Sabias que cerca de 70% dos trabalhadores da saúde no mundo são mulheres, mas apenas 25% desempenham funções de liderança?
Se isto é novidade para ti ou se queres discutir mais aprofundadamente este tema, a próxima sessão do projeto "Em Uníssono" é ideal para ti!
O "Em Uníssono" é um conjunto de sessões e formações, ao longo do ano letivo, que pretende sensibilizar e formar os estudantes da FMUL para grupos sociais frequentemente discriminados, alguns problemas éticos e violações de Direitos Humanos, relacionando-os com a área da saúde.
Desta vez, o objetivo é sensibilizar-te e formar-te em relação à vivência de mulheres em cargos de liderança na saúde e à problemática da desigualdade de género neste setor.
Esta sessão será no dia 25 de maio, das 17h às 19h, presencialmente na FMUL.
Contará com duas oradoras:
Carolina Pereira: Ativista dedicada aos direitos humanos, feminismo e media, fundou e implementou o movimento #HeForShePortugal. É co-diretora da Sathyam Project, uma associação em Chennai (India), que trabalha na capacitação de raparigas e mulheres através da educação para quebrar ciclos de pobreza nas família, e da Tipping Up, uma organização especializada na intersecção entre media, tecnologia e sustentabilidade. É atualmente Chapter Communication and Advocacy Manager na Women in Global Health, um movimento global focado em desafiar o poder e o privilégio para a igualdade de género na saúde.
Prof. Doutora Helena Cortez Pinto: Médica especialista em Gastrenterologia, é Professora Catedrática de Medicina na FMUL. É Diretora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria, bem como do Laboratório de Nutrição e da Clínica Universitária de Gastrenterologia da FMUL. Foi presidente da Associação Portuguesa para o estudo do Fígado. Foi a primeira mulher a assumir a presidência da United European Gastroenterology, uma federação com que conta já com 30 anos de existência.
As inscrições estarão abertas desde amanhã, dia 20 de maio, às 21h, até dia 23 de maio, às 23h. Podes inscrever-te:
A colocação nas vagas disponíveis será feita por ordem de inscrição, tendo os estudantes FMUL prioridade na atribuição das vagas.
Não percas esta oportunidade de participar numa discussão interativa sobre um assunto tão relevante!
Para esclarecer qualquer dúvida, podes contactar-nos através de direitoshumanos@aefml.pt.