Emergency Call

A atividade "Emergency Call" surgiu na tentativa de estimular e fortalecer o raciocínio clínico dos estudantes dos anos clínicos, através de um simulador online providenciado pelo BodyInteract.

Através de um doente simulado, cada aluno terá a oportunidade de realizar exame objetivo, pedir exames complementares de diagnóstico e administrar medicação para que o doente melhore o seu estado clínico. 


A atividade será desenvolvida em formato de competição onde se irão resolver dois casos clínicos de diferentes dificuldades. Com base na média da pontuação final, iremos apurar o vencedor.

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Equipas em Competição:

  • As equipas devem ser compostas até 4 estudantes dos anos clínicos (4º, 5º, 6º);

  • Não existe nenhuma regra que restrinja a constituição das equipas em competição. Ex: As equipas não necessitam de ser constituídas por estudantes de diferentes anos clínicos.

Dias de Competição:

Vai ser realizado um dia de competição, sendo que, ambos os casos irão versar duas áreas disciplinares específicas: Cardiologia e Medicina Interna. 

A competição terá duas fases: uma primeira fase onde todos terão a oportunidade de resolver um caso clínico. Após esta, apenas 8 equipas passarão para a fase seguinte onde disputarão o lugar de vencedor. 

Inscrições:

As inscrições serão realizadas através do preenchimento deste formulário (1 inscrição por equipa). O período de inscrições decorre entre o dia 10/10 às 21h e o dia 15/10 às 21h, sendo que as vagas serão preenchidas consoante a ordem de inscrição.

  • Terás de preencher o formulário com os dados dos elementos da equipa (nome, e-mail, telemóvel, nº de cartão de cidadão e ano letivo);

  • Terão ainda de submeter um nome para a equipa (caso te inscrevas individualmente, este passo não se aplica a ti); 

  • O mesmo participante só pode estar inscrito em representação de 1 equipa;

O intuito desta atividade é, principalmente, promover a capacidade para raciocinar em contexto clínico e praticar a abordagem de um doente, existindo ainda uma componente pedagógica e didática no final da resolução de cada um dos casos clínicos. 

Atreves-te a pôr em prática os teus conhecimentos teóricos? Então esperamos por ti!

Cerimónia da Bata Branca

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A Cerimónia da Bata Branca consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do estudante de Medicina, um projeto levado a cabo pelo Grupo de Trabalho em Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta Cerimónia irá realizar-se no próximo dia 21 de outubro, pelas 17h30, presencialmente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa!

Uma vez que pode não ser possível reunir todos os alunos num só espaço, podes inscrever-te individualmente, ou em grupo, para garantires que ficas junto dos teus amigos!

Inscreve-te aqui até dia 17 de outubro!

Solvin'It | Sessão de Nivelamento de Bioquímica

O Solvin’It voltou!

E mesmo quando tu, caloiro/a, estás a chegar!

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Achas que foi coincidência? Nunca! É que fomos feitos um para o outro. Vê:

  • tu não tiveste Química de 12º ano...

  • … ou tiveste, mas não te lembras de nada…

  • Não sabes o significado de isomeria 

  • Alcinos? Isso é nome de gente?

Pois… Parece-nos que sofres de “calorite aguda”. Tratamento: Sessão de Nivelamento de Bioquímica.

Quando será feita a administração deste tratamento fortíssimo, composto por bases teóricas para o conhecimento bioquímico, informação essencial à preparação da primeira aula Teórico-Prática e aprendizagem individual? No dia 13 de outubro (quarta-feira), pelas 16h, no Auditório João Lobo Antunes.

Como este auditório tem uma limitação de espaço de 150 lugares, se não puderes estar presente, ou se não tiveres a certeza inscreve-te para a transmissão remota por Zoom (em link a enviar aos inscritos).

Podemos garantir que tal não representará uma perda de qualidade da sessão.

Não percas mais tempo - marca o teu lugar na sessão que te vai fazer entrar no ano (e no curso) com o pé direito: https://forms.gle/gRZVwkvMzrA5AbaR8

Workshops de Iniciação Pedagógica

Esta é a única segunda vaga com a qual não nos importamos…

Qual é? Consegues adivinhar?

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É a segunda vaga de Workshops de Iniciação Pedagógica da IX Edição!

Viste que não te demos imediatamente a informação, mas antes te colocamos uma questão. Esta é a base do Problem Based Learning!

Mas não se fica por aí… O resto tens de aprender por ti!

 

PROBLEM BASED LEARNING:

  • Dia 13 de outubro (quarta-feira), 16h30, Auditório Cid dos Santos (PRESENCIAL)

Luís Tinoca é Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigador nas áreas da formação de professores, desenvolvimento curricular, ambientes de aprendizagem inovadores e Pedagogia do Ensino Superior.

Inscreve-te aqui!

As inscrições já estão abertas! As vagas são limitadas a 32.

 

 E porque não há duas sem três, trazemos-te (ainda) mais um WIP! Este sobre…

“Como Fazer Questões de Escolha Múltipla?”

a) Sei lá, não é só ir buscar a um banco de respostas?

b) Fazer tudo para que todas as questões pareçam iguais

c) Mas há ciência nisso?

d) As questões múltiplas são limitadas enquanto método de avaliação

e) Todas as anteriores (aka não tenho mais paciência)

 

  • Dia 20 de outubro (quarta-feira), 18h00, Sala de Auto-Aprendizagem (PRESENCIAL)

Inscreve-te aqui!

As inscrições abrem no dia 15 de outubro e as vagas são apenas 32.

 

Perguntas importantes (respondidas):

  • Sou aluno/a de nutrição. Posso inscrever-me?

Podes e deves! E mais não dizemos, terás de vir ver por ti próprio/a como os WIPs são importantes para o teu percurso pedagógico em LCN!

  • Sou aluno/a do primeiro ano. Posso inscrever-me?

