2ª Call for COs | Solvin' It

O Projeto Solvin’ It está de volta para uma IX Edição, pronto para descomplicar tudo aquilo que parece complicado e, para isso, precisamos de ti!

As inscrições para a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI) estão abertas entre os dias 31 de julho e 11 de agosto até às 23h59, através deste formulário. Agarra esta oportunidade para ficares a conhecer mais sobre o peer-teaching e para que este projeto continue a ajudar os estudantes da nossa faculdade!

O que é a COSI?

A COSI é uma equipa de 8 pessoas coordenada por 2 Coordenadores Gerais, um membro do Departamento de Formação e Ciência (DFC) da AEFML e uma estudante bolseira do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE). 

Ao longo dos 2 semestres, esta equipa é responsável pela seleção de monitores, do contacto com tutores, pela organização das sessões, entre outras tarefas.

Se tens interesse pela pedagogia médica, queres ganhar experiência na organização de sessões e contribuir para o sucesso dos teus colegas, esta CO é para ti!! Junta-te à equipa e vem ajudar-nos a fazer este projeto crescer!

Inscreve-te aqui!

Atualmente, a ação da COSI foca-se nas seguintes áreas disciplinares:

1º semestre:

  • Anatomia (MIM e LCN)

  • Bioquímica (MIM)

  • Fisiologia (MIM)

  • Microbiologia (MIM)

  • Anatomia - Pequenos Grupos (MIM)

  • Infecciologia (MIM)

  • Biologia Molecular da Célula (MIM)

2º semestre:

  • Anatomia (MIM)

  • Bioquímica (LCN)

  • Fisiologia (MIM)

  • Infecciologia (MIM)

  • Microbiologia (LCN)

  • Neuroanatomia (MIM)

  • Anatomia - Pequenos Grupos (MIM)

Como me posso inscrever?

Não consegues esperar por começar esta aventura? Para te inscreveres, preenche este forms.

Como é feita a seleção?

A seleção é feita pelos coordenadores gerais do projeto, estando dividida em 2 fases:

  • 1ª fase - através do preenchimento de um formulário (aqui)

  • 2ª fase - através de uma entrevista para nos ajudar a conhecer-te melhor!

Se tiveres alguma dúvida, envia-nos um e-mail para solvinit@aefml.pt

1ª Call for COs | AIMS Meeting 2024

Vem fazer parte do maior congresso biomédico da Europa!

AIMS Meeting 2024

O AIMS Meeting - Annual International (bio)Medical Students Meeting - é o maior congresso biomédico na Europa organizado somente por estudantes.

A próxima edição manterá o foco na formação científica das suas pessoas participantes, afirmando-se como um espaço de referência para a análise diversificada de temas atuais e inovadores nas áreas da medicina, bem como de áreas em charneira com a mesma, nomeadamente as ciências biomédicas.

A par de um painel científico de excelência, o AIMS Meeting proporciona um programa sociocultural enriquecedor, o qual contribui para a abertura de horizontes que este projeto tanto ambiciona.

O AIMS Meeting é não só um palco para oradores internacionais, como também para a própria comunidade estudantil e tu podes fazer parte da criação deste palco!

Como é constituída a Comissão Organizadora do AIMS Meeting?

Departamento de Logística e Fundraising - 6 vagas

  • Departamento responsável pela angariação de apoios logísticos e financeiros, essenciais à realização do congresso. O mesmo está também encarregue da dinamização do programa sociocultural e suas respectivas vertentes: AIMS Living, AIMS Giving e AIMS Green.

Departamento Científico - 6 vagas

  • Departamento responsável pela idealização e concretização do programa científico em todas as suas vertentes: módulos temáticos, Keynote Lectures, workshops, competições e science speed dating.

Departamento de Imagem e Comunicação - 4 vagas

  • Este Departamento vive de ideias e criatividade, sendo responsável por toda a imagem, branding e merchandising do congresso, em constante renovação e aperfeiçoamento. Está também encarregue da gestão do conteúdo e design das redes sociais e website do evento.

Departamento de Relações Públicas - 3 vagas

  • Departamento responsável por todo o processo de inscrições, assim como pelas parcerias com outros congressos nacionais e internacionais. Tem como missão idealizar as melhores estratégias para divulgar o AIMS Meeting dentro e além fronteiras.

Informações Importantes

As candidaturas para coordenandos(as) do AIMS Meeting 2024 decorrerão de 24 de Julho até 29 de Julho às 23:59.

O processo de seleção será feito através da avaliação por formulário e entrevista, na qual poderás partilhar connosco as tuas ideias inovadoras e demonstrar a tua motivação.

De forma a te candidatares, pedimos que preenchas o formulário que poderás encontrar neste link.

Se tiveres alguma dúvida em relação a este processo, não hesites em contactar-nos através do endereço support@aimsmeeting.org.

