Semana do Voluntariado AEFML

SemanaVoluntariado_2021.png

Nos tempos em que vivemos, sentes que podias dar um pouco mais de ti mas não sabes como?

Na Semana do Voluntariado trazemos-te uma panóplia de associações e projetos de diferentes áreas de ação para que possas conhecer na primeira pessoa várias oportunidades de fazer voluntariado nacional e internacional. 

Durante a semana, cada dia será direcionado para uma área de voluntariado diferente: 

  • 29 de março - Voluntariado mesmo aqui ao lado;

  • 30 de março - Ajudar além fronteiras;

  • 31 de março - Voluntariado Ambiental;

  • 1 de abril - Voluntariado em tempos de pandemia.


Ao longo da semana, irão decorrer várias sessões zoom, onde poderás conhecer o trabalho de algumas instituições e colocar todas as tuas questões. Além disso, serão divulgadas nas nossas redes sociais, o trabalho de outros projetos para que não te falte opções de escolha.


Descobre mais no programa da Semana do Voluntariado, que podes encontrar aqui

Inscreve-te a partir do dia 23 de março na plataforma UpEvents

Chegou a tua oportunidade de fazer mais pelos outros!

Ciclo de Arte e Cultura | 26 e 27 Março

O Departamento Cultural e Recreativo da AEFML, em parceria com o Gerador, traz-te o IV Ciclo de Arte e Cultura!

De forma a inovar os moldes do Ciclo, este ano a atividade irá decorrer durante apenas 4 dias e contará não só com tertúlias, mas também com workshops no âmbito da arte e cultura em Portugal. Paralelamente, relembramos que está a decorrer até dia 26 de março um concurso de expressão artística destinado aos alunos da FMUL, o “Expressa-te!”.

Dias 26 e 27 de março e 2 e 3 de abril, as tertúlias do Ciclo de Arte e Cultura irão abordar temas como:

  • Os estudantes e a arte;

  • A arte como terapia;

  • O Presente da cultura em Portugal;

  • A arte e a tecnologia.

Relativamente aos workshops, estes irão decorrer aos sábados à tarde, dia 27 e dia 3, e irão contar com diferentes áreas culturais, nomeadamente, culinária, ilustração, dança, etc.

A atividade é gratuita e irá decorrer online, com transmissão das tertúlias no Facebook da AEFML e com o decorrer dos workshops através da plataforma Zoom. 

De referir que as tertúlias estarão disponíveis para qualquer pessoa, mas os workshops são destinados somente aos alunos da FMUL e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

Programa do primeiro fim de semana do Ciclo

1º FDS ciclo cultura e arte FINAL.png

26 de Março

21h30 - Tertúlia “Artistas nas horas vagas”

Esta conversa irá contar com três convidados de áreas artísticas diferentes que partilham algo em comum: todos eles têm duas ocupações. 

Esta conversa pretende abordar o conciliar de áreas de ocupação distintas e a forma como ambas se influenciam mutuamente.

Convidados: 

22h30 - Tertúlia “Como é que os estudantes se podem envolver no mundo da arte”

Esta conversa irá contar com a presença de dois artistas e pretende abordar o seu percurso académico e artístico enquanto estudantes de medicina. Ambos passaram por vários projetos artísticos da faculdade e desenvolveram também a sua arte para lá das paredes da FMUL.

Convidados: 

  • Sofia Pessoa Jorge, pintora e ex-aluna da FMUL;

    • Ex-aluna da FMUL, a Sofia sempre foi uma presença ativa nas atividades culturais da faculdade, tendo sido uma das fundadoras do CurArte - grupo de artes da AEFML. Atualmente estuda arte e tem um projeto de pintura designado “Sojo em Riscos” onde faz  ilustrações, pinturas, logotipos, desenhos, retratos, Ilustração digital, etc.

    • Martim Fornetti, cantor, ator e aluno da FMUL; 

      • A carreira do Martim engloba o teatro, cinema, televisão e a música. Aluno do 5ºano de Medicina e graduado em Teatro Musical, a sua estreia profissional nesta área foi em 2018 e atualmente encontra-se a estudar na prestigiada London School of Musical Theatre.

Workshops - Inscrições abrem dia 22/03 às 21h

ALTERAÇÃO: Workshops 26 de Março

  • Workshop de Culinária Vegan com Luísa Mafei, às 17h30m

    Nº de participantes: 10 pessoas

  • Luisa Mafei é vegana, criadora de conteúdo, culinarista, professora e empreendedora digital. Ainda não conheces o seu trabalho? Atreve-te a visitar o canal de youtube da artista!

  • Neste workshop terás a oportunidade de cozinhar o teu jantar ao lado de Luísa Mafei, em tempo real na plataforma Zoom.

  • O prato escolhido é estrogonofe de cogumelos e grão, batata palha de forno e arroz basmati e podes consultar os ingredientes aqui.

  • Para participares no workshop, convém adquirires previamente os ingredientes mencionados na lista, sendo que a AEFML não se responsabiliza pelo custo dos mesmos.

  • Inscreve-te aqui.

Workshops 27 de Março

  • Workshop de Arte Terapia com Marta Tagarro, às 14h30m

    Nº de participantes: 10 pessoas

  • Marta Tagarro é um dos membros efetivos da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. A psicóloga e arte-psicoterapeuta, será a formadora deste workshop onde poderás ficar a conhecer um pouco melhor o que é a Arte Terapia.

  • O workshop em questão serve de sensibilização à arte-terapia, com técnicas direcionadas para o desenvolvimento pessoal e para uma experiência criativa.

  • Materiais necessários: 

    • Uma folha lisa branca ou colorida (de tamanho A4 ou A3, idealmente A3); 

    • Folhas onde escrever (podem ser pautadas ou lisas); 

    • Uma esferográfica

    • Canetas  de feltro ou lápis de cor ou pastéis de óleo.

  • Inscreve-te aqui

  • A Jazzy Dance Studios é a maior escola de dança de Portugal, com 4 escolas e inúmeras aulas semanais em mais de 50 estilos de dança.

