ANEM

Filtering by: ANEM

Mar
22
to Mar 24

INSIGHT OUT

  • Google Calendar ICS
60742332_2289151201335632_1482285499811889152_n.jpg

A AEFML esteve presente no III Insight Out, organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). Este consistiu num fim de semana formativo, com diferentes percursos e atividades.

Neste evento participaram os dirigentes da AEFML que integram Grupos de Trabalho da ANEM, bem como o Senado e a AA-Team.

Este ano, este evento sofreu algumas alterações, notórias no balanço final da atividade. Destacamos algumas delas:

  • Atividade GT Switch - Na qual foi dada a possibilidade de, temporariamente, os dirigentes poderem experienciar a vivência num Grupo de Trabalho diferente do seu habitual;

  • Atividade Joint Sessions - Na qual os membros de dois ou mais GTs se juntaram numa mesma sala, para discutir temáticas ou ideias de âmbito comum, mas habitualmente não explorado, dos GTs em questão;

  • Formações com oradores externos, consoante a área/âmbito de trabalho de cada GT;

  • Atividade Sessões Transversais, nas quais membros de diferentes GTs, de acordo com as suas preferências, puderam assistir a curtas “palestras” de caráter mais abrangente;

  • Investimento nas atividades de team-building e programa social.

A diversidade de atividades e o bom espírito vivido entre todos tornaram esta atividade uma mais-valia bastante positiva para os membros dos GTs.

View Event →
Feb
15
to Feb 17

126ª ASSEMBLEIA GERAL ANEM

  • Google Calendar ICS
50600982_223256235284476_3532685969046110208_n.jpg

A AEFML esteve representada na 126ª Assembleia Geral (AG) da ANEM, que decorreu nos dias 15 a 17 de fevereiro, em Braga.

A Ordem de Trabalhos desta AG relativamente extensa, dividindo-se em três Sessões Plenárias.

Sessão Plenária I

Atas 123ª e 124ª Assembleias Gerais*

A ata da 124ª AG, de dezembro, foi aprovada, sendo que a ata da 123ª AG, de setembro, se manteve por aprovar, pela necessidade de uma maior investimento na sua redação.

*informação que seguiu por lapso, erradamente no Relatório anterior

Contextualização da operacionalização da estrutura da ANEM

O Conselho Fiscal (CF) realizou uma breve apresentação sobre a “Operacionalização dos Grupos de Trabalho (GT) no seio da estrutura da ANEM”, tendo sido feita uma contextualização, referidos os documentos institucionais que versam sobre esta temática (Relatório do Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Nova Estrutura da ANEM; Estatutos, Regulamento da Direção e Grupos de Trabalho), realçado o modus operandi de outras estruturas com que a ANEM se relaciona, bem como outras Federações internacionais. Foram ainda frisadas as oportunidades de atuação dos mesmos.

Relatório de Reflexão acerca do valor das quotas dos Associados

Previamente à discussão do orçamento, foi apresentado o Relatório da Reflexão Acerca do Valor das Quotas dos Associados, tendo como objetivo o estabelecimento refletido e ponderado das quotas dos Associados da ANEM para o mandato 2019.

Ponto de Situação da Comissão de Trabalho Extraordinária para o Regulamento Geral de Associados

Foi feito um ponto de situação acerca dos trabalhos referentes à Comissão de Trabalho Extraordinária para o Regulamento Geral de Associados, que pretende refletir sobre a integração de Núcleos e Associações de Estudantes de Medicina na Federação e a participação dos mesmos. À data da AG, a mesma ainda não tinha iniciado trabalhos.

Pedidos de Credenciação dos membros da ANEM a Federações Estudantis e Juvenis

No decorrer da Assembleia Geral, foram ainda ratificadas as decisões do Senado da ANEM quanto à credenciação do estudante André Pardal, para que pudesse integrar a delegação da IFMSA que vai participar na Pre World Health Assembly (WHA) e na WHA, e quanto à não credenciação do estudante José Chen, para que se pudesse candidatar ao cargo de Vice President for Public Relations and Communication da IFMSA.