Vem fazer parte do maior congresso biomédico da Europa!

2ª CALL FOR COs | RESSONÂNCIA

O que é a Ressonância?

A revista RESSONÂNCIA é a publicação oficial da AEFML, que conta já com 31 anos, 37 edições físicas e uma vasta edição online, com textos publicados nas nossas redes sociais e site oficial

A revista é a prova viva de que o curso de medicina é casa dos mais variados poetas, cronistas, jornalistas e daqueles que gostam de escrever para além de histórias clínicas.

Este ano pretendemos potenciar o crescimento que a revista alcançou no mandato transato, estando abertos a novas oportunidades de parceria com os projetos da associação para que a RESSONÂNCIA possa chegar a todos os estudantes. Pretendemos continuar com as edições físicas semestrais, a parceria com o Aims Meeting, continuando a apostar nas possibilidades oferecidas pelo nosso conteúdo online

O que é a CO Ressonância?

A Comissão Organizadora da RESSONÂNCIA é a equipa responsável pela edição da revista, nas suas múltiplas vertentes, como plataforma das mais variadas formas de expressão dos nossos estudantes. Somos quem segura o altifalante das vozes que querem ir mais longe. 

Aqui temos o enorme privilégio de ficar a conhecer em primeira mão a essência literária dos nossos colegas, impedindo que fique apenas numa folha de rascunho.

Quais são as vagas disponíveis?

Departamento de Imagem (2 vagas)

O Departamento de Imagem é responsável pela beleza já conhecida das edições físicas e das publicações online, dando representação ao abstrato por trás das palavras dos colaboradores.

Cabe também a este departamento explorar novas formas de divulgação para chegar à comunidade estudantil.

Apesar das especificidades da construção da revista, nada temas! Quem ocupar estas vagas contará com uma formação de imagem própria para dar asas à sua criatividade.

Departamento Editorial (1 vaga)

Ao Departamento Editorial compete o acompanhamento da equipa de colaboradores da revista, a dinamização e estruturação das edições e a revisão dos textos.

Muito mais do que rever construção frásica ou detetar erros ortográficos, no Departamento Editorial terás um contacto direto com os produtores de toda a matéria prima - os colaboradores.

Departamento online (1 vaga)

O Departamento Online são os gestores digitais da RESSONÂNCIA, recebendo os textos dos colaboradores, enviando-os para a revisão pelo Departamento Editorial e dando-lhes asas para voarem, assim que são publicados.

Recebem a peça finalizada e estão prontos para a colocar à vista de todos, à curta distância de um clique.

Como me posso candidatar?

Se a comunicação e a arte literária te fascinam, deixa ressoar a tua motivação e junta-te à equipa. O processo de candidatura é muito simples: basta preencheres este formulário até dia 11 de agosto e realizar uma entrevista.

RESSONÂNCIA, Deixa-te Ressoar

1ª Call for COs | IV Edição Nutri2Go

IV Edição do Nutri2Go

O Nutri2Go surgiu pela necessidade de valorização da área das Ciências da Nutrição e tem como pilar fundamental a promoção da literacia em saúde na área da Nutrição e não só.

Concluídas três edições incríveis, está na altura de começar a preparar uma quarta e aperfeiçoada edição deste congresso. Espera-nos uma edição com novos temas, novos prémios e novas surpresas. 

Quer sejas de nutrição ou medicina temos espaço para ti e para a tua voz nos nossos departamentos.


Constituição da Comissão Organizadora

Departamento de Imagem e Divulgação: 4 Vagas

Departamento de Imagem e Divulgação responsável por todo o branding do congresso, criação de conteúdos e gestão das redes sociais.

Departamento de Logística e Apoios Financeiros: 4 Vagas

Departamento de Logística e Apoios Financeiros responsável pela organização e decoração dos espaços utilizados no congresso, bem como pela organização do coffee break em conjunto com o D. de Patrocínios. Além disso, está também responsável pela procura de possíveis parceiros financeiros e, consequente angariação de apoios.

Departamento de Oradores e Formadores: 4 Vagas

Departamento de Oradores e Formadores é responsável pelo planeamento e seleção das temáticas a serem abordadas no congresso, tanto ao nível das palestras, como dos workshops, bem como pelo respectivo painel de oradores e formadores.

Departamento de Patrocínios: 3 Vagas

Departamento de Patrocínios responsável pela organização dos Kits, tanto físico como virtual. Assim como, pela procura de parceiros para giveaways e para o coffee break.

Departamento de Relações Públicas: 2 Vagas

Departamento de Relações Públicas responsável pela procura e contacto de possíveis parceiros/instituições/organizações na área da nutrição que possam expandir a divulgação do congresso. Além disso, está também responsável pela organização e dinamização do Programa de Embaixadores.


Como me posso candidatar?

Através do preenchimento deste formulário que estará disponível de 24 de julho até 29 de julho às 23:59.

