Inscrições para a Comissão Organizadora Natal Diferente 2021

Gostavas de organizar um projeto que alegra o Natal de quem não pode passar esta época com quem lhe é mais querido?

Queres fazer parte de uma equipa motivada para tornar a quadra natalícia de alguém mais feliz?

O que é o Natal Diferente?

O Natal Diferente é um projeto organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) e tem como missão oferecer um sorriso àqueles que durante a quadra natalícia estão afastados das suas famílias. 

Seja através da entrega de um presente simbólico, palavra amiga ou mesmo um pouco de música e animação, os estudantes encarnam o verdadeiro espírito natalício e proporcionam um ambiente familiar e único a quem mais dele precisa, tendo abrangido na edição passada  doentes internados, utentes de lares e instituições e ainda profissionais de saúde.

 

Como será o Natal Diferente este ano?

Em anos anteriores a 2020, a principal atividade do Natal Diferente consistia em visitas a serviços hospitalares na manhã de 24 de dezembro por parte dos estudantes voluntários, nas quais estes conversavam, animavam e ofereciam lembranças a doentes internados de forma a tornar o seu Natal especial. 

Com o surgimento da pandemia que vivemos ocorreram alterações aos moldes da passada edição do projeto, que permitiram chegar aos corações de doentes internados, utentes de lares e instituições e profissionais de saúde mesmo sem a realização destas visitas aos serviços e priorizando sempre a segurança.

Este ano acompanharemos de perto a evolução da situação pandémica, de modo a perceber se será ou não possível o retorno a algum tipo de atividade em meio hospitalar. Ainda assim, não te aflijas! Se a pandemia não permitir este retorno, temos muitas formas de tornar este Natal mais alegre para muitas pessoas que não o poderão viver junto das suas famílias. 

Além disso, manter-se-ão algumas das inovações do ano passado, como a organização de serenatas a lares e instituições e a valorização dos profissionais de saúde!

 

O que faz a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora do Natal Diferente é responsável por preparar tudo o que seja necessário para criar memórias felizes deste Natal em quem mais precisa! O seu trabalho iniciar-se-á em meados de Outubro e estará sobretudo concentrado no primeiro semestre, até ao Natal.

 

Como está estruturada a Comissão Organizadora? E a que vagas me posso candidatar?

A Comissão Organizadora inclui os Departamentos de Logística, Patrocínios, Animação, Divulgação, Imagem e Madeira.

Estas são as vagas disponíveis para ti, acompanhadas de uma descrição acerca do trabalho de cada Departamento que poderás integrar:

Departamento de Logística  (3 vagas)

Este departamento estabelece o contacto com os diversos serviços e hospitais de modo a renovar as parcerias estabelecidas em anos anteriores com os mesmos e obter a aprovação para a nossa ação durante a época natalícia. Para além disso, está responsável pelo planeamento da Ação Solidária do projeto.

Departamento de Patrocínios (3 vagas)

Este departamento tem como principal tarefa o contacto de empresas com o objetivo de estabelecer parcerias e formar kits de oferta a entregar aos doentes internados (crianças e adultos), aos utentes de lares e instituições e a profissionais de saúde. Desta forma, é responsável pela formação e distribuição destes kits personalizados recheados de lembranças pelos vários serviços.

Departamento de Animação (3 vagas)

Este departamento está encarregue de contactar lares e instituições para, durante a época natalícia, ser possível a realização de serenatas nos mesmos. Está também responsável por organizar e obter apoio de diferentes grupos culturais, de modo a retomar a animação em ambiente hospitalar (se a situação pandémica assim o permitir). 

Departamento de Divulgação (3 vagas)

Este departamento tem como função contactar escolas para a escrita e desenho de postais de Natal que serão entregues aos doentes, aos utentes de lares e instituições e aos profissionais de saúde. Concomitantemente, está responsável pela divulgação e promoção do Natal Diferente nos diversos meios disponíveis: redes sociais, jornais, websites, rádios e televisões. 

Como será feita a seleção dos candidatos?

O processo de seleção dos elementos da CO será realizado através de duas fases. 

A primeira fase corresponde ao preenchimento de um formulário, que será cotado pelos coordenadores do projeto. Durante esta fase será mantido o total anonimato dos candidatos. 

A segunda fase consiste numa curta entrevista aos candidatos que tenham obtido as melhores pontuações no formulário.

 

Como me posso candidatar?

Para te candidatares, preenche este formulário! As inscrições estão abertas entre os dias 24 de Setembro e 1 de Outubro.

Não hesites em contactar-nos com qualquer dúvida que tenhas, enviando email para nataldiferente@aefml.pt

Vem fazer parte desta Comissão Organizadora, juntos vamos construir um Natal mágico!

AEFML Language Courses 2021/2022

AEFML, in collaboration with LanguageCraft, offers all FMUL students the opportunity to learn a foreign language. Take advantage of the exclusive benefits that AEFML members may get with this partnership.

Registrations Schedule

Registrations open - until October 11th.

Payment of registration - until October 11th.

Tests (non A1 levels, no prior certificate) - October 12th. 

Information about the opening of classes/courses - until October 12th. 

Classes start - week starting on October 11th .

