta área.

Após quatro edições incríveis, pretendemos manter a nossa motivação e pilares fundamentais deste projeto na preparação da quinta edição do Nutri2Go.

Quer sejas de nutrição ou medicina temos espaço para ti e para a tua voz nos nossos departamentos, onde poderás para partilhar as tuas ideias!

 

Como é constituída a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora (CO) do Nutri2Go é responsável pela preparação do congresso no seu todo, dinamização e ótimo funcionamento e articulação entre todos os membros da CO nos tão esperados dias do congresso!

 

Esta é a tua oportunidade de fazeres parte da equipa e tornar esta experiência única!

 

Departamento de Imagem e Divulgação (DID) - 4 vagas

Responsável por todo o branding do congresso, criação de conteúdos e gestão das redes sociais, alcançando uma comunicação adequada ao público-alvo.

Departamento de Logística e Apoios Financeiros (DLAF) - 4 vagas

Responsável pela organização e decoração dos espaços utilizados no congresso, bem como pela organização do coffee break, em conjunto com o Departamento de Patrocínios. É também responsável pela procura de possíveis parceiros financeiros e, consequente angariação de apoios.

Departamento de Oradores e Formadores (DOF) - 4 vagas

Responsável pelo planeamento e seleção das temáticas a serem abordadas no congresso, tanto ao nível das palestras, como dos workshops, bem como pelo respectivo painel de oradores e formadores, que se alinhe com os objetivos do congresso.

Departamento de Patrocínios (DP) - 3 vagas

Responsável pela formação de parcerias com marcas de interesse para o projeto, e organização dos kits, tanto físicos como virtuais. Procura de parceiros para giveaways e para o coffee break e, posteriormente, este departamento é responsável pela montagem e distribuição dos kits físicos.

Departamento de Relações Públicas (DRP) - 2 vagas

Responsável pela procura e contacto de possíveis parceiros/instituições/organizações na área da nutrição que possam expandir a divulgação do congresso. Além disso, coordena a logística de inscrições e bilhetes para o congresso, assim como do Programa de Embaixadores.

 

Como me posso candidatar para a CO?

Para te inscreveres, basta preencheres este formulário que estará disponível de 29 de julho a 4 de agosto às 23:59!

A posterior seleção tem por base a avaliação deste formulário, seguido de uma breve entrevista online.

Se ficaste com alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do nosso e-mail nutri2go@aefml.pt.

 

Não percas esta oportunidade e vem fazer parte da equipa!!

 

Call for Coordenadores

Já ouviste falar em Comissões Organizadoras e tens interesse em participar numa? Gostavas de orientar uma mini-equipa? Tens acima de tudo vontade de fazer mais e fazer parte de algo?

Esta é a tua oportunidade!

Regulamento Geral de Comissões Organizadoras e Projetos Transversais 

Já conheces este regulamento? Com ele tens a oportunidade de te candidatares a Coordenador de um dos Departamentos das nossas COs!

Podes consultar o regulamento aqui!


Se te estás a questionar: “Mas se eu nunca fiz parte de uma CO, posso candidatar-me já a Coordenador de um departamento?”

A Resposta é SIM! Se tu acreditas que tens algo para dar e sentes que podes crescer nesse cargo, nós também acreditamos e confiamos que serás uma mais valia para os nossos/teus projetos! 

Consulta abaixo as informações sobre cada Comissão Organizadora - onde encontras também o link de inscrição!


AIMS MEETING

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


HOSPITAL DOS PEQUENINOS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


NATAL DIFERENTE

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


Nutri2Go

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


OLIMPS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


RESSONÂNCIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


SARAU CULTURAL

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


Desafia-te e aproveita esta oportunidade de cresceres e dares um pouco de ti!

Estágios Nacionais ANEM 2024

A 2ª fase de inscrições para os Estágios Nacionais da ANEM já abriu!

Clica nos links a seguir para consultares os mapas de vagas:

E para te inscreveres, até dia 16 de junho, utiliza os seguintes links:

Para mais informações e para teres acesso aos templates dos documentos necessários para realizares a tua inscrição clica aqui.

Qualquer outra dúvida, podes também consultar o Regulamento, disponível no linktree do Instagram @estagios.anem, ou contactar-nos através de formativa@aefml.pt.

