VIII Workshop Iniciação Pedagógica | INSCRIÇÕES

O VIII Workshop de Iniciação Pedagógica (WIP) parte de uma parceria entre a FMUL e a AEFML, e procura promover uma cultura pedagógica cada vez maior junto dos monitores da nossa Faculdade.

A capacidade de ensinar afeta diretamente a qualidade da Educação, pelo que apostar numa formação cada vez mais forte dos monitores reflete-se num Ensino cada vez mais completo no seio da Faculdade, construindo-se Profissionais de Saúde cada vez mais educados e mais aptos a educar.

WIP no sessions final.png

Esta edição do WIP contará com 4 sessões, a decorrer via Zoom:

  • 2 de março (17h30 às 19h30) - Sessão de Comunicação Verbal e Não Verbal (Ana Paula Pereira)

  • 3 de março (17h30 às 19h30) - Sessão Como Manter os Alunos Acordados (João Costa da aplicação KenHub)

  • 9 de março, (17h30 às 19h30) - Sessão de Comunicação Interpessoal (Ana Paula Pereira)

  • 11 de março, (17h30 às 19h30) - Sessão Poll Everywhere (professora Ana Catarina Fonseca)


Haverá ainda uma sessão em parceria com o projeto Mentoring, que acontecerá no dia 10 de março e será dada pela Academia de Especialidade. Os monitores do Solvin'It têm vagas para este workshop, que contará também para os processos de creditação.

Podes obter mais informações nesta pasta.

Se estás interessado(a) em inscrever-te, clica aqui. O período de inscrições estará aberto até 2 dias antes da respetiva sessão. Contamos contigo!

NOTA 1 - sabe mais sobre a kenhub aqui e aqui.

NOTA 2 - o número de vagas é limitado (50 por sessão), sendo que os monitores Solvin’ It terão prioridade em relação aos monitores do Estágio de Iniciação Pedagógica. De destacar que os alunos-monitores têm prioridade sobre os alunos não-monitores. Se, ainda assim, o número de potenciais participantes for superior ao número de vagas, será realizado um sorteio.

Cursos de Línguas | Inglês B1 Médico

Para este 2º semestre, a AEFML oferece, em colaboração com a LanguageCraft, um curso inédito. O curso de Inglês B1 contará, além da normal componente letiva inerente a este nível, com um ensino direcionado para o léxico da área médica, bem como momentos de role-play, que permitirão aos estudantes treinar e integrar conhecimentos, reforçando a sua capacidade de comunicação num idioma tão fulcral para a comunidade científica.

Inglês B1Prancheta 1.png

Sentes que perdes parte da informação quando a bibliografia recomendada é anglo-saxónica? Gostavas de te aventurar pelo mundo dos Intercâmbios e Erasmus em Terras de Sua Majestade, mas tens medo que a tua comunicação fique aquém? Não hesites mais! Esta oferta inédita foi desenhada para ti!

O horário e a calendarização das aulas estão disponíveis aqui.

Antes da tua inscrição, consulta atentamente o Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2020-21 | 2ºS.

Inscreve-te através deste formulário até ao dia 27 de fevereiro! Será necessário que preenchas e assines a Declaração de Aceitação do Regulamento

Para mais informações, consulta o post anterior do nosso site acerca dos Cursos de Línguas AEFML/LanguageCraft.

Projeto Bonsai | Edição Especial Entrelinhas - Inscrições

Bonsai_2021.png

O QUE É?

O projeto Bonsai é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) uma oportunidade única de alargar o seu conhecimento num tema à sua escolha e, ainda, partilhar este conhecimento. 

Com quem? Originalmente, com alunos do  3º ciclo do Ensino Básico. Nesta Edição Especial do Projeto, surgiu uma novidade: a possibilidade de aproximação a realidades diferentes (ex: Universidades Sénior, Ensino Noturno, Casas de Acolhimento e Bairros de Comunidades de Etnia Cigana), que te dotará de soft skills essenciais à tua futura prática clínica. No entanto, devido ao agravamento da situação pandémica, esta novidade ficou suspensa por tempo indeterminado e não podemos garantir que até ao final do ano letivo seja possível colaborar com estas entidades, mas serás o primeiro a saber caso esta situação mude! 

O projeto oferece-te a possibilidade de escolher um percurso entre Saúde Mental e Bullying, Saúde Sexual, Direitos Humanos e Saúde 101. Os participantes escolhem o trajeto que mais os cativa e têm ainda oportunidade de dar formação sobre COVID-19 e cuidados de saúde durante a pandemia, combatendo a desinformação sobre o tema.

COMO ACONTECE?

1º Passo: Inscrição

As inscrições abrem no dia 22 de fevereiro às 21h, aqui. As vagas são limitadas e ocupadas por ordem de inscrição, por isso agarra-as depressa!

2º Passo: Fase de Capacitação

Constitui a fase de capacitação dos estudantes da FMUL para que adquiram os conhecimentos e as competências necessárias à realização do trabalho de campo.

Os voluntários poderão dedicar-se a um de quatro percursos disponíveis:

  • Percurso 1 - Saúde Mental e Bullying (apenas MIM)

  • Percurso 2 - Saúde Sexual (apenas MIM)

  • Percurso 3 - Direitos Humanos (MIM e LCN)

  • Percurso 4 - Saúde 101 (MIM e LCN)

Para além da formação nas áreas supracitadas, é nosso objetivo capacitar os alunos em algumas Soft Skills importantes para a realização de um projeto deste género, nomeadamente técnicas de educação pelos pares.

