A Autumn Assembly (AA) de 2018 da European Medical Students' Association (EMSA) decorreu entre os dias 1 e 6 de Setembro em Cluj-Napoca, na Roménia. A AEFML fez-se representar através dos seus Vogais Afonso Amorim (na qualidade de National Coordinator) e Andreia Martins (Local Coordinator). Esta AA dividiu-se em vários momentos, brevemente resumidos abaixo.
Dia 1
Newcomers Session – Sessão de boas vindas aos NCs
Além de um momento inicial de partilha de expectativas, foram abordados os seguintes tópicos:
Financial Documents - A situação de crise económica que se vive na Turquia levantou a questão de, perante a desvalorização da Lira Turca (moeda nacional), poderia surgir o problema de as Full Member Organisations (FMOs) deste país não serem capazes de pagar as suas quotas de associado da EMSA. Questionou-se tanto a possibilidade de pagar em prestações, excluindo-se porque na desvalorização/valorização poderia dificultar a situação, como aumentar o número de FMOs que poderiam pagar em conjunto devido ao desconto aplicável (previsto nos regulamentos da EMSA que, se uma série de FMOs se juntarem para realizar o pagamento conjunto das suas quotas de associado, é aplicável um desconto), que se excluiu por poder causar uma grande perda monetária à EMSA. Assim, surgiu como solução a criação de um Fundo de Suporte (400€) para associações com dificuldades no pagamento das quotas. Ficou de ser debatido em discussão entre a Tesouraria e a delegação Turca, para estabelecer as posições conjuntas antes da discussão do orçamento.
Reports – Relativamente aos relatórios, frisou-se a importância da partilha atempada dos mesmos por parte do EMSA European Board (EEB), para evitar situações de atraso previamente presenciadas. O Supervisory Council (SupCo) comprometeu-se a iniciar uma investigação para perceber a situação em que estes se encontravam e averiguar a necessidade de tomar medidas nesse sentido. Propôs-se que fosse acrescentado ao Modelo de Relatório uma secção de autocrítica para se poder ter uma visão mais genuína do que foi o mandato.
External Meetings – Relativamente aos relatórios das External Meetings, para complementar as informações já presentes nos mesmos, foi proposto que existisse um momento dedicado à apresentação destas External Meetings nas sessões com os NC pre-GA.
Local Coordinators’ Session
Nesta sessão, na qual esteve presente a Vogal Andreia Martins, na qualidade de Local Coordinator, os vários representantes locais apresentaram-se, fizeram um follow-up de assuntos discutidos em reuniões de LCs prévias, participaram num Quiz temático sobre a EMSA e realizaram apresentações em temas como a Passagem de Pasta, Gestão Financeira e Fundraising, utilizando os moldes de peer-teaching.
Dia 2
Simpósio
Ocorreu no período da manhã um simpósio focado em eHealth - área da Telemedicina que aborda a prática de Medicina através do uso de tecnologia de comunicação moderna. Foram apresentadas muitas das inovações já aplicadas ao processo de facilitação do contacto, não só entre médicos e pacientes, mas também entre diferentes médicos que tratam o mesmo paciente.
Sessão Pré-Plenária
Neste momento foram escolhidas as Comissões que regem as Plenárias: Plenary Team (Presidente, Vice-Presidente e Secretário da Mesa), Constitutional Team (CC) (equipa responsável por garantir a constitucionalidade dos processos que vão ocorrendo, de acordo com as Internal Rules da EMSA) e Credential Team (responsável por garantir o adequado processo de voto, distribuir os voting cards, criar as votações no Nemovote - plataforma usada para realizar as votações - e verificar a existência de quórum).
Twinning and Project Fair
Twinning Fair - Lisboa mostrou-se um destino muito apelativo para a realização de Twinning da parte dos outros elementos presentes na AA. Foram estabelecidos e recolhidos potenciais parceiros para realização de Twinning, que foram agrupados num documento para fácil acesso a futuros coordenadores de projeto.
Project Fair- A AEFML levou como projetos o Annual Internation (bio)Medical Students’ Meeting (AIMS Meeting)e o Em Uníssono, por terem sido considerados dois projetos com um relevante impacto na comunidade estudantil da nossa faculdade e por ambos representarem valências diferentes do trabalho realizado pela AEFML. Infelizmente, a maioria das FMOs estavam apenas concentradas na parte do Twinning e eram muito poucas as que estavam a apresentar qualquer tipo de projetos. Ainda assim, foram recolhidas ideias de alguns projetos que foram apresentadas à Direção.
1st Plenary Session
Nesta plenária foram eleitas as comissões nomeadas na Sessão Pré-Plenária; aprovados para discussão relatórios enviados tardiamente, e apresentados os relatórios de atividade do SupCo, da CC (a CC de uma General Assembly (GA) fica em atividade até à GA seguinte, de maneira a continuar o seu trabalho de supervisão constitucional no período de atividade entre GAs) e do EEB. É de frisar que a Assembleia votou contra os relatórios enviados tardiamente.