Solvin' It | 2ª Call de Monitores (2º semestre)

Pensavas que tinhas deixado escapar a possibilidade de ser Monitor Solvin’ It? Acabaste agora a época de exames e percebeste que queres aproveitar o 2º semestre para ajudar os teus colegas?

Aqui está a tua oportunidade! Aproveita e inscreve-te até dia 1 de março nestas Áreas Disciplinares:

As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, após algum tempo do fecho das inscrições, serás informado acerca da tua colocação.

Podes, ainda, recorrer às FAQ’s sobre ser Monitor Solvin’It! Aqui, encontrarás perguntas frequentes e a sua resposta, numa compilação de informação de fácil acesso.

E se restar alguma questão, não hesites em contactar-nos através do seguinte endereço de correio eletrónico: solvinit@aefml.pt

Call for Delegation | Spring Assembly'24

Já ouviste que a AEFML está representada numa Federação europeia? Queres participar num evento internacional, na Alemanha, em representação da AEFML? Então, lê com atenção!

Nos próximos dias 9 a 12 de maio, será realizada a Spring Assembly' 24 da EMSA! Este evento realizar-se-á em Tübingen, na Alemanha, e a AEFML tem 3 lugares à tua espera! 

De seguida, encontras algumas informações importantes, que te aconselhamos a ler na íntegra:

O que é a Spring Assembly (SA'24)?

A Spring Assembly corresponde a uma das duas General Assemblies anuais da EMSA. 

Nesta, terás a oportunidade de discutir com estudantes de medicina de outros países da Europa, tal como ajudar a construir o caminho da EMSA nos próximos meses! 

Para além disso, terás a oportunidade de participar em formações no âmbito da temática: "INNOVATIVE MEDICINE"

Como posso participar?

A AEFML tem 3 vagas disponíveis, sendo que, para tal, deves enviar a tua candidatura para gestao@aefml.pt até ao final do dia 23 de fevereiro!

A candidatura deve incluir uma Carta de Motivação e Declaração de Matrícula respetiva ao presente ano letivo. As candidaturas serão avaliadas de acordo com os seguintes parâmetros: motivação, planos de preparação para a SA'24, planos de envolvimento futuros e descrição pessoal (pontos fortes e fracos)!

Serão selecionadas as melhores 3 candidaturas para participar na SA'23!

Que custos associados existem?

A Spring Assembly' 24 apresenta um valor 220 euros que inclui alojamento e refeições nos dias do evento.

A AEFML tem um apoio para 2 pessoas, cujo objetivo é ajudar estudantes da FMUL a participar na SA'24!

Para o pedires, deves enviar no e-mail de candidatura a informação de que, também, te gostavas de candidatar ao apoio. As candidaturas serão avaliadas segundo os parâmetros supramencionados e presentes no regulamento respetivo. Serão selecionadas as melhores 2 candidaturas para obter o apoio!


Caso tenhas alguma dúvida adicional, não hesites em entrar em contacto!

Estamos à tua espera, junta-te à delegação!

Solvin' It | Call de Monitores (2º semestre)

O projeto Solvin’ It está a preparar o 2º semestre, para que ninguém se perca nas vias de neuroanatomia, rebente um fusível a fisiologia, nem pense em desistir de anatomia!

Viste a Call de Monitores para Neurofarmacologia, mas preferes ser monitor de outras cadeiras? Não te preocupes, de 29 de janeiro a 16 de fevereiro, estão abertas as candidaturas a Monitor Solvin’ It. Aceitas o desafio?

Então, escolhe a tua especialidade e vem daí!

As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, após algum tempo do fecho das inscrições, serás informado acerca da tua colocação.

Podes, ainda, recorrer às FAQ’s sobre ser Monitor Solvin’It! Aqui, encontrarás perguntas frequentes e a sua resposta, numa compilação de informação de fácil acesso.

E se restar alguma questão, não hesites em contactar-nos para o seguinte endereço de correio eletrónico: solvinit@aefml.pt

XXX Olimpíadas da Medicina | Inscrições

Excelentíssimo atleta olímpico,

Ano novo, vida nova, novo e-mail

E adivinha o que chegou com ele? A fase de inscrições das XXX Olimpíadas da Medicina!

Puedes apostarlo! A fase de inscrições começa já amanhã, dia 3 de janeiro (quarta-feira), às 21h, na plataforma UpEvents. Tal como o ano novo, decidimos também inovar, por isso, atribuímos a cada representante do grupo um dia em que terá de realizar a inscrição do seu grupo. Se ainda não sabes o teu dia, vai já ver! 