A formação é de carácter obrigatório.

Se for do teu interesse, poderás inscrever-te apenas nesta fase para receberes formação sobre um dos temas, sem ser necessário inscrever-te na fase de Trabalho de Campo.

 

3º Passo: Trabalho de Campo

Consiste na realização do projeto nas instituições parceiras. O mesmo será constituído por 4 sessões sobre o tema em que os estudantes da FMUL foram capacitados. Estas sessões serão realizadas por ZOOM, uma vez por semana, a uma mesma turma, durante as 4 semanas seguintes:

  • Semana 1 - 01/03 a 05/03;

  • Semana 2 - 08/03 a 12/03;

  • Semana 3 - 15/03 a 19/03;

  • Semana 4 - 22/03 a 26/03;

Cada turma tem um horário diferente, por isso escolhe o teu horário preferencial aquando da inscrição!

 

Datas Importantes:

Inscrições: abrem dia 22 de fevereiro, às 21h

  • Realização da Fase I - Fases de Capacitação: 28 de fevereiro de 2021

  • Realização da Fase II - Trabalho de Campo:  1 a 26 de março de 2021

Inscreve-te aqui!

SEMANA DE JOGOS | 22 a 26 Fevereiro

A Semana de Jogos é a nova atividade do Departamento Cultural e Recreativo que irá decorrer na semana de 22 a 26 de fevereiro, em formato online e em parceria com o Mission to Escape - uma empresa de Escape Rooms presenciais e online.

A atividade é composta por duas fases eliminatórias, da responsabilidade do DCR, e uma fase final, da responsabilidade do Mission do Escape:

Dia 22 de Fevereiro, às 21h30

1ª Etapa - Confinamento&Company 

Um jogo multifacetado para testar os teus sentidos e conhecimento, composto por várias rondas dos seguintes desafios:

  • Quizz - O quão boa está a tua cultura geral?

  • Name that tune - Consegues identificar músicas e sons?

  • The Big Picture - Uma imagem vale mais que mil palavras!

  • deGestos - Um jogo de mímica por via remota;

Apenas 50% das equipas mais pontuadas passam à fase seguinte!


Dia 24 de Fevereiro, às 21h30

2ª Etapa - FML Feud : Quão bem conheces a tua faculdade?

À semelhança da etapa anterior, também este jogo é compostas por várias rondas de 4 desafios, cuja temática será a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa:

  • Password - De quantas palavras precisas para chegar à resposta?

  • O Preço Certo - vai ser um espetácle!!!!

  • Memofante - o quão boa é a tua memória visual?

  • Elementar - solta o detetive que há em ti!

Esta segunda etapa conta com uma ronda bónus, na qual o destino das equipas pode mudar drasticamente, através do furto de pontos.

Apenas duas equipas irão passar à fase final!


Dia 26 de fevereiro, das 17h às 19h

Etapa final - Escape Night com a MissionToEscape: Será que os finalistas conseguem encontrar a saída?

  • Realização de um escape room online!

Aconselhamos-te a ler o regulamento da atividade para ficares a par do funcionamento da Semana de Jogos!

Como me posso inscrever?

A Semana de Jogos tem um limite de inscrição de 50 equipas!

Cada equipa deve ter um nome e nomear um responsável que terá de preencher este formulário de inscrição.


Mais uma vez, aconselhamos-te a ler o regulamento da atividade para ficares a par do funcionamento da Semana de Jogos!

Emergency Call - We Need You, Doctor

A atividade "Emergency Call - We Need You, Doctor" surgiu na tentativa de estimular e fortalecer o raciocínio clínico dos estudantes dos anos clínicos, através de um simulador online providenciado pelo BodyInteract.

Através de um doente simulado, as equipas participantes terão a oportunidade de realizar exame objetivo, pedir exames complementares de diagnóstico e administrar medicação para que o doente melhore o seu estado clínico. 


A atividade será desenvolvida em formato de competição entre 8 equipas que irão resolver dois casos clínicos de diferentes dificuldades. Com base na média da pontuação final de cada equipa iremos apurar o vencedor.

WhatsApp Image 2021-02-17 at 18.06.15.jpeg

Equipas em Competição:

  • As equipas devem ser compostas 3 estudantes dos anos clínicos (4º, 5º, 6º);

  • Não existe nenhuma regra que restrinja a constituição das equipas em competição. Ex: As equipas não necessitam de ser constituídas por estudantes de diferentes anos clínicos;

  • Cada dia de competição contará com 8 equipas. 

Dias de Competição:

Vão ser realizados 2 dias de competição, sendo que, ambos os casos de cada um dos dias irão versar uma área disciplinar específica:

  • Dia 25 de fevereiro às 16h - Neurologia 

  • Dia 4 de março às 16h - Cardiologia

Inscrições:

As inscrições serão realizadas através do preenchimento deste formulário (1 inscrição por equipa). O período de inscrições decorre entre o dia 19/02 às 21h e o dia 20/02 às 21h, sendo que as vagas serão preenchidas consoante a ordem de inscrição.

  • Terás de preencher o formulário com os dados dos 3 elementos da equipa (nome, e-mail, telemóvel, nº de cartão de cidadão e ano letivo;

  • Terão ainda de submeter um nome para a equipa

  • Durante o momento de inscrição cada equipa poderá escolher qual a sua 1ª opção e a sua 2ª opção. 

