Rubrica 3 por 3
3 perguntas e respostas em 3 minutos com professores da FMUL
A temática desta semana é: Testes serológicos e imunidade ao SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19.
Não percas a explicação do nosso professor Bruno Silva-Santos!
Vacina COVID-19
Quem está a trabalhar para desenvolver uma vacina?
Estão registadas na World Health Organisation (WHO) cerca de 41 grupos de investigação e farmacêuticas que estão atualmente a trabalhar para desenvolver uma vacina que garanta imunidade à infeção pelo SARS-CoV-2. Clica na pergunta em cima para saberes mais.
As melhores previsões apontam para que seja possível a criação de um composto seguro em 18 meses, ou seja ano e meio. Para que a vacina esteja pronta será necessário assegurar que a mesma é segura, para além de eficaz e apesar dos processos de fast tracking inerentes à situação pandémica, existem etapas de segurança que não se podem passar.
Para além deste prazo temporal para a produção da vacina, impõem-se todas as questões da distribuição e produção em larga escala da mesma, bem como a disparidade de poder de compra entre países pobres e ricos.
Sabe mais clicando na pergunta acima.
A companhia Moderna em conjunto com o U.S. National Institutes of Health (NIH) demorou dois dias a finalizar a sequência da vacina a ser testada, de nome mRNA-1273, depois de a 11 de janeiro, a sequência genética do novo coronavírus ter sido tornada pública por cientistas chineses.
A 4 de março a FDA permitiu que se começassem os estudos clínicos e no dia 16 de março, o primeiro voluntário recebeu a vacina e foi iniciada a fase 1. Serão injetados 45 voluntários com três doses diferentes ao longo de seis semanas.
Até à data não existe nenhuma vacina aprovada usando como base a tecnologia de mRNA.
As Maiores Pandemias da História
HIV/SIDA, Gripe das aves, Febre amarela, Influenza e Varíola.
O que é que estes nomes têm em comum?
São consideradas as maiores pandemias de sempre.
Já pensaste onde é que a COVID-19 se encaixa no meio de pandemias que mudaram a humanidade?
A chave para o problema? Quais os medicamentos em ensaios para a COVID-19
Existirá algum fármaco que seja a chave para salvar os doentes com COVID-19 de complicações mais graves ou até mesmo da morte?
Já pensaste no impacto que um fármaco que abrandasse ou neutralizasse o novo coronavírus poderia ter? Já foram propostos para teste inúmeros compostos, mas existem, de momento, 4 terapêuticas principais em estudo: um antiviral, um antimalárico, uma combinação de 2 fármacos contra HIV e ainda essa mesma combinação de fármacos com um interferão. Queres descobrir o que é que estes fármacos têm de especial?
Que cenários temos pela Frente?
Sentes-te com vontade de perceber como funciona a evolução de uma epidemia? Queres descobrir alguns dados que te permitam dar cartas nas conversas com os teus familiares e amigos?
Assiste a esta explicação matemática e epidemiológica e fica a par dos vários cenários que se afiguram como possibilidades nos próximos tempos.
Myth busters - COVID-19 da Organização Mundial de Saúde
Enquanto estudantes de medicina devemos sempre partilhar a informação mais correta possível. Será que consegues quebrar muitos dos mitos e fake news que circulam por aí?
Consulta a página “Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: Myth busters”, da OMS.
Evidentia Médica - Podcasts e análises de artigos científicos
Gostas de consultar fontes fidedignas e de ouvir debates sobre os mais recentes desenvolvimentos científicos na área da medicina?
Escolhe a forma mais simples e prazerosa de obter essa informação no site da Evidentia Médica - um site onde podes ouvir podcasts e ler análises de artigos de literatura médica, de forma simples, pragmática e independente.