Quer tenhas ficado dia 3 (quarta-feira), dia 4 (quinta-feira), dia 5 (sexta-feira) ou dia 6 (sábado), não te preocupes pois as vagas serão o mesmo número para todos os dias. No entanto, atenção às horas, atleta! Nesta fase, a ordem de submissão das informações é tida em conta! Assim, prepara o teu relógio pois estas abrem sempre às 21h, sendo que fecham no dia seguinte, às 12h.

Tal como consta no Regulamento de Inscrições, as inscrições são feitas em grupos de 4 elementos e apenas o responsável do grupo deve submeter as seguintes informações:

  • Código de identificação atribuído à pessoa responsável do grupo (podes encontrá-lo no mesmo e-mail em que recebeste o dia);

  • Nome completo do responsável do grupo;

  • Número do documento de identificação de todos os elementos do grupo;

  • Código de inscrição (n.º do BI/CC do responsável do grupo – ano curricular do responsável/EXT).

    • Exemplo 1: 88888888 – 4 (o responsável é aluno do 4.º ano e tem número de BI/CC 88888888);

    • Exemplo 2: 99999999 – EXT (o responsável não é aluno da FMUL e tem número de BI/CC 99999999).

Relembramos, também, que todos os grupos cuja inscrição se confirme (através de um e-mail proveniente do endereço olimpiadas@aefml.pt) devem proceder ao pagamento da 1.ª prestação ou da totalidade da participação na semana de 15 a 23 de janeiro de 2024, mediante a modalidade de pagamento escolhida por cada membro do grupo e o ano curricular do responsável (consultar o artigo 5.º do Regulamento de Inscrições).

Nesta semana, devem, ainda, ser entregues os seguintes documentos (consultar o artigo 6.º do Regulamento de Inscrições):

  • Termo de responsabilidade, devidamente assinado;

  • Cartão de Sócio AEFML de todos os elementos do grupo que sejam sócios AEFML;

  • Fotocópia do documento de identificação de cada elemento do grupo, assinada pelo próprio.

Agora sim, estamos prontos para criar novas memórias? Juntas-te a nós?

#Há3DecadasACriarMemórias




Concurso da T-Shirt Olímpica | XXX Olimpíadas da Medicina

Atleta olímpico,

A arte é um dos teus escapes? Gostavas de ir às Olimps sem teres de pagar nada, chegar lá e ter o teu desenho nas t-shirts de todos os atletas?

Então, o Concurso da T-shirt Olímpica está aqui para ti!

O que podes ganhar?

1.º Prémio

Pacote de Participação (oferta do alojamento + transporte).

Estampagem do desenho na t-shirt dos participantes.

2.º Prémio

Valor da última prestação de Participação (oferta da última prestação valor do alojamento + transporte)

Estampagem do desenho na credencial da CODM

Menção Honrosa

Impressão do desenho no Guia Olímpico

Como podes participar?

Cria um desenho à altura das XXX Olimpíadas da Medicina e envia-o, respondendo a este formulário, entre 14 e 27 de Dezembro.

Consulta a seguinte pasta para teres acesso a todos os logótipos, caso os pretendas utilizar, e ao regulamento do concurso, que deverás ler para saberes todos os pormenores da realização do concurso e da escolha do vencedor!

Nota: O valor da caução não está integrado no prémio, pelo que deve ser pago e terá as mesmas regras de reembolso que se aplicam a todos os restantes participantes.

XXX Olimpíadas da Medicina | Pré-inscrições

Nós já fizemos as nossas apostas.

E tu estás pronto para apostar tudo nas Olimps?

Atleta olímpico, acorda! 

Chegaram as pré-inscrições para as XXX Olimpíadas da Medicina! Esta fase destina-se a todas as pessoas interessadas em participar e a sua realização na plataforma UpEvents é obrigatória para a posterior inscrição na fase subsequente, bem como vinculativa. Por isso pensa bem!

Por agora, o preenchimento do formulário deve ser feito individualmente e a ordem de submissão não será tida em conta. No entanto, com os 30 anos vêm também novos desafios e, por isso, este ano pedimos que indiques já quem será o responsável do teu grupo. Assim, apressa-te já a criar o teu grupo, pois as pré-inscrições abrem hoje, dia 13 de dezembro, às 21 horas e fecham às 21 horas do dia 22 de dezembro.