  • Idealmente, cada equipa (e cada participante) participa apenas num dos dias da atividade, de forma a promover a maior rotatividade entre os estudantes, e garantir maior oportunidade de participação a todos os interessados. 

  • O mesmo participante só pode estar inscrito em representação de 1 equipa;

  • Consoante a procura e o número de equipas inscritas, poderá haver lugar para a participação nos dois dias de competição consoante a preferência demonstrada no ato da inscrição.

O intuito desta atividade é, principalmente, promover a capacidade para raciocinar em contexto clínico e praticar a abordagem de um doente, existindo ainda uma componente pedagógica e didática no final da resolução de cada um dos casos clínicos. 

Atreves-te a pôr em prática os teus conhecimentos teóricos? Então esperamos por ti!


Solvin' it | Pequenos Grupos de Anatomia

photo5852699372905674097 (1).jpg

A Anatomia continua a ser uma das áreas disciplinares mais exigentes do 1º ano.  Bem sabemos que requer muito tempo e dedicação! Como não é tarefa fácil, queremos aliviar-te desse peso e dar-te uma ajudinha na tua aprendizagem, de modo a arrasares nas avaliações! 

É neste sentido que o Solvin’ It está a trabalhar nos Pequenos Grupos de Anatomia, onde os alunos podem tirar dúvidas e aprender num grupo mais pequeno com um(a) monitor(a) da disciplina ao seu dispor. Aqui, poderão esclarecer todas as questões que tenham e ficar à vontade para explorar e compreender os temas mais exigentes da disciplina.

Marca já na tua agenda as datas das nossas sessões!

  • Aparelho Cardiovascular - sessão dia 24 de fevereiro

  • Aparelho Respiratório e Mediastino - sessão dia 10 de março

  • Aparelho Digestivo I - sessão dia 24 de março

  • Aparelho Digestivo II - sessão dia 31 de março

  • Aparelho Urogenital - sessão dia 14 de abril

 Se ficaste interessado(a), inscreve-te aqui até dia 22 de fevereiro, às 12h. 

NOTA 1: é de salientar que os alunos com maiores dificuldades na área disciplinar em questão terão prioridade aquando do processo de seleção (existem apenas 40 vagas). Assim sendo, os alunos que estiverem no 3.º ano e que tiverem a área disciplinar de Anatomia em atraso terão prioridade em relação aos alunos do 2.º ano. Os alunos do 2.º ano com Anatomia em atraso, por sua vez, terão prioridade em relação aos do 1º ano. Se, ainda assim, houver mais de 40 candidatos, será realizado um sorteio (Sabe mais no regulamento).

NOTA 2: os Pequenos Grupos não funcionam da mesma forma que as Sessões para Grandes Grupos (as mais comuns no Solvin’ It). Neste caso, a inscrição é feita para 5 sessões em simultâneo, com o objetivo de seguir uma continuidade das sessões referidas acima.

Inscrição | Comissão Organizadora de Intercâmbios

7.png

Para desfrutares de uma experiência incrível enquanto membro da Comissão Organizadora de Intercâmbios preenche este formulário até às 23h59 do dia 28 de Fevereiro. Temos 29 vagas disponíveis para ti.

Se ainda assim estás indeciso e queres saber mais sobre a COI, vem assistir à Sessão de Esclarecimentos, no dia 23 de Fevereiro, pelas 18h. Inscreve-te na Sessão de Esclarecimentos aqui, estamos à tua espera!

Numa primeira fase do processo de seleção, iremos avaliar anonimamente as tuas respostas ao formulário!

Na segunda fase, selecionaremos as melhores respostas para uma entrevista, através da plataforma Zoom.

Queres saber mais sobre a COI? Descobre tudo no texto abaixo!

O que é a Comissão Organizadora de Intercâmbios (COI)?

A COI é uma Comissão Organizadora que trabalha ao longo do ano no sentido de proporcionar a melhor experiência aos alunos participantes nos 2 maiores programas de Intercâmbio do Mundo: Standing Committee on Professional Exchanges (SCOPE) - Intercâmbios Clínicos e Standing Committee on Research Exchanges (SCORE) - Intercâmbios de Investigação, da International Federation of Medical Students Association (IFMSA).

Em conjunto com o LEO (Local Exchange Officer) e LORE (Local Officer on Research Exchanges) da AEFML, os membros da COI são os responsáveis pela criação e dinamização de um programa científico e social único e que contribui para a melhor experiência de intercâmbio do mundo!

O que fazemos?

Durante os meses de julho e agosto recebemos vários alunos de múltiplas nacionalidades (este ano as atividades do mês de Julho serão bastante reduzidas uma vez que nos encontraremos ainda em época de exames). Durante esse período os elementos da COI são essenciais:

  • Na receção dos alunos internacionais à cidade (através de pick ups ao aeroporto, por exemplo);

  • Na apresentação aos tutores de estágio no primeiro dia na faculdade;

  • Na apresentação da cidade e País aos alunos internacionais.

  • Na criação e participação de várias atividades Sociais e Culturais na cidade de Lisboa ou mesmo em todo o país!!!

Ao longo dos restantes meses do ano organizamos algumas atividades Sociais e Científicas para os colegas da FMUL também inscritos nos projetos de intercâmbio!

O que tens a ganhar?

