Singular de um Plural | Exposição

Singular de um Plural é uma exposição realizada pelo Departamento de Ação Social e Direitos Humanos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), em parceria com o clube de fotografia Platon e o clube de arte plásticas CurArte, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos (dia 10 de dezembro).

A Cova da Moura é dos bairros de Lisboa que mais sofre com o estigma e preconceito. Singular de um Plural é uma exposição que nasce do desejo de mostrar o que está para lá disso. Por isso, fomos conhecer o bairro, as suas gentes e a sua cultura. Procuramos retratar aquilo que vimos e ouvimos. Um retrato real, sem clichés. As fotografias expostas têm o intuito de desmitificar uma população marginalizada, focando-se naquilo que é ignorado. A sua humanidade.

Numa comunidade constituída maioritariamente por imigrantes cabo-verdianos, tentamos representar a riqueza das suas culturas. Mostrar o quotidiano das pessoas que todos os dias trabalham para enfrentar o estigma. Mostrar as associações que procuram a prosperidade do bairro e dos seus residentes. No fundo, mostrar tudo o que de bom e louvável existe no bairro da Cova da Moura e que é constantemente ignorado e relativizado.

Este trabalho relembra e fomenta a dimensão humana do exercício da Medicina (que tantas vezes parece ter sido esquecida). Interagir com comunidades como estas prepara-nos para a profissão porque, como futuros médicos, é nosso dever tentar conhecer ao máximo a população que iremos servir, as suas vicissitudes e complexidades.

Esta exposição estará no piso 01 da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa a partir do dia 3 de dezembro até dia 14 de dezembro.

De modo a assinalar o Dia Mundial dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro, irá ser estreado um documentário alusivo ao tema da exposição pelas 16h30 em local futuramente a anunciar.