Sendo que, a seleção de candidatos tem por base a avaliação deste formulário e de uma entrevista online que será realizada à postriori, numa data a definir.

Se ficaste com alguma dúvida, não hesites, envia-nos um e-mail para nutri2go@aefml.pt , estamos aqui para a esclarecer!


Contamos contigo?

Em Uníssono | Discriminação em Medicina

O Em Uníssono é um projeto surgiu com o objetivo de criar oportunidades dos nossos estudantes se prepararem para lidar com as várias pessoas e realidades que irão encontrar no exercício da profissão médica, percebendo qual a melhor forma de estar com o doente, no sentido de estabelecer uma relação médico-doente de mútua confiança. Nesse sentido, o atual projeto pretende sensibilizar os estudantes de medicina da FMUL para algumas realidades com as quais não contactam tão regularmente, em que ainda existe algum preconceito, para que possam ultrapassar alguma barreira que possa existir, trazendo testemunhos reais de pessoas de minorias étnicas, ou de grupos frequentemente discriminados.

Na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, às 17h trazemos-te uma sessão do Em Uníssono sobre Discriminação na Medicina, seja entre colegas, seja de professores para alunos ou ainda de alunos com doentes.

A discriminação racial tem sido um assunto prementemente falado e discutido, e por isso queremos fazer do Em Uníssono um espaço onde podemos apresentar e discutir abertamente soluções e perspetivas relacionadas com este tema.

A sessão contará com a presença de colegas com quem te cruzas todos os dias nos corredores, que consentiram em partilhar connosco o seu testemunho e perspetiva pessoal no que toca a este assunto.

A mudança necessária parte de todos nós!

Vem aprender a identificar, denunciar e eliminar possíveis situações de discriminação racial com que te possas cruzar no teu futuro, como profissional de saúde que seremos.

Temos 15 vagas à tua espera! Inscreve-te através da Plataforma UpEvents!

Para esclarecer qualquer dúvida, podes contactar-nos através de direitoshumanos@aefml.pt.

Speak Up | Social Accountability: Envolvimento dos Estudantes na Construção do seu Currículo

O que é?

O Speak Up surgiu com o objetivo de dar-te voz e fornecer-te um espaço informal de debate com os docentes mais influentes da Faculdade, que te permite dar sugestões e receber feedback das tuas ideias.

O projeto foi criado com o objetivo de debater temas centrais de Pedagogia que sejam atuais no panorama da Educação Médica, particularmente na esfera da FMUL, proporcionando um espaço singular, de natureza informal, de debate entre a comunidade estudantil e o docente acerca de temas de interesse mútuo, bem como de propor soluções decorrentes deste diálogo.

Quando?

Data: 6 de junho de 2023

Horário: 18h às 19h30

Local: Sala 8 IFA, Edifício Egas Moniz

Tema

O tema desta edição é "Social Accountability: envolvimento dos estudantes na construção do seu currículo". O objetivo é dar luz a problemáticas relacionadas com a flexibilidade curricular e, numa altura em que ocorreu recentemente a Reforma do Ensino Clínico e se prepara a Reforma do Ensino Pré-Clínico, de que forma devem os alunos ser auscultados neste processo.

O Departamento de Política Educativa e Educação Médica da AEFML convidou para uma conversa acerca deste tema:

  • O Diretor da FMUL, Professor João Eurico Fonseca

  • A Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL, Professora Maria José Diógenes

  • A Diretora do Instituto de Anatomia da FMUL, Professora Lia Neto

Vem aprender sobre estes temas e dar a tua opinião!

Como se pretende que estes sejam atingidos?

Através de 3 momentos:

  • Momento de introdução por parte dos docentes convidados;

  • Speed-dating em que os alunos poderão colocar questões e levantar problemáticas, bem como fazer sugestões, junto de cada docente, rodando entre os vários professores convidados;

  • Discussão em formato mesa redonda entre os alunos e os docentes presentes - a discussão será baseada nas questões levantadas pelos alunos  e em pontos e questões-problema elaborados pela organização.

As inscrições abrem dia 31 de maio e poderás fazê-lo aqui.


Cerimónia da Bata Branca 20-26

A Cerimónia da Bata Branca consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do estudante de Medicina, um projeto que conta com o apoio do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta cerimónia irá realizar-se no próximo dia 12 de junho, pelas 17h00, presencialmente no Grande Auditório João Lobo Antunes, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Uma vez que o auditório não terá lotação para todos os acompanhantes dos alunos do ano 20-26, será realizado um sorteio das vagas sobrantes pelas pessoas que manifestarem interesse através do preenchimento deste formulário, sendo que será apenas permitido um acompanhante por aluno. Só serão permitidos mais acompanhantes por aluno exclusivamente se sobrarem vagas depois desta primeira atribuição.

