A III Edição da Feira Solidária é uma atividade dinamizada pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que tem como objetivos a sensibilização da comunidade académica para crises humanitárias que violam os Direitos Humanos e, simultaneamente, a angariação de fundos para causas que procuram dar resposta a essas crises.
Face ao panorama da pandemia da COVID-19 que atravessamos, tivémos de nos adaptar, mas não baixámos os braços, porque o mundo não é só COVID-19 e há muitos outras problemas que o assolam. Assim, este ano, de 20 a 24 de abril, trazemos-te uma Feira Solidária mais virtual onde abordaremos a Crise dos Refugiados do Mediterrâneo.
O mediterrâneo é a fronteira mais letal do mundo: só desde 2013 morreram 20 mil pessoas a tentar chegar à europa. A primavera árabe e os conflitos que se seguiram criaram uma vaga de refugiados sem precedentes, mas outros conflitos já existiam e eram ignorados. A resposta europeia, inicialmente humanista, rapidamente se converteu numa discriminação racista e violenta. Em Itália, os refugiados náufragos foram deixados para morrer no mar, quando o governo proibiu o resgate marítimo realizado pelas organizações humanitárias. Na Grécia, os refugiados ficaram condenados a viver em campos de tendas sobrelotados durante anos a fio, enquanto os seus pedidos estavam a ser “processados”. A União Europeia financiou parceiros duvidosos, como o ditador da Turquia e as milícias na Líbia, para controlarem com mão pesada o fluxo de refugiados. Assim aqueles que mais precisavam da solidariedade europeia viram apenas o seu sofrimento aumentar.
Como estudantes de Medicina, não podemos ficar indiferentes a tamanhas atrocidades e violações dos Direitos Humanos a serem autorizadas e perpetuadas pelos nossos governantes europeus.
Programa
Ao longo da semana, iremos abordar as várias fases que os Refugiados ultrapassam para chegar a uma Europa desumana e sem piedade. Tentaremos responder a algumas perguntas como: “De que é que fogem os refugiados?”, “Que perigos enfrentam na travessia?” e “O que podemos fazer para um acolhimento mais humano?”.
Acompanha-nos através do Instagram da Feira Solidária (@feira.solidaria.fml) e da AEFML (@aefml_).
À conversa com Nour
(em inglês)
Neste dia trazemos-te a história do Nour, nascido na Síria. Aos 18 anos viu-se obrigado a fugir, deixando a família para trás. Era ficar ou morrer… Fugiu com a esperança de ter um futuro que na Síria não podia ter, sonhava poder ir para a faculdade e continuar o seus estudos, mas a vida ainda lhe ia pregar muitas rasteiras… Fugiu, primeiro para a Turquia depois para a Grécia, onde ficou a viver num campo de refugiados à espera que a Europa decidi-se o que fazer com ele. Hoje, já tem o seus documentos que validam o seu estatuto de Refugiado, mas a vida não seguiu o rumo que sonhou…
Descobre mais sobre o Nour na conversa em Livestream no Instagram dia 20 de abril às 17h.
Mesa Redonda | Uma travessia com um destino incerto
Oradores: Miguel Duarte, Dra. Ana Paula Cruz, Prof. Ana Sebastião, Céu Neves
Moderador:
Um jovem que ajudou no resgate de refugiados no mar Mediterrâneo, uma médica que prestou apoio em crises humanitárias, uma professora de renome da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e uma jornalista do Diário de Notícias que venceu o Prémio de Direitos Humanos & Integração juntam-se à volta de uma “mesa” para discutir e partilhar vivências. Com um painel tão diversificado, vem conhecer o que os une!
No dia 21 de abril às 18h assiste a este momento em direto no Facebook da AEFML (aefml100anos).
Aberto a todos os que quiserem assistir.
Em Uníssono | Campos de Refugiados, Um testemunho de quem viu com os seus próprios olhos
Número máximo de participantes: 30
(vagas por ordem de inscrição)
Uma conversa com o Sebastião Martins, ex-aluno da FMUL, que esteve como voluntário nos campos de refugiados da Grécia com a Medical Volunteers International. Numa conversa informal, o Sebastião conta-nos tudo sobre a sua experiência enquanto voluntário médico nos campos de refugiados. Participa neste momento no dia 24 de abril às 18h.
Inscreve-te aqui, a partir de dia 19 de abril às 21h. O link da sessão será enviado no dia anterior para os participantes inscritos.
Para além destas atividades, ao longo da semana poderás contar com várias InstaStories sobre o tema, artigos escritos por colaboradores da Revista Ressonância e muito mais. Fica atento!
Campanha de Angariação de Fundos
“A solidariedade não faz quarentena”
Esta é uma campanha dinamizada pela Humans Before Borders (HuBB - @humansbeforeborders), uma plataforma de ação contra o tratamento desumano e ilegal de migrantes e refugiados.
“Esta campanha tem como objetivo angariar fundos para apoiar cinco ONGs médicas que trabalham nos campos de refugiados de Lesbos (Boat Refugee Foundation, Kitrinos Healthcare, Medical Volunteers International and Health Point Foundation ) e Samos (Med EqualiTeam), no fortalecimento da resposta às necessidades emergentes que esta população enfrenta diante desta pandemia.”
Vê como podes ajudar aqui.
#EuNaoAbandonoRefugiados #IStandWithRefugees