  • Aproveita esta oportunidade para ficares a conhecer a escola e vem mexer os pés com uma aula de hip hop de nível iniciado.

  • Este workshop irá decorrer no período da tarde de dia 27 de março, numa hora a definir entre as 14h e as 19h. Os inscritos irão receber um email com o horário da aula assim que este estiver definido.

  • Inscreve-te aqui.

27 de Março

21h30 - Tertúlia “Arte como Terapia”

Esta conversa irá contar com 3 projetos diferentes que têm como objetivo impactar a vida das pessoas através da arte. Como pode a arte ser terapêutica? Qual o impacto da arte pode ter na medicina?

  • Catarina Câmara, Corpo em Cadeia - um projeto de psicoterapia com recurso à dança desenvolvido numa prisão portuguesa;

  • Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) do Hospital Júlio de Matos - desde 1968, o GTT,  pioneiro, é simultaneamente uma terapia e uma libertação pela Arte, o teatro.

  • Marta Tagarro, Sociedade Portuguesa de Arte Terapia - desenvolve ações no âmbito clínico e didático na área da arte-terapia e arte-psicoterapia.

22h30 - Entrevista a Paulo Muiños

 Músico, Fotógrafo, Yogi, Professor. Paulo Muiños irá partilhar a sua experiência única sobre o potencial terapêutico da Arte na nossa Vida. 

Esta conversa testemunhará um percurso profissional recheado de bandas como Santos e Pecadores, Ena Pá 2000, Despe & Siga, a Direção de uma escola de música, e os inúmeros cursos e escolas de Yoga que frequentou até hoje.

Comissão Organizadora IV Feira Solidária | Inscrições

Feira_Solidaria_2021-04.jpg

A IV Edição da Feira Solidária é uma atividade dinamizada pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que tem como objetivos a sensibilização da comunidade académica para crises humanitárias que violam os Direitos Humanos e, simultaneamente, a angariação de fundos para causas que procuram dar resposta a essas crises


À semelhança do ano passado, a Feira Solidária regressa num formato virtual, de modo a continuar a luta pelos direitos humanos num mundo que tantas vezes desvia o olhar. 

Este ano, de 3 a 7 de maio, junta-te a nós enquanto trabalhamos para tentar atingir um mundo melhor. 

Se tens vontade de dar uma voz aos que são tantas vezes silenciados, esta é a tua oportunidade!!


Para te candidatares à Comissão Organizadora da IV Feira Solidária, preenche o formulário que se encontra aqui

Os candidatos serão selecionados de acordo com a pontuação atribuída ao seu formulário, de forma anónima. 

As inscrições estão abertas de 21 a 26 de março.

Temos 4 vagas disponíveis para ti!! 

Não percas esta oportunidade!!

Inscreve-te na Comissão Organizadora da IV Feira Solidária e vem fazer a diferença!

I AM...ME

I_AM...ME.png

Como se reflete a desigualdade de género em Portugal? De que modo podemos combatê-la? E quão frequente é a violência sexual? Como se ultrapassa o estigma? Que repercussões sofrem as vítimas? E os agressores?

O Departamento de Saúde Pública e Sexual da AEFML e o Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUL juntaram-se para te ajudarem a responder a estas e outras questões, com o evento “I AM…ME”.

O evento decorrerá dia 7 de Abril, estando preparadas duas palestras:

·       Identidade e Igualdade de Género, das 14h às 16h;

Nesta sessão contamos com a presença do Dr. Rui Ferreira Carvalho do Projeto SexED, da Maria Jesus da HeForShe Portugal e da Prof.ª Margarida Queirós do IGOT, que irá abordar a relação do urbanismo e organização de território com a igualdade de género.

·       Violência de Género, das 16h30 às 18h30.

Nesta palestra temos como oradores a Ana Esteves e o Diogo Faro do Movimento #Nãoénormal, o Francisco Maria Pereira, presidente da FAL, para nos falar sobre a Violência Sexual no Campus Universitário de Lisboa, e a Dr.ª Marta Croca e a Dr.ª Rita André, que irão falar sobre como lidar com situações de violência no namoro na prática clínica

Podes conhecer o programa completo aqui.

Segue, também, o evento do Facebook para ficares a par de todas as atualizações!

As inscrições abrem já dia 22 pelas 21h na UpEvents. Inscreve-te aqui!

Não percas uma discussão tão relevante! Aparece!

Qualquer questão contacta saudepublica@aefml.pt

MedEscape (2ª Edição)

Captura de ecrã 2021-03-17, às 18.20.03.png

O MedEscape vai para a sua 2ª Edição!

Este é um projeto da responsabilidade do Departamento de Formação e Ciência, da AEFML. Neste ano de 2021 a AEFCM juntou-se a nós para criarmos um MedEscape com maior espírito de competição entre as duas Faculdades de Medicina da cidade de Lisboa.

Esta atividade tem um cariz interativo e formativo e é dirigida aos alunos dos anos curriculares pré-clínicos (1º, 2º e 3º anos).

Estrutura da Atividade 

Participarão na atividade 8 equipas por faculdade, cada uma de 4 elementos (sendo obrigatório cada equipa ter elementos de cada um dos anos curriculares em causa). 

 A atividade baseia-se no conceito de escape room, adaptado a modelo online com a resolução faseada de um caso clínico versando 7 áreas disciplinares diferentes: Anatomia, Biologia Molecular e Celular, Bioquímica, Fisiopatologia, Farmacologia, Histologia e Microbiologia

Este ano a atividade irá decorrer ao longo de 3 fases, todas realizadas no dia 29 de março:


1ª Fase - Caso Clínico

Nesta fase, tu e a tua equipa terão de percorrer todas as áreas disciplinares que compõem o MedEscape, através da resolução de perguntas diretamente relacionadas com um caso clínico apresentado inicialmente. As 4 melhores equipas de cada faculdade são apuradas para a Final Four

2ª Fase - Final Four

Nesta fase, as quatro equipas apuradas de cada faculdade irão realizar uma fase de grupos composta por 3 jornadas, de modo a que todas as equipas se defrontem. Cada um destes encontros será curto (5 perguntas de escolha múltipla para cada equipa) e apenas versará sobre uma área disciplinar. As equipas vencedoras da fase de grupos de cada faculdade irão defrontar-se na Grande Final.

