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METODOLOGIA E CALENDARIZAÇÃO

Com o início de cada ano letivo, inicia também a atividade do projeto Medicina Mais Perto: Moçambique. Esta encontra-se calendarizada em diversos momentos, essenciais ao seu funcionamento, enumerados resumidamente de seguida:

OUTUBRO E INÍCIO DE NOVEMBRO DE 2023

  • Constituição da nova Comissão Organizadora;

  • Elaboração do Regulamento do Projeto de 2023/2024;

  • Definição da metodologia de seleção;

  • Planeamento de formações e teambuildings (temas, datas e objetivos);

  • Agradecimentos aos patrocinadores da 12ª edição do projeto;

  • Análise dos indicadores de impacto do trabalho campo da edição passada;

  • Início da divulgação do projeto na sua página do facebook, instagram e no site, página do facebook e do instagram da AEFML;

  • Atualização dos documentos do projeto;

  • Divulgação do projeto aos estudantes da FMUL;

  • Primeira fase de seleção - Sessão de Esclarecimentos aos potenciais candidatos.

Novembro e Dezembro DE 2023

  • Início do fundraising empresarial;

  • Segunda fase de seleção - Preenchimento do questionário motivacional e redação da carta de motivação;

  • Terceira fase de seleção - Entrevistas Individuais e Dinâmicas de Grupo e/ou outros métodos que se considerem relevantes;

  • Quarta fase de seleção - Módulo A.

JANEIRO A FEVEREIRO DE 2024

  • Quarta fase de seleção - Módulo A;

  • Continuação do processo de fundraising.

FEVEREIRO A ABRIL DE 2024

  • Continuação da quarta fase de seleção - Módulo A;

  • Continuação do processo de fundraising, com o apoio dos candidatos;

  • Dinamização da divulgação do projeto (eventos solidários e comunicação social);

  • Início da última fase de seleção - Módulo B.

ETAPA V – ABRIL A JUlHO DE 2024

  • Continuação do módulo B;

  • Continuação do processo de fundraising, com envolvimento ativo dos candidatos;

  • Divisão dos voluntários selecionados em duas equipas;

  • Preparação do trabalho de campo.

ETAPA VI – JULHO A SETEMBRO DE 2024

  • Concretização do trabalho de campo.

ETAPA VII – SETEMBRO A OUTUBRO DE 2024

  • Avaliação do Trabalho de Campo com medição de impacto;

  • Elaboração do relatório da atividade.

SELEÇÃO

Fase I (novembro):

Para participação no projeto, as potenciais pessoas candidatas terão de, após a inscrição, comparecer obrigatoriamente à Sessão de Esclarecimentos, salvo apresentação de justificação considerada válida pela CO. Esta fase é ilimitada, podendo se inscrever qualquer estudante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) da FMUL.

Fase II (novembro):

Nesta etapa da candidatura, a avaliação é realizada através de:

  1. Redação de uma carta motivacional, que deve ser escrita de acordo com as normas mencionadas no Regulamento do projeto. Esta carta será classificada pela CO de forma quantitativa e de acordo com os parâmetros de avaliação também citados no Regulamento, preservando o anonimato. A identificação da carta será feita através de código. O código será atribuído à pessoa inscrita aquando do preenchimento do questionário de motivação. Assim, a mesma pessoa terá o mesmo código atribuído em ambos os elementos de avaliação.

  2. Preenchimento de um questionário de motivação, baseado num questionário criado por entidades competentes na área da Psicologia (colaboradores da FPIE-UL) e classificado quantitativamente de forma anónima pela CO. O preenchimento do questionário será realizado presencialmente, num espaço da faculdade a designar, na semana seguinte à sessão de esclarecimentos;

  3. Nesta fase, as pessoas inscritas receberão uma determinada pontuação consoante o ano curricular em que se encontram matriculadas no presente ano letivo:

  • 1º ano MIM - 5 pontos;

  • 2º ano MIM - 6 pontos;

  • 3º ano MIM - 7 pontos;

  • 4º ano MIM - 8 pontos;

  • 5º ano MIM - 9 pontos;

  • 6º ano MIM - 10 pontos;

  • 1º ano LCN - 5 pontos;

  • 2º ano LCN - 6 pontos;

  • 3º ano LCN - 8 pontos;

  • 4º ano LCN - 9 pontos;

  • Mestrados, doutoramentos e pós-graduações de curso prévio na área da saúde - 10 pontos;

  • Mestrados, doutoramentos e pós-graduações de curso prévio fora da área da saúde- 5 pontos.

A carta e questionário motivacionais e a atribuição de pontos por ano curricular permitirão seriar as pessoas inscritas no MMP: Mz de acordo com a pontuação obtida, fazendo um somatório da pontuação de cada parcela:

  • Carta motivacional - até 50 pontos;

  • Questionário Motivacional - até 40 pontos;

  • Ano curricular - até 10 pontos;

  • Total de pontos (pontuação máxima) - 100 pontos.

Idealmente, as trinta e cinco melhores classificações passam à fase seguinte, em que pelo menos 60% são do sexo feminino e 30% do sexo masculino;

No final desta fase, serão divulgados os resultados por email a todas as pessoas inscritas.

Fase III (novembro - dezembro):

As pessoas candidatas selecionadas na Fase II serão sujeitas a uma dinâmica de grupo, entrevista individual e/ou outros métodos que se considerem relevantes. Os parâmetros de avaliação da entrevista serão definidos posteriormente, após revisão por parte da equipa de psicologia (caso seja estabelecida uma parceria com a mesma), sendo divulgados subsequentemente às pessoas inscritas.