O formulário estará aberto de dia 3 de junho às 21h até dia 6 de junho às 23h59. Para os acompanhantes que não consigam vaga, a cerimónia terá transmissão online em link a ser disponibilizado posteriormente.

As inscrições dos alunos do ano 20-26 é obrigatória para comparência na cerimónia.  

Consulta o programa aqui.


Inscreve-te neste formulário até dia 2 de junho às 23h59!

MASTERSPIECE: Get to Know TFM

O MASTERSPIECE: Get to Know TFM tem como principal objetivo esclarecer as tuas dúvidas e dar-te ferramentas para a realização do teu Trabalho Final de Mestrado. A presente edição decorrerá integralmente através da plataforma Zoom nos dias 27 e 28 de maio.

No sábado, serão abordadas generalidades sobre o tema e, no domingo, existirão sessões dirigidas para cada tipologia de TFM prevista em Regulamento. Para além disto, o evento contará com um conjunto de testemunhos de colegas que já concluíram o seu TFM, onde poderás colocar perguntas específicas sobre determinada tipologia.

Não percas esta oportunidade e vem adquirir competências úteis para construíres o teu TFM!

27 de maio

10h - 11h Escrita Científica e Metodologias

(por confirmar)

11h - 12h Como elaborar uma Tese do zero 

(por confirmar)

12h - 13h TFM enquadrado na Vida de 6º Ano

Dr.ª Alexandra Silvestre e Dr. António Velha (16-22)

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14h30 - 15h30 Como publicar a Tese?

(por confirmar)

15h30 - 16h30 Pesquisa e Referenciação

Drª Susana Henriques (Chefe da Divisão da Biblioteca)

16h30 - 17h30 Aspeto Formal e Avaliação

Prof. Dr. Paulo Costa (responsável pelo TFM)

28 de maio

9h - 10h Testemunhos

Pedro Brito Lança | Trabalho Original (17-23)

Raquel Barata | Revisão Sistemática (17-23)

Dr. António Velha | Educação Médica (16-22)

10h - 11h Estatística Aplicada à Investigação Médica + Dicas Excel e SPSS

Prof. Paulo Nogueira (Investigador em Bioestatística)

11h - 12h Realização do TFM integrado em equipas de investigação

Prof. Dr. Thomas Hanschield (Professor de Microbiologia na FMUL e Investigador no IMM)

11h - 12h Escrita de Casos Clínicos e Revisão da Literatura

Prof. Dr. António Pais de Lacerda (Diretor do Serviço de Medicina II do HSM)

12h - 13h Protocolo de uma Revisão Sistemática e Extração de Dados

Dr. Osvaldo Santos (Psicólogo e Coordenador do EnviHeB Lab (ISAMB))

Inscreve-te na plataforma UpEvents, aqui.

Vem adquirir competências para realizares o teu TFM.

Esperamos por ti!

Safe & Fest

Kit Santa Sebenta: copo na mão, preservativo no bolso e consentimento na ponta da língua!

O que é?

O Projeto Safe & Fest consiste numa ação de sensibilização noturna que visa esclarecer os jovens em relação à transmissão e evolução de algumas infecções sexualmente transmissíveis, bem como promover a prática de sexo seguro através da distribuição de métodos contraceptivos. Procura também sensibilizar os jovens para a moderação do consumo de álcool e drogas, procurando reduzir os riscos a que se expõem quando consomem estas substâncias.

Assim, este projeto foca-se na educação e sensibilização de jovens para os temas da sexualidade e consumos de risco de forma informal, descontraída e recreativa.


Onde e quando?

Nesta edição do Safe&Fest, junta-te a nós no dia 5 de maio, na Santa Sebenta, organizada pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, em que poderás fazer parte dos seguintes turnos:

Turno 1 - 5 de maio - entre as 21h e as 22h;

Turno 2 - 5 de maio - entre as 22h e as 23h;

Turno 3 - 5 de maio - entre as 23h e as 00h;

A participação no projeto dá-te entrada gratuita no evento, onde irás realizar um turno de no mínimo uma hora. Sê responsável e honra o compromisso que assumes no momento da inscrição.

Inscreve-te aqui entre hoje, dia 24 de abril às 21h e dia 3 de maio também às 21h.

Não percas esta oportunidade, inscreve-te já aqui!

DÚVIDAS?

Quaisquer dúvidas que tenhas não hesites em contactar-nos através do e-mail saudepublica@aefml.pt


Noite de Cinema ao Ar Livre| 26 de abril

Se te consideras um apaixonado pela Sétima Arte ou se estás mesmo a precisar de uma noite para descansar do caos do segundo semestre, este momento é para ti!

Trazemos-te a primeira Noite de Cinema ao Ar livre!

Data e Local

Dia  26 de abril, quarta-feira, às 20h30, vem ter connosco à Escadaria da Estátua Egas Moniz

Filme Em Exibição

A Noite de Cinema vai exibir o filme The Truman Show - A vida em Direto, em honra da Noite de Medicina 2021, mas desta vez sem sirenes nem a nossa querida Olivia!