 

Available Courses 

Courses available:

  • German

  • Czech

  • Spanish

  • French

  • English 

  • Italian 

  • Japanese

  • Mandarin

  • Portuguese as a Foreign Language

The number of hours of the courses depending on the course level and type of course. The prices and details of the courses can be found below, in the AEFML Language Courses Regulations 2021/22.

How will the the Courses take place?

This year, the courses take place in a hybrid model - online or face-to-face. You may choose the distance modality - online - or face-to-face.

With prior notice to the trainer, the manner in which the student attends the course may be changed.

Places are limited for both options.

Classes will have a minimum of 10 students. If there are not enough registrations, the course in question will not exist.

Applications

Registrations are open until October 11th..

  1. Registration must be made through the Registration Form;

  2. The payment of the registration fee (25% of the total course fee) must be made by bank transfer to IBAN: PT50 0018 0000 4036 4320 001 97 with the description "Inscrição Cursos Línguas" before submitting the registration form (so that it can be inserted in it), and the deadline for this payment is September 30.

  3. The signed Statement of Acceptance of the Regulations (you can sign it digitally, no need to print the document) must be submitted on the Registration Form;

  4. If you enroll in a non A1 level and already have a language level certificate (issued less than 2 years ago) of the desired course, you must submit it on the Registration Form;

Prices and Payment

Placement Test

The placement tests will be held for all courses, with the exception of beginner levels (A1) and those who already have a previous language certificate (in accordance with article 6 of the regulations). They will be held until October 12th, with a written and oral component at a time and place to be announced.

Courses Schedule 

See the document AEFML Language Courses Schedule 2021-22 l 1ºS.

Certificate

At the end of the course, an attendance certificate is issued stating also the marks achieved.. The courses have a continuous assessment component, written assessment and oral assessment. 

To obtain the language level certificate the following requirements must be met: a) 75% attendance; b) a final result of 50% or more (on a scale of 0% to 100%) in the final written test.

Final Information

Please check the AEFML Language Courses Regulations 2021-22 before registering.

If you have any questions, please do not hesitate to contact us by sending an e-mail to formativa@aefml.pt.

Saúde Porta a Porta | Caminhadas com a 3ª idade

O Saúde Porta a Porta (SPAP) é um projeto desenvolvido pela AEFCM, em colaboração com a AEFML. O principal objetivo do projeto é a realização de visitas periódicas por dois estudantes de Medicina a munícipes idosos ou em situação de carências, assim como a dinamização de atividades pontuais para a população geriátrica.

Este ano, procedemos a uma reformulação do projeto e temos 2 tipologias diferentes para te oferecer!

E a primeira que te vamos apresentar é....

Caminhadas | Alvalade Ativo: Depois de um ano e meio marcado pela distância, tens aqui a oportunidade ideal para fazer a diferença na vida dos mais idosos. LCN, MIM não interessa! Vem daí caminhar! Dedica um pouco do teu tempo a pequenos passeios com um grupo de idosos da Freguesia de Alvalade. 

Com pequenos passos e boa disposição, faz a diferença na vida de quem mais precisa!

Estas caminhadas terão início no dia 1 de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa! 

Mas presta atenção! Cada inscrição corresponde a uma caminhada, mas poderás inscrever-te em mais, se assim entenderes!

 

Achavas que era só isso?

Nós caminhamos, para sabermos que juntos também podemos ir mais longe a pedalar.

Pedalar Sem Idade x AEFML: A Pedalar Sem Idade pertence a um movimento internacional sem fins lucrativos, constituído por voluntários que se dedicam a apoiar os idosos das suas comunidades, realizando passeios gratuitos de 30 a 60 minutos em bicicletas preparadas para o efeito.Teve início em 2012 em Copenhaga e hoje está presente em 52 países.O movimento Pedalar Sem Idade não é sobre bicicletas, nem apenas sobre mobilidade ou sustentabilidade. Pedalar Sem Idade é uma atitude inovadora de ver o voluntariado, é sobre relações humanas, generosidade para com quem não tem acesso aos pequenos prazeres da vida, sobre fazer as coisas devagar e com propósito e sobre as histórias que nos inspiram. 

Para te inscreveres nesta modalidade terás apenas de assistir a uma curta sessão de formação obrigatória, online, de 20 a 30 minutos, no dia 27 de setembro às 18h30.

 

Para te inscreveres nestas oportunidades fantásticas, clica aqui.

Caso queiras partilhar esta experiência com um amigo, apressa-te a escolher o dia e hora porque as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição!

IX Workshop Iniciação Pedagógica | INSCRIÇÕES

O IX Workshop de Iniciação Pedagógica (WIP) parte de uma parceria entre a FMUL e a AEFML, e procura promover uma cultura pedagógica cada vez maior junto dos alunos monitores da nossa Faculdade.

A qualidade da educação e da transmissão do conhecimento é afetada diretamente pela capacidade de ensinar. Assim, uma aposta forte na formação dos monitores (tanto do Solvin ‘It como os de Estágios de Iniciação Pedagógica) refletir-se-á num Ensino mais completo na Faculdade e na construção de Profissionais de Saúde cada vez mais capacitados a educar.