3ª Fase - Grande Final

Esta fase é o culminar do MedEscape e irá opor o vencedor da FMUL ao vencedor da NMS. O modelo de competição será a resposta a perguntas de escolha múltipla que podem abordar qualquer uma das áreas disciplinares. Serão efetuadas 5 perguntas a cada equipa sendo que, em caso de empate, continuarão a ser respondidas perguntas em modelo de morte súbita.

Nota: A Organização do MedEscape pretende transmitir esta fase nas redes sociais da AEFML e da AEFCM, sendo para tal solicitada a tua autorização no momento da inscrição.

Detalhes do Evento

A atividade terá lugar no dia 29 de março de 2021, pelas 14h30, na Plataforma Zoom Meetings. Podes consultar aqui o programa da atividade.

As inscrições abrem já dia 22 de março às 21h00 e encerram dia 24 de março, às 21h00! A ordem de inscrição conta e têm prioridade equipas completas de 4 elementos.  

Relembramos que terás de ser do 1º, 2º ou 3º ano e poderás inscrever-te de três formas diferentes: individualmente, em equipa incompleta (à qual serão posteriormente adicionados os restantes participantes pela comissão organizadora) ou ainda em equipa completa

Cada equipa terá 4 elementos, sendo que será constituída obrigatoriamente por: um elemento do 1º ano, um elemento do 2º ano e um elemento do 3º ano. O 4º elemento poderá ser de qualquer um dos três anos, sendo dada uma pontuação inicial específica de acordo com os anos dos elementos da equipa:

  • Cada aluno de 1º ano vale 6 pontos à equipa.

  • Cada aluno de 2º ano vale 4 pontos à equipa.

  • Cada aluno de 3º ano vale 2 pontos à equipa.

No caso das inscrições em equipa, apenas o responsável deverá preencher o formulário. Neste caso necessitarás dos seguintes dados:

  • Nome completo, e-mail, número de cartão de cidadão, ano de escolaridade e telemóvel do Responsável.

  • Nome completo, e-mail, número de cartão de cidadão e ano de escolaridade dos restantes elementos do grupo.

Inscrições 

(22/03, às 21h00 até 24/03, às 21h00)

Prémios

Grande Final:

1º Prémio (Vencedor da Grande Final) - 4 subscrições Lecturio durante 6 meses.

2º Prémio (Finalista Vencido da Grande Final) - 4 subscrições Lecturio durante 3 meses.

Final Four:

Vencedores FMUL e NMS - 4 subscrições Uni2All (para cada equipa).

2º Classificado FMUL - 4 vagas FutureMD.

2º Classificado NMS - 4 vagas Practical Essentials.


Para qualquer esclarecimento adicional, contacta: formativa@aefml.pt


Adobe For Dummies | Formações em Imagem

Queres aprender a mexer em programas de imagem mas não tens quem te ensine? Queres editar fotografias mas não sabes como? Nada temas! O Departamento de Imagem e Divulgação preparou duas formações para ti!


Dummies.jpg

Nos próximos dias 23 e 25 de março poderás contar com duas formações online para te ajudar a dar os primeiros passos no mundo da Adobe:

  • Adobe Illustrator é um programa a partir do qual fazemos muitas das imagens que fazem parte dos projetos da AEFML! Dia 23 de março, às 17h, terás a oportunidade de te aventurar no mundo dos vetores!

  • Adobe Photoshop é um ótimo programa para manipular imagens já existentes e ainda criar outras de raiz. Dia 25, também às 17h, junta-te a nós para aprenderes a dar asas à imaginação! Esta formação será dividida em dois momentos:

    • Um briefing inicial sobre as funcionalidades das principais ferramentas do Photoshop;

    • Um momento mais prático, em que aplicaremos alterações a fotografias já existentes (que te enviaremos posteriormente): vamos ensinar-te a remover fundos ou objetos de imagens, corrigir imperfeições e outras curiosidades neste mundo!

O nosso objetivo é dar-te as bases para depois te aventurares e ficares a gostar tanto de fazer imagem como nós.

Podes inscrever-te aqui, a partir do dia 17 de março, às 21h e até dia 21, às 23h59. Apressa-te porque as vagas são limitadas e a ordem de inscrição conta! Depois de te inscreveres explicar-te-emos como podes instalar os programas. 

Não deixes passar esta oportunidade!

Campanha de Estetoscópios e Material Médico

Estágio em maio e queres garantir que já tens o teu próprio estetoscópio? Queres fazer um upgrade ao modelo que tens? Ou queres aproveitar para comprar material médico a preços irresistíveis?

A Campanha de Estetoscópios e Material Médico AEFML está de volta!

esteto_final.png



Trazemos-te 4 modelos de estetoscópios num conjunto de várias edições e cores para garantir que escolhes o modelo que mais se adequa a ti! Grava também o teu nome para personalizar ainda mais o teu estetoscópio!

E porque para completar o teu kit médico precisas mais do que um estetoscópio, proporcionamos-te também diversos artigos médicos a preços imbatíveis!

ESTETOSCÓPIOS:

  • Littmann® Classic III (23 cores e edições especiais disponíveis)

  • Littmann® Cardiology IV (21 cores e edições especiais disponíveis)

  • ERKA® Finesse 2 (14 cores disponíveis)

  • ERKA® Finesse 2 Light (14 cores disponíveis)

OUTRO MATERIAL MÉDICO:

  • Bolsa Estetoscópio Preto ou Cinza- Littmann (disponível na compra de um Littmann® Classic III)

  • Martelo de Reflexos Rossier 24 e 36 cm

  • Martelo Reflexos BUCK 18cm

  • Lanterna PenLight (várias cores)

  • Lanterna PenLight LED (várias cores)

  • Esfigmomanómetro automático de braço OMRON M2

  • Otoscópio Auris LED (preto, azul, cinzento e branco)

Não percas tempo! Encomenda já através deste formulário

Poderás ler os Termos e Condições desta campanha, onde se encontra uma listagem completa de todos os modelos disponíveis e dos preços aplicáveis, através deste link.




