I Workshop Escrita Científica e Comunicações em Conferências

O Instituto de Saúde Ambiental está a organizar o I Workshop on-line de Escrita Científica e Comunicação em Conferências, a ter lugar nos dias 10 a 13 de Maio de 2021.

Informações e inscrições disponíveis em https://www.medicina.ulisboa.pt/i-workshop-escrita-cientifica-e-comunicacoes-em-conferencias

Plano de Estudos

O plano de formação engloba cinco dimensões programáticas complementares, a serem abordadas de forma integrada ao longo do workshop.

 

A) Escrita científica: da prática à ética, da ética à prática

  • Introdução à escrita científica;

  • Tipologias de artigos científicos;

  • Ética na publicação de artigos científicos;

  • Apoio à decisão na escolha da revista para publicação de trabalhos científicos: Think, Check, Submit;

  • Publicações e conferências predatórias.

B) Escrita de um artigo científico

  • Pesquisa bibliográfica e bases de dados;

  • Estrutura IMRaD;

  • Escrita das várias secções de um artigo científico, considerações gramaticais e de estilo;

  • Especificidades da escrita de estudos qualitativos;

  • Guidelines (e.g., PRISMA, STROBE) para reportar diferentes tipologias de estudos (abordagens quantitativas e qualitativas);

  • Critérios de autoria;

  • Referenciação com recurso ao Mendeley como software de gestão de referências bibliográficas;

  • O uso da imagem em artigos científicos.

C) Elementos gráficos

  • Formas de apresentação dos dados: tabelas e gráficos;

  • Visualização de dados;

  • O que são e como preparar abstracts gráficos.

D) Processo de submissão e publicação

  • Cover letter e plataformas de submissão;

  • Processo de revisão do artigo, articulação com os revisores e editores e cartas de resposta;

  • Revisão das proofs e publicação do artigo.

  • Direitos autoriais;

  • Meet the Editors: desafios aos Editores, desafios aos Autores.

E) Apresentações em formato poster e comunicações orais

  • Posters em formato tradicional e e-poster;

  • Estrutura e preparação de um poster;

  • Estrutura e preparação de uma comunicação oral, em contexto presencial e em contexto de videoconferência;

  • Estratégias para a apresentação de posteres, em contexto presencial e em contexto de videoconferência.

  • Estratégias para a apresentação de uma comunicação oral, em contexto presencial e em contexto de videoconferência.

F) Atelier de escrita

  • Espaço para os formandos colocarem em prática os conhecimentos que lhes foram transmitidos durante a semana;

  • Os formandos que se encontrem em fase de preparação de manuscritos para submissão, podem usar este espaço para apoio à escrita;

  • Aos formandos que ainda não estejam em fase de escrita dos seus próprios artigos, serão fornecidos elementos para que possam pôr em prática os conhecimentos que lhes foram transmitidos durante a semana.

Objetivos

A publicação de artigos em revistas científicas com revisão pelos pares é o meio primordial para a validação e partilha dos resultados científicos e/ou tecnológicos que se obtêm numa determinada área do saber. Mas não é o único. Igualmente relevante é o papel das conferências, nacionais e internacionais, como espaço de comunicação interpares, mas também de discussão e de estabelecimento de sinergias entre investigadores com interesses comuns. Em qualquer dos casos, é um imperativo ético que os investigadores comuniquem, de forma escrita ou verbal, os resultados da sua investigação e que é, em grande parte dos casos, financiado por dinheiros públicos. Em última análise, estes são os principais produtos que permitem aos investigadores obterem financiamento para desenvolverem ou prosseguirem os seus projetos de investigação, para constituírem equipas, para conseguirem bolsas de investigação ou contratos de trabalho científico e para progredirem nas suas carreiras.

A necessidade de publicar e, sobretudo, de publicar cada vez mais e de forma rápida, parece estar na origem de revistas e conferências pouco fidedignas – as chamadas publicações e conferências predatórias, respetivamente. Assim, importa não apenas saber transmitir de forma clara e eficaz e de acordo com as normas vigentes a investigação produzida e os resultados obtidos, mas também avaliar, de forma crítica e à luz de princípios éticos, as fontes de informação, as revistas onde se quer publicar e os fóruns para a sua discussão.  

Com este workshop pretende-se ir além dos assuntos que são vulgarmente abordados nos cursos/workshops de escrita científica e focar também o papel desempenhado pela imagem na comunicação, o que implica não só o conhecimento das várias opções disponíveis para apresentar os dados consoante a sua natureza, mas também as ferramentas que podem ser usadas para este efeito. Refira-se também a necessidade cada vez mais premente da produção de graphical abstracts. Também será dado destaque aos princípios éticos em publicação e ao desafio atual que as conferências e publicações predatórias colocam à academia. Por fim, o processo de submissão e publicação será “dissecado”, através de uma conversa, em sala virtual, entre dois editores de revistas científicas, que partilharão a sua experiência, nomeadamente os desafios inerentes à função de editor de revistas científicas indexadas e com fator de impacto. De forma a consolidar e pôr em prática os conhecimentos transmitidos durante os três dias de formação, o workshop termina com um atelier de escrita, no qual serão abordadas as necessidades individuais de escrita de cada participante.

 

Destinatários e Vagas

Este workshop é dirigido a estudantes de Mestrado e Doutoramento, assim como Investigadores, nas áreas das Ciências Médicas, Biológicas e Sociais

Propinas/ Valor da inscrição

95,00€

Pagamento por Transferência Bancária

Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina - AIDFM

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento e Certificado de Licenciatura

Metodologia de Ensino

Este workshop assenta na combinação de diferentes instrumentos formativos:

  • exposição teórica sobre estratégias e métodos de escrita de artigos científicos, de protocolos de investigação, de produção de elementos gráficos e posters e de estruturação de comunicações orais;

  • exercícios práticos para produção de elementos gráficos com recurso ao Adobe Illustrator;

  • atelier de escrita;

  • discussão crítica, em grupo, dos elementos científicos produzidos durante o workshop.

Método de avaliação

  • Participação nas aulas, nomeadamente através da realização de tarefas entre aulas (25% da nota final)

  • Trabalho individual (75% da nota final)

Frequência mínima nas aulas por videoconferência: 80% das horas letivas

Corpo Docente

Prof. Doutor Rui Tato Marinho – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Prof. Doutor João Carlos Marques – Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

Doutor Gil Costa – Freelance Designer and Illustrator for Science

Doutora Joana Costa – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre Ana Virgolino – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre Osvaldo Santos – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre Susana Oliveira Henriques – Área de Biblioteca e Informação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Dr. André Rodrigues – Centro de Documentação do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Dr. Ricardo Reis Santos – Instituto de Saúde Ambiental e Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

 

Ano Letivo

2020/2021

Duração

64 horas

Créditos

2 ECTS

Período de funcionamento

2021-05-10 - 2021-05-13

Período de candidatura - 1ª Fase

03 de Dezembro, 2020 - 06 de Maio, 2021

Vagas

35

Local

Aulas Videoconferência | Zoom

Coordenação

Diretores do Workshop:

Prof. Doutor A. Vaz Carneiro

Doutora Joana Costa

 

Responsáveis pelo Workshop:

Doutora Joana Costa

Mestre Osvaldo Santos

 

Comissão Científica

Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor

Prof. Doutor J. Melo Cristino
Presidente do Conselho Científico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Presidente do Conselho Pedagógico