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As primeiras 3 sessões da IX edição dos WIPs ocorrerão na semana de 27 de setembro a 1 de Outubro, a decorrer via Zoom:

Dia 27 de Setembro às 18h30 - "Avaliação da aprendizagem" - Professora Madalena Patrício

Dia 28 de Setembro às 18h00 - "Como fazer um PowerPoint cativante" - Catarina Monteiro e Mariana Andrade

Dia 29 de Setembro às 18h00 - "Como ser um bom monitor" - Dr. João Borralho (PRESENCIAL - em local a comunicar)

Se estás interessado(a) em inscrever-te, clica aqui. O período de inscrições estará aberto até ao dia 24 de setembro.

Atenção  - Nos Workshops presenciais, o número de vagas é limitado (32 por sessão), sendo que os monitores Solvin’ It terão prioridade em relação aos monitores do Estágio de Iniciação Pedagógica. De destacar que os alunos-monitores têm prioridade sobre os alunos não-monitores. Se, ainda assim, o número de potenciais participantes for superior ao número de vagas, será realizado um sorteio.

RESSONÂNCIA | Concurso Literário - “desUnião Europeia”

A revista RESSONÂNCIA é um projeto totalmente desenvolvido por estudantes e para os estudantes. Assim, desafiamos-te a pôr à prova a veia artística através do VI concurso literário da RESSONÂNCIA intitulado “desUnião Europeia”.

Tomando como ponto de partida a União Europeia do século XXI, que futuro espera os Direitos Humanos? Entre crises económicas e humanitárias, ascensão de ideologias extremistas e os demais contrastes legislativos de cada estado-membro, queremos que reflitas sobre a sustentabilidade da UE e o compromisso dos Direitos Humanos futuramente, não esquecendo de pôr em prática os valores de empatia e resiliência que são a base da Medicina. 

Inspira-te, investiga e contribui para esta discussão! Envia-nos o teu artigo até dia 19 de novembro!


Consulta o regulamento aqui.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos através de ressonancia@aefml.pt 

Big Mentor Theory | Projeto Mentoring

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“Inscreveste-te como Mentor?”

Então esta atividade é para ti! 

Apresentamos-te o Big Mentor Theory, uma atividade realizada no âmbito do Projeto Mentoring e com o objetivo de preparar os nossos Mentores para receberem os seus Mentorandos. 

O programa das sessões é o seguinte:

Parte 1 

  • Dinâmicas;

  • Apresentação do Projeto Mentoring;

  • Atividade de grupo; 

  • Desafios (Situações-Problema).

Parte 2

  • Formação sobre “Inteligência Emocional” ou “Liderança e Motivação Pessoal” (Podes inscrever-te na sessão com a formação sobre o tema que mais gostares). 

O Big Mentor Theory terá a duração de 2h e vai contar com diversas sessões ao longo das tardes dos dias 20, 22 e 23 de setembro. Este ano a atividade terá um formato misto, ou seja, poderás optar por uma sessão online ou presencial. Desta forma, podes inscrever-te na sessão cujo horário te seja mais conveniente. Cada sessão terá um número limite de 26 participantes que, durante a Parte 1 da atividade, serão divididos em dois grupos de 13 participantes.

Para além destas sessões, planeámos para ti uma atividade extra que não vais querer perder: um Escape Room outdoor dinamizado pela empresa Timeless. Esta atividade vai decorrer na tarde do dia 24 de setembro, tendo vagas limitadas e um custo associado de 9€ por participante.

Os Mentores pela 1ª vez devem, obrigatoriamente, participar numa das sessões do Big Mentor Theory ou, em alternativa, participar na Sessão de Esclarecimento a acontecer no dia 25 de setembro às 18h. A participação no Escape Room é apenas facultativa.

Ainda assim, reforçamos a importância de participarem no Big Mentor Theory, visto que se trata de uma atividade que oferece uma preparação de Mentores muito completa.

As inscrições para o Big Mentor Theory estão abertas a partir das 19h do dia 15 de Setembro e terminam no dia 19 de setembro às 23h59

Inscreve-te e fica a par dos horários das várias sessões aqui.

Não percas a oportunidade e participa nesta que é uma atividade exclusivamente realizada para os Mentores! 

O Projeto Mentoring conta contigo!

Welcome Week

Dear FMUL Student,

Estás preparado para o retorno dos programas de Mobilidade à FMUL? Gostavas de conhecer melhor os alunos Erasmus incoming?

Então a Welcome Week é o evento para ti! De 27 de setembro a 1 de outubro, decorrerão várias atividades para recebermos os alunos Erasmus na FMUL - mas como sabemos que também estás a pensar na tua própria Mobilidade, preparámos alguns eventos para ti!

No dia 29 de setembro, às 14h, decorrerá a sessão Training4Buddies, uma sessão destinada à capacitação dos nossos Erasmus Buddy, contando com 3 momentos:

  • Choque cultural

  • Como acompanhar um Erasmus Buddy

  • A Experiência de ter um Buddy/Twin


Podes inscrever-te nesta sessão através da plataforma Upevents a partir de dia 15 de setembro até dia 26 de setembro às 23h59.

