Comissão Organizadora MMP: Mz 2020/2021

Banner inscrições CO.jpg

O que é o Medicina Mais Perto: Moçambique? 

O Medicina Mais Perto: Moçambique (MMP:Mz) é um projeto de voluntariado internacional da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) que, através da cooperação com associações parceiras, contribui para a formação, capacitação, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população-alvo em Moçambique, atuando sobretudo na área da saúde.

VISÃO

A visão do MMP: Mz é a existência de um mundo com médicos mais humanos e conhecedores das várias realidades do mundo, capazes de responder melhor e de forma mais adequada aos desafios clínicos e sociais com os quais se irão deparar durante a sua vida profissional.

MISSÃO

A missão do MMP: Mz é proporcionar apoio médico-social à população beneficiária do projeto, visando a sua auto-suficiência, bem como, simultaneamente, criar uma estrutura sustentável que possibilite a concretização da visão do mesmo.

 

Comissão Organizadora

Ao longo do ano, a Comissão Organizadora, para além de assegurar as condições financeiras e logísticas necessárias à realização do projeto, desenvolve todas as dinâmicas de seleção e formação dos voluntários. 

Departamentos

Departamento de Seleção (1 pessoa): responsável pela aplicação de métodos de seleção, em conjunto com uma equipa de psicólogos, de forma a selecionar os voluntários, ao longo das diferentes etapas do projeto. O processo de seleção contempla no total seis fases, que constam no Documento do Projeto, que se iniciam com a Sessão de Esclarecimentos acerca do projeto e culminam com a seleção dos voluntários que integrarão o trabalho de campo. 


Departamento de Formação (2 pessoas): responsáveis por:

  • Garantir a formação adequada dos voluntários;

  • Dotar os voluntários de competências técnicas e sociais para que ocorra uma boa adaptação ao trabalho de campo e, consequentemente, para que o projeto se concretize da melhor forma possível;

  • Promover a formação dos voluntários no âmbito da saúde, nomeadamente no que concerne às patologias mais frequentemente encontradas no terreno e aos procedimentos mais comumente realizados;

  • Promover o pensamento crítico face ao voluntariado e encorajar a participação em ações de voluntariado;

  • Determinar o número, data, tema e as atividades e dinâmicas das formações de cada módulo de formação do projeto;

  • Contactar oradores para cada formação, sempre que necessário;

  • Definir o número, data, local e as atividades e dinâmicas dos momentos de construção de equipa;

  • Enviar e examinar os formulários de avaliação de formação dos participantes.  


Departamento de Tesouraria e Patrocínios (2 pessoas): responsável pelo acompanhamento das contas do projeto e o desenvolvimento de estratégias para a angariação de fundos em valor igual ou superior ao orçamentado.


Departamento de Imagem e Divulgação (1 pessoa): responsável pela criação de imagens/vídeos/banners/(...) ilustrativos do projeto e sua divulgação, bem como da gestão das redes sociais.


Edição MMP:Mz 2020/2021

De salientar que, devido à situação pandémica atual, o  MMP:Mz 2020/2021 poderá sofrer algumas alterações relativamente às edições transatas:

  • Realização de formações/team buildings/dinâmicas por via zoom e não presencialmente.

  • Possibilidade de realização de mais do que uma formação por semana.

  • Impossibilidade de realização de trabalho de campo em Moçambique.

  • Possibilidade de realização de trabalho de campo nacional alternativo.

Gostaríamos que tivesses em conta todas estas nuances, pois só assim poderás integrar esta comissão organizadora da forma mais sincera e consciente possível.

Inscreve-te aqui!


Contigo chegaremos mais perto!

Kanimambo!