Esta Assembleia Geral (AG) Extraordinária versou sobretudo sobre questões práticas referentes a diferentes assuntos:
Festival Académico de Lisboa 2018 (FAL) – 28 e 29 de setembro
Foram discutidas questões práticas relativamente ao FAL.: ponto de situação acerca do local do evento, coincidência de data com o evento “Recepção ao Caloiro de Lisboa 2018”, organizado pela Associação Académica de Lisboa, Regulamento das Barraquinhas de cada associado, normas de funcionamento dos Postos de Venda BOL, questões de segurança e logística.
Adesão de Novos Associados
Foi apresentada e discutida a integração da Associação de Estudantes da Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Foi aprovada por unanimidade. À semelhança do sucedido na AG anterior, importa referir que a AEFML não pôde votar, por ainda não ter cumprido os 120 dias sem direito de voto, após a sua admissão (Artigo 6º, Ponto 5, Estatutos FAL).
ENDA Lisboa 2018
Como é habitual nas Assembleias Gerais da FAL que antecedem os ENDA, foram discutidas as moções a levar pela FAL ao ENDA Cascais, nos dias 01 e 02 de setembro, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ver adiante).
Moção “Redução de Candidaturas ao Ensino Superior” (FAL)
Moção “Distribuição de Vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público” (FAL)
Moção “Precariedade no Emprego Científico” (FAL)
Moção “Ensino para Todos – Um olhar atento para as N.E.E no Ensino Superior” (AEIST)
Moção: Estudo sobre o consumo de plástico nas IES (AE-ISCTE)
Moção “Considerações acerca da Lei do Orçamento do Estado 2019 para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior” (FAL)
Outros Assuntos
Discutiu-se a manifestação a ocorrer no seguimento da apresentação da Moção "Pela Unidade do Movimento Associativo Estudantil", pela AEFSCH, aquando do ENDA Setúbal, em junho de 2018, bem como as questões logísticas associadas à mesma: agendada para a segunda semana de outubro; baseia-se no manifesto do último ENDA, referente às propinas e alojamento; a imagem gráfica, à data, já se encontrava a ser produzida; o objetivo de envolvimento proposto envolve 5 mil pessoas, contando também com Coimbra, Évora, Porto e Algarve; a divulgação da mesma poderia ser incluída nos vídeos de divulgação do FAL, bem como através de panfletos colocados no kit do caloiro.
Foi feito um ponto de situação acerca da Revisão Estatutária dos Estatutos da FAL e, à data, a comissão destacada para o efeito já estava reunida e tinha agendadas reuniões para o início da semana seguinte.