Começar a embrenhar-se no mundo da pedagogia no primeiro é raro, mas se tu não fosses especial, estavas sequer a ler isto? 

Task Force - Jornadas de Workshops de Suturas

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As Jornadas de Workshops de Suturas são compostas por vários workshops com níveis de aprendizagem diferentes dirigidos aos alunos do 3º ao 6º ano do MIM.

A V edição deste evento ocorrerá na semana de 15 a 19 de novembro.

As Jornadas de Workshops de Suturas terão, pela primeira vez, uma Task Force pronta para te receber! 

O trabalho desta Task Force será essencialmente logístico: preparação do material para os workshops, receção de estudantes e formadores e vigilância da respetiva formação. O período de atividade desta Task Force está essencialmente contido nas semanas de 8 a 12 de Novembro e 15 a 19 de Novembro.

Podes submeter a tua candidatura através deste formulário. A seleção será feita mediante a apreciação das respostas do formulário dos candidatos e posterior entrevista. Existem 6 vagas para preencher.

Se queres vir aprender a organizar workshops de suturas e desenvolver uma relação próxima com alguns dos cirurgiões mais importantes do nosso Centro Hospitalar, junta-te a nós!

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através do e-mail formativa@aefml.pt.

Comissão Organizadora do MedScene

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O que é o MedScene?

O MedScene é o Grupo de Cinema da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa. Neste momento estão abertas vagas para a Comissão Organizadora do MedScene!

Mas o que é que a CO MedScene faz?

 A CO é responsável por preparar e dinamizar todas as atividades do MedScene ao longo do ano!

Para te candidatares preenche este formulário! A seleção dos candidatos será realizada através da apreciação dos formulários.

Se o Cinema é a tua paixão e gostavas de ajudar a dinamizar este Grupo Cultural não hesites em inscrever-te! 

Qualquer dúvida ou questão, sente-te à vontade para enviar email para medscene@aefml.pt.

Inscrições | Grupo de Trabalho da Gazeta AEFML

Conheces a Gazeta AEFML e és de tal forma fã que nos mandas cartas de amor?

Ainda não conheces a Gazeta AEFML mas sentes que este poderá ser o projeto perfeito para ti?

Se te identificas com as perguntas acima, estás no sítio certo! A Gazeta AEFML está a abrir inscrições para o Grupo de Trabalho deste ano.

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O que é a Gazeta AEFML?

No ano passado, o Departamento Cultural e Recreativo idealizou a realização de uma revista cultural e social, denominada "Gazeta AEFML", com o objetivo de criar um espaço tanto de divulgação das várias rubricas e conteúdos criados pelos diversos grupos da faculdade, como de abordagem de múltiplos temas de forma informal e descontraída, desde cinema, música, artes plásticas, literatura, moda e gastronomia, até à própria comunidade da Faculdade de Medicina de Lisboa. 

O conteúdo da revista será sazonal e disponibilizado em formato online. Podes consultar a 1ª (e única) edição da revista aqui.

 

Quem é que compõe o  Grupo de Trabalho?

O Grupo de Trabalho é composto por 3 departamentos abertos aos estudantes da FMUL: Imagem, Revisão e Social. A estes departamentos associam-se a Coordenação Geral e o departamento dos Grupos Culturais, formado por representantes dos grupos da nossa faculdade.

  1. Tens aquele olho (i)mágico para centrar imagens nos powerpoints? Nunca trabalhaste em imagem, mas tens interesse na área e gostavas de aprender? 

No Departamento de Imagem, serás responsável pela estética da revista e pela sua concretização online. O objetivo é criar uma revista visualmente atrativa e uniforme. Iremos abrir 2 vagas para este departamento.

2. Sabes perfeitamente a diferença entre eficiência e eficácia e ainda não paraste de pensar no que queres corrigir neste texto? 

No Departamento de Revisão, ajudarás a garantir a melhor correção ortográfica e gramatical dos artigos, contribuindo para a maior qualidade possível da revista. Iremos abrir 1 vaga para este departamento.

3. Sentes que a pandemia afastou as pessoas e queres ser tu a reverter este processo com o poder da escrita? A tua cabeça ainda não explodiu com tantas ideias só porque não calhou?

No Departamento de Social, terás de envolver os leitores na esfera social da nossa faculdade. Com a liberdade criativa para construir rubricas, passatempos, classificados e muito mais, a tua função será tornar a nossa revista leve, divertida e interessante. Iremos abrir 2 vagas para este departamento.

Como é realizado o processo de seleção?

A seleção dos candidatos será feita pelos membros do Departamento Cultural e Recreativo, tendo em conta as respostas fornecidas nos formulários. Caso seja necessário, poderão ser realizadas curtas entrevistas aos alunos que forem selecionados através do formulário.

Estás interessado? Inscreve-te aqui! 

Se tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do email cultural@aefml.pt

Comissão Organizadora Corrida Saúde + Solidária

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O que é a Corrida Saúde + Solidária?

A Corrida Saúde + Solidária é um projeto da AEFML que tem como meta traçada a promoção da saúde e da prática desportiva aliada a uma vertente 100% solidária. Atualmente, esta é a maior Corrida Universitária do País e exclusivamente organizada por alunos da FMUL. Ao longo de 8 edições, já apoiámos 29 instituições num valor de cerca de 81 000 €, contando com a participação de 12 200 pessoas.

Como será a Corrida Saúde + Solidária este ano?

Nesta IX edição, tendo em conta a evolução e melhoria do contexto epidemiológico, esperamos trazer de volta a componente presencial da Corrida, que caracterizava o projeto até à sua VII edição. Aliada à vertente presencial, tencionamos manter a componente virtual que marcou a VIII edição, uma vez que nos permite levar o projeto além fronteiras e chegar a um maior número de participantes, que ganham a possibilidade de participar numa das provas sem ter de se deslocar fisicamente a Lisboa. 