  • Conhece pessoas incríveis e estabelece grandes amizades

  • Descobre Lisboa e Portugal como nunca antes viste. Enquanto membro da COI vais ter oportunidade de visitar os lugares mais espetaculares do país que nunca antes tinhas conhecido.

  • Aprende sobre as várias culturas e países do mundo na primeira pessoa.

  • Aproveita um verão cheio de atividades e diversão.

  • Ganha até 32 pontos de intercâmbio para a season seguinte.

 

Este pode mesmo ser o melhor verão da tua vida! Inscreve-te e participa nas várias atividades!

O que esperamos de ti?

Acima de tudo muita energia, boa disposição, motivação e disponibilidade!

Este ano, devido à alteração da época de exames, sabemos que vai ser muito difícil ter disponibilidade total em Julho como acontecia em anos anteriores. Desta forma, teremos de alterar os moldes da receção de incomings neste mês, de modo a que cada membro da COI tenha, no máximo 1 ou 2 dias de Julho com atividades.

Assim, para integrar a COI, é necessário estar presente em pelo menos um terço do mês de Agosto e apenas alguns dias do mês de Julho.

Deves também ser capaz de comunicar em Inglês, uma vez que será a língua mais utilizada pela Comissão Organizadora!

Qualquer dúvida que tenhas podes contactar-nos via email para internacionais@aefml.pt

Programa de Educação Não Formal (PNENF)

O Programa de Educação Não Formal (PNENF) é a atividade que te proporciona um conjunto de sessões para desenvolvimento das tuas soft skills. Queres melhorar as tuas capacidades de comunicação, gestão de tempo e stress e liderança de equipas? Então esta atividade é perfeita para ti! 

Junta-te a nós, no Zoom, dias 6 e 7 de março:

Dia 6 de março

9h00 - 10h30 | Apresentação e Teambuilding

10h30 - 12h30 | Gestão de Tempo e Stress

14h30 - 16h00 | Comunicação

16h00 - 17h00 | Reflexão e Teambuilding

Dia 7 de março

9h00 - 11h00 | Gestão de Projetos

11h00 - 12h30 | Liderança e Gestão de Equipas

14h00 - 15h30 | Liderança Pessoal e Motivação

15h30 -17h30 | Reflexão e Teambuilding

Captura de ecrã 2021-02-15, às 21.53.54.png

As inscrições estão abertas desde 20 até 26 de fevereiro. Para te inscreveres apenas tens de preencher este questionário.

A confirmação das colocações ocorrerá no dia 2 de março.

No caso de seres selecionado, após o preenchimento do Google Form, terás de proceder ao pagamento de uma caução, no valor de 5 euros, e enviar comprovativo de pagamento para pnenf@aefml.pt para concluir a tua inscrição! 

Pedimos que consultes o teu email, dado que te serão enviadas informações importantes para validação da inscrição e sobre a atividade. 

Podes ainda consultar aqui o regulamento da atividade.

Projeto Boomerang | Inscrições

boomerang_2S_20_21.png

O QUE É?

O projeto Boomerang é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este projeto assenta no pilar da Educação Pelos Pares, promovendo momentos de capacitação dos estudantes de ambos os cursos da Faculdade de Medicina da Universidade de  Lisboa (FMUL), pelos seus colegas mais velhos, e ações de sensibilização e formação nas escolas de origem dos primeiros. Pretende-se a criação de uma rede de partilha de conhecimento que parta da FMUL e alcance as mais diversas naturalidades dos alunos da Faculdade.

Este ano, o projeto, além de duas temáticas para os alunos do Mestrado Integrado em Medicina - Saúde Mental e Sexualidade -, traz também um percurso exclusivo para alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição - Distúrbios Alimentares. Os participantes escolhem o trajeto que mais os cativa e têm ainda oportunidade de dar formação sobre COVID-19 e cuidados de saúde durante a pandemia, combatendo a desinformação sobre o tema. Adicionalmente, poderão ainda dar a conhecer a faculdade e a vida académica tornando-se Embaixadores Mentoring.

COMO ACONTECE?

1º Passo: Inscrição

As inscrições abrem no dia 15 de fevereiro, às 21h. Poderás inscrever-te até ao dia 19 de fevereiro, aqui. A inscrição no projeto é feita individualmente, ou com mais um colega (a pares). Nesta inscrição, o(s) participante(s) escolhe(m) já o percurso a seguir. Todos os grupos terão de fazer sensibilização para os cuidados a ter com a COVID-19.

Para o(a)s interessado(a)s, curioso(a)s indeciso(a)s, ou decidido(a)s que pretenderem saber como funcionará cada passo do projeto, em pormenor, bem como as datas de todo o processo, haverá uma Sessão de Esclarecimentos, no dia 17 de fevereiro (entre as 14h30 e 15h30). Esta sessão é facultativa, mas aconselhada.

Para te inscreveres na Sessão de Esclarecimentos, aqui.

2º Passo: Fase de Capacitação

Este ano, os participantes poderão ir às escolas quando preferirem, durante todo o ano letivo.

Os participantes escolhem o percurso em que desejam ser formados. O participante terá de participar numa formação obrigatória, e apenas numa, tendo a opção de o fazer no primeiro semestre, ou no segundo.

Aconselha-se os estudantes, ou pares, que pretendam dar formação durante o primeiro semestre, a inscrever-se na formação do primeiro semestre. O correspondente aplica-se ao segundo semestre.

