O que faz um bom médico? O que implica ser estudante hoje e médico amanhã? Como podemos garantir que estamos preparados para enfrentar os desafios do nosso futuro? Para sermos profissionais de qualidade, que atingem o seu máximo potencial e se cultivam em todas as vertentes da arte médica, precisamos de uma formação de excelência. Será que a nossa faculdade a oferece? Quais são as forças e as fraquezas do nosso ensino? Como podemos melhorar as nossas metodologias de aprendizagem e avaliação? O que se faz de inovador em Portugal e pelo mundo fora que faria sentido adotamos na nossa faculdade?
A Educação Médica é a área que responde a estas e muitas outras questões. Desde o mais pessoal - como posso ser um bom orador, como posso dar feedback ao meu tutor - ao mais global - como se desenha um bom currículo, quais são os objetivos de aprendizagem para um aluno de medicina.
Refletir sobre estas e muitas outras temáticas permitir-nos-á não só tornarmo-nos melhores estudantes, melhores tutores e melhores médicos, mas também contribuir ativamente para melhorar o ensino na nossa faculdade e a formação de todos os nossos colegas.
Ao longo das próximas semanas, vamos partir numa viagem de 5 estrelas pelo vastíssimo mundo da Educação Médica, parando um pouco por todo o globo para partilhar algumas fontes interessantes, e para nos cultivarmos como estudantes e como médicos.