Saúde Porta a Porta (SPAP)

O Saúde Porta a Porta (SPAP) é um projeto desenvolvido pela AEFCM em colaboração com a AEFML. O grande objetivo do projeto é a realização de visitas periódicas por parte de um grupo de dois estudantes de Medicina a Munícipes Idosos ou em situação de carência de saúde ou socioeconómica, assim como a dinamização de atividades pontuais para a população geriátrica. Concomitantemente o SPAP oferece uma Formação Geral no que concerne ao voluntariado assim como uma Formação Específica na Área Geriátrica de modo a capacitar os estudantes envolvidos ao trabalho de campo. Estas formações são de caráter obrigatório.

Através deste projeto os estudantes de medicina poderão acompanhar um idoso através da realização de um diário clínico a cada visita a ser monitorizado por parte da Comissão Organizadora. Caso se justifique, os voluntários poderão ainda referenciar o idoso a uma consulta da especialidade gratuita. 

A periodicidade desta visita será semanal, devendo o voluntário deslocar-se ao domicílio do idoso atribuído. O Projeto decorrerá entre os dias 24 de fevereiro e 30 de junho

Cada grupo de estudantes de medicina terá um kit com material médico que poderá levantar aquando do início do projeto. Como tal, cada estudante deverá pagar uma caução no valor de 15eur (30eur por grupo) e assinar um termo de responsabilidade.

Podes consultar o Regulamento da Atividade e o Termo de Responsabilidade aqui.

Pronto para criar impacto? Podes inscrever-te aqui.

Se ficaste com alguma dúvida poderás entrar em contacto connosco através do e-mail spap@aefcm.pt. Contamos contigo!