Também no dia 29 de setembro, às 18h, via Zoom, decorrerá a sessão Get2Know Erasmus - Inscrições, uma sessão de esclarecimentos relativa à inscrição, documentos, e preparação linguistíca para a realização de Mobilidade!

Podes inscrever-te nesta sessão através do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdILu8F5HCQThlqTNyDayOufvX2RV8I1DKd7CY-sBBe_lyKeg/viewform 


Tens até dia 26 de setembro às 23h59 para preencher o mesmo.

Caso tenhas alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do email internacionais@aefml.pt




Dear Erasmus Student,

Are you ready to begin this year in the beautiful city of Lisbon? Are you ready to meet your fellow Erasmus students, your Erasmus buddies, and the Hospital of Santa Maria?

We’ve prepared something especially for you!

From the 27th September to the 1st October the Welcome Week will gather a series of activites dedicated especially for you - from an Hospital tour to a Sunset, will be welcomed by the university and its students association the proper portuguese way.

Check out the program to the Welcome Week below:

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And don’t forget to fill in this form (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgoaHIU5mnVfRktO_IzhgrUsnoc9AzAzSTSr8wwMhz9DWsJg/viewform ) to enroll in the various activities!

If you have any questions, make sure you contact us via email (internacionais@aefml.pt), faceboook or whatsapp.


Semana do Desporto

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As férias foram demasiado curtas e sentes que não estás preparado para voltar à rotina?

O Departamento de Desporto e Bem-Estar da AEFML traz-te a Semana do Desporto! Entre os dias 20 e 24 de Setembro poderás participar em várias atividades desportivas:


Torneio de Padel, dia 20 de Setembro: 

  • Onde? Nos campos descobertos do EUL;

  • A que horas? Às 13h;

  • Custo para sócio AEFML: 6€ por participante + 2€ aluguer de raquete, caso necessites;

  • Custo para não sócio AEFML: 8€ por participante + 2€ aluguer de raquete, caso necessites;

  • Equipa: 2 elementos.


Torneio de Voleibol de Praia, dia 21 de Setembro:

  • Onde?  No campo de areia do Clube de Voleibol de Oeiras;

  • A que horas? Às 14h; 

  • Custo para sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 7€ por participante;

  • Equipa: 4 elementos.


Aula de Surf, dia 22 de Setembro

  • Onde? Na Praia Nova da Costa da Caparica;

  • A que horas? Às 10h;

  • Custo para sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 7€ por participante.


Torneio de Futsal, dia 23 de Setembro:  

  • Onde? No polidesportivo 1 do EUL;

  • A que horas?  Às 14h; 

  • Custo para sócio AEFML: 3€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Equipa: 5 elementos.


Aula de Canoagem, dia 24 de Setembro:

  • Onde? No centro náutico da Marina do Parque das Nações;

  • A que horas? Às 10h;

  • Custo para sócio AEFML: 5€ por participante;

  • Custo para não sócio AEFML: 7€ por participante.

Nos torneios de Padel, Voleibol de Praia e Futsal, o capitão de equipa deve proceder à inscrição de todos os elementos da sua equipa, sendo que o pagamento deve ser feito individualmente, com apresentação do respetivo cartão de sócio. 

Cada atividade tem um número limitado de vagas, pelo que as mesmas serão ocupadas de acordo com a ordem de inscrição. As colocações serão confirmadas por e-mail, através de desportiva@aefml.pt

O pagamento deve ser feito na Tesouraria da AEFML, até dia 15 de Setembro. Caso não seja possível para ti, envia e-mail para desportiva@aefml.pt.

A tua inscrição só será formalizada após realização do pagamento. 

As inscrições abrem amanhã, dia 10 de Setembro, às 21h em:

https://aefml.up.events/activities/view/6321

As inscrições encerram dia 13 de Setembro, às 23h45. Não deixes escapar esta oportunidade! 

Convence os teus amigos e vem começar o ano letivo da melhor forma!

Cursos de Línguas AEFML 2021/2022

Cursos de Línguas AEFML 2021/2022

A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a todos os alunos da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita as vantagens exclusivas que os sócios AEFML têm com esta parceria.

Calendário dos próximos cursos

Inscrições abertas - até 11 de outubro.

Pagamento da inscrição - até 11 de outubro.

Provas de Aferição (níveis não A1, sem certificado prévio) - até 12 de outubro. 

Informação da abertura das turmas/cursos - até 12 de outubro. 

Início das aulas - semana de 11 de outubro.

 

Línguas disponíveis 

Estão disponíveis cursos de:

  • Alemão

  • Checo

  • Espanhol

  • Francês

  • Inglês 

  • Italiano 

  • Japonês

  • Mandarim

  • Português como Língua Estrangeira

O número de horas dos cursos varia consoante o nível do curso e tipologia de curso. Os preços e detalhes dos cursos podem ser encontrados abaixo, no Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2021/22 - 1ªS.

Modo de funcionamento dos cursos

Este ano, os cursos decorrem num modelo híbrido - online ou presencial. Poderás optar por escolher a modalidade à distância - online - ou presencial.

Mediante aviso prévio ao formador, poderá haver modificação da modalidade em que o aluno frequenta o curso.

