Estudantes Solidários | Apresenta o teu Projeto e parte para a Ação!

O Projeto TRANSFORMA PORTUGAL, iniciativa recentemente criada,  visa mobilizar os estudantes do ensino superior para ações de voluntariado e de empreendedorismo cívico, complementando dessa forma o currículo académico com soft skills. 

Ao mesmo tempo, através de diversas iniciativas para o desenvolvimento e apoio social, irá contribuir para promover, desenvolver, diversificar e enriquecer percursos que constarão de um sistema de certificação social implementado para o efeito, constituindo-se como o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa.

 Na nossa Faculdade, o Projeto é coordenado pelo Gabinete de Apoio ao Estudante, em colaboração com a Associação de Estudantes (AEFML) e a iniciativa Faculdade de Ajudar.

Dentro das várias ações do Projeto, destaca-se a área para a promoção e apoio de iniciativas e a inovação social dos estudantes de ensino superior, para que possam desenvolver ações de serviço à Comunidade em modelo de “Microempreendorismo Cívico”.

Neste âmbito, com prioridade às respostas ao Covid 19, de acordo com o Regulamento, as Ações a ser propostas podem assumir duas tipologias, nomeadamente:

  • Projetos de sensibilização para proteção da saúde pública, tendo em atenção a prevenção da disseminação do Covid 19. 

  • Ações solidárias de apoio à comunidade no quadro das consequências da pandemia.

 

Estas candidaturas, apresentadas em formulário próprio e disponível na Plataforma “Transforma Portugal”, poderão ter microfinanciamento até 400 euros e decorrem até 30 de maio

 

Para a atribuição de microfinanciamento são elegíveis ações nas seguintes áreas:

  • Ações de sensibilização e mobilização para redução dos contágios, quer em iniciativas que visem os estudantes, quer em iniciativas para a comunidade.

  • Ações de apoio a estudantes em situação de confinamento.

  • Ações de serviço na comunidade através de trabalho socialmente útil.

  • Ações de promoção de saúde mental, reduzindo os impactos negativos da pandemia.

Relativamente, aos mecanismos de funcionamento destacam-se os seguintes:

  • Podem ser apresentadas candidaturas de todo o território nacional, sendo privilegiadas a que se referirem a ações no âmbito territorial das instituições de ensino superior e associações de estudantes aderentes.

  • Podem participar neste projeto estudantes do ensino superior, público e privado, de qualquer ciclo de estudos.

Para apresentar uma candidatura é necessário constituir uma equipa de, pelo menos, três estudantes de uma ou mais instituições de ensino superior. Inscrição e proposta de ação.

 

No entanto, antes de qualquer formalização deverá ser consultado o Regulamento para que possa ter um melhor enquadramento e entendimento das áreas de ação, procedimentos e período de formalização das mesmas, bem como o Manual de Candidatura (ver anexo).

O GIE (Gabinete de Inovação e Empreendedorismo) da FMUL encontra-se disponível para realizar aconselhamento e acompanhamento dos projetos a serem submetidos no âmbito deste programa, podendo ser contactado na sua página ou através do email inovaçãofmul@fm.ul.pt.

Apresenta o teu Projeto e parte para a Ação!

Os links indicados ao longo do texto são os seguintes: