7ª Call for CO's | Medicina Mais Perto: Moçambique

Comissão Organizadora da XIV Edição do Medicina Mais Perto: Moçambique

Call for CO

O que é o Medicina Mais Perto: Moçambique?

O Medicina Mais Perto: Moçambique (MMP: Mz) é um projeto de voluntariado internacional da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) que, através da cooperação com associações parceiras, contribui para a formação e capacitação em saúde da população-alvo em Moçambique, nomeadamente adultos, jovens e crianças da província de Maputo, visando a sua autossuficiência.

A visão do MMP: Mz é a capacitação em saúde da população-alvo, a par da existência de um mundo com profissionais de saúde mais humanos e conhecedores das várias realidades do mundo, qualificados para responder melhor e de forma mais apropriada aos desafios clínicos e sociais com os quais se deparam durante a sua vida profissional.

A missão do MMP: Mz é contribuir para a formação em literacia em saúde e proporcionar apoio médico-social à população beneficiária do projeto, almejando a sua autossuficiência, a fim de possibilitar a concretização da visão do mesmo.

O que faz a Comissão Organizadora?

Durante o ano letivo, a Comissão Organizadora do MMP: Mz tem como principais funções a formação e capacitação adequada das pessoas voluntárias, promovendo o espírito de equipa e assegurando um processo de seleção transparente e imparcial. Adicionalmente, planifica as atividades e garante as condições logísticas necessárias para a realização do trabalho de campo, ao mesmo tempo que estabelece os contactos cruciais à concretização do projeto, nomeadamente com parceiros locais em Moçambique, com a FMUL e com outras entidades de interesse.

A que vagas me posso candidatar?

Podes candidatar-te aos seguintes departamentos:

Departamento de Formação (2 pessoas): Este departamento tem como principal função a capacitação adequada das pessoas voluntárias, fomentando o seu pensamento crítico face ao voluntariado. Neste sentido, é responsável por contactar oradores para cada formação, definindo o número, data, local e as atividades a serem desenvolvidas em cada sessão formativa, sendo também responsável por criar momentos de construção de equipa.

Departamento de Imagem e Divulgação (1 pessoa): Este departamento é responsável pela criação de imagens, vídeos, banners e outros ilustrativos do projeto, assegurando a sua divulgação, bem como pela gestão das redes sociais do projeto.

Departamento de Seleção (2 pessoas): Este é o departamento que aplica os vários métodos de seleção, com o intuito de, em conjunto com a restante CO, selecionar as pessoas voluntárias que integrarão o trabalho de campo. 

Departamento de Tesouraria e Patrocínios (2 pessoas): Este é o departamento responsável pela gestão de contas do projeto e pelo desenvolvimento de estratégias para a angariação de fundos, assim como pelo estabelecimento de parcerias com entidades de interesse.

Como é realizada a seleção dos candidatos?

De acordo com o Regulamento Geral De Comissões Organizadoras e Projetos Transversais, o processo de seleção dos membros da Comissão Organizadora é dividido em duas fases. A primeira fase corresponde ao preenchimento de um formulário, que será avaliado e cotado de forma anónima. Posteriormente, realizar-se-á uma curta entrevista onde será avaliada a motivação, experiência, ideias, sugestões, disponibilidade e capacidade para resolver problemas, entre outras competências de cada candidato. 

Como me posso candidatar?

Para tal, preenche este formulário! As submissões estão abertas desde o dia 16 de setembro até às 23h59m do dia 22 de setembro.

Qualquer questão ou dúvida que tenhas, podes enviar um email para medicinamaisperto@aefml.pt.

Ajuda-nos a chegar Mais Perto! 

Kanimambo!