Sinopse

Truman Burbank (Jim Carrey), casado com Meryl Burban (Laura Linney), uma mulher comum, é um homem normal, que vive uma vida normal, numa cidade normal. O que ele não sabe é que a sua vida é transmitida em directo desde o dia em que nasceu, que todos os seus conhecidos e amigos são actores e que a cidade onde habita é um gigantesco estúdio, criação de Christof (Ed Harris), um produtor de televisão.

Tudo corria como planeado, até que um dia, por acaso, Truman conhece a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), que o leva a questionar tudo...

The Truman Show: A Vida em Directo foi nomeado para três Óscares da Academia de Hollywood em 1999.

Então… E bilhete?

Esta atividade não terá qualquer custo associado. Tudo o que tens de fazer é inscreveres-te através da UpEvents, entre hoje e dia 26 de abril, até às 20h!


e AGORA QUE JÁ TE INSCREVESTE…

Não te esqueças de levar os teus amigos e uma manta e/ou almofadas para aproveitarem ao máximo o magnífico filme que te vai levar a duvidar sobre toda a tua realidade. Durante a Noite de Cinema haverá venda de aperitivos. Fica atento às nossas redes sociais para saberes mais.

E… Caso não te vejamos, boa tarde, boa noite e até amanhã!

Speak Up | Avaliação: Pedagogia ou Cumprimento de Metas?

O que é?

O Speak Up surgiu com o objetivo de dar-te voz e fornecer-te um espaço informal de debate com os docentes mais influentes da Faculdade, que te permite dar sugestões e receber feedback das tuas ideias.

O projeto foi criado com o objetivo de debater temas centrais de Pedagogia que sejam atuais no panorama da Educação Médica, particularmente na esfera da FMUL, proporcionando um espaço singular, de natureza informal, de debate entre a comunidade estudantil e o docente acerca de temas de interesse mútuo, bem como de propor soluções decorrentes deste diálogo.

Quando?

Data: 26 de abril de 2023

Horário: 18h às 19h30

Local: Auditório 58, Edifício Egas Moniz

Tema

O tema desta edição é "Avaliação: Pedagogia ou Cumprimento de Metas?". O objetivo é dar luz a problemáticas relacionadas com os métodos de avaliação, nomeadamente na maneira como estes devem ser pensados de forma a serem justos, bem como se promovem a aquisição de conhecimentos e competências úteis ou se, por outro lado, são uma forma de cumprimento de metas nem sempre ajustadas à realidade. Poderás debater com nomes sonantes da Faculdade como o Professor Joaquim Ferreira ou o Professor João Costa.

Como se pretende que estes sejam atingidos?

Através de 3 momentos:

  • Momento de introdução por parte dos docentes convidados;

  • Speed-dating em que os alunos poderão colocar questões e levantar problemáticas, bem como fazer sugestões, junto de cada docente, rodando entre os vários professores convidados;

  • Discussão em formato mesa redonda entre os alunos e os docentes presentes - a discussão será baseada nas questões levantadas pelos alunos  e em pontos e questões-problema elaborados pela organização.

As inscrições abrem dia 21 de abril e poderás fazê-lo aqui.


VII Concurso Literário | O Pedro e os Dinossauros

Que história é essa?

A Revista RESSONÂNCIA promove anualmente um concurso literário aberto a toda a comunidade estudantil da FMUL!

Este ano, em colaboração com o Hospital dos Pequeninos, o concurso propõe a redação de um texto para crianças com o tema “O Pedro e os Dinossauros”.

O texto vencedor será distribuído numa Edição Especial da RESSONÂNCIA às crianças participantes no Hospital dos Pequeninos do “Dia da Criança”!

Como posso participar?

Se queres participar, basta preencheres este formulário, onde podes submeter um texto ao concurso até dia 10 de maio de 2023 às 23:59 h.

Além do dever de respeitar o tema, os textos devem cumprir as seguintes indicações editoriais:

  • O texto deve ser constituído por um minímo de 20 parágrafos e um máximo de 30 parágrafos.

  • Cada parágrafo deve ser constituído por um mínimo de 20 palavras e um máximo de 40 palavras

Quem é que ganha?

O vencedor será eleito por um jurí até dia 17 de maio através da avaliação com os seguintes critérios:

  1. Adequação à faixa etária - o texto deve ser adequado em conteúdo e forma para crianças entre 3 e 7 anos de idade, com uma linguagem clara e simples que seja facilmente compreensível para essa faixa etária;

  2. Qualidade do enredo - o texto deve ser original e criativo, com uma intriga única e personagens envolventes que captem a imaginação das crianças;

  3. Valor educacional - o texto deve transmitir bons valores e ensinamentos importantes para esta faixa etária, como a importância da amizade, do respeito, da honestidade, da solidariedade, entre outros valores relevantes para o desenvolvimento infantil;

  4. Qualidade da redação - o texto deve ser bem escrito e bem estruturado, com uma narrativa clara que mantenha a atenção das crianças e incentive a leitura.

