Emergency Call

A atividade "Emergency Call" surgiu na tentativa de estimular e fortalecer o raciocínio clínico dos estudantes dos anos clínicos, através de um simulador online providenciado pelo BodyInteract.

Através de um doente simulado, cada aluno terá a oportunidade de realizar exame objetivo, pedir exames complementares de diagnóstico e administrar medicação para que o doente melhore o seu estado clínico. 


A atividade será desenvolvida em formato de competição onde se irão resolver dois casos clínicos de diferentes dificuldades. Com base na média da pontuação final, iremos apurar o vencedor.

banner_Prancheta 1 cópia 5.png

Equipas em Competição:

  • As equipas devem ser compostas até 4 estudantes dos anos clínicos (4º, 5º, 6º);

  • Não existe nenhuma regra que restrinja a constituição das equipas em competição. Ex: As equipas não necessitam de ser constituídas por estudantes de diferentes anos clínicos.

Dias de Competição:

Vai ser realizado um dia de competição, sendo que, ambos os casos irão versar duas áreas disciplinares específicas: Cardiologia e Medicina Interna. 

A competição terá duas fases: uma primeira fase onde todos terão a oportunidade de resolver um caso clínico. Após esta, apenas 8 equipas passarão para a fase seguinte onde disputarão o lugar de vencedor. 

Inscrições:

As inscrições serão realizadas através do preenchimento deste formulário (1 inscrição por equipa). O período de inscrições decorre entre o dia 10/10 às 21h e o dia 15/10 às 21h, sendo que as vagas serão preenchidas consoante a ordem de inscrição.

  • Terás de preencher o formulário com os dados dos elementos da equipa (nome, e-mail, telemóvel, nº de cartão de cidadão e ano letivo);

  • Terão ainda de submeter um nome para a equipa (caso te inscrevas individualmente, este passo não se aplica a ti); 

  • O mesmo participante só pode estar inscrito em representação de 1 equipa;

O intuito desta atividade é, principalmente, promover a capacidade para raciocinar em contexto clínico e praticar a abordagem de um doente, existindo ainda uma componente pedagógica e didática no final da resolução de cada um dos casos clínicos. 

Atreves-te a pôr em prática os teus conhecimentos teóricos? Então esperamos por ti!