Saúde Porta a Porta & Natal Diferente | Visitas a Idosos

Gostavas de te aproximar da população geriátrica? 

Queres fazer a diferença, com as tuas competências clínicas ou a tua companhia?

A AEFML traz-te 2 atividades com um objetivo comum: apoiar os idosos da nossa vizinhança neste mês de dezembro!

Saúde Porta a Porta | Visitas Domiciliárias

O Saúde Porta a Porta (SPAP) é um projeto desenvolvido pela AEFCM, em colaboração com a AEFML, que inclui a dinamização de atividades pontuais para a população geriátrica. 

Apesar deste ano ter sido construída uma vertente do projeto para os anos Pré-Clínicos e LCN: Caminhadas | Alvalade Ativo, o grande objetivo do SPAP é a realização de visitas periódicas por parte de um grupo de dois estudantes de Medicina, dos anos clínicos, a munícipes idosos ou em situação de carência de saúde ou socioeconómica. 

Através deste projeto os estudantes de Medicina poderão acompanhar um idoso onde, para além da companhia, deverão fazer a medição dos sinais vitais do idoso (pressão arterial, glicémia, frequência cardíaca, IMC, temperatura). 

O Projeto decorrerá entre os dias 6 e 17 de dezembro, devendo o voluntário deslocar-se ao domicílio do idoso atribuído, em Alvalade. Deverão ser realizadas, no mínimo, 5 visitas de 1 hora. Para este efeito, temos 20 vagas disponíveis para ti!

Cada grupo terá um kit com material médico que poderá levantar aquando do início do projeto.

 

Natal Diferente | Christmas Buddy

O Natal Diferente é um projeto organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) e tem como missão oferecer um sorriso àqueles que durante a quadra natalícia estão afastados das suas famílias. 

O Christmas Buddy nasceu da vontade do Natal Diferente de alargar o seu espetro de atuação a uma outra população que precisa de nós. Para além dos doentes internados e utentes de lares e instituições que apoiávamos até aqui, quisemos também acompanhar idosos a quem a nossa presença faz falta.

Nesta atividade, o objetivo é que seja feita a correspondência entre dois estudantes dos anos pré-clínicos do MIM ou de LCN e um idoso, do qual passarão a ser fiéis companheiros!

Entre os dias 6 e 17 de dezembro, os voluntários devem deslocar-se ao domicílio do idoso atribuído, em Alvalade, para um mínimo de 2 visitas de 1 hora. Para este efeito, temos 30 vagas disponíveis para ti!

Durante estas visitas a ideia é procurar estabelecer uma relação de proximidade entre os estudantes e os idosos, de modo a criar laços que permitam vencer parte do isolamento que se faz sentir mais vezes do que gostaríamos nesta época.

Os moldes da atividade ficam à escolha da tripla natalícia e podem ir desde uma simples conversa à realização de qualquer atividade relacionada com a quadra natalícia.

 

Informações Comuns

Para participar em qualquer uma destas atividades, há algumas informações que não te podem escapar:

  • Formação - No dia 1 de dezembro teremos uma sessão de formação obrigatória a realizar em formato digital.

  • Contingência COVID-19 - Devido ao contexto pandémico, será necessária a apresentação do Certificado Digital Covid da UE e realização de Teste Rápido de Antigénio (TRAg) com certificado de testagem. Cada teste será considerado válido num período de 48 horas. Apelamos ao vosso bom senso, uma vez que estarão em contacto com uma população de risco elevado.

As inscrições estarão abertas entre as 21h00 de hoje, dia 25/11, e as 23h59 de dia 29/11, na plataforma Up Events, e a seleção será por ordem de inscrição. Não percas esta oportunidade de fazer a diferença junto da população idosa e inscreve-te aqui!

Atenção: As visitas domiciliárias serão realizadas a pares, mas podes inscrever-te quer com um amigo quer individualmente! Caso queiras participar com alguém em particular, ambos devem realizar o processo de inscrição e colocar o nome um do outro, para que realizemos um match entre os dois. Caso te inscrevas individualmente, será selecionado outro inscrito individual para que formem um par.


Caso tenhas alguma dúvida contacta-nos através dos endereços de email  saudepublica@aefml.pt e nataldiferente@aefml.pt