Inserida no contexto das Redes Temáticas Interdisciplinares da Universidade de Lisboa (ULisboa), a redeSAÚDE vai realizar o segundo Webinar do plano de atividades em curso, no próximo dia 17 de fevereiro, às 18h00, subordinado ao tema “Inteligência Artificial e Ciência de Dados para Tratamento de Multi-morbilidades.”
Este Webinar inicia-se com Mónica Oliveira, Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e atual coordenadora da redeSAÚDE, que fará uma breve apresentação sobre “A redeSAÚDE da Universidade de Lisboa em 2021”.
A moderação ficará a cabo de Mário Gaspar da Silva, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, atualmente co-coordenador da redeSAÚDE.
Esta sessão será dedicada a avanços recentes na aplicação dos métodos de inteligência artificial e ciência de dados à investigação e prática clínicas, bem como às ciências sociais, permitindo uma abordagem sistemática a novas formas de identificação e tratamento de grupos de doenças crónicas.
Adicionalmente, dado o envelhecimento da população, especialmente em Portugal, e dada a necessidade de compreender melhor os percursos clínicos com multi-morbilidades ao longo do tempo e no decurso da vida, a sessão também incluirá o estudo de fatores ambientais, comportamentais e psicológicos na doença.
O webinar proporcionará um debate sobre as oportunidades de definição de percursos clínicos baseados em valor, e sua implementação, na melhoria da prestação de cuidados clínicos e continuados nos serviços de saúde, endereçando desafios ao nível da colaboração entre os intervenientes, da coordenação entre serviços e o uso de incentivos.
São nossos convidados Rafael Perera, Director of the Statistics group no Nuffield Department of Primary Care Health Sciences, Oxford, no Reino Unido e Francisca Leite, Director of Training, Research and Innovation na Luz Saúde em Portugal.
Neste Webinar queremos juntar elementos da comunidade académica, parceiros estratégicos e peritos em torno deste tema estratégico e de atualidade para todos os que se preocupam com o desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação na área da SAÚDE.
A redeSAÚDE visa contribuir para o desenvolvimento da interface entre a Ciência e as Políticas Públicas, estimulando a ação colaborativa para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde e da participação em plataformas externas, nomeadamente no “Lisbon Living+” e “EIT Health”.
A inscrição é gratuita mas obrigatória e sujeita a validação em função dos limites de participação.