Foi também realizada uma Last Call para vagas para o mandato 2018/2019 que não tinham recebido nenhuma candidatura, para as quais surgiram candidatos para todas menos para Oficial de Relações Públicas e Oficial de Desenvolvimento de Recursos
Dia 3
LC Sessions
Na segunda LC Session deu-se continuação às apresentações não concluídas na primeira sessão, seguida da sua discussão. No que diz respeito ao processo de Passagem de Pasta, as várias realidades das diferentes FMOs foram apresentadas e discutidas. Já no tópico Fundraising a AEFML foi questionada relativamente à sua experiência particular, desde os métodos de Fundraising utilizados, passando pelo modo como se estrutura a procura (nomeadamente como se escolhem os parceiros-alvo) até às contrapartidas que a AEFML apresenta aos seus parceiros. Em relação a Gestão Financeira de organizações locais, discutiram-se temas como orçamento, contabilidade, reports e auditorias. Na segunda parte da sessão foram criados Small Working Groups que realizaram apresentações em tópicos como: recrutamento de novos membros, envolvimento dos membros, relações externas, relações com os alumni, representação externa, relações públicas, entre outros.
MEDxEMSA
Momento de palestras estilo TedTalks, para as quais todos os elementos presentes na AA se podiam ter candidatado como oradores. Os temas escolhidos foram: "The value of a child's curiosity", "Shutting out the distraction: What? Why? How?", "3 tips for authenticity" e "How do we fight Mental Health stigma?". Foram momentos bastante interessantes, que deram abertura à possibilidade dos elementos presentes nesta Assembleia poderem ter um papel mais marcante e tentar inspirar os seus pares ali presentes.
2nd Plenary Session
A Sessão Plenária iniciou com uma série de Initial Statements.
No momento da discussão do Plano Estratégico, a Presidente do EEB referiu que, em termos de produção de materiais, tem ocorrido uma diminuição devido à menor eficácia por parte dos Appointed Officers.
Houve um momento destinado à apresentação dos países, criando a possibilidade de conhecer melhor a organização e os projetos desenvolvidos noutros países.
Dia 4
NC Session
Nesta sessão foram abordadas as alterações às Internal Rules que tinham sido propostas e que iriam ser votadas na Sessão Plenária.
3rd and 4th Plenary Sessions
Estas duas sessões foram dedicadas à apresentação e discussão das candidaturas apresentadas para o mandato 2018-2019.
Dia 5
LC Session
Na terceira e última LC Sessionconcluíram-se as apresentações dos Small Working Groupse refletiu-se em relação ao TCE (Trainning Center of Excellence). O TCE pretende fornecer ferramentas de capacity building, com o objetivo de potenciar as soft skills dos participantes e alargar o banco de trainers da EMSA. Esta reflexão debruçou-se sobretudo sobre formas de tornar os membros da EMSA mais entusiastas por estas iniciativas. Houve ainda espaço para discutir o envolvimento dos LCs a nível europeu e estratégias para aumentar ou melhorar este envolvimento. A sessão terminou com a apresentação do novoTwinning Handbooke esclarecimentos pelo Diretor do Pilar de Cultura e Integração Europeia, Adriano Bergamo.
Dia 6
NC Session
Foram discutidos uma série de tópicos na última NC Session da AA:
Discussão dos Joint European Projects (JEP) - Os JEP são atividades locais organizadas por toda a Europa que, no seu conjunto, acabam por criar um impacto europeu notório. Nesta NC Session discutiu-se a importância de apostar nos JEP. Em Portugal, esta poderia ser uma maneira bastante eficaz de reforçar o impacto da EMSA. Ficou a cargo do Secretário-Geral a reflexão sobre os métodos de aplicação deste programa.
Relativamente ao financiamento dos eventos, discutiu-se a possibilidade de aumentar a quota das FMO, de maneira a diminuir o impacto financeiro para os elementos individuais. Considerou-se, também, que seria útil abrir open calls para os NCs ou LCs irem, em representação da EMSA, a eventos externos, quando os membros do EEB não têm disponibilidade para marcar presença.
7th Plenary Session
Esta foi a sessão plenária dedicada à adoção de Policy Papers, tendo sido aprovados os três papers submetidos atempadamente - Health Literacy, Primary Health Care, Nutrition and Health Education - e rejeitados aqueles que foram submetidos após o término do período de submissão - Alcohol Policy and Vaccination - ainda que tenham sido aceites a discussão.
No final, aquando dos Final Statements da Assembleia, a AEFML fez uma declaração relativamente à situação de averiguação da pertinência da permanência da nossa associação enquanto associada da EMSA. No final desta Plenária, deu-se como terminada a AA.