Regulamento Interno da Direção

Foi apresentado o Regulamento Interno da Direção, documento orientador da conduta e atuação da DANEM no mandato de 2019.

Sessão Plenária II

Plano de Atividades da ANEM e Orçamento da ANEM

O Plano de Atividades e Orçamento da ANEM para o mandato de 2019 foram  apresentados, discutidos e aprovados no decorrer da 126ª Assembleia Geral da ANEM, destacando-se alguns pontos destes documentos.

Relativamente às atividades da Federação:

Em 2019, a ANEM irá organizar as Jornadas de Política Educativa, os Estágios Nacionais, Professional e Research Exchanges, SCORA X-Change, Hackathon HeartBits, Programa Nacional de Educação Não-Formal (PNENF), Training4All (T4All), Staying Alive, Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM) e Medical Students’ Cooperation Meeting (MedSCOOP). Relativamente ao ANEM Safe&Fest, esta atividade não se irá realizar neste mandato. Assim, a atividade irá ser discutida em seio de Grupo de Trabalho em Saúde Sexual e Reprodutiva, avaliando a sua pertinência e moldes em que deve ocorrer.

No respeitante a material intelectual:

A ANEM irá investir na produção de material intelectual, sendo que se realça, neste sumário, por Área:

  • Direitos Humanos e Ética Médica: Guias Contra a Discriminação na Saúde e de Saúde para a Família Acolhida e estudo sobre Direitos Humanos no Currículo Médico;

  • Educação Médica: Análise da Prova Piloto, Condições Pedagógicas das Escolas Médicas Portuguesas, Acompanhamento da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada e Exposição e perceção  dos alunos a competências clínicas: retrato local do 6º ano;

  • Formação: Educação Não-Formal: Análise sobre a sua presença e impacto na formação dos estudantes de Medicina, Avaliação do Impacto do PNENF e ferramentas de capacitação;

  • Saúde Pública: estudos sobre Resistência Antimicrobiana e Burnout nos estudantes de Medicina, redação de artigos informativos e uma reflexão, em seio de Grupo de Trabalho em Saúde Pública sobre a imunização dos estudantes de Medicina;

  • Saúde Sexual e Reprodutiva: estudo sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) no Currículo Médico e na Formação Complementar, booklet “Abordagem do Doente em Consulta” e o guião “O que fazer quando…?”.

Normas de Tesouraria da ANEM

Foram apresentadas e votadas as Normas de Tesouraria da ANEM para o mandato 2019, que pretendem orientar e definir os moldes das transações monetárias e pagamentos intra Federação e entre a mesma e os diversos Associados

Sessão Plenária III

Nesta Sessão Plenária foram apresentados diversos documentos, referentes ao Fundo de Reserva (FR) da ANEM:

Relatório de Utilização do FR

Foi apresentado o Relatório de Utilização do Fundo de Reserva, referente ao pagamento de 40% do valor total aprovado para o investimento na reformulação da plataforma digital utilizada na gestão dos Estágios Nacionais, conforme votado na 124ªAG, em dezembro.

Regulamento do FR

Foi apresentado, discutido e votado o Regulamento do Fundo de Reserva da ANEM.

Definição do montante a aplicar ao FR, respeitante ao mandato de 2018

Foi apresentado o valor a alocar ao Fundo de Reserva, tendo por base o desvio obtido no mandato de 2018. Apesar de estipulado em regulamento prévio que deveria transitar  50% do balanço positivo do mandato, a DANEM apresentou uma proposta de alocação de apenas 25% do saldo positivo, por identificar diversos fatores que poderiam pôr em causa a sustentabilidade da Federação.

View Event →
Feb
15
9:00 PM21:00

125ª ASSEMBLEIA GERAL ANEM

50600982_223256235284476_3532685969046110208_n.jpg

A AEFML esteve representada na 125ª Assembleia Geral (AG) da ANEM, que decorreu no dia 15 de fevereiro, em Braga.

