Projeto Bonsai

Introdução

Porque acreditamos que a educação é o verdadeiro motor do mundo e que os comportamentos dos mais jovens são influenciados em larga escala pelo exemplo dos seus pares, consideramos essencial aproveitar as valências do jovem estudante de medicina para a formação cientifica e social dos jovens e do mundo que os rodeia.

É neste sentido que nasceu o projeto Bonsai, um projeto de educação pelos pares que pretende levar aos mais jovens, idealmente a alunos de escolas em zonas mais carenciadas de Lisboa, ensinamentos e ferramentas que promovam estilos de vida mais saudáveis e um aumento da literacia em saúde.

Assim, o projeto irá focar-se em 5 percursos : Sexualidade, Saúde Mental, Direitos Humanos, Consumos,Saúde 101, Suporte Básico de Vida.

O Projeto irá decorrer até ao fim de maio de 2024.


Metodologia

POPULAÇÃO ALVO

Jovens a frequentar o 1º ao 12º ano em escolas da zona de Lisboa.

MÉTODOS

Momento I: Capacitação

A capacitação ocorreu na 3ª edição do Projeto inFORMA-TE, cujos percursos coincidem com os temas propostos para formações do BONSAI.

Se não tiveste oportunidade de ir ao inFORMA-TE nesta edição ou em nenhuma das suas edições transatas, nada temas. Visto que as formações são dadas a pares, podes requisitar uma capacitação informal por parte do teu colega.Caso isto não seja possível, por favor contacta o DSPS para que possamos garantir que tens uma capacitação adequada antes de embarcares neste projeto.

Momento II: Trabalho de Campo

Consiste na realização do projeto nas escolas. O mesmo será constituído por 3 a 4 sessões de 50 minutos na mesma turma, lecionadas pelos mesmos 2 alunos da FMUL . Assim, para cada turma, as formações relacionadas com o Percurso serão dadas sempre pelo mesmo par de formadores. Estas formações serão idealmente ministradas uma vez por semana.


Trabalho de Campo

Os temas das sesssões são sugestivos e podem ser articulados de acordo com as necessidades particulares da turma, após troca de impressões com o professor/a.

Para obtenção de certificado, o percurso de Sexualidade, Saúde Mental e Consumos tem 4 sessões obrigatórias. O percurso de Saúde 101 e Direitos Humanos tem como 3 sessões obrigatórias.


Inscreve-te até dia 31 de outubro aqui.

Caso queiras dar a formação com uma pessoa em específico, tem em atenção para te inscreveres em simultâneo com essa mesma pessoa.

No ato da inscrição, irás selecionar a escola e o Percurso da formação, sendo o primeiro passo para o início do Projeto o envio de um mail modelo ao Professor/a responsável pela turma que escolheste.