A esta fase seguir-se-ão, em janeiro, as inscrições por grupo, de acordo com a tipologia existente (quartos de 4 pessoas). Este ano estas funcionarão de uma forma um pouco diferente, deste modo e, para te ajudar com todas as burocracias inerentes ao processo de inscrição, aqui tens o Regulamento de Inscrições e o Guia de Inscrições, que aconselhamos a que leias na íntegra. Caso te surja alguma questão, não hesites em colocá-la através do e-mail olimpiadas@aefml.pt.

#Há3DécadasACriarMemórias

Feira do Cantinho Verde

A Feira Cantinho Verde é um projeto do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, que foi criado para promover a escolha de alternativas sustentáveis durante a quadra natalícia, bem como para dar a conhecer os small businesses dos estudantes e, assim, permitir o seu crescimento. Esta iniciativa tem também como objetivo vender a roupa em segunda mão recolhida pelo projeto Renova-te.

Entre os dias 11 a 15 de dezembro, no corredor 01 (corredor da AE), vem visitar as bancas e a Feira do Renova-Te, na sala Multiusos.

O Renova-Te é um projeto que foi criado para combater a cultura da fast fashion e tornar a vertente da Sustentabilidade Ambiental mais acessível e apelativa aos estudantes da FMUL.

Esta iniciativa, pensada e organizada pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, pretende incentivar o espírito sustentável na Comunidade Estudantil.

De 11 a 15 de dezembro, entre as 14h e as 18h, vem visitar a Feira de Roupa em Segunda Mão, na Sala Multiusos. Poderás encontrar peças de todo o tipo, submetidas pelas pessoas estudantes da FMUL nas últimas semanas.

A compra deverá ser feita em numerário, à saída da Feira.

Não há qualquer restrição à participação na Feira, por isso, mesmo que não tenhas submetido qualquer peça de roupa, poderás adquirir os artigos que pretenderes.

A Feira de Livros em Segunda Mão é uma iniciativa que foi desenvolvida pelo GTS e a Livroscopia, de forma a oferecer às pessoas estudantes da FMUL a oportunidade de adquirir livros em segunda mão.

De 11 a 15 de dezembro, entre as 14h e as 18h, poderás encontrar-nos numa banca no Corredor da AE!

Atenção: as compras deverão ser feitas em numerário.

Small Businnesses

Durante a feira poderás contar com vários pequenos negócios, tanto de estudantes da FMUL como externos! As bancas estarão no corredor da AE, não percas a oportunidade de os ir visitar!

Trixy (@trixyearrings)

“Brincos feitos à mão em argila de polímero e aço inoxidável. Comecei na pandemia como hobby e descobri uma paixão.”

Horário: Dias 11 e 12, todo o dia, e 13 de manhã

Amena Ceramics (@amenaceramics)

“Peças de cerâmica feitas e pintadas à mão.”

Horário: Dia 11, todo o dia

Atelier Macramé (@atelier_macrame_)

“Comecei na pandemia a fazer peças em Macramé e depois participei em alguns mercados de Natal e feiras de artesanato.”

Horário: dias 11 e 13, de manhã

Bé’s Little Things (@bes.littlethings)

“Vendo acessórios de missangas: desde colares, a brincos, anéis e pulseiras de todas as cores e feitios! “Give colour to your life””

Horário: dias 11, todo o dia, e dias 12, 13, 14 e 15, à tarde

Meraklay (@meraklay.shop)

“A Meraklay é uma loja de brincos artesanais. O nome é inspirado na palavra grega “Meraki”, que significa fazer algo com alma, criatividade e amor.”

Horário: dia 11, à tarde

Pretty Dreams (@prettyy_dreamss)

“A Pretty Dreams começou pelo meu gosto em fazer croché. Inicialmente seria apenas um hobbie, mas tornou-se uma terapia. Com o tempo fui aperfeiçoando a técnica e, através da minha mãe (também apaixonada por esta arte), conheci os amigurumis. Os amigurumis são peluches em croché que sendo feitos à mão, são únicos e totalmente personalizáveis.”