Qualquer dúvida, não hesites em contactar para menina.antonia@aefml.pt





Expressa-te! | Concurso de Expressão Artística

Este concurso encontra-se englobado na 4ª edição do Ciclo de Arte e Cultura (CAC) e destina-se a todos os alunos da FMUL.

O que é o Ciclo de Arte e Cultura?

O Ciclo de Arte e Cultura que decorre em parceria com o Gerador é uma atividade que tem como missão proporcionar aos estudantes um momento do semestre dedicado somente à Cultura.

A 4ª edição do Ciclo de Arte e Cultura irá realizar-se nos dias 26 e 27 de março e 02 e 03 de abril, através da realização das habituais conversas multidisciplinares, aliadas a workshops culturais de diversas expressões artísticas.

Informações sobre o concurso

No presente ano, 2021, o Departamento Cultural e Recreativo considerou que o Ciclo de Arte e Cultura seria o momento perfeito para proporcionar aos estudantes da FMUL a possibilidade de partilhar o seu talento com a comunidade estudantil. 

Posto isto, idealizou-se a realização de um concurso de expressão artística, “Expressa-te”, cujo propósito é os estudantes criarem conteúdo artístico original, de tema livre.

De forma a tornar  este evento o mais abrangente possível, procuramos englobar várias áreas de expressão artística, nomeadamente Cinema, Dança, Escultura, Escrita, Fotografia, Música, Pintura e Teatro.

A data de submissão dos trabalhos, dia 26 de Março, irá coincidir com o início do Ciclo de Arte e Cultura, sendo os vencedores anunciados no último dia desta atividade.

Quem irá avaliar os trabalhos e o que se pode ganhar?

Os trabalhos submetidos serão avaliados por um grupo de três jurados:

  • Um membro do Departamento Cultural e Recreativo da AEFML;

  • Um membro do Gerador;

  • O Professor Doutor José Melo Cristino, Professor Catedrático de Microbiologia da FMUL e Diretor do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Serão escolhidos três vencedores que, para além da divulgação dos seus trabalhos a toda a comunidade estudantil, irão receber um cartão de sócio Gerador.

  • O cartão de sócio Gerador proporciona descontos e passatempos em espaços culturais, permite a assinatura anual da Revista Gerador e descontos nos cursos e workshops da Academia Gerador, que podes consultar aqui.

Queres participar?

Antes de submeteres o teu trabalho, lê o regulamento do concurso para estares a par dos requisitos e condições de participação.

Se tiveres alguma dúvida, envia email para cultural@aefml.pt.

Boa sorte a todos os participantes!

ChangeMinds - Conferência Online de Empreendedorismo Social

ChangeMinds_2021.png

O Departamento de Responsabilidade e Ação Social da AEFML e o Departamento de Responsabilidade Social da AEISEG, com o apoio do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da FMUL, encontram-se a organizar o projeto Social Builders Academy - um projeto de empreendedorismo social onde incentivamos os participantes a criarem o seu próprio projeto social. 


De maneira a inspirar estes participantes e mostrar-lhes iniciativas de sucesso, criámos o ChangeMinds - uma conferência online de empreendedorismo social. Nesta conferência vamos contar com várias associações e iniciativas que começaram como pequenas ideias e que nos dia de hoje têm um grande impacto na sociedade onde vivemos. Querendo criar agentes de mudança no mundo, e esperando que estes projetos possam inspirar o maior número de pessoas, decidimos abrir esta conferência ao público, mantendo prioridade de inscrição para estudantes da FMUL e do ISEG.

Assim, se sempre tiveste interesse em empreendedorismo social e queres conhecer mais sobre diferentes projetos sociais e o seu desenvolvimento, ou até se não conseguiste inscrever-te no Social Builders Academy, esta é a tua oportunidade! Inscreve-te já no ChangeMinds!


Esta atividade decorrerá no dia 13 de Março com o programa acima indicado.

Inscreve-te aqui

XV Seminário do Trabalho Final de Mestrado (TFM)

TFM33Prancheta 1.png

O XV Seminário do Trabalho Final de Mestrado (TFM) terá lugar através da plataforma Zoom nos dias 13, 15, 16 e 17 de março, tendo como principais objetivos esclarecer-te e dar-te ferramentas úteis para a realização do teu Trabalho Final de Mestrado. Com esse objetivo, existirão sessões comuns a todos os participantes e workshops direcionados ao treino de competências específicas.

Programa Geral (13 de março)


Na manhã do dia 13 de março terão lugar as sessões comuns a todos os participantes. 

  • Sessão de Abertura (10h00-10h15)

Esta sessão pretende contextualizar a pertinência do TFM no contexto do MIM e da principal visão deste Seminário, contando-se para isso com o testemunho da Prof. Doutora Madalena Patrício, em virtude da sua vasta experiência na área e enquanto membro do Departamento de Educação Médica da FMUL e do Miguel Bernardino, na qualidade de coordenador do DPEM da AEFML.

  • Sessão de Esclarecimentos (10h15-11h00)

Esta sessão será dinamizada em conjunto pela DAEFML e pelos Discentes do Conselho Pedagógico, com o intuito de apresentar a versão revista do Guião do TFM e de esclarecer todas as questões que possas ter acerca deste trabalho.

  • Como Publicar o TFM? (11h00-12h00)

A última sessão da manhã será dedicada ao esclarecimento do processo de publicação do Trabalho Final de Mestrado, encontrando-se subdividida em duas partes:

  • Explicação do processo de publicação, organizada pela AMP-Student e que contará com a intervenção do Editor Associado António Lopez, aluno da FMUL, e do Editor-Chefe João Faria.

  • Testemunhos de Publicação, contando-se com os testemunhos dos colegas Eduardo Ribeiro e Nuno Ribeiro, que viram os seus TFM publicados (poderás consultá-los aqui e aqui)

Na tarde do dia 13 de março terá lugar o Speed Dating

Poderás inscrever-te em 4 áreas, no máximo e serás integrado num grupo de até 8 participantes. 

