Campanha Start to Talk

strat-to-talk-share.jpg

Uma em cada cinco crianças na Europa é vítima de abuso sexual!

No Desporto, o abuso também acontece!

Vamos quebrar o silêncio!

No passado dia 22 de novembro foi lançada a campanha «Start to Talk» em Portugal, iniciativa que assinalou, em simultâneo, o Dia Europeu para a Proteção das Crianças Contra a Exploração e Abusos Sexuais.

 A campanha «Start to Talk» pretende sensibilizar o movimento desportivo para o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto, e apelar para que contribuam com medidas concretas de prevenção e resposta ao abuso sexual contra crianças e jovens no desporto. É um dos resultados da participação de Portugal, através do Governo e do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., no projeto conjunto do Conselho da Europa e da Comissão Europeia - «Pro Safe Sport+».

Quem trabalha na área do desporto e/ou juventude sabe a importância e o papel único que o desporto tem nas vidas das crianças e jovens ao nível da sua educação, formação e desenvolvimento pessoal e social. No desporto temos, diária e regularmente, muitas crianças e jovens nos clubes e associações desportivas que têm o direito a uma prática desportiva num ambiente seguro e saudável. É necessário garantir que tal acontece!

Se, de acordo com a informação do Conselho da Europa, 1 EM CADA 5 CRIANÇAS na Europa é vítima de alguma forma de violência sexual, esta é uma realidade assustadoramente generalizada e presente, certamente, também no desporto.

É imperioso prevenir e proteger as crianças e jovens atletas deste crime. O reconhecimento da existência do problema no desporto, bem como a discussão de caminhos e implementação de medidas práticas, é essencial para resolvê-lo.

Conhece e consulta a página web e o vídeo da campanha, bem como os recursos disponíveis, como o Kit de Formação em português, disponíveis em:

https://www.coe.int/pt/web/human-rights-channel/stop-child-sexual-abuse-in-sport

http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=208&idMenu=134

Contribui para quebrar o silêncio! Sê um/a silence breaker a nível local e divulga esta campanha!