Regimento da Assembleia Geral
O documento foi apresentado sucintamente pela Direção da FAL. A AEFML apresentou algumas propostas de alteração com vista à otimização, aumento do rigor e seriedade dos trabalhos que decorrem na AG.
Plano de Atividades e Orçamento
O Plano de Atividades foi apresentado pelouro a pelouro, seguindo-se a apresentação do Orçamento. Os associados foram colocando questões práticas e concretas (incluindo logística, modo de funcionamento, prioridades, calendarização, divulgação, ...) sobre alguns pontos destes documentos, tendo a Direção da FAL respondido a todas as questões levantadas.
O Conselho Fiscal e Disciplinar apresentou o seu parecer positivo acerca dos referidos documentos do Plano de Atividades e Orçamento.
Procedeu-se à votação do Plano de Atividades, que foi aprovado com 12 votos a favor e 3 abstenções. (A AEFML votou a favor)
Procedeu-se à votação do Orçamento, que foi aprovado por unanimidade. (A AEFML votou a favor)
Procedeu-se à votação do Plano de Atividades e Orçamento na globalidade, que foram aprovados por unanimidade. (A AEFML votou a favor)
Regulamento Interno da Direção-Geral
O documento foi apresentado pela Direção da FAL, na pessoa do Administrador, Alexandre Passo, apresentando um caráter sobretudo informativo da gestão interna da Direção, não sendo alvo de qualquer votação.
Normas de Tesouraria
O documento foi apresentado pela Direção da FAL, na pessoa do Vogal da Tesouraria, João Carreiro. A AEFML e outros associados colocaram algumas questões práticas sobre o documento, bem como outras mais “de fundo” sobre o mesmo.
Procedeu-se à votação em alternativa, relativamente ao parecer da Assembleia Geral (Resultado: Parecer positivo – 14 votos | Parecer negativo – 1 voto). A AEFML emitiu “Parecer Negativo” por considerar que o documento, nos moldes apresentados, não explanava os princípios orientadores que devem existir numas Normas de Tesouraria, revelando, inclusive, falta de transparência relativamente aos valores para reembolsos nas deslocações e alojamento.
Regulamento Interno do Conselho Fiscal e Disciplinar
O Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) da FAL, Manuel Ximenez, procedeu à leitura integral do Regulamento Interno do CFD. A AEFML colocou algumas questões práticas sobre alguns dos pontos, às quais o mesmo deu resposta.