A Ordem de Trabalhos desta AG foi bastante curta, incluindo apenas uma Sessão Plenária.

Sessão Plenária I

Regimento da Assembleia Geral

As atualizações ao Regimento da Assembleia Geral foram apresentadas e discutidas em sede de AG. O documento foi aprovado.

Candidaturas ao cargo de Diretor de Imagem da Direção da ANEM para o mandato de 2019

Os colegas Marco Marta e Inês Nunes apresentaram as suas candidaturas ao cargo de Diretor da Imagem da Direção da ANEM para o mandato de 2019.

Os associados colocaram questões a ambos os candidatos, no moldes definidos pela Mesa da Assembleia Geral.

Eleição do Diretor de Imagem

O colega Marco Marta, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi eleito Diretor de Imagem para o mandato de 2019, juntando-se à Direção da ANEM, preenchendo o lugar deixado vago face à desistência, em dezembro de 2018, da colega anteriormente eleita.

Cerimónia de Tomada de Posse do Diretor da Imagem da ANEM

Posteriormente ao término da 125ª AG, decorreu a Cerimónia de Tomada de Posse do Diretor da Imagem para o mandato de 2019, ficando, desta forma, completa a Direção da ANEM para o referido mandato.

View Event →
Dec
14
to Dec 16

124ª Assembleia Geral

  • Google Calendar ICS
ag_124.png

A AEFML esteve representada na 124ª Assembleia Geral (AG) da ANEM, que decorreu entre os dias 14 e 16 de dezembro, no Porto.

A Ordem de Trabalhos desta AG foi extensa, dividindo-se em três Sessões Plenárias distintas.

Sessão Plenária I

Após aprovada a Ordem de Trabalhos, e uma vez que na AG de setembro não foram apresentadas candidaturas em número suficiente para a constituição do Conselho Fiscal para o mandato de 2019, de acordo com o disposto no Regulamento Eleitoral da ANEM, a apresentação de candidaturas e subsequente votação transitou então para a presente Assembleia Geral.

Assim sendo, apresentaram as suas candidaturas os seguintes alunos:

  • Bruno Sousa (EM-UM)

  • David Cartaxo Gomes (FMUL)

  • Jorge Félix Cardoso (FMUP)

  • Mar Mateus da Costa (EM-UM)

  • Rebeca Santos (NMS-FCM)

Após período de esclarecimentos, procedeu-se à votação dos candidatos por escrutínio secreto. Aplicado o método de Hondt, a composição final do Conselho Fiscal eleito para o mandato de 2019 seria: Presidente  - Mar Mateus da Costa; Vice-Presidente - David Cartaxo Gomes; Vogais - Bruno Sousa, Rebeca Santos, Jorge Félix Cardoso.

A Direção da ANEM procedeu à apresentação do Relatório Final de Implementação do Planeamento Estratégico ANEM 2016-2018, tendo sido realizadas pela AEFML questões no sentido de perceber as conclusões retiradas de um documento tão fundamental para a Federação.  Após o período de esclarecimentos e intervenções, o mesmo foi votado, tendo a AEFML votado a favor.

Planeamento Estratégico da ANEM 2019-2021

O documento apresentado em Assembleia Geral foi redigido com base nas considerações elencadas na Assembleia Geral anterior. A AEFML congratulou a existência de um documento mais concreto, com objetivos claros para o triénio, alertando para a necessidade de este documento funcionar como orientação para os desígnios da Federação. A AEFML votou a favor.

Regulamento das Comissões de Trabalho Extraordinárias

O surgimento deste documento decorreu da necessidade de regulamentação dos modelos de trabalho das recorrentes Comissões de Trabalho criadas na ANEM. Após um período de discussão sobre pontos mais práticos da proposta, a AEFML procurou perceber melhor qual o papel da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal nas Comissões. A AEFML votou a favor.