Data 1º semestre: 25 de novembro

Data 2º semestre: 26 e 27 de fevereiro

O programa de formação é o seguinte:

  1. Formação do tema escolhido

  2. Esclarecimento de dúvidas sobre a capacitação COVID-19

  3. Formação Embaixador Mentoring

A formação é de carácter obrigatório. Se participares a pares, continua a ser obrigatória para ambos os elementos do grupo.

O link das formações serão comunicados posteriormente, via e-mail, aos inscritos.

3º Passo: Formações nas Escolas

Idealmente, a mesma deverá ocorrer na antiga escola de um dos participantes, sendo que o contacto com a escola deverá ser efetuado pelos mesmos.

As sessões serão ainda presenciais, sempre que possível, pelo que será assegurado o cumprimento de todas as normas e recomendações da DGS em vigor. Para que possas usufruir desta experiência ao máximo e em segurança para ti e para os outros!

Assim, haverá participantes que darão a formação de Saúde Mental, outros a formação de Sexualidade e outros ainda a formação de Distúrbios Alimentares. Esta divisão depende da preferência que os participantes selecionaram aquando da sua inscrição no evento, em relação ao percurso. Terás de realizar três formações de 90 minutos ou quatro formações de 50 minutos, de preferência no mesmo dia e a turmas diferentes, subordinadas ao tema em que foste colocado. 

Datas Importantes:

  • Inscrições: entre os dias 15 e 19 de fevereiro

  • Sessão de Esclarecimentos: 17 de novembro (entre as 14h30 e 15h30)

  • Fases de Capacitação: 2º Semestre: 26 e 27 de fevereiro

  • Formações nas Escolas: até 30 de maio

Inscreve-te aqui!

Nutri2Go | Inscrições Comissão Organizadora

O Nutri2Go é um congresso pioneiro na área de nutrição organizado por estudantes de nutrição e de medicina. Nasceu no seio da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo como objetivos centrais, por um lado, a promoção do conhecimento na vasta área da Nutrição e, por outro lado, a oportunidade de adquirir skills de partilha desta informação na comunidade.

WhatsApp Image 2021-02-08 at 20.00.21.jpeg



O congresso terá o total de dois dias.

O primeiro dia - Nutri2Go “feed your knowledge”: os participantes terão uma experiência formativa vasta e de qualidade, com um painel de oradores de prestígio na área, durante todo o dia.


Nutri2Go “teach your knowledge”: Os inscritos com interesse na vertente prática de divulgação de informação, terão acesso exclusivo a um workshop sobre um tema extra, para aprofundamento de conhecimento. Aqui, ser-lhes-ão dadas as ferramentas de apresentação que vão necessitar para a fase de campo.

Munidos do background informativo do congresso, e especializados no tema do workshop a que assistiram, os interessados vão dar formação a uma entidade parceira do Nutri2Go (escolas, lares, clubes).

De acordo com as tuas preferências e valências, poderás inscrever-te nos seguintes departamentos:



  • Oradores & Formadores 

O Departamento de Oradores & Formadores é responsável por definir os temas a serem abordados no congresso, efetuar os convites aos oradores para as várias palestras, assim como organizar os diversos workshops.



  • Parcerias & Logística 

O Departamento de Parcerias e Logística tem a seu cargo o contacto com diversas entidades potencialmente parceiras do congresso, bem como assegurar toda a logística inerente à realização do mesmo, principalmente a transmissão online das diversas palestras e workshops.



  • Intervenção na Comunidade

O Departamento de Intervenção na Comunidade é responsável por assegurar a formação dos participantes interessados na área interventiva, estabelecer parcerias com as instituições sociais e escolas e garantir o bom funcionamento das formações dadas pelos inscritos, nas entidades parceiras.



Inscreve-te aqui

Cursos de Línguas AEFML 2020/2021

Banner.png

A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a todos os alunos da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita as vantagens exclusivas que os sócios AEFML têm com esta parceria.

Calendário dos próximos cursos

Inscrições abertas - até 7 de fevereiro.

Pagamento da inscrição - até 7 de fevereiro.

Provas de Aferição (níveis não A1, sem certificado prévio) - 8 a 12 de fevereiro. 

Informação da abertura das turmas/cursos - até 18 de fevereiro.  

Início das aulas - 22 de fevereiro. 

Línguas disponíveis 

Estão disponíveis cursos de:

  • Alemão

  • Checo

  • Espanhol

  • Francês

  • Inglês 

  • Italiano 

  • Japonês

  • Mandarim

  • Português como Língua Estrangeira

O número de horas dos cursos varia consoante o nível do curso e tipologia de curso. Os preços e detalhes dos cursos podem ser encontrados abaixo, no Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2020/21 - 2ªS.

Modo de funcionamento dos cursos (Pandemia COVID-19)

Este ano, os cursos decorrem num modelo híbrido - online ou presencial. Poderás optar por escolher a modalidade à distância - online - ou presencial - nas instalações da LanguageCraft no Largo do Rato (Rua São Filipe Neri 25C, 1250-225 Lisboa). 

Mediante aviso prévio ao formador, poderá haver modificação da modalidade em que o aluno frequenta o curso.

As vagas são limitadas para ambas as opções.

As turmas terão, no mínimo, 10 alunos.

Inscrições 

Inscrições abertas até 7 de fevereiro.