  • Speed Dating do TFM (14h00-16h00)

Nesta atividade do Seminário do TFM, poderás ter conversas breves com pessoas que realizaram o seu TFM em diversas áreas e esclarecer todas as tuas dúvidas e inquietações. 

Para isso, tens disponíveis as seguintes áreas:

  • Farmacologia Clínica/Cardiologia - Dr. Miguel Antunes

  • Farmacologia Clínica - Dr.ª Cláudia Silva

  • Pediatria - Dr.ª Beatriz Colmonero Oliveira

  • Cirurgia - Dr. Tiago Gaspar

  • Oncologia - Dr.ª Catarina Fernandes

  • Psiquiatria - Dr. Sebastião Martins

  • Obstetrícia - Dr.ª Andreia Daniel

  • Educação Médica - Dr.ª Teresa Valido

  • Oftalmologia - a confirmar

Programa de Workshops  (15 a 17 de março) 

Poderás frequentar até um máximo de dois workshops.

Da Ideia à Execução” - Dicas Práticas para Começar o TFM 

Afonso Almeida

15 de março, 16h00 - 18h00

“Saber o que Fazer” - Escolha do Formato do TFM 

Prof.ª Doutora Helena Cortez Pinto

15 de março, 18h00 - 20h00

“Escrever Artigos Sem Perigo de Plágio”, por AMP-Student - Redação de Teses e Artigos

Prof.ª Doutora Helena Donato

16 de março, 16h00 - 18h00

“Considerando Todos os Resultados” - Análise e Redação de Metanálises

Prof. Doutor João Costa, acompanhado por dois alunos a confirmar 

16 de março, 18h00 - 20h00

“Interpretar Resultados Sem Medo”, por AMP-Student - Análise Estatística Fundamental

Dr. Edgar Mesquita

17 de março, 16h00 - 18h00

“Construir uma Defesa Insuperável” - Apresentação e Defesa do TFM

Prof.ª Doutora Ana Catarina Fonseca

17 de março, 18h00 - 20h00

As inscrições estão abertas entre as 21h do dia 4 de março e as 21h do dia 10 de março.

Se és aluno do 3.º ao 6.º ano do MIM, inscreve-te na plataforma UpEvents, aqui.

Vem adquirir competências para realizares o teu TFM.

Esperamos por ti!

The Entrepreneur Mind: How to Be Successful in the Biomedical Market

O Departamento de Formação e Ciência da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e o Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (NEBM) encontram-se a organizar um conjunto de 5 formações sobre empreendedorismo tecnológico, numa iniciativa intitulada The Entrepreneur Mind: How to Be Successful in the Biomedical Market.

THE ENTREPRENEUR MIND_BANNER FINALPrancheta 1_1.png

Esta atividade pretende formar os estudantes da FMUL e do IST nas temáticas basilares do empreendedorismo na área da biotecnologia, criar sinergias entre estudantes de Medicina e Engenharia Biomédica, dotando, simultaneamente, os participantes, com ferramentas úteis para serem agentes ativos de investimento numa área com enorme potencial de desenvolvimento

Esta atividade irá decorrer ao longo de 5 sessões realizadas por videoconferência:

1ª Formação: A Mente de um Gestor de Topo: Pensamento Crítico e Resolução de Problemas

Dia: 22 de Março

Hora: 18h-20h

Formador: Eng. Emanuel Proença (Administrador Executivo no grupo Prio Energy)

2ª Formação: Desenvolvimento Tecnológico: Da Idealização à Materialização

Dia: 29 de Março

Hora: 18h-20h

Formador: Por Confirmar

3ª Formação: Como Gerir um Projeto de Investigação | Políticas e Sistemas de Saúde

Dia: 5 de abril

Hora: 18h-21h

Formador: Prof. Bruno Silva-Santos | Prof. Francisco Goiana da Silva (Vice-Diretor do Instituto de Medicina Molecular (iMM) | Presidente do Health Parliament Portugal)

4ª Formação: Áreas de Futuro na Biotecnologia: Onde Investir?

Dia: 14 de abril

Hora: 16h-18h

Formador: Prof. Ricardo Perdigão Henriques (CEO na Bionova Capital)

5ª Formação: Captação de Fundos: Como Vender uma Ideia?

Dia: 20 de abril

Hora:18h-20h

Formador: Eng. Felipe Vieira (CEO na Network Me)


As inscrições irão abrir no dia 15 de março às 20h na plataforma UpEvents e terminam no dia 16 de março às 20h. A seleção dos participantes será efetuada por sorteio, dentro dos inscritos que demonstrem maior disponibilidade para as sessões. As inscrições são abertas a todos os estudantes da FMUL e do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica do IST.

No final da formação os alunos serão capazes de resolver problemas da vida real, conhecer algumas aplicações da medicina e engenharia em áreas de grande desenvolvimento atual e desenvolver capacidades de empreendedorismo e alguma experiência de liderança e estratégia.



Saúde do Futuro: Tecnologia e Inovação na Medicina

Por vezes dás por ti a pensar para onde caminha a medicina. Que papel terão os robôs no futuro? E que papel terão os médicos? Qual será a importância da Inteligência Artificial no diagnóstico? 

A Saúde do Futuro_Banner.png

Apresentamos o ciclo de conferências "Saúde do Futuro: Tecnologia e Inovação na Medicina". Junta-te a nós no dia 10 de março e vem ouvir alguns dos maiores nomes da tecnologia e da medicina da atualidade!

Este evento, destinado a todos os estudantes de cursos da área da saúde e da tecnologia, contará com palestras de âmbitos muito variados. 

O primeiro módulo, que decorrerá das 14h30 às 16h00, contará com três palestras sobre o papel atual da tecnologia na medicina

14h30- Eng. João Branco (Consultor de Neuromodulação na Medtronic) - "Neuromodulação: Reconfigurar o Cérebro"

15h- Professor Doutor Francisco S. Melo (Investigador Sénior do INESC-ID; Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico)  - "O Projecto INSIDE: Interacção Simbiótica Humano-Robot e Terapia"

15h30- Drª. Sofia Couto da Rocha (Fundadora da Aplicação tecnológica Skinsoul; Responsável pelo Departamento de Transformação Digital e Inovação na Lusiadas Saúde) -  "E se o Dr. Google ficar artificialmente mais inteligente em saúde?: AI e Medicina"

16h00 - Intervalo

O segundo, a partir das 16h15, trará emocionantes palestras sobre as perspetivas futuras e, para fechar com chave d'ouro, contará com uma mesa redonda onde poderás deixar as tuas perguntas às mentes mais brilhantes do nosso país! 

16h20- Professor Doutor Celso Matos (Diretor do Serviço de Imagiologia do Centro Clínico Champalimaud)  - "O Futuro da Imagiologia do Cancro"

16h45- Professor Doutor José Rueff (Coordenador do Centre for Toxicogenomics and Human Health da Faculdade da Ciências Médicas - UNL) - "A ‘Big Data’ – da Genómica em Medicina às Bolsas de Valores"

17h10- Dr. Rui Diniz (Presidente da Comissão Executiva da CUF ) - "Processo de Implementação da Inovação Tecnológica na Medicina"

17h40- Mesa Redonda- Moderado por: Professor Doutor Arlindo Oliveira (Presidente do INESC-ID; Administrador não-executivo da Caixa Geral de Depósitos) 


Entusiasmado? O ciclo de conferências decorrerá via Zoom e as inscrições abrem dia 6 de março, às 21 horas, na UpEvents e estarão abertas até dia 10 às 12 horas


Não percas esta oportunidade de preparar o teu futuro e de aprender um pouco mais sobre este admirável mundo novo!

Projeto Best Buddy | Edição Especial 2021

2021_BestBuddy.png

O que é o Projeto Best Buddy?

O Projeto Best Buddy é um projeto de voluntariado criado pela European Medical Students' Association (EMSA) e aplicado em Portugal pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). O Best Buddy pretende promover o bem-estar das crianças hospitalizadas, diminuindo o desconforto inerente aos internamentos hospitalares.

O conceito do projeto baseia-se na atribuição de um Buddy, aluno da FMUL, a uma criança internada num serviço de pediatria, tendo como objetivo a realização de visitas frequentes à criança durante o seu internamento. 

E como será o Best Buddy este ano?

Este ano, o projeto contará apenas com uma edição - a Edição Especial 2021.

Nesta edição especial vais poder realizar videochamadas com crianças internadas!

Desta forma, poderás fazer companhia ao teu Buddy e proporcionar-lhe momentos de brincadeira, através da realização de jogos, desenhos, origamis, entre outro tipo de atividades que consideres possíveis de ser realizadas por videochamada.

Quando acontece? 

A Edição Especial do Projeto Best Buddy irá decorrer entre março e maio de 2021, sendo que as videochamadas se realizarão em horários a combinar entre o voluntário e o tutor da criança ou o serviço onde a mesma se encontra. 

As inscrições: 

As inscrições decorrem de 27 de fevereiro até dia 6 de março.

Podes inscrever-te aqui

Poderás inscrever-te no projeto individualmente ou em conjunto com um amigo!

Caso optes pela segunda opção, deverás ter em atenção que ambos os elementos devem inscrever-se na UpEvents e que cada par será contabilizado como apenas um Buddy, devendo estar ambos presentes nas videochamadas. 

Os alunos participantes em edições passadas do projeto poderão inscrever-se na Edição Especial 2021 e os alunos participantes na Edição Especial 2021 não estarão impedidos de participar nas próximas edições do projeto. 

Seleção de participantes: 

Os participantes serão selecionados através de um sorteio, que condicionará a ordem pela qual serão chamados a participar. 

Numa primeira fase serão disponibilizadas 12 vagas sendo que, cada uma dessas vagas corresponderá a um par ou a um participante individual. 

Após a realização de, pelo menos, 7h de voluntariado por cada par ou participante individual, será iniciada uma segunda fase onde serão recrutados mais participantes de acordo com a ordem do sorteio inicial. No entanto, se ao fim das 7h de voluntariado o teu buddy se mantiver no internamento, poderás acompanhá-lo até ao final do mesmo. 

Caso sejas selecionado terás de participar obrigatoriamente em duas reuniões, com data  agendar:  

  • Uma reunião inicial para esclarecer os voluntários acerca do funcionamento do projeto; 

  • Uma reunião final onde se fará um balanço final da atividade.

Para que estejas o máximo informado possivel, consulta o regulamento do Projeto Best Buddy | Edição Especial 2021 aqui!

Contamos contigo nesta aventura? 

Ficamos à tua espera! 

Mastering PNA

Estás nos anos clínicos e queres começar a preparar a PNA? Vais realizar a PNA 2021 e gostarias de algumas dicas para otimizar o teu estudo? Estás perdido no meio de tantos materiais disponíveis para preparar a PNA? Esta sessão é para ti!

96sPrancheta 1.jpg

A sessão “Mastering PNA” será dinamizada pelo MedApprentice, projeto criado por antigos estudantes de Medicina que realizaram a PNA e que tem como objetivo reduzir o esforço e aumentar a eficácia do estudo para a PNA, tornando-o mais agradável e útil para a prática clínica futura. Sabe mais aqui!

A atividade estará dividida em duas partes: uma primeira vocacionada para dicas de preparação da PNA em qualquer um dos anos clínicos e uma segunda destinada à resolução de casos clínicos em moldes semelhantes ao que o MedApprentice faz no seu podcast “96s - Casos Clínicos para a PNA".

Se és aluno do 4.º ao 6.º ano do MIM não percas a oportunidade de adquirir competências úteis para a preparação deste momento fulcral do percurso de um estudante de Medicina! Faz a tua inscrição na plataforma UpEvents até às 21:00 do dia 1 de março.