O que faz a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora da Corrida Saúde + Solidária é responsável por dinamizar todas as atividades que estão associadas ao projeto e que decorrem ao longo do ano, assim como planear e estruturar as diversas provas de corrida e caminhada. 

Os trabalhos da Comissão Organizadora iniciam-se no final de Outubro, mantendo-se relativamente constantes até perto de Março, data a partir da qual se iniciam os meses de maior preparação até à época da Corrida, que, em princípio, ocorrerá entre o final de Abril e o início de Maio.

Como está estruturada a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora inclui os Departamentos de Imagem e Divulgação, Logística, Parcerias e Inscrições e Patrocínios.

Estas são as vagas disponíveis para ti, acompanhadas de uma descrição acerca do trabalho de cada Departamento:

  • Imagem e Divulgação (4 vagas)

Os membros deste departamento são responsáveis por toda a produção gráfica utilizada na promoção da Corrida ao público, bem como pelo estabelecimento de Parcerias de Divulgação. Além disso, têm como objetivo a criação de passatempos para dinamizar as redes sociais, com o intuito de aumentar a visibilidade do projeto a nível nacional e internacional, assim como o número de participantes em cada edição. 

  • Logística (3 vagas)

Este departamento será responsável pelo planeamento logístico de ambas as vertentes virtual e presencial da Corrida, como por exemplo, o percurso, o regulamento e a cronometragem dos participantes, garantindo as condições necessárias para a realização de todas as provas. O departamento de logística destaca-se pela procura constante em inovar e melhorar a cada edição, para que os atletas possam desfrutar de uma experiência cada vez melhor, tanto desportiva como social.

  • Parcerias e Inscrições (3 vagas)

Este departamento tem como objetivo propiciar a envolvência ao longo do ano de cada IPSS apoiada no nosso projeto, para que se sintam parte integrante do mesmo. Além disso, os membros deste departamento promovem e dinamizam as inscrições para que alcancem um maior número de atletas.

  • Patrocínios (4 vagas)

Este departamento tem como objetivo o contacto de empresas para o estabelecimento de parcerias que pretendam associar-se à Corrida, tanto através da doação de bens financeiros como materiais. O trabalho dos seus membros será fundamental para a concretização do kit de Participante, a aquisição de prémios para os atletas e ainda na angariação de fundos que serão doados às IPSS.


Como será feita a seleção dos candidatos?

O processo de seleção para os 14 elementos da CO será realizado através de duas fases:

  • A primeira fase corresponde ao preenchimento de um formulário, que será pontuado pelos coordenadores do projeto. Durante esta fase, será mantido o total anonimato dos candidatos. 

  • A segunda fase consiste numa curta entrevista aos candidatos que tenham obtido as melhores pontuações no formulário, que serão marcadas ao longo da semana de 18 de Outubro.

 

Como me posso candidatar?

Para te candidatares, basta preencheres este formulário! As inscrições estão abertas entre os dias 8 e 14 de Outubro.

Caso tenhas alguma dúvida, não hesites em contactar-nos, enviando email para corrida.saude@aefml.pt

Contamos contigo!

PROJETO inFORMA-TE

Tu és um ás da Saúde Pública e Sexual!

É Bonsai, é Boomerang, fazes todos... Já sabes explicar a importância da vacinação de trás para a frente, o Gingerbread man está na palma da mão e distingues ansiedade e depressão como qualquer psiquiatra!

Mas lá tens de ir à fase de formação ouvir o que já ouviste 10000 vezes..

O teu problema acabou: chegou o inFORMA-TE!

Em que consiste?

O Projeto nasceu da necessidade de formar com o máximo de efetividade possível os alunos da FMUL, por forma a poderem participar da forma mais confortável nas diversas atividades do Departamento de Saúde Pública e Sexual da AEFML.

Aqui, serás completamente formado nos temas de Saúde Pública e Sexual em que te inscreveres, tornando-te num Formador Certificado AEFML.

O que significa ser um Formador Certificado AEFML?

Significa que estás formado intensamente num tema, e nas suas várias vertentes e especificidades. E, como deves imaginar, a vida de especialista é muito vantajosa:

  • Obtenção de um certificado de Formador AEFML, emitido pela AEFML em colaboração com entidades externas competentes nos diversos temas

  • Prioridade de participação em projetos com vagas limitadas

  • Oportunidade de ser formador nas Fases I (ou seja, Fases de Capacitação) eventualmente necessárias em projetos como o Bonsai, o Boomerang, o Entrelinhas...

Portanto, se eu me inscrever no percurso de Sexualidade, o que acontece?

Bem, se fizeres essa excelente escolha, as seguintes coisas vão acontecer...

  1. Serás formado em Sexualidade por Associações e Entidades competentes na Área. Terás 6 horas de formação em vários subtemas e ficarás (ainda mais) pro no tema.

  2. E agora... Se te inscreveres, por exemplo, no Projeto Bonsai, no percurso de Sexualidade:

    1. O Bonsai tem vagas limitadas. Mas tu és um Formador AEFML. Back off amateurs, here you are! Terás prioridade em relação aos inscritos que não forem Formadores AEFML.

    2. Esquece a Fase I! Parece mentira, nós sabemos... Mas o expert aqui serás tu! Por isso, mãos à obra - rumo ao trabalho de campo!

Que percursos posso escolher?

A pergunta está no plural e não é por acaso! Os percursos estão construídos de modo a que possas inscrever-te virtualmente em todos. Contudo, convidamos-te a inscrever-te em todos os que forem do teu interesse. As vagas são ilimitadas.