  1. As inscrições devem ser feitas através do Formulário de Inscrição;

  2. O pagamento da inscrição (25% da totalidade do curso) deve ser realizado através de transferência bancária para IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas” antes da submissão do formulário de inscrição (para que possa ser inserido no mesmo), sendo o limite para a realização deste pagamento, o dia 7 de fevereiro.

  3. A Declaração de Aceitação do Regulamento assinada (podes assinar digitalmente, sem necessidade de imprimir o documento) deve ser submetida no Formulário de Inscrição;

  4. Caso te inscrevas num nível não A1 e já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido, deves submetê-lo no Formulário de Inscrição;

Preços e pagamento

Tabela de Preços.png

Testes de Aferição de Nível

Os testes de aferição de nível serão realizados para todos os cursos, com exceção dos níveis principiantes da língua (A1) e dos inscritos que já tenham um certificado de língua prévio (de acordo com o artigo 6º do regulamento). Serão realizados nos dias 8 a 12 de fevereiro, com uma componente escrita e oral, através de uma plataforma online.

Horários/ Calendarização dos cursos 

Consulta o documento Calendarização Cursos de Línguas AEFML 2020-21 l 2ºS.

Face ao elevado número de interessados foram criados novos horários complementares aos já existentes para os cursos de Alemão A1 e Italiano A1 que poderão ser consultados nesta Adenda ao Calendário previamente estabelecido, sem qualquer prejuízo do mesmo.

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral. 

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos: a) 75% de assiduidade; b) resultado final igual ou superior a 60% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

Disposições Finais

Consulta o Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2020-21 l 2ºS antes do ato de inscrição.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando e-mail para formativa@aefml.pt.

Solvin' it | Inscrição de Monitores

monitores (2).png

O Solvin' It, o projeto de peer-teaching resultante de uma parceria entre a AEFML e o GAE, surge como uma ferramenta de apoio ao estudo dos alunos da FMUL através da colaboração de alunos-monitores.

Com este projeto pretendemos apostar em sessões que permitam cimentar os conhecimentos adquiridos num ambiente informal e propício ao esclarecimento de dúvidas. Acreditamos que a essência do peer-teaching é benéfica não só para os alunos-participantes, mas também para os alunos-monitores, permitindo-lhes consolidar o conhecimento e simplificá-lo através de estratégias variadas, além de lhes proporcionar um contacto com a realidade da docência e da pedagogia.

Na presente edição do projeto, decidimos dar continuidade às áreas disciplinares de Anatomia, Bioquímica LCN, Fisiologia, Microbiologia LCN, Neuroanatomia e Pequenos Grupos de Anatomia, bem como acrescentar as áreas disciplinares de Infecciologia 5º ano  e Patologia II.

Contudo, para tornar este projeto realidade, precisamos de ti!

Gostavas de ser monitor(a) Solvin' It? 

Basta que tenhas interesse pelos conteúdos que serão lecionados, boas capacidades comunicativas e, acima de tudo, entusiasmo e vontade de crescer em termos pedagógicos!

Ficaste interessado(a)? 

Não percas mais tempo e inscreve-te clicando na área disciplinar da qual pretendes ser monitor(a): Anatomia, Bioquímica LCN, Fisiologia, Infecciologia, Microbiologia LCN, Neuroanatomia, Patologia II e/ou Pequenos Grupos de Anatomia. Tens até às 23h59min do dia 10 de fevereiro! A seleção será realizada após o fecho dos formulários, sendo os resultados divulgados aos candidatos, via e-mail, no dia 15 de fevereiro.

Caso tenhas alguma dúvida relativa ao Solvin’ It que gostarias de esclarecer, aparece na Sessão de Esclarecimentos, a decorrer no dia 03 de fevereiro, às 18h30min, através da plataforma zoom: 724 274 5754.

 

Ajuda-nos a aprimorar a Educação pelos Pares na nossa Faculdade! Vamos a isso?

Candidatos | Eleições Presidenciais

O Tribunal Constitucional (TC) admitiu, a 30 de dezembro de 2020, sete candidaturas às eleições para a Presidência da República, que se disputam a 24 de janeiro. A candidatura do militar Eduardo Baptista foi rejeitada por apresentar várias irregularidades.


Segue-se, portanto, pela ordem sorteada pelo TC para os boletins de votos, um breve retrato dos sete candidatos presidenciais:


Marisa.png

MARISA MATIAS

Marisa Isabel dos Santos Matias, 44 anos, é socióloga e eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda (BE) desde 2009, partido de que é dirigente, integrando a Mesa Nacional e a Comissão Política. 

Em 2016, foi candidata às Presidenciais, tendo ficado em terceiro lugar, com 10,12% dos votos, o melhor resultado de sempre de uma mulher neste tipo de sufrágio.

Anunciou a sua candidatura a 09 de setembro de 2020 e conta com o apoio do seu partido, o BE.





Marcelo.png

MARCELO REBELO DE SOUSA

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, 72 anos, é Professor Catedrático de Direito jubilado e é o atual Chefe do Estado. 

Entre 1996 e 1999, foi presidente do Partido Social Democrata (PSD), partido que aprovou no final de setembro uma moção de apoio à sua recandidatura. O CDS-PP também decidiu apoiar a recandidatura do Presidente da República. 

Assumiu a chefia do Estado em 09 de março de 2016, depois de ter sido eleito à primeira voltA com 52% dos votos expressos. A 07 de dezembro assumiu publicamente a recandidatura para novo mandato de cinco anos.