Mais alguma coisa?

É tudo! Se tiveres alguma questão, podes consultar o regulamento ou contactar-nos através de ressonancia@aefml.pt!

Boa sorte! :)

Workshop de Cerâmica

Workshop de Cerâmica no hALL Atelier.

Dia: 20 de abril (quinta-feira)

Horas: 17h15 às 17h55

Local: hALL Atelier


Inscreve-te aqui e apressa-te porque as vagas são limitadas!


Neste workshop terás a oportunidade de criar uma peça de cerâmica à tua medida! Vão ser ensinadas técnicas para fazer a peça e depois poderás decorá-la como gostares mais (desde decalques de folhas ou flores, até carimbos com iniciais ou palavras).

A peça estará pronta cerca de 1 a 2 semanas após o workshop.


CUSTO E PAGAMENTO

Este workshop terá um custo de 5 euros no qual estão incluídos todo o material necessário, bem como a primeira cozedura da peça (realizada no Atelier). 


Este pagamento será realizado na Tesouraria da AEFML. Após a receção do e-mail de confirmação poderás proceder ao pagamento.


Caso seja do teu interesse, a peça poderá também ser vidrada (o que a torna impermeável), havendo um custo adicional de 4 euros


CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Receberás um e-mail com a confirmação da tua inscrição, após a qual poderás proceder ao pagamento na Tesouraria da AEFML. As inscrições serão por ordem de submissão do formulário.

Neste e-mail também receberás informações sobre ponto de encontro e deslocação até ao Atelier (que estão disponíveis abaixo).


DIA DO WORKSHOP

O workshop terá início às 17h15 no dia 20 de abril (quinta-feira) e terá uma duração de cerca de 40 minutos, terminando por volta das 17h55. 

O ponto de encontro para nos deslocarmos até ao hALL Atelier será no metro de Entrecampos, às 16h45. Se preferires, podes ir diretamente para o local do workshop (R. Ferreira Chaves 5A, 1070-177 Lisboa).

Contamos contigo!

XIII Workshops de Iniciação Pedagógica

Se és a pessoa que está nas aulas a pensar que não concordas com a forma como estão a dar a aula, que as estratégias utilizadas não estão a ser as melhores e está a ficar uma aula aborrecida e, acima de tudo, que achas que se fosses tu farias melhor, então, ESTE ISTO É PARA TI!

No dia 20 de Abril, temos reservado um fim de tarde destinado a capacitar-te a ser o melhor monitor e, um dia, docente possível! 


O Projeto Solvin’It, através dos Workshops de Iniciação Pedagógica, traz-te ferramentas para ires integrando o mundo da docência e, se tiveres interesse, preparar-te para um dia seres um professor capaz, cativante e motivador, de quem os estudantes gostam. 

Assim, neste semestre, trazemos-te duas sessões:

  • Como construir bons diapositivos (16h15 - 17h45)

Todos sabemos que não há uma boa aula ou apresentação sem um bom suporte visual, cativante e esteticamente agradável. Desta forma, a Professora Madalena Patrício, vem ensinar-te as regras para construir um bom suporte visual e a importância do mesmo!

  • Como dar uma boa aula teórico-prática (18h - 20h)

Já todos ouvimos falar do Professor Válter, um docente capaz de dar aulas dinâmicas e motivadoras e, ainda, construir uma base teórica sólida e essencial para a aprendizagem. Junta-te a nós para aprender como estruturar uma aula, equilibrando a componente teórica com a prática e mantendo a motivação e o empenho ao longo do tempo!

Se te imaginas a ter interesse em dar aulas um dia e queres saber como o fazer e se és ou queres ser Monitor e não queres desiludir os teus alunos, inscreve-te na plataforma UpEvents até ao fim do dia 18 de Abril! Estamos à tua espera no Auditório Cid dos Santos!

Qualquer dúvida, contacta-nos através do email solvinit@aefml.pt

Best Buddy | Inscrição de voluntários

Queres ser o Best Buddy de alguém e ainda não tiveste a oportunidade?

Chegou a tua vez de espalhar alegria com estes doentes!


O Projeto Best Buddy é um projeto de voluntariado da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), cuja missão é promover um melhor acompanhamento de crianças internadas por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), com o objetivo de diminuir o desconforto inerente aos internamentos hospitalares. Este semestre, à semelhança do semestre passado, temos também preparado para ti, a IIª Edição do Best Buddy Sénior, onde poderás fazer o acompanhamento de doentes crónicos de idade avançada internados.

ONDE VAI ACONTECER?


