O Projeto Em Uníssono é organizado pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).

Como estudantes de medicina iremos enfrentar ao longo da nossa vida profissional várias realidades, muito díspares e muito diferentes mas o nosso objetivo máximo deve permanecer sempre o mesmo: Cuidar e curar a pessoa, o ser humano, independentemente da raça, sexo, religião, orientação política, profissão ou convicções pessoais. É nesse sentido que surge o projeto Em Uníssono.

Sabe mais aqui.

Como nem a quarentena nos para, queremos continuar a proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade de refletir e debater sobre temas com os quais não contactam tão regularmente, em que ainda existe algum preconceito, para que possam ultrapassar alguma barreira que possa existir. 

Programa:

“Começar do Zero”

Com Catarina Barreiros (@catarinafpb)

22 de maio às 13h

 
facebook-01.jpeg
 

Numa sociedade atual do consumismo, onde as novas tendências da moda são ditadas e seguidas como legislações, o seu mesmo futuro num planeta equilibrado e habitável está em causa. Todos os segundos, uma área equivalente a um campo de futebol é destruída na Amazónia para o cultivo de grãos que alimentam a indústria agropecuária. Em 2018, uma ilha formada por 79 mil toneladas de resíduos plásticos na altura, flutuava no Pacífico. Algumas pessoas pessoas chocadas com esta situação e determinadas em mudar o curso da história têm vindo a conquistar os holofotes dos media e divulgando factos escondidos sobre o impactos das economias e sociedades atuais no gigante ecossistema em que vivemos. Catarina Barreiros é uma delas.

Ao longo dos últimos anos, Catarina têm-se introduzindo em milhares de lares portugueses, alertando sobre as consequências de uma gestão descuidada dos estilos de vida atuais e oferecendo alternativas sustentáveis a práticas do dia-a-dia.

É um prazer imenso podermos contar com a sua presença na nossa próxima sessão de “Em Uníssono, Começar do Zero” a decorrer num novo formato, via Zoom.

Em 2009, a primeira Comissão da Lancet identificou as alterações climáticas como "a maior ameaça global à saúde do século XXI". Como futuros profissionais de saúde, não podemos ficar indiferentes! Vem descobrir como começar do zero através de uma conversa com a Catarina.

Inscreve-te aqui a partir de dia 18 de maio às 21 horas. Temos 50 vagas disponíveis, ocupadas por ordem de inscrição.

Não deixes escapar esta oportunidade!


“Campos de refugiados, um testemunho de quem viu com os seus próprios olhos”

Com Sebastião Martins e José Cortez

24 de abril às 18h

Inserido na Feira Solidária, nesta sessão do “Em Uníssono”, o Sebastião Martins, aluno da FMUL que esteve em vários campos de refugiados a prestar cuidados de saúde com a  Medical Volunteers International. O José Cortez encontra-se neste momento no campo de refugiados de Samos. O Sebastião e o José trazem-nos a dura realidade sobre as condições desumanas que se vive num campo de refugiados.