Esta fase tem como objetivo avaliar as pessoas candidatas no que concerne a competências de grupo, particularmente a capacidade de resolução de problemas e conflitos semelhantes aos que se apresentam no decorrer do trabalho de campo, assim como conhecer melhor as suas motivações e o seu perfil.

Fase IV (dezembro - abril):

Esta fase será constituída pelas vinte e duas pessoas candidatas selecionadas na Fase III do projeto. As vinte e duas pessoas candidatas selecionadas deverão comparecer às formações e momentos de construção de equipa do módulo formativo coincidente com esta fase de seleção. Por construção de equipa entende-se momentos designados para a reflexão individual, interação e cooperação entre pessoas voluntárias e crescimento pessoal, indispensáveis à seleção das pessoas participantes e à dinâmica própria do projeto.

A presença e participação ativa das pessoas candidatas nas formações e momentos de construção de equipa será valorizada.

Esta fase contempla, também, a possibilidade de desenvolvimento de dinâmicas de intervenção na comunidade, de valor acrescido para a formação humana das pessoas candidatas.

No final desta fase, será entregue um relatório a cada elemento voluntário da fase IV, independentemente de transitar ou não para a fase seguinte.

Fase V (abril):

Esta última fase de seleção permitirá selecionar as pessoas candidatas que irão integrar as equipas de trabalho de campo em Moçambique.

Para a seleção das pessoas voluntárias será ponderada a sua prestação, tendo em conta o perfil da pessoa voluntária contemplado no Regulamento, em diversos momentos, desde o início do processo de seleção, nomeadamente dinâmica de grupo, entrevista e/ou outros métodos que se considerem relevantes, formações, momentos de construção de equipa e participação nas dinâmicas de intervenção na comunidade, a par da valorização do seu espírito de entrega e compromisso para com o MMP: Mz. A decisão de escolha das pessoas voluntárias para o trabalho de campo poderá ser auxiliada por um parecer da equipa de psicologia.

As pessoas candidatas selecionadas comprometem-se a participar nas formações e momentos de construção de equipa do último módulo, bem como no trabalho de campo.

A equipa deverá, idealmente, ser composta por, pelo menos, um elemento do sexo masculino e três do sexo feminino, tendo em consideração as especificidades culturais e logísticas do projeto.

FORMAÇÃO

São objetivos gerais das formações e momentos de construção de equipas:

  • Fomentar a criação de uma equipa coesa e equilibrada;

  • Dotar as pessoas voluntárias de competências técnicas e sociais para que ocorra uma boa adaptação ao terreno de ação e, consequentemente, para que o projeto se concretize da melhor forma possível;

  • Promover a formação das pessoas voluntárias no âmbito da saúde, nomeadamente no que concerne às patologias mais frequentemente encontradas no terreno e os procedimentos mais comumente realizados;

  • Promover o pensamento crítico face ao voluntariado e encorajar a participação em ações de voluntariado;

  • Incentivar as pessoas voluntárias para que se tornem cidadãos ativos e intervenientes na comunidade.

São objetivos específicos de cada um dos módulos de formação e momentos de construção de equipas:


MÓDULO A

12h30 Formativas + 2 Team Building + Prática em Portugal

  • Estabelecimento das primeiras relações em contexto do projeto, através da promoção da comunicação/interação entre voluntários e CO;

  • Reconhecimento das expectativas e motivações dos voluntários em relação ao projeto, assim como a evoluçãodas mesmas ao longo do tempo;

  • Estimular a obtenção de competências pessoais e interpessoais através de dinâmicas de grupo;

  • Conhecimento, discussão e consciencialização dos vários domínios de intervenção do voluntariado;

  • Sensibilizar para a importância do trabalho em equipa especialmente na prática de voluntariado, munindo os voluntários de competências na área de gestão de conflitos;

  • Fomentar o espírito crítico e a compreensão da influência de vários fatores em contextos de maior necessidade;

  • Aquisição de conhecimentos transversais a qualquer apoio médico social (comunicação, ensino, direitos humanos, saúde, saúde sexual, saúde mental);

  • Procurar desenvolver um papel ativo na divulgação do projeto assim como o envolvimento dos voluntários na procura de fundos e patrocínios que promovam a sustentabilidade do mesmo;

  • Estimular e capacitar para o voluntariado formativo em Portugal com a participação numa formação.

MÓDULO B

12h30 Formativas + 1 Team Building + Prática em Portugal

  • Iniciar a aquisição de conhecimento mais detalhado e focado para área de intervenção do projeto em causa, particularmente no que diz respeito ao contexto cultural, às condições logísticas e ao público alvo;

  • Desenvolvimento de técnicas de comunicação/persuasão assim como aquisição e treino de competências técnicas na área da saúde necessárias à concretização do trabalho de campo;

  • Fomentar o desenvolvimento de capacidades no que toca à gestão de conflitos, stress e possíveis adversidades do trabalho de campo;

  • Fortalecimento das capacidades de trabalho em equipa;

  • Esclarecimento de dúvidas dos voluntários e preparação logística para o período de trabalho de campo;

  • Manter a capacitação para o voluntariado formativo, essencial para o trabalho de campo, com a participação num

    percurso de formações em Portugal.