Regulamento das Tomadas de Posição da ANEM

Uma Federação como a ANEM sustenta a sua base de intervenção em documentos como as Tomadas de Posição, pelo que a sua regulamentação surge como um passo essencial para a clarificação dos métodos a seguir. Na perspectiva da AEFML, as questões colocadas aos estudantes nas Assembleias Gerais necessitam de uma melhor revisão pelo que propôs a criação de um grupo de crítica, proposta que foi aceite. Por considerar também que as temáticas a discussão necessitavam de uma melhor contextualização, propôs a elaboração, pela DANEM, de um documento a ser disponibilizado previamente à discussão da posição local para contextualização das temáticas. A AEFML votou a favor.

Relatório de Implementação dos Programas Nacionais

Findo o prazo dos Programas Nacionais em vigor, foi apresentado o relatório da sua implementação. A AEFML procurou esclarecer se o documento em causa serviu de base para a construção do documento de reflexão dos Programas Nacionais, bem como o racional para a existência de vários indicadores com valores não preenchidos, tendo sido justificada com a não aplicação dos indicadores. A AEFML alertou para a necessidade da consequência dos documentos apresentados e da sua interligação, tendo considerado muito pertinente a análise destes valores para a reflexão sobre os Programas Nacionais. A AEFML votou a favor.

Propostas de criação, alteração e extinção de Programas Nacionais

Neste ponto foram discutidos as várias propostas de Programas Nacionais, tendo a AEFML apresentado propostas de alteração a Programas Nacionais da Área da Educação Médica, nomeadamente Programa Nacional de Formação Médica Contínua e Programa Nacional de Educação para a Formação Médica Pós-Graduada e Profissionalização e da Área da Formação, no Programa Nacional de Educação Não Formal.

A AEFML votou a favor de todos os Programas Nacionais submetidos em todas as áreas.

Pedidos de credenciação para membros da ANEM para Federações Estudantis e Juvenis

Como penúltimo ponto da Sessão Plenária I, procedeu-se à apresentação e discussão dos pedidos de credenciação de membros da ANEM a Federações Estudantis e Juvenis.

  • José Chen (alumni FMUP) – Candidatura ao cargo de Vice-President for Public Relations and Communications (VPPRC) 2018/2019 da International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) na próxima March Meeting 2019.

Por fim, procedeu-se à votação da ratificação da decisão do Senado, relativa à candidatura para VPPRC interino. Este pedido já tinha sido previamente aprovado em sede de Senado, tendo então sido ratificado. Contudo, relativamente à candidatura para o cargo de VPPRC, a Direção da ANEM considerou que o José Chen não reunia condições de elegibilidade, por ter terminado o curso em 2018 e pelos timings de apresentação da candidatura, sendo que a Presidente da Mesa da Assembleia Geral questionou se alguém se opunha à decisão da DANEM e ninguém se opôs.

Relatórios de Atividade de Elementos em Cargos credenciados pela ANEM

Como último ponto da Sessão Plenária I, procedeu-se à apresentação e discussão dos seguintes Relatórios de Atividades:

  • Relatório Intercalar do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) - Elaborado pela Vogal da Direção do CNJ, integrada na Comissão de Saúde e Bem-Estar - Sara Moura (EM-UM)

  • Relatório final de Credenciação - Elaborado pela SCOME (Standing Committees on Medical Education) Regional Assistant for Europe -  Catarina Pais Rodrigues (FMUC)

Após o período de esclarecimentos, a AEFML votou a favor de ambos os Relatórios apresentados.


Sessão Plenária II  

Relatório Final do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade dos Programas de Intercâmbio

Relativamente ao Relatório Final do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade dos Programas de Intercâmbio (GTSPI), o mesmo foi apresentado e votado. Importa referir que a redação cuidada do mesmo foi notória e a auscultação prévia dos associados, em seio de GT, contribuiu para a proficuidade dos trabalhos, uma vez que as questões foram esclarecidas a priori. A AEFML votou a favor do mesmo.

