O Lisbon Institute of Global Mental Health está, em parceria com a Federação Académica de Lisboa, a organizar o Mês da Academia pela Saúde Mental. As várias associações de estudantes das Faculdades da Universidade de Lisboa foram convidadas a participar, organizando numerosos eventos ao longo do mês, com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a temática.
A AEFML aceitou o desafio e traz-te um modelo de atividade que não encontras muitas vezes: um debate.
Esta sessão-debate está subordinada ao tema: “Terão as Instituições de Ensino o Dever de zelar pela nossa Saúde Mental?” e terá lugar no dia 8 de outubro, pelas 18h, na plataforma Zoom.
Podes inscrever-te aqui!
Como oradores convidados, contaremos com:
Doutor José Caldas de Almeida - é Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Lisbon Institute of Global Mental Health. Está associado há muitos anos à reforma dos serviços de saúde mental, a nível nacional e global. Foi o fundador de um dos primeiros serviços de saúde mental de base comunitária em Portugal, Diretor de Serviços de Saúde Mental, um dos responsáveis pela atual Lei de Saúde Mental e Coordenador do Plano Nacional de Saúde Mental de 2007 a 2011. Trabalhou em Washington DC como Coordenador do Programa de Saúde Mental da OMS na Região das Américas (2000-2006) e foi coordenador da Joint Action da Comissão Europeia sobre Saúde Mental (2013-2016). Tem coordenado estudos nacionais e internacionais sobre epidemiologia das doenças mentais e serviços de saúde mental e dirige atualmente o Grupo de Saúde Mental Global e das Populações do Centro de Investigação Integrada de Saúde da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.
Doutor Marco Torrado - É Professor de Psicologia e Saúde Mental na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Psicologo Clínico no Hospital CUF Infante Santo / Tejo e Coordenador da Especialidade de Psicologia do Hospital CUF Tejo. Foi, entre 2014 e 2016, coordenador do Programa Iniciativas em Saúde Publica, da Administração Central do Sistema de Saúde IP, do Ministério da Saúde. É doutorado em Ciências da Saúde (Desenvolvimento Humano), pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É, ainda, investigador do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O seu currículo é, também, completo por múltiplas comunicações livres e por convites em congressos nacionais e internacionais. São da sua autoria publicações de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e com fator de impacto.
E tu? O que achas?
Claro que têm?! Não será esse um dever teu, de ti para ti? Será paternalista ser a Instituição a ter medidas pela tua saúde mental?
No dia 8 de outubro (sexta-feira), na plataforma Zoom, em link partilhado com os participantes, se tens uma opinião, vem partilhá-la!