Introdução
A adolescência é um período de maior abertura a novas informações, sendo a Educação Pelos Pares a ferramenta mais eficaz na aprendizagem. Acreditamos que cultivar nos mais novos a importância do seu papel ativo como agentes de mudança é crucial para a construção de comunidades mais capacitadas, a médio e longo prazo.
Por outro lado, o contacto dos estudantes de Medicina e de Nutrição com o público-alvo do projeto contribui para uma instrução complementar ao seu currículo. A formação de futuros adultos mais informados por futuros médicos e nutricionistas mais profissionais é o objetivo pilar do projeto.
Neste contexto, nasce o projeto Boomerang, uma atividade que pretende aproveitar as mais diversas naturalidades dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, para promover ações de sensibilização e formação, levadas a cabo pelos próprios, nas suas escolas de origem, aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário.
Ao longo dos anos foram exploradas diversas temáticas, tendo especial destaque as relacionadas com a Sexualidade e a Saúde Mental.
Mas este ano o Boomerang inova com mais um percurso: Distúrbios Alimentares.
O Boomerang oferece, ainda, a oportunidade de apresentação da FMUL na escola onde cada dá formações, se este decidir ser Embaixador Mentoring. Os embaixadores podem, também, esclarecer dúvidas sobre a vida académica e o ensino universitário, numa perspetiva mais abrangente.
Dado o contexto pandémico, não só o projeto vai garantir o cumprimento de todas as normas e recomendações da DGS, em vigor, como vai incluir uma componente formativa, nas escolas, subordinada ao tema da infeção COVID-19 e à importância do cumprimento das medidas de saúde.
Objetivos gerais
Informar e sensibilizar a população jovem para comportamentos de risco e problemas de saúde negligenciados, bem como promover uma maior abertura ao diálogo no que concerne a questões tabu, do foro da Saúde Mental, Sexual e Alimentar, numa perspetiva de promoção da saúde na comunidade;
Promover a educação interpares dos estudantes de Medicina e de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, contribuindo para a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas e de comunicação e a interação com a comunidade em que se inserem;
Combater a desinformação e os mitos que rodeiam o COVID-19 e esclarecer acerca da pertinência urgente das medidas de prevenção e promoção da saúde em contexto pandémica;
Promover o acesso à formação em saúde ao maior número de escolas e localidades possível;
Divulgar a faculdade e esclarecer dúvidas sobre o ensino universitário e a vida académica no global.
objetivos específicos
CONSUMOS:
Prevenir e alertar para os problemas associados ao consumo de álcool, drogas e tabaco;
Promover a saúde, a redução de riscos e a integração comunitária das populações vulneráveis;
Disseminar conhecimento sobre conceitos base, incentivar a implementação de boas práticas com vista à redução de riscos e minimização de danos.
DIREITOS HUMANOS:
Sensibilizar para a importância e promover os conhecimentos gerais na área dos Direitos Humanos;
Incentivar a discussão sobre temas prementes do contexto nacional e internacional, alicerçando a construção refletida de valores e ideais;
Auxiliar os jovens na consolidação de competências essenciais para que os mesmos tenham um papel ativo na proteção dos direitos humanos na sua comunidade escolar e no seu dia-a-dia.
SEXUALIDADE:
Sensibilizar os jovens no que diz respeito ao modo de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e os vários métodos contracetivos;
Familiarizar os jovens com conceitos como: igualdade de género, expressão de género, orientação sexual, identidade de género, contribuindo para uma diminuição da discriminação e da violência de género;
Desconstruir preconceitos, abordar com clareza e correção científica assuntos onde a desinformação é fonte de problemas graves de saúde das comunidades.
Saúde MENTAL:
Contribuir para a alteração da mentalidade dos jovens no âmbito da Saúde Mental, promovendo o diálogo sobre temas como o Bullying e a Depressão;
Desconstruir preconceitos, abordar com clareza e correção científica assuntos onde a desinformação é fonte de problemas graves de saúde das comunidades.
DISTÚRBIOS ALIMENTARES:
Sensibilizar os jovens para a identificação de uma forma de distúrbio mental em si e nos pares, consciencializando-os para o seu papel como agentes de saúde pública;
Familiarizar os jovens com conceitos como: anorexia, bulimia, ortorexia, distúrbio alimentar, doença mental, alimentação saudável.
Desconstruir preconceitos, abordar com clareza e correção científica assuntos onde a desinformação é fonte de problemas graves de saúde das comunidades.
inscrições ao longo dos anos
Alunos
Contacto:
saudepublica@aefml.pt