Regulamento de Acertos dos Programas de Intercâmbio

À semelhança do documento anterior, também o Regulamento de Acertos dos Programas de Intercâmbio estava devidamente redigido, tendo a discussão prévia do mesmo, em seio de GT, permitido agilizar os trabalhos da AG. O documento foi apresentado e votado e a AEFML votou também a favor do mesmo.

Estudos realizados pelo Grupo de Trabalho em Direitos Humanos e Ética Médica (GTDHEM) e Grupo de Trabalho em Educação Médica (GTEM)

Os Estudos realizados pelos GTDHEM e GTEM foram apresentados, havendo um período de esclarecimentos sobre os mesmos.  

A AEFML colocou algumas questões, particularmente no que ao estudo do GTEM - Exposição e perceção dos alunos a competências clínicas  - retrato do 6º ano nas Escolas Médicas Portuguesa - dizia respeito, manifestando a sua preocupação relativamente à desatualização dos dados, junto do CEMP (Conselho das Escolas Médicas Portuguesas), e questionando quais seriam os próximos passos do referido estudo daí em diante.

Pareceres do Grupo de Trabalho em Formação acerca das atividades da Área

Relativamente aos Pareceres do Grupo de Trabalho de Formação (GTF) acerca das atividades da Área de Formação, os mesmos foram apresentados, sendo que a auscultação prévia dos associados e a discussão frutífera em seio de GT contribuíram para a proficuidade dos trabalhos. Foi aberto um período de esclarecimentos no qual a AEFML questionou como se poderia evitar a aproximação “em demasia” das atividades Insight Out e MedSCOOP, tendo a DANEM respondido que a reflexão se cingia somente ao MedSCOOP.

Relatório de Atividades da ANEM 2018 e Relatório de Contas da ANEM 2018

Os Relatórios de Atividades e de Contas da ANEM 2018 foram apresentados por áreas, refletindo o trabalho desenvolvido ao longo do mandato de 2018. Os mesmos foram alvo de apreciação pelo Conselho Fiscal, que, no final de cada área, apresentou o seu Parecer.

Ao longo da apresentação, foram abertos diversos períodos de esclarecimento, sobre as diferentes temáticas versadas, nos quais os associados colocaram as suas dúvidas e a DANEM as esclareceu. Foram ainda submetidas algumas alterações por parte dos associados. Terminada a apresentação, períodos de esclarecimento, intervenções e submissão de propostas de alteração, procedeu-se à votação dos documentos na especialidade. A AEFML votou a favor de ambos os documentos.

Na votação na globalidade, os documentos foram aprovados por unanimidade.

Sessão Plenária III  

Pedido de movimentação do Fundo de Reserva

A DANEM apresentou o seu pedido de movimentação do Fundo de Reserva. Esta movimentação teria como âmbito o investimento na reformulação da plataforma usada na gestão dos Estágios Nacionais, “cujos défices identificados no início do mandato foram sendo sucessivamente verificados ao longo do ano, tendo sido percecionados, adicionalmente, alguns problemas associados a funcionalidades-chave da referida plataforma”. A DANEM frisou ainda que, para que a qualidade dos estágios não fosse afetada, se verificou uma sobrecarga dos Diretores Nacionais e Representantes Locais diretamente envolvidos na atividade, bem como uma dependência de elementos externos à ANEM que, “mediante a sua disponibilidade, trabalharam pro bono na resolução dos problemas que iam surgindo”.

Este ponto da OT gerou alguma celeuma na AG, dadas a indefinição e a interpretação dúbia do conceito de “despesa emergente”, presente no Regulamento do Fundo de Reserva, aplicado a situações como a supramencionada.

Terminado o período de esclarecimentos e intervenções procedeu-se à votação do pedido de movimentação do Fundo de Reserva. O mesmo foi aprovado, tendo os resultados sido os seguintes: Votos contra - 11 | Abstenções - 4 | Votos a favor - 13. (A AEFML votou contra esta movimentação).