Convidamos-te desde já a preencher este formulário com todas as dúvidas que gostasses de ver esclarecidas na sessão: https://forms.gle/pJGTqB4CJTZSrXuz9

O evento será integralmente virtual, decorrerá entre as 18:00 e as 19:00 do dia 2 de março e o link da sala Zoom será posteriormente enviado aos participantes.



Em UniSex | Holy Sex!

Em_UniSex_HolySex_2021-01.png

Sexo.

Uns condenam-no, outros celebram-no, mas quase todos o adoram.

É meio para a propagação da espécie, um mal necessário? É um bem fundamental, um meio para o prazer absoluto?

Qualquer que seja a tua resposta, há uma coisa que não podes negar: o sexo está em todo o lado, nos livros e filmes que consomes, na tua própria mente, na tua vida, no teu telemóvel... E o mundo lucra com ele.

Mas não falamos dele ou, quando o fazemos, coramos, temos vergonha ou dificuldade. Carregamos um pecado original connosco. Uma culpa recalcada, abraçada pela religião, transmitida de geração em geração, na construção de um tabu que ainda não conseguimos destruir. 


Como é que a religião moldou a nossa ideia sobre o sexo? Como contribuiu para que fosse um tema tabu? Como evoluiu (ou não) a visão sobre o sexo no seio da Igreja? 


Vamos estar Em UniSex, no dia 4 de março, pelas 21h, na plataforma Zoom, com um padre católico, numa conversa e numa partilha de ideias aberta e dinâmica, onde todas as tuas dúvidas poderão ser esclarecidas.

Curioso/a? 

Junta-te à discussão, inscrevendo-te aqui na plataforma UpEvents até ao dia 28 de fevereiro!

As inscrições abrem no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), às 22h!

Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição, havendo 25 vagas.

Workshops Soft Skills II

WSSPrancheta 1 cópia 4.png

Cansado de estudar?

Sem inspiração para escolher o que fazer para o almoço?

Não sabes como vais gerir emocionalmente a(s) próxima(s) época(s) de exame(s)?

Queres dicas para te tornares mais amigo do ambiente?

Não te preocupes! O Projeto Mentoring está de volta com os seus Workshops de Soft Skills! Este semestre os temas serão:

Dia 4 de Março (quinta-feira) das 16h às 18h:

  • Workshop de Alimentação Vegetariana - Dra. Maria Beatriz Miguez e Dra. Sofia Charneca

Dia 10 de Março (quarta-feira) das 17h às 19h:

  • Workshop de Materiais de Estudo - Dr. Miguel Matias (Academia da Especialidade)

Dia 11 de Março (quinta-feira) das 16h30 às 18h:

  • Workshop de Sustentabilidade - Formador a confirmar

Dia 12 de Março (sexta-feira) das 14h30 às 16h30:

  • Workshop de Gestão Emocional - Dra. Carla Vale Lucas

Para saberes mais sobre os objetivos de cada workshop segue este link!

Todos os workshops serão realizados via Zoom. O link será enviado posteriormente aos alunos inscritos.

As inscrições abrem dia 25 de Fevereiro às 21h na plataforma UpEvents. Inscreve-te aqui!

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Apenas te poderás inscrever num workshop.

Não percas esta oportunidade! Vem adquirir novas e valiosas competências!

VIII Workshop Iniciação Pedagógica | INSCRIÇÕES

O VIII Workshop de Iniciação Pedagógica (WIP) parte de uma parceria entre a FMUL e a AEFML, e procura promover uma cultura pedagógica cada vez maior junto dos monitores da nossa Faculdade.

A capacidade de ensinar afeta diretamente a qualidade da Educação, pelo que apostar numa formação cada vez mais forte dos monitores reflete-se num Ensino cada vez mais completo no seio da Faculdade, construindo-se Profissionais de Saúde cada vez mais educados e mais aptos a educar.

WIP no sessions final.png

Esta edição do WIP contará com 4 sessões, a decorrer via Zoom:

  • 2 de março (17h30 às 19h30) - Sessão de Comunicação Verbal e Não Verbal (Ana Paula Pereira)

  • 3 de março (17h30 às 19h30) - Sessão Como Manter os Alunos Acordados (João Costa da aplicação KenHub)

  • 9 de março, (17h30 às 19h30) - Sessão de Comunicação Interpessoal (Ana Paula Pereira)

  • 11 de março, (17h30 às 19h30) - Sessão Poll Everywhere (professora Ana Catarina Fonseca)


Haverá ainda uma sessão em parceria com o projeto Mentoring, que acontecerá no dia 10 de março e será dada pela Academia de Especialidade. Os monitores do Solvin'It têm vagas para este workshop, que contará também para os processos de creditação.

Podes obter mais informações nesta pasta.

Se estás interessado(a) em inscrever-te, clica aqui. O período de inscrições estará aberto até 2 dias antes da respetiva sessão. Contamos contigo!

NOTA 1 - sabe mais sobre a kenhub aqui e aqui.

NOTA 2 - o número de vagas é limitado (50 por sessão), sendo que os monitores Solvin’ It terão prioridade em relação aos monitores do Estágio de Iniciação Pedagógica. De destacar que os alunos-monitores têm prioridade sobre os alunos não-monitores. Se, ainda assim, o número de potenciais participantes for superior ao número de vagas, será realizado um sorteio.

Cursos de Línguas | Inglês B1 Médico

Para este 2º semestre, a AEFML oferece, em colaboração com a LanguageCraft, um curso inédito. O curso de Inglês B1 contará, além da normal componente letiva inerente a este nível, com um ensino direcionado para o léxico da área médica, bem como momentos de role-play, que permitirão aos estudantes treinar e integrar conhecimentos, reforçando a sua capacidade de comunicação num idioma tão fulcral para a comunidade científica.

Inglês B1Prancheta 1.png

Sentes que perdes parte da informação quando a bibliografia recomendada é anglo-saxónica? Gostavas de te aventurar pelo mundo dos Intercâmbios e Erasmus em Terras de Sua Majestade, mas tens medo que a tua comunicação fique aquém? Não hesites mais! Esta oferta inédita foi desenhada para ti!