Horário: dia 12, à tarde, e dias 13, 14 e 15, todo o dia

Tempering Chocolate (@tempering.chocolate)

“Começou no 12º ano, antes de entrar na faculdade, com uma tia a pedir-me para cozinhar bolachas para o batizado do meu primo. Toda a gente adorou as bolachas e eu comecei a fazer pastelaria por encomenda.”

Horário: dias 12 e 13, à tarde

Brinko (@brinkoconceptstore)

“Brinko é um small business que nasceu em setembro de 2023, com o intuito entusiasta de oferecer acessórios em Clay únicos, coloridos e leves que possam tornar o dia-a-dia ainda mais especial e os momentos marcantes ainda mais memoráveis. Aposta na qualidade e preços acessíveis, para que cada uma possa expressar a sua individualidade e estilo pessoal sem desequilibrar o saldo bancário!”

Horário: dia 14, todo o dia

Twenty Two Centuries

“Comecei há um ano a trabalhar design gráfico e a fazer postais, posters e prints A4, na sua generalidade relacionados com músicas / bandas / poemas de que gosto. Há poucos meses, comecei a fazer também bijuteria, pelo que estou agora a começar a incorporar essa vertente nas minhas vendas.”

Horário: dias 14 e 15, todo o dia

Medicina Mais Perto: Ilhas 2024 | Inscrições

Clica na imagem para te inscreveres.

O QUE É?

O projeto Medicina Mais Perto: Ilhas é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Tem como objetivo promover uma intervenção direta dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) na comunidade das Regiões Autónomas Portuguesas, nomeadamente em locais isolados das mesmas.

Neste sentido, vais ter a oportunidade de ministrar inúmeras formações a jovens sobre saúde mental, sexualidade, direitos humanos, consumos, entre outros temas. Adicionalmente, poderás realizar rastreios e sensibilizar a população local no âmbito das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Alunos do MIM e de LCN, embarquem todos nesta aventura!

QUANDO ACONTECE?

Local: Nesta XV edição o projeto decorrerá no arquipélago dos Açores, com duas equipas a trabalhar em simultâneo em grupos de ilhas diferentes.

Datas Importantes:

  • Inscrições:  4 a 13 de dezembro.

Fase de Capacitação: a definir.

  • Trabalho de Campo: 2 a 8 de março.

COMO ME INSCREVO?

Poderás inscrever-te na plataforma Upevents. Deverás consultar atentamente o Regulamento do MMP: Ilhas 2024 para te familiarizares com os critérios de seriação e com todo o processo de inscrição. Envia os teus certificados para o e-mail mmpilhas@aefml.pt, através de uma pasta partilhada, até ao dia 13 de dezembro, com o assunto  Certificados –  primeiro e último nome - n.º de aluno. 

ATENÇÃO: Pastas enviadas após o fecho das inscrições, ou inscrições não acompanhadas, dentro do prazo estipulado, de pasta partilhada não serão consideradas, nem contactadas para posterior envio das mesmas.

Evento Solidário | Natal Diferente 2023

A tua árvore de Natal já está montada há 1 mês?

Sentes falta do chocolate quente e do quentinho que as mantas de natal trazem? 

Não desesperes mais, chegou a altura do Evento Solidário do Natal Diferente!

O que é o Evento Solidário?

O Evento Solidário é organizado pelo Projeto Natal Diferente e consiste num jantar informal cujo dinheiro reverte totalmente para a Associação Candeia. 

O jantar e ao longo da noite os participantes podem contar com muita animação, atuações de diferentes artistas e estudantes universitários, bem como com várias dinâmicas preparadas pela Comissão Organizadora do evento.

Quando e onde? 

Este ano o Evento Solidário será dia 5 de dezembro e terá lugar na Cantina Velha da Universidade de Lisboa.

Como me posso inscrever?

Até sexta-feira, dia 1 de dezembro, apenas se poderão inscrever alunos das faculdades parceiras (FMUL, NMS, FFUL, ESEL e Católica de Medicina) a partir deste formulário!

No entanto, se dia 1 ainda houver vagas disponíveis, qualquer pessoa (aluno ou não) se poderá inscrever. O pagamento tem de ser feito em numerário e pago na Faculdade de Medicina na secretaria da aefml até ao dia do evento (inclusive).

Não posso ir! Ainda posso ajudar?

Sim! Este ano, o Natal Diferente dá-te a possibilidade de ajudares a associação escolhida através de um “Go fund me” na página de instagram.