Outros Assuntos

No ponto relativo aos outros assuntos, foram apresentadas três Moções:

1 -  “Pela reflexão acerca da plataforma oficial de comunicação da ANEM” (MedUBI; AEFCM; AEFML; NEM/AAC; AEFMUP)

Esta Moção versou sobre a necessidade de reflexão acerca da plataforma de comunicação da ANEM, reflex.at. O facto de a mesma se encontrar desatualizada, sendo por vezes de difícil utilização e pouco user friendly, dificulta a partilha de documentos e a preservação de memória institucional.

Votos contra: 0 | Abstenções: 0 | Votos a favor: 30 (unanimidadade) - A AEFML votou a favor.

2 - “Proposta Comissão de Trabalho Extraordinária para o Regulamento Geral de Associados” (DANEM 2018)

Esta Moção versou sobre a necessidade de refletir sobre a integração de Núcleos e Associações de Estudantes de Medicina na Federação, bem como a necessidade de refletir sobre a participação dos membros associados da Federação, relativamente à responsabilidade inerente à sua integração.

Votos contra: 0 | Abstenções: 4 | Votos a favor: 28 - A AEFML votou a favor.

3 -  “Pela reflexão do valor da quota dos associados (MedUBI; AEFML; NEM/AAC; NEMUM)

Esta Moção versou sobre a necessidade de reflexão acerca do valor da quota da ANEM, cujo valor de 500 euros se mantém fixo desde a sua génese.

Votos contra: 0 | Abstenções: 4 | Votos a favor: 28 - A AEFML votou a favor.

View Event →
Sep
28
to Sep 30

123ª Assembleia Geral

  • Google Calendar ICS
covilha.png

A AEFML esteve representada na 123ª Assembleia Geral (AG) da ANEM, que decorreu entre os dias 28 e 30 de setembro, na Covilhã.

A Ordem de Trabalhos desta AG foi extensa, dividindo-se em três Sessões Plenárias distintas.

Sessão Plenária I  

Após aprovadas as atas das AG anteriores, foram apresentados os Relatórios de Participação da delegação da ANEM na European Regional Meeting 2018 e na August Meeting 2018 da IFMSA. A Vice-Presidente para as Relações Externas da DANEM, Joana Teixeira, apresentou os documentos atempadamente enviados, resumindo a experiência de participação das delegações portuguesas em ambos os eventos.

Os Diretores de Intercâmbios Clínicos e Científicos, João Dinis Martins e José Ganicho, respetivamente, apresentaram um ponto de situação do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade dos Programas de Intercâmbios. Este versou sobretudo sobre as conclusões da reflexão tida em seio de GT acerca do método de acertos dos programas de intercâmbio e das taxas de inscrição. Esta última ficou definida a nível nacional, prevalecendo o princípio da igualdade entre todos os estudantes de Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, sem prejuízo da acessibilidade aos Programas de Intercâmbio, fixando-se no valor de 220€ (duzentos e vinte euros) a partir da season 2019/2020, de forma a cobrir o custo médio de um incoming em Portugal e mantendo-se igual nos dois Programas (Intercâmbios Científicos e Intercâmbios Clínicos).

A Vice-Presidente para as relações externas, Joana Teixeira, apresentou a proposta de revisão do Regulamento de Participação Internacional. Este documento pretende regular a composição das delegações portuguesas, o modo de candidatura às mesmas, entre outros aspetos logísticos relevantes. Após algumas propostas de alteração, o documento foi votado e aprovado por unanimidade).

O Diretor da Área de Saúde Sexual e Reprodutiva, David Gomes, apresentou a proposta de revisão do Regulamento dos Programas Nacionais. Este documento pretende definir o conceito, o propósito e o funcionamento dos Programas Nacionais da ANEM. Como tal, torna-se uma ferramenta valiosa naquilo que é o cumprimento da atual estrutura da ANEM e na aplicação correta destes mesmos Programas. Após alguma discussão e propostas de alteração, o documento foi votado e aprovado por unanimidade.

