O Projeto Em UniSex, uma nova vertente do projeto Em Uníssono, é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).
Este projeto surge da necessidade de responder às lacunas na formação médica na Área da Saúde Sexual e Reprodutiva e, acima de tudo, da desinformação no que toca às diferentes formas de vivenciar a sexualidade.
Pretendemos, com esta nova aposta, proporcionar momentos de partilha, diálogo e debate com testemunhos reais que têm como objetivo último preparar os nossos estudantes para lidar com diversos contextos e realidades, desmistificando temas pouco explorados.
Nós, estudantes de medicina e futuros médicos, cidadãos ativos, devemos ser um exemplo de humanismo, lutando sempre pela igualdade no acesso e na prestação de cuidados de saúde, pelo que pretendemos dar as ferramentas para que cada aluno possa ser um agente da mudança que pretende ver no mundo, iniciando a formação dentro da faculdade para um dia se estabelecer na restante sociedade, movida pelo exemplo de cada um de nós.
(Em Uníssono)
As sessões serão de 2 horas com, pelo menos, um convidado - uma pessoa com uma história pessoal relevante dentro da temática abordada. A estrutura geral da sessão será dividida em várias partes:
● Apresentação sumária da temática a abordar e contextualização
● Apresentação, discussão e história pessoal do representante da temática apresentada na sessão.
● Conclusão Final e Período para questões
De forma a criar uma dinâmica interativa e de discussão profícua, cada sessão terá um limite máximo de 20 participantes
Todas as sessões serão avaliadas pelos participantes, no final de cada sessão, versando a avaliação sob os seguintes aspetos:
● Pertinência do Tema
● Dinâmica da Sessão
● Principais conclusões
As sessões serão certificadas pela AEFML de forma isolada, de modo a permitir que cada estudante possa ir às sessões a que tem maior interesse e disponibilidade sem se comprometer com a presença em todas as sessões.