A ANDO Portugal - Associação Nacional de Displasias ósseas, é uma Organização Não Governamental de Pessoas com Deficiência (ONGPD), fundada em 2015, dedicada às doenças ósseas raras. Criámos a Bolsa ANDO em 2019, como forma de fomentar o conhecimento e interesse dos futuros profissionais de saúde nesta área.
Existem 461 displasias ósseas, que são condições raras de origem genética, sendo que só para 2% existe tratamento. Contudo, o seguimento médico e terapêutico é escasso ou desadequado na maioria dos casos, muito devido ao desconhecimento por parte dos profissionais de saúde. As displasias ósseas afetam profundamente o esqueleto, cartilagem e dentina, com enorme impacto ao nível físico pelas alterações anatómicas, complicações de saúde associadas e limitação da mobilidade, estando associadas a grande estigma social.
A Bolsa ANDO é concedida anualmente a 1 aluno de medicina e a 1 aluno de fisioterapia. Compreende 2 semanas de estágio extracurricular em centros clínicos de elevado reconhecimento internacional com programas para displasias ósseas. As despesas de viagem, alojamento, alimentação e seguros dos alunos vencedores ficam ao cargo da ANDO Portugal.
Convidamos todos os alunos de Medicina do 4º e do 5º ano a concorrerem à Bolsa ANDO 2020. Podem consultar a página oficial da Bolsa ANDO aqui. Enviamos o Regulamento, assim como o cartaz para divulgação.
A 1ª edição decorreu entre 6 e 20 de Julho 2019, no Hospital Pediátrico Nemours/Alfred I. duPont, em Wilmington, Delaware, EUA.
Poderão conhecer o percurso dos alunos vencedores da Bolsa ANDO 2019 aqui. A experiência adquirida ultrapassa largamente a área das displasias ósseas e é de enorme valor e mérito para os alunos vencedores assim como as Instituições de ensino que representam
As candidaturas decorrerão entre o dia 1 e 31 de Março 2020: www.andoportugal.org/bolsaando