Nesta edição trazemos-te a oportunidade de fazeres amizade com as crianças dos serviços de pediatria de vários hospitais na Zona de Lisboa e de doentes crónicos de idade avançada do Hospital de Santa Maria.


QUANDO VAI ACONTECER?


Esta edição do Best Buddy vai decorrer de 17 de abril a 12 de maio, e vai ser dividida em dois turnos: o primeiro turno de 17 a 28 de abril e o segundo de 1 a 12 de maio. As vagas são limitadas, por isso apressa-te!

Ao longo desta edição do Best Buddy, teremos 2 reuniões. A reunião inicial será no dia 12 de abril e contará com a presença dos elementos da Comissão Organizadora. Nesta reunião ser-te-á explicado o funcionamento do projeto. Existirá ainda uma reunião para realização de um balanço final, dia 25 de maio. Estas reuniões são de caráter obrigatório, pelo que a ausência injustificada numa delas inviabilizará a tua certificação enquanto voluntário.


SELEÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS

A seleção dos voluntários é feita aleatoriamente, através de um sorteio, tendo prioridade na colocação todos os alunos que nunca participaram em nenhuma edição do projeto.

Se não conseguires vaga nesta edição, ficarás na lista de espera para seres contactado em caso de desistência de algum participante ou em caso de internamento de novas crianças durante o período da edição. 


ONDE ME INSCREVO?


As inscrições abrem hoje, dia 6 de abril às 21h e fecham dia 9 de abril às 21h

Para te inscreveres na XXVII edição do Best Buddy inscreve-te aqui!

Se queres fazer parte da II edição do Best Buddy Sénior, inscreve-te aqui!


Contamos contigo para seres o melhor companheiro destes doentes!

Consulta o nosso Regulamento para esclareceres as tuas dúvidas ou contacta-nos através do email bestbuddy@aefml.pt.







Pillow Talk | Interrupção Voluntária da Gravidez

Será que a Interrupção Voluntária da Gravidez é um direito das mulheres?

Será retrógrado pensar num mundo sem aborto?

Não será a IVG uma condição da libertação das mulheres?

O Pillow Talk é o novo projeto do Departamento de Saúde Pública e Sexual (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).

Os assuntos de Saúde Pública e Sexual nem sempre são terreno de discussão pacífica e, em idades jovens, temos a tendência a fechar o nosso campo de debate ao nosso círculo de opinião.

O Pillow Talk surge da necessidade de fazer colidir estes círculos de opinião acerca de assuntos atuais de Saúde Pública e Sexual, num ambiente pedagógico e moderado, em contexto de Debate Prós e Contras.

Os objetivos do projeto são:

  • melhor dotar os alunos de ferramentas argumentativas;

  • promover um espaço de construção de visões, onde há liberdade de errar, de aprender e de reconstruir sistemas de opiniões/crenças;

  • oferecer debates de moderação e painel diversificado, que reflita a realidade de perspetivas em relação aos assuntos abordados.

O tema desta 1ª edição é Interrupção Voluntária da Gravidez (vulgo aborto).
Contará com um orador de cada um dos lados da discussão (pró-escolha e pró-vida) e um moderador.

Poderás inscrever-te na UpEvents, desde o dia 6 até à meia-noite do dia 15 de abril!

Atreves-te a passar do Twitter para o mundo real?

30º Sarau Cultural AEFML - O Último Andar.

Apresentamos-te o 30º Sarau Cultural - O último andar. 

Dia 29 de março, pelas 20:30, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa

Um prédio, quatro apartamentos. Atreves-te a viver uma noite nesta casa?

Nesta edição, vamos apoiar a MANSARDA - uma instituição cuja missão visa a criação de uma casa na qual apoie profissionais que estão ou estiveram ligados ao mundo da cultura portuguesas.

Poderás adquirir o teu bilhete FMUL a 5 euros na Ana Isabel mediante apresentação do teu cartão de aluno da faculdade! Apenas poderá ser levantado um bilhete por pessoa!

A venda começa já no dia 15 de março. Os bilhetes extra-FMUL terão um custo de 6 euros.

Nota que poderás sempre doar mais que o preço do bilhete para a MANSARDA.

VENDA

  • 1ª Fase : Estudantes da FMUL - a partir de 15 de março

  • 2ª Fase: Extra-FMUL: a partir de 23 de março

Não percas a oportunidade de ver mais de 200 colegas em palco, mostrando todo o seu talento e paixão pela Arte! Espreita aqui o que te espera!

2ª Call for COI

Deixaste passar a primeira oportunidade para te inscreveres na COI?

Queres conhecer os estudantes internacionais que vêm passar o verão na nossa Faculdade?

Se queres que o teu próximo verão seja cheio de memórias inesquecíveis e recheado de novas experiências interculturais, a COI é o sítio certo para ti!