À tua disposição terás os seguintes percursos:

  • Saúde Mental - 6h30 de formação

    • DIA 17 DE OUTUBRO (domingo):

      • Ansiedade: das 11h às 12h

      • Depressão: das 12h às 13h

      • ADHD: das 15h às 16h

      • Comportamentos Compulsivos: das 16h às 17h

  • DIA 18 DE OUTUBRO (segunda-feira):

    • Conceitos base e Adolescência: das 17h às 18h30

  • DIA 23 DE OUTUBRO (sábado):

    • Positivismo Tóxico: das 15h às 16h

  • Sexualidade - 6h30 de formação

    • DIA 16 DE OUTUBRO (sábado):

      • Conceitos-base: das 9h30 às 11h

      • DIreitos LGBT: das 11h às 12h

      • Apresentação Green Period + HeForShe FMUL: das 12h às 13h

      • ISTs e Contraceção: das 15h às 16h

      • Consentimento e Violência nas Relações de Intimidade: das 16h às 17h

      • Educação Sexual e como chegar aos mais jovens: das 17h às 18h

  • Consumos - 4h de formação

    • DIA 23 DE OUTUBRO (sábado):

      • Adição Tecnológica: das 14h às 15h

      • Tabaco e álcool: das 16h às 17h

      • Drogas lícitas e ilícitas: das 17h às 18h

      • Cannabis: das 18h às 19h

  • Saúde 101 - 4h de formação

    • DIA 19 DE OUTUBRO (terça-feira):

      • Reconhecimento de riscos e Intervenção: das 18h às 18h40

      • Hábitos de Sono: das 18h40 às 19h20

      • Vacinas: das 19h20 às 20h

    • DIA 21 DE OUTUBRO (quinta-feira):

      • Alimentação: das 18h às 18h40

      • Resistência a Antimicrobianos: das 18h40 às 19h20

      • Exercício Físico: das 19h20 às 20h

  • Direitos Humanos - 4h de formação

    • DIA 24 DE OUTUBRO (domingo):

      • Comunidades Ciganas: das 11h30 às 12h30

      • Racismo: das 15h às 16h

      • Refugiados: das 16h30 às 17h30 

    • DIA 27 DE OUTUBRO (quarta-feira):

      • Como falar de Direitos Humanos com jovens: das 18h às 19h30

Onde decorrerão as formações?

As formações serão online, através da plataforma Zoom, em link a disponibilizar aos inscritos.

Ainda tenho dúvidas... E agora?

Vem esclarecê-las na sessão de esclarecimentos, no dia 9 de outubro, pelas 21h, via Zoom, em link a disponibilizar aos inscritos.

Este é o teu passe livre para o comboio da Saúde Pública e Sexual!

Não fiques parado na estação!

Inscreve-te aqui!

Limpeza Costeira

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Em colaboração com a Associação Bandeira Azul da Europa, o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa e o projecto Take On organizam uma ação de limpeza de praia, a ter lugar em uma das praias da Costa da Caparica, no dia 23 de Outubro de 2021, pelas 09h00.

Com esta ação pretende-se consciencializar para a necessidade premente de mudança de comportamentos perante os resíduos que produzimos e o impacto que têm na biodiversidade marinha, nos oceanos e, consequentemente, nas alterações climáticas.

O que precisas de levar?

Precisarás apenas de roupa e calçado confortáveis e adequados a praia, chapéu/boné e água. Os mais afoitos podem sempre dar um mergulho ou molhar os pés!

Em que praia terá lugar a ação de limpeza?

Somente mais próximo da data será possível saber, com toda a certeza, qual a praia onde irá decorrer a ação de limpeza, pois dependerá muito do número de inscritos. Seja como for, será seguramente em uma das praias da Costa da Caparica, possivelmente a praia da Mata.

E mais! A organização responsabiliza-se por todo o material necessário à ação, incluindo luvas e sacos para a limpeza, assim como a autorização para a realização da mesma por parte da Capitania e do Município.

Resumidamente…só precisas de aparecer! De que estás à espera? Inscreve-te através deste formulário e desafia os teus amigos a fazê-lo também.

First Meeting

O First Meeting está de volta!

Colega das CC e Mesa, não fujas a sete pés! Achas mesmo que vais passar uma tarde a falar de coisas chatas? Tira essa ideia da cabecinha e inscreve-te, porque este ano, é um ano de firsts e de novos normais. O novo normal da Pedagogia é ser acessível, descomplicada, local de discussão onde quem decide és tu - estudante de medicina e nutrição! E, por isso, o First Meeting traz-te, for the first time in forever, uma tarde de team-building, de debate sobre o teu trabalho de todos os dias.

Quem melhor do que tu para falar de Pedagogia, que lidas com ela todos os dias?

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O First Meeting procura estabelecer-se como uma plataforma para que os vários órgãos dos vários anos possam partilhar as suas experiências, para debate de assuntos pertinentes e transversais a todos os anos e para aprofundamento das relações entre os vários órgãos e a AEFML. Para além disso, tendo em mente o fim concreto da capacitação, esta atividade conta com workshops direcionados a skills concretas, importantes para o melhor desempenho das funções que cada elemento assume no seu órgão em concreto.

A atividade decorrerá inteiramente em modo presencial, nas seguintes datas:

DIA 11 DE OUTUBRO:

  • 10h-12h: GUERRA DAS CCs & MESAS DA RGANO

Neste dia, terá lugar uma atividade de dinâmica entre CCs e Mesas, para team-building e partilha de experiências e dicas.

DIA 12 DE OUTUBRO:

  • 10h-11h: MESA REDONDA: “IS THAT MY CCALL?” -  tendo em conta a limitação dos espaços em que decorrerá, esta atividade tem vagas limitadas a 40 pessoas.

Nos passados anos letivos, com destaque para o último, as CCs e as Mesas viram-se obrigadas a fazer trabalhos que não se lhes competem por regra. De tarefas administrativas a logísticas, fica a dúvida “Is that my CCall?”

WORKSHOPS: tendo em conta a limitação dos espaços em que decorrerão, os workshops têm vagas limitadas. Cada workshop terá 20 vagas, por isso corre para elas! Mas compromete-te - se te inscreveres, não faltes sem aviso!

