“More than Honey”
Ano: 2012
Realizador: Markus Imhoof
Duração: 1h35min
Nos últimos 15 anos, inúmeras colónias de abelhas foram dizimadas em todo o mundo, mas as causas desse desastre permanecem desconhecidas. Dependendo da região do mundo, 50% a 90% de todas as abelhas locais desapareceram, e essa epidemia ainda se está a espalhar de colméia para colméia - em todo o planeta. Em todo lado, o mesmo cenário repete-se: milhões de abelhas deixam suas as suas colméias, para nunca mais voltar. Nenhum corpo é encontrado nas imediações e nenhum predador visível pode ser localizado.
Nos EUA, as estimativas mais recentes sugerem que um total de 1,5 milhão (de 2,4 milhões de colméias) desapareceram em 27 estados. Na Alemanha, segundo a associação nacional de apicultores, um quarto de todas as colónias foi destruído, com perdas que chegam a 80% em algumas fazendas. O mesmo fenómeno foi observado na Suíça, França, Itália, Portugal, Grécia, Áustria, Polónia e Inglaterra.
80% das espécies de plantas exigem que as abelhas sejam polinizadas. Sem abelhas, não há polinização, e frutas e legumes podem desaparecer da face da Terra. Apis mellifera (a abelha), que apareceu na Terra 60 milhões de anos antes do homem e é tão indispensável à economia quanto à sobrevivência do homem.
Devemos culpar os pesticidas ou mesmo os medicamentos usados para combatê-los? Talvez veja parasitas como os ácaros varroa? Novos vírus? Stress de viagem? A multiplicação de ondas eletromagnéticas que perturbam as nanopartículas de magnetita encontradas no abdômen das abelhas? Até agora, parece que uma combinação de todos esses agentes foi responsável pelo enfraquecimento das defesas imunológicas das abelhas.
Sabe mais em: http://www.morethanhoneyfilm.com/