O Tribunal Constitucional (TC) admitiu, a 30 de dezembro de 2020, sete candidaturas às eleições para a Presidência da República, que se disputam a 24 de janeiro. A candidatura do militar Eduardo Baptista foi rejeitada por apresentar várias irregularidades.
Segue-se, portanto, pela ordem sorteada pelo TC para os boletins de votos, um breve retrato dos sete candidatos presidenciais:
MARISA MATIAS
Marisa Isabel dos Santos Matias, 44 anos, é socióloga e eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda (BE) desde 2009, partido de que é dirigente, integrando a Mesa Nacional e a Comissão Política.
Em 2016, foi candidata às Presidenciais, tendo ficado em terceiro lugar, com 10,12% dos votos, o melhor resultado de sempre de uma mulher neste tipo de sufrágio.
Anunciou a sua candidatura a 09 de setembro de 2020 e conta com o apoio do seu partido, o BE.
MARCELO REBELO DE SOUSA
Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, 72 anos, é Professor Catedrático de Direito jubilado e é o atual Chefe do Estado.
Entre 1996 e 1999, foi presidente do Partido Social Democrata (PSD), partido que aprovou no final de setembro uma moção de apoio à sua recandidatura. O CDS-PP também decidiu apoiar a recandidatura do Presidente da República.
Assumiu a chefia do Estado em 09 de março de 2016, depois de ter sido eleito à primeira voltA com 52% dos votos expressos. A 07 de dezembro assumiu publicamente a recandidatura para novo mandato de cinco anos.
TIAGO MAYAN GONÇAVES
Tiago Pedro de Sousa Mayan Gonçalves, 43 anos, é advogado e um dos fundadores do Partido Iniciativa Liberal. Anunciou a candidatura em 25 de julho de 2020 e conta com o apoio da Iniciativa Liberal.
ANDRÉ VENTURA
André Claro Amaral Ventura, 37 anos, é Professor Universitário, presidente do partido Chega e deputado desde 2019, ano em que o partido se candidatou pela primeira vez às eleições legislativas e elegeu um deputado parlamentar.
O representante da extrema-direita parlamentar foi o primeiro a pré-anunciar a sua candidatura a Presidente da República, a 29 de fevereiro.
VITORINO SILVA
Vitorino Francisco da Rocha e Silva, 49 anos, é calceteiro e foi presidente da Junta de Freguesia de Rans (Penafiel) entre 1994 e 2002, eleito pelas listas do Partido Socialista.
Há cinco anos foi candidato a Presidente da República, tendo conseguido 3,28% dos votos, e em 2019 fundou o partido RIR (Reagir, Incluir, Reciclar), tendo anunciado a segunda candidatura a Belém a 13 de setembro.
JOÃO FERREIRA
João Manuel Peixoto Ferreira, 42 anos, é biólogo, eurodeputado e vereador na Câmara Municipal de Lisboa. Foi o Partido Comunista Português que anunciou, a 12 de setembro, a sua candidatura a Belém, tendo, entretanto, recolhido igualmente o apoio do Partido Ecologista “Os Verdes”.
ANA GOMES
Ana Maria Rosa Martins Gomes, 66 anos, é jurista e diplomata, tendo-se destacado como chefe da missão portuguesa na Indonésia durante o processo de independência de Timor-Leste. Atualmente, é militante de base do PS, partido pelo qual foi eurodeputada entre 2004 e 2019.
Anunciou a candidatura a Presidente da República a 08 de setembro e conta com o apoio dos partidos PAN e Livre. O PS decidiu que a orientação para as eleições presidenciais será a liberdade de voto, sem indicação de candidato preferencial. Ainda assim, Ana Gomes conta com o apoio de figuras socialistas como o histórico Manuel Alegre.