A COI é uma Comissão Organizadora que trabalha ao longo do ano no sentido de proporcionar a melhor experiência aos alunos participantes nos 2 maiores programas de Intercâmbio do Mundo: Standing Committee on Professional Exchanges (SCOPE) - Intercâmbios Clínicos e Standing Committee on Research Exchanges (SCORE) - Intercâmbios de Investigação, da International Federation of Medical Students Association (IFMSA).

Em conjunto com o LEO (Local Exchange Officer), o LORE (Local Officer on Research Exchanges) e o  LEO Assist (Local Exchange Officer Assistant)  da AEFML, os membros da COI são os responsáveis pela criação e dinamização de um programa científico e social único e que contribui para a melhor experiência de intercâmbio do mundo!

O que fazemos?

Durante os meses de julho e agosto recebemos vários alunos de múltiplas nacionalidades.

Durante esse período os elementos da COI são essenciais:

  • Na receção dos alunos internacionais à cidade (através de pick ups ao aeroporto, por exemplo);

  • Na apresentação aos tutores de estágio no primeiro dia na faculdade;

  • Na apresentação da cidade e País aos alunos internacionais.

  • Na criação e participação de várias atividades Sociais e Culturais na cidade de Lisboa ou mesmo em todo o país!!!

Ao longo dos restantes meses do ano organizamos algumas atividades Sociais e Científicas para os colegas da FMUL também inscritos nos projetos de intercâmbio!

O que tens a ganhar?

  • Conhece pessoas incríveis e estabelece grandes amizades

  • Descobre Lisboa e Portugal como nunca antes viste. Enquanto membro da COI vais ter oportunidade de visitar os lugares mais espetaculares do país que nunca antes tinhas conhecido.

  • Aprende sobre as várias culturas e países do mundo na primeira pessoa.

  • Aproveita um verão cheio de atividades e diversão.

  • Ganha até 32 pontos de intercâmbio para a season seguinte.

O que esperamos de ti?

Acima de tudo muita energia, boa disposição, motivação e disponibilidade! Para integrar a COI, é necessário estar disponível durante os meses de Julho e Agosto!

Deves também ser capaz de comunicar em Inglês, uma vez que será a língua mais utilizada pela Comissão Organizadora!

Inscreve-te preenchendo este formulário! Os formulários vão ser avaliados anonimamente e, posteriormente, serão marcadas entrevistas com os candidatos que obtiverem as melhores pontuações nos formulários. Contamos contigo!

Qualquer dúvida que tenhas podes contactar-nos via email para internacionais@aefml.pt.

Campanha de Estetoscópios e Material Médico AEFML 2023

Já começou o segundo semestre e ainda não tens o TEU estetoscópio?
Já tens um, mas gostavas de fazer um upgrade?

Nada temas, a Campanha de Estetoscópios e Material Médico está de volta! 

3 Modelos de Estetoscópio | Oferta de Gravação a Laser do teu nome | Várias Cores e Edições Especiais | Muitos Outros Extras

Para procederes à encomenda do teu estetoscópio deverás:

  1. Preencher este formulário de encomendas (disponível até às 23h59 do dia 12 de março);

  2. Submeter o formulário;

  3. Dirigir-te logo que possível à Papelaria Menina Antónia (Corredor Central - Piso 01) e proceder ao pagamento da tua encomenda!


IMPORTANTE:

Informamos que a encomenda só se encontra efetivada e finalizada após o pagamento. Tens até 3 dias úteis para proceder ao pagamento, após a submissão do formulário.

Qualquer questão deverá ser remetida para menina.antonia@aefml.pt, ou através do contacto 217 818 897.

VIII Jornadas de Workshops de Suturas da AEFML

Já ouviste falar das famosas Jornadas de Suturas, mas ainda não conseguiste participar? Já participaste, mas não podes esperar por repetir? Nada temas, a AEFML traz-te a VIII edição das Jornadas de Suturas!

Esta vai realizar-se entre os dias 20 e 24 de Março, não te esqueças de marcar na agenda!



As inscrições serão realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, através da UpEvents, onde poderás ordenar os workshops de acordo com a tua disponibilidade e preferência. As colocações serão realizadas por sorteio, de acordo com os seguintes critérios:

  • Será dada preferência aos alunos que não tenham participado na edição passada, sendo que estes serão colocados numa primeira fase e os restantes numa segunda fase

  • Apenas serão colocados alunos entre o 3º e o 6º ano do MIM

  • A colocação em workshops de Suturas Não-Básicas requer a realização prévia de um workshop de Suturas Básicas (deves colocar o certificado neste formulário)

Nesta VIII edição, temos preparadas sessões das seguintes modalidades:

  • Suturas Básicas

  • Suturas Avançadas

  • Suturas Oftálmicas

  • Suturas Cardíacas

De que estás à espera? Junta-te a nós e vem aprender a técnica de suturar, da próxima vez que for preciso suturar alguém, já sabemos quem chamar!


Se tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através de formativa@aefml.pt