TiagoMayan.png

TIAGO MAYAN GONÇAVES


Tiago Pedro de Sousa Mayan Gonçalves, 43 anos, é advogado e um dos fundadores do Partido Iniciativa Liberal. Anunciou a candidatura em 25 de julho de 2020 e conta com o apoio da Iniciativa Liberal.







AndréVentura.png

ANDRÉ VENTURA

André Claro Amaral Ventura, 37 anos, é Professor Universitário, presidente do partido Chega e deputado desde 2019, ano em que o partido se candidatou pela primeira vez às eleições legislativas e elegeu um deputado parlamentar. 

O representante da extrema-direita parlamentar foi o primeiro a pré-anunciar a sua candidatura a Presidente da República, a 29 de fevereiro.






TinodeRans.png

VITORINO SILVA

Vitorino Francisco da Rocha e Silva, 49 anos, é calceteiro e foi presidente da Junta de Freguesia de Rans (Penafiel) entre 1994 e 2002, eleito pelas listas do Partido Socialista. 

Há cinco anos foi candidato a Presidente da República, tendo conseguido 3,28% dos votos, e em 2019 fundou o partido RIR (Reagir, Incluir, Reciclar), tendo anunciado a segunda candidatura a Belém a 13 de setembro.






JoãoFerreira.png

JOÃO FERREIRA

João Manuel Peixoto Ferreira, 42 anos, é biólogo, eurodeputado e vereador na Câmara Municipal de Lisboa. Foi o Partido Comunista Português que anunciou, a 12 de setembro, a sua candidatura a Belém, tendo, entretanto, recolhido igualmente o apoio do Partido Ecologista “Os Verdes”.






AnaGomes.png

ANA GOMES

Ana Maria Rosa Martins Gomes, 66 anos, é jurista e diplomata, tendo-se destacado como chefe da missão portuguesa na Indonésia durante o processo de independência de Timor-Leste. Atualmente, é militante de base do PS, partido pelo qual foi eurodeputada entre 2004 e 2019.

Anunciou a candidatura a Presidente da República a 08 de setembro e conta com o apoio dos partidos PAN e Livre. O PS decidiu que a orientação para as eleições presidenciais será a liberdade de voto, sem indicação de candidato preferencial. Ainda assim, Ana Gomes conta com o apoio de figuras socialistas como o histórico Manuel Alegre.











Solvin' it | 6º sessão de Bioquímica

A Bioquímica é uma das áreas mais importantes, intrigantes e complexas do 1º Ano de qualquer estudante de medicina. Apesar de muitas vezes subvalorizada, é esta que vai servir de base para o entendimento de muito do que irá ser leccionado em todo o curso. 

A 6ª e última sessão de Bioquímica é, sem dúvida, o culminar de todo um semestre de trabalho, no qual partiste das bases de toda a bioquímica, passaste pelas várias etapas daquilo que nos permite viver, a respiração aeróbia, e em seguida começaste a integrar os vários conceitos. Nesta, irás aprender mais sobre temas como a Diabetes e o Metabolismo na Atividade Física.

Não percas a sessão “Don't run away, Caloiro!”. Nela iremos contar também com vários monitores presentes para tirarem todas as tuas dúvidas da matéria, de forma a que entre na época de exames da melhor maneira.

Aponta já na tua agenda o dia 28 de Janeiro, às 14h, no Zoom!

Caso tenhas ficado interessado(a), clica aqui para te inscreveres!

NOTA: no dia da sessão será fornecido o link Zoom a todos os inscritos!

FAQs | Eleições Presidenciais

FAQs.png

As eleições presidenciais são já no próximo dia 24 de janeiro de 2021. A AEFML não quis deixar de te informar sobre algumas das questões e curiosidades mais frequentes sobre este momento eleitoral.

Quais são os órgãos do Estado cujos titulares são eleitos por sufrágio universal?

  • O Presidente da República, os deputados à Assembleia da República e às Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas (Açores e Madeira), os membros das câmaras e assembleias municipais e das assembleias de freguesia e, indiretamente, o presidente da junta de freguesia. São ainda eleitos os deputados ao Parlamento Europeu.

Quando há eleições presidenciais?

  • De 5 em 5 anos (no final do mandato). Pode ainda haver eleição em caso de perda de mandato (por morte, incapacidade, renúncia ou perda de nacionalidade).

Em que dias da semana pode haver votação?

  • Não há previsão expressa na lei, mas a unidade e a eficiência do sistema legal recomendam que se realize a um domingo. Em caso de repetição na 1.ª volta, a votação tem lugar na 3.ª feira seguinte

Quem pode ser candidato?

  • Podem candidatar-se à Presidência da República os cidadãos de nacionalidade portuguesa, com capacidade eleitoral ativa e que sejam maiores de 35 anos.

Quantas assinaturas são necessárias para proceder à apresentação de uma candidatura?

  • As candidaturas só podem ser apresentadas por um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 proponentes 

O que acontece no caso de nenhum candidato recolher mais de 50% dos votos?

  • Realiza-se uma 2ª volta entre os dois candidatos mais votados da 1ª volta no espaço de 60 dias anteriores ao término do mandato vigente.

A Lei da limitação de mandatos aplica-se nesta eleição?

  • Não. Porém, por força das regras da Constituição da República Portuguesa, não é admitida a reeleição para um terceiro mandato consecutivo, nem durante os cinco anos seguintes ao termo do segundo mandato consecutivo.