Poderás inscrever-te em mais do que um workshop, desde que não te inscrevas em dois que decorram simultaneamente.

  • Talk correctly to me - As CCs e as mesas estão constantemente a fazer duas coisas: comunicar e... comunicar. Primeiro, têm de ser capazes de comunicar tanto com Professores como colegas, de modo diferente e limpo, sendo sempre formais e corretos. E depois, têm de lidar com os egos e as emoções fortes das pessoas que representam e com as quais lidam no percurso desta representação. Caro colega, Excelentíssimo representante, will you talk  to me?

Data: Segunda (11 out) das 18h30 às 20h

Formadora: Dra. Beatriz Colmonero

  • CC it’s cool children - O que faz de uma CC uma boa CC? Que competências tenho de ter para ser o melhor representante? São perguntas que te poderão passar pela cabeça e que não têm respostas fáceis. Para te ajudar, estamos cá todos!

Data: Terça (12 out) das 11h30 às 13h

Formador: Miguel Bernardino

  • a thousand problems, no stress - É a regência que inventa uma oral a meio do semestre, é o teste que vai passar a ser a descontar, é o mail parado na caixa de entrada do Instituto e tu a fazer refresh à espera da resposta e pode ser mesmo (a assustadora...) reforma! A tarefa de ser CC e Mesa não é simples, mas o teu mindset pode ser - vem aprender como!

Data: Terça (12 out) das 11h30 às 13h

Formadora: Estela Flambó

  • Self-timer - Este workshop é um momento de pausa na tua agenda. O quê? Pausas? O que é isso? Pois... Se calhar está na hora de mudar isso e parar um bocadinho para aprender a gerir emoções, lidar com o stress e trabalhar na nossa motivação. Atreves-te?

Data: Terça (12 out) das 18h às 20h

Formador: Dr. Filipe Barbosa


Ready for a First? Vem mostrar a ti mesmo/a o quão expert és!

Inscreve-te aqui até dia 10 de outubro (domingo) às 16h!

DIA DO MENTORING

És Mentor da 8ª edição do Projeto Mentoring?

Então este dia é para ti e para o teu Mentorando!

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No próximo dia 7 de outubro irá realizar-se o Dia do Mentoring, a primeira atividade de convívio com o teu Mentorando

Este dia foi especialmente organizado para ti e para ele, para que possam estabelecer um primeiro contacto forte e divertido! 

Ansioso por conhecê-lo/a pessoalmente? Esta é uma excelente oportunidade!

Trazemos-te uma atividade inesquecível com percursos pela cidade de Lisboa e com vários jogos.

O Dia do Mentoring irá começar a partir das 15h, pelo que terás de escolher o horário de início da atividade mais conveniente para ti.

Enquanto Mentor serás responsável pela inscrição da vossa parelha, sendo que cada vaga mencionada corresponde a uma vaga para uma parelha (Mentor e Mentorando). 

Aproveita para esclarecer todas as dúvidas que o teu Mentorando possa ter e também para partilhares um pouco da tua experiência na FMUL. 

Contigo, a integração social e académica do teu par será sinónimo do início de uma bonita jornada! 

As inscrições estão abertas a partir do dia 4 de outubro às 19h.

Caso não consigas estar presente no Dia do Mentoring e o teu mentorando queira participar nesta atividade, deverás ser tu a inscrevê-lo. Envia-nos, por favor, um mail para nos informar desta situação.

Inscreve-te aqui!

Mês da Academia pela Saúde Mental

O Lisbon Institute of Global Mental Health está, em parceria com a Federação Académica de Lisboa, a organizar o Mês da Academia pela Saúde Mental. As várias associações de estudantes das Faculdades da Universidade de Lisboa foram convidadas a participar, organizando numerosos eventos ao longo do mês, com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a temática.

A AEFML aceitou o desafio e traz-te um modelo de atividade que não encontras muitas vezes: um debate.

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Esta sessão-debate está subordinada ao tema: “Terão as Instituições de Ensino o Dever de zelar pela nossa Saúde Mental?” e terá lugar no dia 8 de outubro, pelas 18h, na plataforma Zoom.

Podes inscrever-te aqui!

Como oradores convidados, contaremos com:

  • Doutor José Caldas de Almeida - é Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Lisbon Institute of Global Mental Health. Está associado há muitos anos à reforma dos serviços de saúde mental, a nível nacional e global. Foi o fundador de um dos primeiros serviços de saúde mental de base comunitária em Portugal, Diretor de Serviços de Saúde Mental, um dos responsáveis pela atual Lei de Saúde Mental e Coordenador do Plano Nacional de Saúde Mental de 2007 a 2011. Trabalhou em Washington DC como Coordenador do Programa de Saúde Mental da OMS na Região das Américas (2000-2006) e foi coordenador da Joint Action da Comissão Europeia sobre Saúde Mental (2013-2016). Tem coordenado estudos nacionais e internacionais sobre epidemiologia das doenças mentais e serviços de saúde mental e dirige atualmente o Grupo de Saúde Mental Global e das Populações do Centro de Investigação Integrada de Saúde da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.

  • Doutor Marco Torrado - É Professor de Psicologia e Saúde Mental na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Psicologo Clínico no Hospital CUF Infante Santo / Tejo e Coordenador da Especialidade de Psicologia do Hospital CUF Tejo. Foi, entre 2014 e 2016, coordenador do Programa Iniciativas em Saúde Publica, da Administração Central do Sistema de Saúde IP, do Ministério da Saúde. É doutorado em Ciências da Saúde (Desenvolvimento Humano), pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É, ainda, investigador do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O seu currículo é, também, completo por múltiplas comunicações livres e por convites em congressos nacionais e internacionais. São da sua autoria publicações de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e com fator de impacto.

E tu? O que achas? 

Claro que têm?! Não será esse um dever teu, de ti para ti? Será paternalista ser a Instituição a ter medidas pela tua saúde mental?

