Em Uníssono | Crianças e Jovens Institucionalizados

Sobre crianças e jovens que são institucionalizados, pouca formação temos no decorrer do curso. Estás interessado em explorar de que forma podemos ter uma melhor abordagem junto destas pessoas? Junta-te a nós nesta sessão!

O que é o Em Uníssono?

O projeto surgiu com o objetivo de criar oportunidades dos nossos estudantes se prepararem para lidar com as várias pessoas e realidades que irão encontrar no exercício da profissão médica, percebendo qual a melhor forma de estar com o doente, no sentido de estabelecer uma relação médico-doente de mútua confiança. Nesse sentido, o atual projeto pretende sensibilizar os estudantes de medicina da FMUL para algumas realidades com as quais não contactam tão regularmente, em que ainda existe algum preconceito, para que possam ultrapassar alguma barreira que possa existir, trazendo testemunhos reais de pessoas de minorias étnicas, ou de grupos frequentemente discriminados.

Crianças e Jovens Institucionalizados

Segundo o Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens, no final de 2020 havia em Portugal cerca de 6706 crianças e jovens em situação de acolhimento.

Apesar do número ter diminuído, justificado pela pandemia, as razões que levam as crianças a acolhimento alteraram-se, em vez de serem os pais a procurarem um melhor futuro para os seus filhos, tem-se notado que as crianças são retiradas às suas famílias por falta de condições de higiene, económicas e segurança.

Na próxima segunda-feira, dia 14 de novembro, decorrerá uma sessão de Em Uníssono sobre Crianças e Jovens Institucionalizados. Esta atividade terá lugar entre as 18h e às 20h no Anfiteatro 1.10, no Edifício Reynaldo dos Santos.

A sessão contará com a Drª Joana Faria, Psicóloga Clínica com experiência na área do risco infantil envolvida nos projetos da Fundação Brazelton Gomes - Pedro e com a Drª Joana Lobo representante da Associação Aldeias de Crianças SOS e sub-coordenadora respostas sociais de Autonomia e Integração desta mesma associação.

Vem aprender mais sobre como podemos melhorar a nossa intervenção enquanto futuros profissionais de saúde na vida de Crianças e Jovens institucionalizados!

Temos 20 vagas à tua espera, inscreve-te na Plataforma UpEvents até sábado, dia 12 de novembro, às 21h!