Solvin'it | 5ª Sessão de Microbiologia

A Microbiologia é uma das cadeiras mais exigentes do 1º semestre do 2º ano, pelo que necessita muito foco, trabalho e dedicação ao longo do semestre. Por conseguinte, é de extrema importância abordar as diversas temáticas presentes no programa da área disciplinar. 

Indo ao encontro destas necessidades, está a ser organizada a 5ª Sessão de Microbiologia, “I always feel a presence inside me, and that’s not Jesus”. Nesta, poderás aprofundar o teu conhecimento e esclarecer todas as tuas dúvidas acerca do tema Parasitas. Tudo o que quiseste saber sobre este tema e não conseguiste esclarecer nas aulas teóricas e práticas, terás esta excelente oportunidade para o fazer!

 

Aponta já na tua agenda: dia 13 de Janeiro às 18h, via Zoom!

Caso tenhas ficado interessado(a), clica aqui para te inscreveres!

NOTA: no dia da sessão será fornecido o link Zoom a todos os inscritos!

Manual de Candidatura

Manual de Candidatura 1.png

Aquando da preparação e apresentação de uma candidatura, os vários potenciais candidatos (bem como todos os restantes cidadãos) têm à sua disposição o Manual de Candidatura

Neste documento podes encontrar as informações mais relevantes sobre o processo eleitoral tais como os critérios de elegibilidade, direitos e deveres do candidato, apresentação da candidatura e financiamento da campanha.

Podes encontrar outras informações importantes sobre quais as condições para que um indivíduo seja considerado eleitor, e quais os critérios para declarar um candidato vencedor.



Solvin'it | 4ª Sessão de Microbiologia

A Microbiologia é o cadeirão do 1º semestre do 2ºano, pelo que necessita muito foco e dedicação ao longo do semestre.  

De modo a ir ao encontro dos conteúdos essenciais, está a ser organizada a 4ª Sessão de Microbiologia - It isn’t worth running away, I have large spectrum. Nesta, poderás aprofundar o teu conhecimento e relembrar as diversas temáticas sobre o tema dos antibióticos. Tudo o que aprendeste quer nas aulas teóricas quer na primeira sessão de antibióticos vai ser aqui recordado e aplicado!

Aponta já na tua agenda: dia 4 de janeiro às 18h, via Zoom!

Caso tenhas ficado interessado(a), clica aqui para te inscreveres!

NOTA: no dia da sessão será fornecido o link Zoom a todos os inscritos!

Gazeta AEFML | 1ª Edição

A Gazeta é a nova revista cultural, social e satírica do Departamento Cultural e Recreativo que pretende servir como um meio dinâmico de divulgação de rubricas e outros conteúdos criados pelos diversos grupos da Faculdade, principalmente os associados ao Departamento Cultural e Recreativo, bem como oferecer um espaço descontraído, informal e ousado que permita liberdade de escrita e artística para serem abordados diversos temas: cinema, música, artes plásticas, literatura, sustentabilidade e a própria comunidade da Faculdade de Medicina de Lisboa.


Resumidamente, a Gazeta é uma revista de lazer cujo conteúdo não é estático, não recria nem segue uma receita formatada, e baseia-se na visão e vontade da equipa responsável. 


O tema desta primeira edição é (obviamente) o Natal e conta com o trabalho dos seguintes grupos:

  • Catarse

  • CurArte

  • MedScene

  • RADIO TERAPIA

  • Federação Académica de Lisboa (FAL)

  • GTSA

  • RESSONÂNCIA

  • Platon


Aqui poderás encontrar sugestões, criações e reviews cinematográficas, literárias, musicais e teatrais feitas por vários grupos da faculdade, assim como a Agenda Cultural da Federação Académica de Lisboa (FAL), um guia para um Natal sustentável do GTSA e uma interessante troca de mensagens com o famoso BSS


Esperamos que gostes da Gazeta AEFML, feita em tempo recorde (e com muito carinho) por 10 malucos. Será certamente a primeira edição de muitas!



Social Builders Academy | Inscrições

SBA_2021.jpeg

O Social Builders Academy é um projeto centrado no empreendedorismo social que contribui para a formação de agentes de mudança no mundo, através do incentivo ao desenvolvimento de projetos sociais. Este ano, em parceria com a AEISEG, poderás chegar ainda mais longe. Para isso, incentivamos a que, numa fase mais tardia de criação de projetos, sejam criadas equipas mistas com alunos das diferentes faculdades, abrangendo uma maior diversidade de ideias e capacidades. 

No decorrer deste projeto poderás contar com um conjunto de 5 formações de empreendedorismo social, criar e candidatar o teu próprio projeto, sozinho ou em equipa, podendo ganhar um prémio no valor de 500€, com o objetivo de implementá-lo ainda durante este ano letivo!

Se quiseres saber mais sobre o Social Builders Academy e os moldes de participação, lê este documento que explica melhor o projeto! 

Podes inscrever-te aqui a partir do dia 14 de dezembro de 2020 até ao dia 14 de fevereiro de 2021.

Para participares, deves consultar o Regulamento da atividade, para ficares a par sobre tudo relativamente ao projeto.

Dúvidas? Não hesites em contactar-nos, enviando mensagem para direitoshumanos@aefml.pt.

Se és criativo, dinâmico e com vontade de mudar o mundo, esta é a tua oportunidade de ser um Social Builder!