O Diretor da Área de Formação, José Durão, apresentou o Programa Nacional de Formação Científica Complementar e o Programa Nacional de Formação Clínica Complementar. Estes Programas surgiram a partir da necessidade de repartir o Programa Nacional de Estágios Nacionais, bastante global e abrangente, nas duas áreas de Formação Complementar que já lhe eram inerentes. Após alguma discussão, nomeadamente acerca dos indicadores a avaliar nestes novos Programas Nacionais, os mesmos foram votados e aprovados. Reforçou-se em sede de AG a importância de refletir acerca dos Programas Nacionais, no seu cômputo geral, desde a sua aplicação, até à sua avaliação e adequação à estrutura da Federação.

Sessão Plenária II

No dia 29, da parte da manhã, decorreram as reuniões dos vários Grupos de Trabalho das várias áreas da ANEM, tendo-se retomado no período da tarde a Ordem de Trabalhos da Sessão Plenária.

O Presidente da DANEM, Edgar Simões, apresentou uma proposta de Posição Global da ANEM, princípio a princípio. Após um período de discussão e apresentação de propostas de alteração, consensualizou-se uma nova versão. Importa realçar que, nesta Tomada de Posição Global, que versava sobre diferentes temáticas do Ensino Médico, foi também incluída a Tomada de Posição relativa aos Encargos e à Prova-Piloto, em vigor desde a 120ª Assembleia Geral da ANEM. Esta Posição Global foi votada, em concordância com as votações previamente realizadas nas Assembleias Gerais de cada associado (no caso da AEFML, na Reunião Geral de Alunos (RGA) de dia 25 de setembro de 2018)  e o documento final foi elogiado e considerado como sendo forte, robusto e relevante para impulsionar os trabalhos da ANEM, particularmente junto de stakeholders.

De seguida, procedeu-se à apresentação do Regulamento Eleitoral 2018 da ANEM. Este regulamento foi discutido e submetido a alterações sugeridas pelos associados, muitas delas relacionadas com incongruências verificadas em relação a outros documentos institucionais da ANEM (Estatutos, Regulamento Geral da Direção). O facto de o Regulamento Eleitoral ter sido discutido na AG Eleitoral, que, estatutariamente, possui como fim somente a Eleição dos Órgãos Sociais da ANEM, e não na AG Ordinária anterior (maio), como inicialmente convocado, tornou o processo eleitoral em vigor mais débil.

Foi também apresentada e discutida a versão preliminar doPlaneamento Estratégico ANEM 2019-2021. A mesmo foi alvo de alguma discussão, que se debruçou sobretudo nas semelhanças existentes entre o documento apresentado e o documento precedente. Foi perceção geral dos associados e do Conselho Fiscal da ANEM que as conclusões do Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Nova Estrutura da ANEM não foram verdadeiramente tidas em conta e que a reflexão profunda que seria desejada na construção deste documento também não foi visivelmente realizada. Foram discutidas e propostas alterações (como por exemplo adição de indicadores), a serem consideradas na construção da versão final. O Diretor da Área de Formação da DANEM, José Durão, referiu que essa reflexão foi feita e que o documento apresentado a teve em conta. Na próxima AG Ordinária, em dezembro, será apresentada a versão final deste documento.

Ao final da tarde de sábado e na manhã de domingo, procedeu-se à apresentação das candidaturas à Direção da ANEM para o mandato de 2019. Após a apresentação de cada candidato, foi aberto um período de esclarecimentos.

a) Diretor de Direitos Humanos e Ética Médica

Andreia Oliveira (FMUP) apresentou a sua candidatura.

