Queres ouvir um relato em primeira pessoa do que é viver com uma doença rara, e com isso desconstruir os preconceitos que possas ter?
Gostavas de ouvir as perspetivas de várias dimensões da sociedade em relação à inclusão de pessoas portadoras de deficiência?
Em medicina, o termo «inclusão» refere-se a um corpo estranho no citoplasma de uma célula. Porém, este seminário não é sobre isso. Ou talvez até seja. No seu sentido metafórico, uma medicina+inclusiva surge alinhada com essa vontade de construção de uma sociedade+inclusiva, que não estranhe corpos, que una em vez de separar, que aceite em vez de rejeitar, enfim, que inclua em vez de excluir.
Organizado pela AEFML, o Seminário Medicina+Inclusiva serve, assim, dois propósitos: por um lado, pensar o modo como a medicina, nas suas dimensões clínica e de investigação, mas também relacional e humana, lida com as doenças raras, a atenção que dá às pessoas que “vestem” essas doenças, e como é capaz, ela própria, de ver muito para além desses “corpos estranhos”, como ela é capaz de, movida pelo desejo de conhecer para melhor cuidar, dar um sentido à vida de quem é estranhado, embora não se estranhe. Por outro lado, mostrar uma Medicina – aqui entendida enquanto escola que tem como missão formar médicos para a sociedade do futuro – que não deve nunca cessar o esforço de materializar, no espaço, essa inclusão. Cada vez mais. Cada vez melhor.
A história de Ricardo Monis (aka Ricky), que tem uma doença neuromuscular chamada Atrofia Muscular Espinhal tipo II, serve de mote para um seminário que se pretende que tenha como protagonista um corpo real, e não a abstração dos números, das médias, das medianas, dos relatos vicariantes. A sua história, a história do Ricky, entretanto vertida em livro, publicado pela Fórum Estudante, fala-nos da inquietude e da mobilidade de um jovem que habita um corpo quieto e imóvel, e que, justamente por isso, derrota a hipérbole. Não estranhes, mas o Ricky joga à bola. Porque não haveria de jogar?!
A partir do seu exemplo, este seminário vai explorar o tema da inclusão de pessoas portadoras de deficiência na sociedade a vários níveis, desde o sistema de saúde até ao mercado de trabalho.
Programa
O Seminário Medicina+Inclusiva vai realizar-se no dia 3 de março, a partir das 15h, no Auditório 57.
Será composto por 2 partes:
Experiências e vivências - 15h00 às 16h30
Oradores: Ricardo Monis, Lucas Chipenda, Joana Fonseca, Professor Doutor Jorge Mineiro
Moderador: Carlos Liz
Preparar o futuro - 16h45 às 18h00
Oradores: Margarida Castro Caldas (Inclusive Community Forum), Dra. Teresa Moreno
Moderador: Carlos Liz
Inscrições
Inscreve-te aqui até dia 1 de março! As inscrições estão abertas a toda a comunidade CAML e extra-CAML.
Após o encerramento das inscrições, receberás um email que confirma a tua participação no seminário. Só deves considerar-te colocado quando receberes esse email.
Não percas esta oportunidade de aprender e com isso contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva!
Caso tenhas alguma dúvida, contacta-nos através de direitoshumanos@aefml.pt.