As vagas são limitadas para ambas as opções.

As turmas terão, no mínimo, 10 alunos. Caso não haja inscrições suficientes, o curso em causa não existirá.

Inscrições 

Inscrições abertas até 11 de outubro.

  1. As inscrições devem ser feitas através do Formulário de Inscrição;

  2. O pagamento da inscrição (25% da totalidade do curso) deve ser realizado através de transferência bancária para IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas” antes da submissão do formulário de inscrição (para que possa ser inserido no mesmo), sendo o limite para a realização deste pagamento, o dia 11 de outubro.

  3. A Declaração de Aceitação do Regulamento assinada (podes assinar digitalmente, sem necessidade de imprimir o documento) deve ser submetida no Formulário de Inscrição;

  4. Caso te inscrevas num nível não A1 e já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido, deves submetê-lo no Formulário de Inscrição;

Preços e pagamento

Testes de Aferição de Nível

Os testes de aferição de nível serão realizados para todos os cursos, com exceção dos níveis principiantes da língua (A1) e dos inscritos que já tenham um certificado de língua prévio (de acordo com o artigo 6º do regulamento). Serão realizados até dia 12 de outubro, com uma componente escrita e oral num horário e local a divulgar.

Horários/ Calendarização dos cursos 

Consulta o documento Calendarização Cursos de Línguas AEFML 2021-22 l 1ºS.

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral. 

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos: a) 75% de assiduidade; b) resultado final igual ou superior a 50% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

Disposições Finais

Consulta o Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2021-22 l 1ºS antes do ato de inscrição.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando e-mail para formativa@aefml.pt.

Inscrições Monitores Solvin' It

O projeto Solvin’It está a preparar o 1º semestre, para que ninguém se perca nas moléculas de bioquímica, rebente um fusível a fisiologia, nem pense em desistir de anatomia!


Mas, para que todos consigamos orientar-nos neste mar de matérias, cadeiras e cadeirões, precisamos de bússolas. Bússolas como tu, que consegues explicar aquele pormenor de Infecciologia que ninguém apanhou e que sabes tão bem Micro que podias dar consultas de medicina do viajante!


De 6 a 10 de setembro, estão abertas as candidaturas a Monitor Solvin’It.

Aceitas o desafio?

Então, escolhe a tua especialidade e vem daí!


As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, após algum tempo do fecho das inscrições, serás informado acerca da tua colocação.


E se precisas de pensar ou tens dúvidas sobre o que é ser Monitor Solvin’It, marca presença na Sessão de Esclarecimentos, no dia 8 de setembro, pelas 12h30, neste ID de reunião Zoom: 326 879 0202.


Podes, ainda, recorrer às FAQ’s sobre ser Monitor Solvin’It! Aqui, encontrarás perguntas frequentes e a sua resposta, numa compilação de informação de fácil acesso.


E se restar alguma questão, não hesites em contactar-nos para o seguinte endereço de correio eletrónico: solvinit@aefml.pt


Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC)

O Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC), que visa aproximar o Departamento de Saúde Pública e Sexual aos estudantes da FMUL, vai entrar numa nova fase, para que a diferença que fazemos juntos chegue cada vez mais longe! Junta-te a nós e faz parte de um Grupo de Trabalho único.

O que faz o GTIC?

Tendo por base os pilares da formação e da intervenção na comunidade, os membros integrantes deste Grupo terão oportunidade de:

  1. Refletir sobre a pertinência e a continuidade das atividades do departamento nos moldes estabelecidos, bem como aspetos das mesmas a melhorar;

  2. Construir e aplicar metodologias de medição de impacto aos projetos vigentes;

  3. Rever e atualizar guiões e apresentações formativas subordinadas a vários temas, como Sexualidade, Saúde Mental, Bullying, Saúde 101, Alimentação Saudável e Sustentabilidade, tendo em consideração um público alvo de diferentes faixas etárias;

  4. Organizar e participar em parcerias pontuais, como atividades de rastreio cardiovascular ou formativas.

Onde me posso candidatar?

Inscreve-te de dia 29 de agosto a 5 de setembro aqui!

Em caso de dúvidas ou sugestões, envia e-mail para saudepublica@aefml.pt.

Comissão Organizadora da XX edição do Hospital dos Pequeninos

O que é o Hospital dos Pequeninos?

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos, cujo principal objetivo é reduzir a ansiedade por elas sentida  quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, diminuindo o “medo da bata branca”. 

A criança leva um peluche ou boneco e percorre várias estações que procuram simular os diferentes serviços hospitalares, sendo ela a responsável pelo “tratamento" do seu boneco.

As edições anuais do Hospital dos Pequeninos decorrem em dois locais:

- Na Cantina I da Universidade de Lisboa, durante uma semana, destinando-se à receção de escolas;

- No Pavilhão do Conhecimento, durante um fim de semana, reservado às famílias.

No ano passado, devido à situação pandémica, foi necessário reinventar a XIX Edição do Hospital dos Pequeninos, que passou a realizar-se no 2º semestre, através de uma plataforma online interativa, que permitiu simular o percurso habitual com as diversas estações do HP.