No dia 8 de outubro (sexta-feira), na plataforma Zoom, em link partilhado com os participantes, se tens uma opinião, vem partilhá-la!

Serenatas a Idosos - Associação Mais Proximidade

Queres levar música e animação a casa de quem vive mais isolado? Tens um grupo de amigos que quer fazer serenatas a idosos por bairros emblemáticos de Lisboa? Então temos a atividade perfeita para ti!

Na semana de 11 a 15 de outubro, a Associação Mais Proximidade irá organizar serenatas às janelas de idosos da Baixa, Chiado e Mouraria.

Para participares nestas serenatas, forma um grupo de 4 a 6 pessoas e escolhe um responsável pelo grupo, que deverá ser o único a realizar a inscrição em nome de todos os seus membros nos turnos que preferirem. Cada grupo poderá inscrever-se num máximo de 3 turnos ao longo da semana.

Os turnos disponíveis são:

Dia 11 de outubro: 14h às 16h, 16h às 18h e 18h às 20h

Dias 12, 13, 14 e 15 de outubro: 10h às 12h, 14h às 16h, 16h às 18h e 18h às 20h

As inscrições serão na UpEvents e estarão abertas desde as 21h00 do dia 3 de outubro até às 23h45 do dia 5 de outubro. As colocações nos turnos serão feitas por ordem de inscrição.

Depois de colocado, pedimos apenas que o teu grupo prepare as músicas que quer cantar/tocar e que, se possível, leve instrumentos musicais a seu gosto.

Por fim, terás apenas de aparecer com o teu grupo na sede da Associação Mais Proximidade, na Rua do Ouro, 165 – 1º Dto, 1100-061 Lisboa, um pouco antes do início do teu turno, e estarás pronto a espalhar alegria!

Contamos contigo para tornar os dias da população idosa de Lisboa mais felizes!

Não hesites em contactar-nos através do e-mail direitoshumanos@aefml.pt com qualquer dúvida que tenhas.

HIPODCRATES | Inscrição de Moderadores

A tua voz radiofónica é a mais icónica da tua aldeia? Tens tantas ideias que o teu nome do meio é “Super Idiota”? Interessas-te por cultura e queres ter a oportunidade de explorar este teu fascínio?

O Hipodcrates é o projeto para ti!!

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O Hipodcrates é o podcast do Departamento Cultural e Recreativo da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) que surgiu em 2019 com o objetivo de promover a reflexão sobre a arte e a cultura em Portugal. 

Nesta terceira temporada pretendemos inovar e desenvolver cada vez mais o Hipodcrates, promovendo o seu crescimento e apostando em temas do interesse dos estudantes da FMUL com base no feedback recolhido no final do ano anterior.

Este ano iremos apostar num formato tipo entrevista, tentando explorar ao máximo a vertente cultural dos nossos estudantes! Para isto, precisamos da vossa ajuda e procuramos 2 excecionais moderadores. Basta preencher este formulário até dia 5 de outubro!

Inscrições abertas até dia 5 de outubro.

Vem Podcastar connosco!

Comissão Organizadora do IV MedFit

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O que é o MedFit?

O MedFit é um congresso organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa que versa sobre as temáticas da Medicina, Desporto e Nutrição. O principal objetivo desta atividade passa por investir na sensibilização e formação dos estudantes nestas áreas, às quais têm pouco acesso no decorrer da sua formação curricular.

Este ano, o congresso está previsto acontecer entre os dias 23 e 29 de Abril, e antecipando um alívio das restrições impostas pela pandemia, temos como grande objetivo transpor o enorme sucesso e visibilidade que o MedFit obteve na sua III edição para um formato fundamentalmente presencial.

Se és criativo, dinâmico e acima de tudo não tens medo de arriscar e sair da zona de conforto, então estás no sítio certo! É exatamente esse o espírito que procuramos para a equipa que estamos a reunir. Não percas a oportunidade de integrar a Comissão Organizadora (CO) do IV MedFit e junta-te a nós na criação deste incrível projeto, que versa sobre áreas que ainda tanto têm para dar.

 

Como está estruturada a Comissão Organizadora?

De acordo com as tuas preferências e valências, podes inscrever-te nos seguintes departamentos: 

Departamento de Oradores e Formadores (4 vagas)

→ O departamento de Oradores e Formadores é o cérebro deste projeto! Aqui serás responsável por definir os tópicos a serem abordados em cada apresentação do congresso, convidar todos os oradores para as várias palestras, bem como organizar os workshops práticos, teórico-práticos e as competições clínicas.

Departamento de Logística (2 vagas)

→ O departamento de Logística é o esqueleto que suporta todo o congresso! Neste departamento tudo que diz respeito à gestão e organização de espaços, de participantes, de oradores e formadores passará pelas tuas mãos. Serás também responsável pelos tão aguardados coffee breaks. A tua função será garantir que na semana do evento tudo corre como idealizado. 

Departamento de Patrocínios (3 vagas)

→ O departamento de Patrocínios é o coração que dá vida ao MedFit, sem ele nunca teríamos a bagagem necessária para concretizar as nossas visões e ambições. Assim, neste departamento vais poder explorar o mundo das parcerias e dos patrocínios monetários e não monetários, criando concorridos giveaways, elaborando kits de participante e angariando os fundos e materiais necessários à concretização do congresso.

Departamento de Imagem e Divulgação (2 vagas)

→ O departamento de lmagem e Divulgação é a face do projeto. Aqui estarás envolvido em todo o processo de promoção do MedFit, não só através dos meios de divulgação do congresso, mas também junto de outras entidades. Estarás ainda responsável pela criação de conteúdo, como templates, banners e publicações com recurso a programas como Adobe Illustrator e Photoshop

 

De realçar que embora cada departamento tenha funções específicas, todos se entreajudam e partilham tarefas e opiniões, todas as ideias são muito bem-vindas!