O horário e a calendarização das aulas estão disponíveis aqui.

Antes da tua inscrição, consulta atentamente o Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2020-21 | 2ºS.

Inscreve-te através deste formulário até ao dia 27 de fevereiro! Será necessário que preenchas e assines a Declaração de Aceitação do Regulamento

Para mais informações, consulta o post anterior do nosso site acerca dos Cursos de Línguas AEFML/LanguageCraft.

Projeto Bonsai | Edição Especial Entrelinhas - Inscrições

Bonsai_2021.png

O QUE É?

O projeto Bonsai é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) uma oportunidade única de alargar o seu conhecimento num tema à sua escolha e, ainda, partilhar este conhecimento. 

Com quem? Originalmente, com alunos do  3º ciclo do Ensino Básico. Nesta Edição Especial do Projeto, surgiu uma novidade: a possibilidade de aproximação a realidades diferentes (ex: Universidades Sénior, Ensino Noturno, Casas de Acolhimento e Bairros de Comunidades de Etnia Cigana), que te dotará de soft skills essenciais à tua futura prática clínica. No entanto, devido ao agravamento da situação pandémica, esta novidade ficou suspensa por tempo indeterminado e não podemos garantir que até ao final do ano letivo seja possível colaborar com estas entidades, mas serás o primeiro a saber caso esta situação mude! 

O projeto oferece-te a possibilidade de escolher um percurso entre Saúde Mental e Bullying, Saúde Sexual, Direitos Humanos e Saúde 101. Os participantes escolhem o trajeto que mais os cativa e têm ainda oportunidade de dar formação sobre COVID-19 e cuidados de saúde durante a pandemia, combatendo a desinformação sobre o tema.

COMO ACONTECE?

1º Passo: Inscrição

As inscrições abrem no dia 22 de fevereiro às 21h, aqui. As vagas são limitadas e ocupadas por ordem de inscrição, por isso agarra-as depressa!

2º Passo: Fase de Capacitação

Constitui a fase de capacitação dos estudantes da FMUL para que adquiram os conhecimentos e as competências necessárias à realização do trabalho de campo.

Os voluntários poderão dedicar-se a um de quatro percursos disponíveis:

  • Percurso 1 - Saúde Mental e Bullying (apenas MIM)

  • Percurso 2 - Saúde Sexual (apenas MIM)

  • Percurso 3 - Direitos Humanos (MIM e LCN)

  • Percurso 4 - Saúde 101 (MIM e LCN)

Para além da formação nas áreas supracitadas, é nosso objetivo capacitar os alunos em algumas Soft Skills importantes para a realização de um projeto deste género, nomeadamente técnicas de educação pelos pares.

A formação é de carácter obrigatório.

Se for do teu interesse, poderás inscrever-te apenas nesta fase para receberes formação sobre um dos temas, sem ser necessário inscrever-te na fase de Trabalho de Campo.

 

3º Passo: Trabalho de Campo

Consiste na realização do projeto nas instituições parceiras. O mesmo será constituído por 4 sessões sobre o tema em que os estudantes da FMUL foram capacitados. Estas sessões serão realizadas por ZOOM, uma vez por semana, a uma mesma turma, durante as 4 semanas seguintes:

  • Semana 1 - 01/03 a 05/03;

  • Semana 2 - 08/03 a 12/03;

  • Semana 3 - 15/03 a 19/03;

  • Semana 4 - 22/03 a 26/03;

Cada turma tem um horário diferente, por isso escolhe o teu horário preferencial aquando da inscrição!

 

Datas Importantes:

Inscrições: abrem dia 22 de fevereiro, às 21h

  • Realização da Fase I - Fases de Capacitação: 28 de fevereiro de 2021

  • Realização da Fase II - Trabalho de Campo:  1 a 26 de março de 2021

Inscreve-te aqui!

SEMANA DE JOGOS | 22 a 26 Fevereiro

A Semana de Jogos é a nova atividade do Departamento Cultural e Recreativo que irá decorrer na semana de 22 a 26 de fevereiro, em formato online e em parceria com o Mission to Escape - uma empresa de Escape Rooms presenciais e online.

A atividade é composta por duas fases eliminatórias, da responsabilidade do DCR, e uma fase final, da responsabilidade do Mission do Escape:

Dia 22 de Fevereiro, às 21h30

1ª Etapa - Confinamento&Company 

Um jogo multifacetado para testar os teus sentidos e conhecimento, composto por várias rondas dos seguintes desafios:

  • Quizz - O quão boa está a tua cultura geral?

  • Name that tune - Consegues identificar músicas e sons?

  • The Big Picture - Uma imagem vale mais que mil palavras!

  • deGestos - Um jogo de mímica por via remota;

Apenas 50% das equipas mais pontuadas passam à fase seguinte!


Dia 24 de Fevereiro, às 21h30

2ª Etapa - FML Feud : Quão bem conheces a tua faculdade?

À semelhança da etapa anterior, também este jogo é compostas por várias rondas de 4 desafios, cuja temática será a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa:

  • Password - De quantas palavras precisas para chegar à resposta?

  • O Preço Certo - vai ser um espetácle!!!!

  • Memofante - o quão boa é a tua memória visual?

  • Elementar - solta o detetive que há em ti!

Esta segunda etapa conta com uma ronda bónus, na qual o destino das equipas pode mudar drasticamente, através do furto de pontos.

Apenas duas equipas irão passar à fase final!


Dia 26 de fevereiro, das 17h às 19h

Etapa final - Escape Night com a MissionToEscape: Será que os finalistas conseguem encontrar a saída?

  • Realização de um escape room online!

Aconselhamos-te a ler o regulamento da atividade para ficares a par do funcionamento da Semana de Jogos!

Como me posso inscrever?

A Semana de Jogos tem um limite de inscrição de 50 equipas!

Cada equipa deve ter um nome e nomear um responsável que terá de preencher este formulário de inscrição.


Mais uma vez, aconselhamos-te a ler o regulamento da atividade para ficares a par do funcionamento da Semana de Jogos!