Nesta edição, durante o 1º semestre, pretendemos voltar à semana de receção das escolas na Cantina I, assim como ao fim de semana no Pavilhão do Conhecimento! Além disto, teremos ainda uma novidade, em parceria com a Casa Pia de Lisboa, que nos permitirá chegar a ainda mais crianças!

Posteriormente, no 2º semestre, queremos também retornar à nossa edição presencial de Setúbal.


O que é a Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP)?

A COHP é um grupo de alunos sonhadores que se compromete a realizar mais uma edição mágica deste projeto, que tem vindo a contar com mais e mais crianças ao longo dos anos. Esta comissão é assim responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e dinamização da mesma.

Gostavas de integrar a organização de uma das atividades mais queridas da AEFML? Esta é a tua oportunidade!

Este ano temos 16 vagas para ti!

Departamentos

Decoração (6 vagas): Este é o departamento que põe à prova a tua imaginação na concretização de todas as coisas que dão vida ao Hospital dos Pequeninos, de acordo com o tema escolhido para cada edição.

Divulgação (2 vagas): Este departamento ocupa-se do importante contacto com jornais, revistas, televisões, entre outros, para divulgação do projeto, assim como do contacto com figuras públicas, fazendo a ponte entre o HP e a/o Madrinha/Padrinho de cada edição. Este ano também pretendemos lançar uma nova música!

Escolas (2 vagas): Este departamento é responsável por contactar escolas primárias e jardins de infância para que as crianças possam vir ao HP, para além de estar também encarregue de  contactar as instituições que apoiamos todos os anos.

Imagem (2 vagas): Os membros deste departamento criam todo o material para a divulgação do projeto, através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, etc.

Logística (2 vagas): Este departamento é responsável pela realização das formações gerais e específicas, contactando oradores e propondo temáticas que possam complementar a nossa formação médica, direcionadas para a área da Pediatria. Os membros deste departamento formam e gerem a Task Force e os Colaboradores do projeto.

Patrocínios (2 vagas): Os membros deste departamento são os responsáveis por angariar todo o material para a construção da decoração do projeto, para além do material médico e brindes para as crianças que vêm ao HP.

Não é necessária experiência em nenhum destes departamentos, só vontade e disponibilidade para aprender.

Nota: Fazer parte da COHP é diferente de ser colaborador! Os colaboradores são todos os colegas que ficam nas diversas estações a receber as crianças durante a semana do Hospital dos Pequeninos.

Como fazer parte da COHP?

Para te inscreveres basta preencheres o seguinte formulário, até às 23h59 do dia 5 de setembro.

O método de seleção para as 16 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados, que decorrerá nos  dias 10, 11 e 12 de setembro.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM TORNAR A XX EDIÇÃO INESQUECÍVEL!

2ª CO& Company

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Gostarias de promover a formação e a intervenção na comunidade? Gostarias de poder ajudar a reduzir o “medo da bata branca” sentido por centenas de crianças? Achas que poderias ter impacto na luta contra as discrepâncias e falhas existentes nas áreas da educação e desenvolvimento sociocultural de jovens inseridos em comunidades socialmente carenciadas?

Então esta CO& Company é para ti!

Até ao dia 5 de setembro tens a oportunidade de te inscreveres e integrares uma das seguintes Comissões Organizadoras:

  • Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC); 

  • Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos;

  • Comissão Organizadora do Nexus;

Para saberes mais sobre o trabalho desenvolvido por estas COs e para te inscreveres, clica sobre cada uma delas. 

Esperamos por ti!

Erasmus Buddy e Tandem Project

Tens interesse em fazer Erasmus e queres saber mais sobre a vivência destes alunos?

Queres aprender outra língua sem a necessidade de aulas?

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Inscreve-te no Erasmus Buddy e Tandem Project preenchendo este formulário até dia 17 de Setembro.

No projeto Erasmus Buddy tens a possibilidade de acompanhar um aluno de Erasmus ao longo da sua estadia em Portugal , nomeadamente, na sua integração e vivência da faculdade, compreensão do funcionamento dos módulos e exames e ainda no conhecimento da cultura e tradições portuguesas.

Enquanto Erasmus Buddy poderás também participar no Tandem Project! Nesta vertente podes aprender uma nova língua e simultaneamente ajudar a aperfeiçoar o português desses estudantes. Como recebemos alunos de vários países europeus, tens a possibilidade de escolher aquela língua que sempre tiveste curiosidade em aprender.

Qualquer dúvida, contacta-nos em internacionais@aefml.pt

Mentores do Projeto Mentoring

Ainda te lembras do teu 1º dia de faculdade? 

Certamente vinhas cheio de vontade de encarar este novo desafio, mas também com alguns medos e incertezas sobre o que te esperava. 

Este ano isso não será diferente para os teus futuros colegas. Para muitos deles, setembro será sinónimo do começo de uma bonita jornada, mas também será sinónimo de inquietação e pouca certeza sobre o que reserva esta viagem. 

Gostavas de acompanhar os alunos recém-chegados e de os ajudar com as tuas experiências e conselhos?

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Então este desafio é para ti! 

As inscrições para MENTORES estão abertas!