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

O processo de seleção dos elementos da CO será realizado pelos coordenadores e estará organizado em 2 fases:

1ª fase - Inscrição através de um formulário online, que será posteriormente analisado de forma a selecionar os candidatos que avançarão para a 2ª fase. 

2ª fase – Entrevista, da qual serão selecionados os elementos a integrar a CO do IV MedFit. 

 

Como me posso candidatar?

Para te candidatares basta preencheres este formulário! As inscrições estão abertas entre os dias 24 de Setembro e 1 de Outubro.

 

Caso tenhas alguma questão adicional não hesites em contactar-nos através do e-mail medfit@aefml.pt.

Junta-te a nós e faz parte deste congresso que se afirma como um importante complemento à formação a nível nacional!

 

Contamos contigo para realizarmos uma edição memorável!

Comissão Organizadora do Practical Essentials

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O que é o Practical Essentials?

O Practical Essentials, organizado pelo Departamento de Formação e Ciência da AEFML, surge com o objetivo de complementar a formação dos estudantes da FMUL, fornecendo ferramentas essenciais para uma futura prática profissional, através de múltiplos workshops, desenhados especialmente para dar a oportunidade de colocar em prática os conteúdos apreendidos durante o curriculum de um estudante de Medicina e de Ciências da Nutrição.

Este ano letivo, o Practical Essentials contará com duas edições do projeto, previstas para as semanas de 22 a 26 de novembro e 21 a 25 de março, uma em cada semestre. 

 

O que faz a Comissão Organizadora?

Nesta comissão organizadora, o teu trabalho consistirá na organização, planeamento e gestão de diversos workshops clínico-científicos, desde a sua idealização inicial, ao contacto com os formadores e à preparação logística e supervisão dos mesmos. A CO terá, assim, dois momentos de trabalho mais intensivo, que estarão concentrados nas semanas que antecedem as respetivas edições.

Para te apoiar ao longo de todo este processo, contarás sempre com 1 elemento do Departamento de Formação e Ciência da AEFML e 1 elemento externo à mesma, que constituirão a Coordenação Geral.

Sejas da LCN ou do MIM, sabemos que este é o desafio ideal para ti. Se te consideras uma pessoa empenhada, cheia de ideias inovadoras e com muita vontade de trabalhar, não percas mais tempo!

TEMOS 6 VAGAS PARA TI!

Os candidatos serão selecionados pelos coordenadores do projeto.

O método de seleção consistirá em 2 fases: 

1ª fase - Preenchimento de um formulário, posteriormente avaliado anonimamente.

2ª fase - Entrevista de seleção dos candidatos com as melhores respostas ao formulário, entre os dias 4, 5 e 6 de outubro.

Na primeira fase, será essencialmente apreciada tanto a motivação, como a exequibilidade e inovação das ideias propostas para os potenciais workshops. A disponibilidade do candidato será igualmente, tida em conta, face às necessidades.

Na segunda fase, serão avaliadas as capacidades comunicativas, ideias e motivações, bem como a capacidade de resolução de situações-problema com as quais a comissão organizadora poderá deparar-se. 

Para ambas as fases, será igualmente tida em consideração a disponibilidade do candidato.

Como me posso inscrever? 

Tens até dia 1 DE OUTUBRO, às 23h59, para preencher este formulário!

Não percas a oportunidade de explorar os bastidores deste projeto e junta-te a nós neste mundo dos workshops!

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através do e-mail formativa@aefml.pt.

Comissão Organizadora do MedEscape

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O que é o MedEscape?

O MedEscape é um projeto dinamizado pelo Departamento de Formação e Ciência da AEFML, em parceria com a AEFCM. Tem por base o conceito de escape room, no qual cada equipa de alunos deverá resolver questões-problema organizadas em diferentes estações e referentes a um caso clínico que integrará várias áreas disciplinares dos anos curriculares pré-clínicos.

Queres fazer parte da organização desta atividade de cariz interativo e formativo e dirigida aos alunos dos anos curriculares pré-clínicos (1º, 2º e 3º anos)? Chegou a tua oportunidade! O MedEscape terá, pela primeira vez, uma Comissão Organizadora mais que pronta e ansiosa por receber as tuas ideias!

O que faz a Comissão Organizadora do MedEscape?

Nesta Comissão Organizadora, exclusiva para alunos do MIM, terás as mais variadas funções, desde trabalhos mais logísticos, como a gestão dos espaços e a organização das várias equipas inscritas, até trabalhos mais criativos e científicos, como são a elaboração das questões-problema, em conjunto com professores e monitores da FMUL, e a idealização do percurso da escape room. Este ano letivo, a atividade está prevista acontecer nos dias 9 e 10 de dezembro, estando este último reservado para a Fase Final conjunta entre as equipas das duas faculdades médicas. 

Como Coordenadores Gerais, terás dois elementos do Departamento de Formação e Ciência, que estarão sempre disponíveis para te ajudar em tudo o que precisares!

Temos 4 vagas à tua espera!

Os candidatos serão selecionados pelos coordenadores do projeto.

Onde me posso candidatar?

Poderás candidatar-te através deste formulário, cujas respostas serão posteriormente avaliadas anonimamente. Se o teu formulário for um dos selecionados por se encontrar entre as melhores respostas, serás convocado para uma entrevista a acontecer entre os dias 4, 5 e 6 de outubro. Nesta entrevista, serão essencialmente avaliadas as tuas motivações, ideias e capacidades de resolução de situações-problema com que a CO se poderá deparar ao longo do seu trabalho. Para ambas as etapas de seleção, será também tida em consideração a disponibilidade do candidato.

 

Tens até dia 1 DE OUTUBRO ÀS 23H59 para preencher o formulário!

Já ouves o MedEscape a chamar por ti? Rápido, não deixes que esta oportunidade te escape! 

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através do e-mail formativa@aefml.pt.

