"ERASMUS is not a year in your life, but your life in one year"
O Programa ERASMUS+ é uma iniciativa da União Europeia que promove a internacionalização e a aprendizagem através da realização de intercâmbios de estudantes do ensino superior dentro do espaço Europeu. Com início em 2007, é uma oportunidade de mobilidade acessível, que ambiciona proporcionar-te experiências socioculturais e vivências que contribuam para o teu enriquecimento pessoal.
Numa sociedade em constante globalização, onde a partilha internacional de conhecimentos e experiências assume um papel fundamental no progresso científico, médico e humano, o programa ERASMUS visa a aquisição de uma consciência intersociocultural e a criação de uma cidadania europeia.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa participa no programa ERASMUS e incentiva a candidatura dos seus estudantes a este programa de mobilidade. O programa ERASMUS+ oferece aos estudantes duas oportunidades de mobilidade distintas - ERASMUS Estudos e ERASMUS Estágios - que, ainda que permitindo ambos a realização de intercâmbio no estrangeiro, apresentam características diferentes, nomeadamente no que toca aos requisitos de formação necessária, ao tipo de vaga e destinos disponíveis, bem como relativamente às restrições temporais e monetárias.
ERASMUS ESTUDOS
Esta vaga de mobilidade está disponível a nível europeu para a generalidade dos alunos do Ensino Superior que tenham concluído o primeiro ano de estudos. No entanto, o programa ERASMUS Estudos no Mestrado Integrado em Medicina apenas está disponivel para alunos do 4º e 5º anos.
O programa ERASMUS Estudos pode ser realizado em instituições universitárias de 33 países (incluindo os 28 países da União Europeia), com as quais tenha sido estabelecido, para o presente ano letivo, um acordo bilateral entre a FMUL e a referida instituição estrangeira. O período mínimo de mobilidade é de 1 semestre e o máximo é de 1 ano letivo.
Consulta aqui o Guia do Candidato e a Lista de Instituições Parceiras (com as quais existe um acordo bilateral assinado) referentes ao ano letivo 2018-2019.
ERAMUS ESTÁGIOS
O programa ERASMUS Estágios está disponível para os alunos do Mestrado Integrado em Medicina durante a realização do 6º ano.
Esta vaga de mobilidade pode ser realizada em hospitais universitários nos 33 países que participam no programa ERASMUS+, sendo da responsabilidade do aluno o contacto com a instituição estrangeira (exceptuando o caso do Reino Unido). As instituições de acolhimento não têm que possuir, préviamente à realização da mobilidade, um protocolo ou acordo assinado com a FMUL. O período de mobilidade é passível de escolha pelo candidato, no entanto este deve ter a duração mínima de 60 dias consecutivos para que o candidato se possa qualificar para atribuição de bolsa de mobilidade.
Para esclarecimento de dúvidas, segue para consulta o Guia do Candidato referente ao ano letivo 2018/2019.