O Projeto Mentoring tem como um dos seus maiores objetivos a integração dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social, através do acompanhamento por parte de um mentor que, sendo já conhecedor da faculdade, pode partilhar as suas experiências.

Existem quatro categorias de Mentores, podes inscrever-te na que mais se adequa a ti:

  • Mentores de 2º e 3º ano do MIM - Atribuídos a Mentorandos de 1º ano do MIM.

Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui!

  • Mentores de 2º e 3º ano da LCN - Atribuídos a Mentorandos de 1º ano da LCN.

    Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui! 

  • Mentores Licenciados e/ou Trabalhadores-estudantes do MIM - Atribuídos a Mentorandos Licenciados e/ou Trabalhadores-estudantes do MIM.

    Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui!

  • Mentores de 4º e 5º ano do MIM - Atribuídos a Mentorandos vindos da UMa para ingressar no 3º ano do MIM.

    Podes inscrever-te nesta categoria de Mentores aqui!

As inscrições estão abertas até dia 5 de setembro às 23h59. 

Informações importantes: 

  • Para os mentores pela 1ª vez é obrigatória a presença numa atividade para mentores a anunciar brevemente (excepto em situações justificáveis);

  • O match Mentor-Mentorando é feito com base nos gostos, interesses e características pessoais que mais se assemelham entre ambos.

Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE)

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A Comissão de Acompanhamento de Erasmus tem o intuito de disponibilizar apoio à chegada e durante a estadia dos estudantes incoming, criando um programa social que permita uma maior aproximação entre os participantes.

 

O que faz a CAE? 

Apoio aos alunos Erasmus +

A este nível, atuamos com os seguintes objetivos:

  • Contribuir para a integração dos alunos Erasmus através:

    • da apresentação e divulgação dos programas e iniciativas sociais e culturais dinamizados pela AEFML  

    • da receção aos alunos Erasmus durante a primeira semana de aulas, no primeiro e no segundo semestre, com a realização de visitas guiadas pelo HSM e Edifício Egas Moniz, dando a conhecer algumas localizações importantes como os serviços da Faculdade, salas de aulas, auditórios e espaços de estudo.

    • da dinamização de atividades que promovam o intercâmbio cultural e social entre alunos Erasmus e alunos da FMUL

  • Ajudar no esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento de diversos aspetos da Faculdade e colaborar com as Comissões de Curso dos diferentes anos, de forma a promover a comunicação entre os estudantes Erasmus e os docentes e institutos.

  • Divulgar o Erasmus Student Guide, ferramenta importante para a adaptação dos Erasmus à cidade de Lisboa e à Faculdade.

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CAE é feita tendo por base 2 momentos: primeiramente através da avaliação anónima de formulários e, de seguida, entrevistas aos candidatos com melhores formulários.

 

Como me posso candidatar?

Podes inscrever-te até dia 15 de Agosto às 23h59 através deste formulário.

Comissão Organizadora da 8ª Edição do Beyond MEd

Queres fazer parte da Comissão Organizadora do congresso de educação médica da nossa faculdade? 

Este ano, contamos com a 8ª Edição do Beyond Med e tu podes torná-la memorável!

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A educação médica é um mundo muitas vezes desconhecido pelos estudantes de medicina mas que define muito a sua preparação para o futuro. 

Rodeada de inovação, partilha de experiências e vontade de preparar cada vez melhor os futuros médicos, o tema da educação médica é fulcral no nosso dia a dia de estudante. 

Os grandes desafios vividos nos últimos tempos pelo ensino médico, dão espaço à tua criatividade e inovação, por isso, se queres contribuir para a discussão mais informada dos nossos estudantes sobre esta área, esta é a tua oportunidade! 

O que faz a CO Beyond Med e quais as vagas disponíveis?

  • Departamento Científico: 3 Vagas

Este departamento é responsável por investigar oradores para o congresso, bem como por discutir as temáticas mais específicas abordadas no mesmo. 

Para além disso, é ainda responsável pelos temas dos workshops e contacto dos seus formadores. 

  • Departamento de Logística: 1 Vaga

Este departamento é responsável pela organização logística do evento, ou seja, trata dos espaços presenciais e virtuais, das inscrições e da recepção aos oradores. Para além disso, é ainda responsável por estabelecer as parcerias do congresso. 

  • Departamento de Relações Externas: 1 Vaga

Este departamento é responsável por estabelecer o contacto com as diferentes escolas médicas nacionais e internacionais.

  • Departamento de Imagem: 3 Vagas

Este departamento é responsável pela imagem e divulgação do congresso, nas várias plataformas virtuais. Além disso, é ainda responsável pelo Site do Congresso. 

Como me posso candidatar?

Podes candidatar-te à CO Beyond Med através do seguinte formulário

As inscrições terminam dia 15 de agosto às 23h59

Como será feita a seleção dos candidatos?

O método de seleção consistirá na análise das respostas ao formulário, realizada anonimamente. 


Vem fazer parte do Beyond Med! 

Esperamos por ti!!

Comissão Organizadora do Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 (CO-Ment)

Gostas de desafios?

Gostas de trabalhar em equipa?

Sempre quiseste organizar atividades relacionadas com a mentoria?

Então trazemos-te a oportunidade de integrares a Comissão Organizadora do Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 (CO-Ment).

O Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 resulta de uma parceria entre o GAE (Gabinete de Apoio ao Estudante) da FMUL e o DPEM (Departamento de Pedagogia e Educação Médica) da AEFML. 

Podes saber mais sobre esta e outras parcerias com o GAE aqui!

O que faz a Comissão Organizadora do Mentoring e do Mentoring 2.0?

No ano 2021/2022, o Projeto Mentoring conta a sua 8ª edição, tendo como grande objetivo a integração dos novos alunos na FMUL, através da atribuição de um mentor de anos mais avançados. Já o Projeto Mentoring 2.0 terá a sua 4ª edição, tendo como principal objetivo a interação e a partilha de experiências entre os alunos de anos clínicos do MIM e profissionais da área da medicina e, entre os alunos da LCN e profissionais da área da nutrição.

A Comissão Organizadora do Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 desenvolve o seu trabalho ao longo de todo o ano letivo, tendo ainda como objetivo organizar diversas atividades como os Workshops de Soft Skills, o Dia do Mentoring, as Job Talks, entre muitas outras. 

Como me posso candidatar?

Para te inscreveres na CO-Ment precisas de preencher o formulário que se encontra aqui!  

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de agosto às 23h59

Como será feita a seleção dos candidatos?

O método de seleção consistirá na análise das respostas ao formulário, realizada anonimamente, avaliando tanto as motivações como o modo de atuação face a situações-problema, com os quais a Comissão Organizadora poderá ser confrontada durante o exercer das suas funções.

Estão abertas 6 vagas para a CO-Ment, sendo que, podes candidatar-te a uma destas vagas, quer sejas aluno do MIM ou da LCN.


Vem fazer parte desta Comissão Organizadora!

O Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 conta contigo!

Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI)

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Brevemente irá começar uma nova edição do projeto Solvin’ It e para a construirmos precisamos de ti! Esta é a oportunidade ideal para te juntares à equipa que irá explorar todos os benefícios do peer-teaching e as melhores dinâmicas de ensino-aprendizagem no ano letivo que se avizinha - a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI).

O que faz a COSI?

É uma equipa de 7 pessoas, coordenadas por um membro do Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML e por um aluno bolseiro do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), e divididas pelas várias áreas disciplinares do projeto, de tal forma que coordenam 1 e assistem os trabalhos de mais 1 a 2.

Atualmente, as áreas disciplinares são as que se seguem:

1º Semestre:

● Anatomia (MIM e LCN)

● Bioquímica (MIM)

● Fisiologia (MIM)

● Microbiologia (MIM)

● Infecciologia (MIM)

● Anatomia - pequenos grupos (MIM)

2º Semestre:

● Anatomia (MIM)

● Bioquímica (LCN)

● Fisiologia (MIM)

● Infecciologia (MIM)

● Microbiologia (LCN)

● Neuroanatomia (MIM)

● Patologia (LCN)

● Anatomia - pequenos grupos (MIM)

O trabalho da COSI decorre durante todo o ano letivo e compreende tarefas, como selecionar os monitores, fazer o acompanhamento da construção das várias sessões Solvin’It, entre outras.

Como me posso candidatar?

Entre os dias 8 e 15 de Agosto poderás candidatar-te à Comissão Organizadora do Solvin’ It através deste formulário.

Como será feita a seleção dos candidatos?

Após a inscrição na UpEvents, ser-te-á enviado para o e-mail o formulário de candidatura. Deverás preenchê-lo com a maior atenção e cuidado. Vão ser avaliadas a tua experiência e competência, motivação, criatividade, disponibilidade e capacidade de resolução de situações-problema.

Tudo isto para podermos ter a próxima (e melhor) COSI!

Contamos contigo para fazer desta edição do Solvin’ It a melhor de sempre!

Se tiveres qualquer dúvida não hesites em contactar-nos para o e-mail: solvinit@aefml.pt.

CO’s & Company

Mal acabaste o ano letivo o ano letivo 2020/2021 começaste a fazer planos para o próximo ano? Gostarias de ter a oportunidade de te envolveres em projetos extracurriculares mas ainda não decidiste que novos desafios abraçar?

Para que possas escolher as COs que gostarias de integrar de forma mais atempada, damos-te a conhecer quais as COs que serão formadas ao longo do próximo ano letivo, bem como as respetivas previsões de data de abertura de inscrições. 

1ª CO & Company - de 8 a 15 de agosto

2ª CO & Company - de 29 de agosto a 5 de setembro

 

3ª CO & Company - setembro

4ª CO & Company - Início de outubro

 

5ª CO & Company - Fim de outubro

  • CO Feira Solidária 

  • Task Force Best Buddy 

  • Comissão Organizadora de Intercâmbios

 

Notas: De forma a permitir que o máximo das pessoas possam ter a experiência de pertencerem a uma Comissão Organizadora, um dos elementos que será tido em conta será a tua disponibilidade e integração em outras Comissões Organizadoras.

A data de abertura e de término das CO & Company será sempre divulgada antecipadamente tanto via e-mail, via site e redes sociais (Instagram e Facebook).

 

Já decidiste em qual te pretendes inscrever? Aguardamos por ti!