Direção Editorial (CO) RESSONÂNCIA 21/22

Sempre quiseste estar nos bastidores de uma grande revista? Tu e a RESSONÂNCIA são amigos de longa data e gostavas de evoluir na vossa relação? Tens ideias ressonantes, mas não sabes onde as podes implementar?

Esta é a tua oportunidade de calçar as galochas e aventurares-te na Direção Editorial (CO) RESSONÂNCIA 21/22. Envia-nos a tua candidatura!

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Apesar de todos os constrangimentos que a situação pandémica acarretou, a revista RESSONÂNCIA não cessou a sua atividade e está a preparar mais um ano! Cheio de conversas ressonantes, 3 edições físicas (uma no 1º semestre e duas no 2º semestre) e muitos momentos online ao longo de todo o ano!

 

Assim, por valorizarmos novas ideias que possam enriquecer a RESSONÂNCIA, resolvemos abrir vagas para todos os departamentos: Design, Revisão e Edição Online.

 

Consegues distinguir salmão de magenta e tens vontade de testar a tua visão (i)mágica?

No Departamento de Design, os seus membros são responsáveis pela imagem da revista impressa e pela sua estruturação: paginação, enquadramento e estética. O objectivo é criar uma revista com artigos de excelência e visualmente atrativa. 

Iremos abrir 2 vagas para este departamento e a seleção dos candidatos será feita através da avaliação das respostas fornecidas no formulário e de uma curta entrevista aos melhores classificados no formulário.

Sabes perfeitamente a diferença entre adesão e aderência e ainda não paraste de pensar em como podias corrigir este texto? 

No Departamento de Revisão, ajudarás a garantir a melhor correção ortográfica e gramatical dos artigos, contribuindo para a maior qualidade possível da revista. 

Iremos abrir 1 vaga para este departamento e a seleção dos candidatos será feita meramente através da avaliação das respostas fornecidas no formulário, não sendo necessária entrevista.

  

Moves-te como ninguém no meio digital? Os teus amigos pedem-te ajuda para descrições cativantes?

No Departamento de Edição Online, terás como responsabilidade gerir as publicações na nossa plataforma online e contribuir para o crescimento da presença digital da revista, garantindo que esta chega ao maior número de pessoas possíveis e envolvendo ativamente a comunidade estudantil. 

Iremos abrir 1 vaga para este departamento e a seleção dos candidatos será feita através da avaliação das respostas fornecidas no formulário e de uma curta entrevista em caso de empate.

 

Ficaste interessado? Inscreve-te até dia 01 de outubro usando este formulário.

 

A seleção dos candidatos será feita pela Direção Editorial. A metodologia depende de cada departamento, porém a análise fundamentar-se-á essencialmente na tua motivação, interesse no projeto e experiência na área.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos através de ressonancia@aefml.pt

Não percas esta oportunidade! Inscreve-te e participa!

COMISSÃO ORGANIZADORA | XXIX SARAU CULTURAL

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O que é o Sarau Cultural?

O Sarau Cultural AEFML é um espetáculo de cariz solidário organizado pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Este surge como fruto do seu trabalho e espírito irreverente, aliados à sua vontade de perseguir atividades fora da esfera da Medicina e Nutrição.

Com a participação da comunidade estudantil, o espetáculo traz a palco todos os anos uma história original, através de várias vertentes artísticas, nomeadamente cenografia, dança, música, teatro, fomentando a criatividade, a paixão pela arte e o humanismo nos estudantes da FMUL.

Neste ano, dadas as circunstâncias atuais, procura-se retornar aos moldes habituais, apostando numa XXIX edição do Sarau Cultural em formato híbrido (presencial e em streaming). Paralelamente, é ambição do projeto apostar em novas iniciativas que potenciem a sua  expansão de forma a abranger um público fora do universo da FMUL.

Fica a conhecer um pouco dos departamentos que constituirão a Comissão Organizadora do XXIX Sarau Cultural!

  • Departamento de Cenografia e Figurinos; 

Este departamento será responsável pela idealização dos figurinos das personagens e construção cénica dos cenários que vão dar vida à história criada, em conjunto com a sua task force.

  • Departamento de Dança; 

Os membros deste departamento serão responsáveis pelas atuações de dança apresentadas no espetáculo, bem como pelos respetivos ensaios das coreografias, em articulação com coreógrafos contactados pelos mesmos. 

  • Departamento de Guião e Teatro: 

Este departamento será responsável pela criação do guião da presente edição, sendo também sua responsabilidade a realização de ensaios dos artistas inscritos nesta vertente artística.

  • Departamento de Música; 

Este departamento será responsável pela gestão e elaboração de arranjos para as atuações musicais do espetáculo, bem como pela realização de ensaios dos grupos musicais de cada atuação. 

  • Departamento de Imagem e Divulgação; 

Os elementos deste departamento serão o veículo de divulgação e dinamização do projeto através das suas páginas no Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn. É aqui que nasce também a identidade visual da presente edição. 

  • Departamento de Logística e Patrocínios. 

Os elementos deste departamento serão responsáveis pelos contactos com diversas empresas, com o objetivo de angariar apoios financeiros e materiais, fulcrais para a realização do espetáculo. É também responsável pelo planeamento logístico dos ensaios e do espetáculo.

 

Como me posso inscrever?

Se pretendes fazer parte desta aventura e dar asas à tua imaginação, a Comissão Organizadora (CO) do Sarau Cultural é o lugar indicado para ti! A seleção para a CO do Sarau Cultural compreende 2 fases

1ª fase - inscrição por formulário online, onde serão seleccionados os candidatos para a 2ª fase. 

2ª fase – entrevista presencial, da qual serão selecionados os elementos a integrar a CO do XXIX Sarau Cultural. 

Inscreve-te neste formulário até às 23h59 do dia 1 de Outubro!

Caso te surja alguma dúvida ou precises de outro tipo de informação, contacta-nos através de sarau@aefml.pt que estaremos disponíveis para ajudar!

Não deixes escapar esta oportunidade!