Ana Margarida Silva (FCS-UBI) apresentou a sua candidatura.

b) Diretor de Intercâmbios Científicos

Inês Melo (FMUP) apresentou a sua candidatura.

c) Diretor de Intercâmbios Clínicos

Diogo Cruz (FML) apresentou a sua candidatura.

d) Diretor de Saúde Pública

Elisabete Neto (FML) apresentou a sua candidatura.

e) Diretor de Saúde Sexual e Reprodutiva

Miguel Carvalho (FML) apresentou a sua candidatura.

Nuno Rua (FCS-UBI) apresentou a sua candidatura.

Gonçalo Soares (FMUP) apresentou a sua candidatura.

f) Núcleo de Gestão, Diretores de Formação e Diretor de Imagem

A Lista S apresentou a sua candidatura. A mesma era composta por:

  • Candidato a Presidente – Vasco Mendes (ICBAS)

  • Candidato a Tesoureiro – João Dinis Martins (FML)

  • Candidata a Vice-Presidente para a Educação Médica e Política Educativa – Carolina Caminata (EM-UM)

  • Candidata a Vice-Presidente para a Gestão Interna – Isabel Fernandes (FCS-UBI)

  • Candidato a Vice-Presidente para as Relações Externas – José Ganicho (FCS-UBI)

  • Candidata a Diretora de Comunicação e Tecnologia – Aisha Ahmad (NMS-FCM)

  • Candidatas a Diretoras da Formação – Beatriz Faneca (FCS-UBI) + Catarina Nunes (FML)

  • Candidata a Diretora de Imagem – Maria Pereira (FMUP)

  • Candidato a Diretos de Projetos e Parcerias – José Sobral Abrantes (NMS-FCM)

Após esclarecimentos, procedeu-se à eleição dos elementos da Direção da ANEM para o mandato de 2019, por escrutínio secreto.

a) Diretor de Direitos Humanos e Ética Médica - Andreia Oliveira (FMUP)

b) Diretor de Intercâmbios Científicos - Inês Melo (FMUP)

c) Diretor de Intercâmbios Clínicos - Diogo Cruz (FML)

d) Diretor de Saúde Pública - Elisabete Neto (FML)

e) Diretor de Saúde Sexual e Reprodutiva - Nuno Rua (FCS-UBI)

f) Núcleo de Gestão, Diretores de Formação e Diretor de Imagem - Lista S


Sessão Plenária III

Seguiu-se a apresentação de candidaturas aos Cargos Eleitos da ANEM para o mandato 2019:

- Conselho Fiscal

Não tendo sido apresentadas candidaturas em número suficiente para a constituição do órgão social, de acordo com o disposto no Regulamento Eleitoral da ANEM, a apresentação de candidaturas e subsequente votação foi adiada para uma futura Assembleia Geral.

- Mesa da Assembleia Geral

A Lista T, composta por: Candidato a Presidente - Edgar Simões (NMS-FCM), Candidata a Vice-Presidente – Inês Miranda (FML), Candidata a Secretária – Marta Almeida (EM-UM), Candidata a Secretária – Madalena Correia (FML).

Procedeu à apresentação da candidatura da Lista T. Após apresentação da candidatura, foi aberto período de esclarecimentos. Findo o período de esclarecimentos, procedeu-se à eleição por escrutínio secreto. A Lista T foi eleita.

Como último ponto da Assembleia, procedeu-se à apresentação e discussão dos pedidos de credenciação de membros da ANEM a Federações Estudantis e Juvenis.

  • Jorge Félix Cardoso (FMUP) – Candidatura à Delegação da International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) à Regional Meeting da OMS e à Delegação da IFMSA ao World Health Summit.

  • Mar Mateus da Costa (EM-UM) – Candidatura a European Regional Team Fundraising & Development Assistant da IFMSA

  • David Gomes (FML) – Candidatura a SCORA General Assistant

Por fim, procedeu-se à votação da ratificação dos pedidos de credenciação positivos, previamente aprovados em sede de Senado. Todos eles foram aprovados por unanimidade.

View Event →