3ª Call for COs | Comissão Organizadora Best Buddy

O Best Buddy é um projeto desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que tem como objetivo promover o acompanhamento de uma criança internada por um estudante da faculdade, contribuindo, assim, para um internamento mais tolerável e para a minimização do desconforto que lhe é inerente.

Este ano, ambicionamos abrir também uma nova vertente de acompanhamento a doentes crónicos internados, estando estes numa situação igualmente sensível agravada pelas fragilidades de que muitas vezes padecem.

 Já participaste no Best Buddy em anos anteriores, e queres continuar a fazer estes doentes felizes? Esta Comissão Organizadora é perfeita para ti! Estamos à tua espera! 

 

O que faz a Comissão Organizadora do Best Buddy?

O trabalho realizado pela Comissão Organizadora do Best Buddy engloba, o contacto com futuros hospitais parceiros, a distribuição dos voluntários pelos diversos hospitais e o respetivo acompanhamento no decorrer do projeto. 

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CO Best Buddy é composta por 2 momentos: primeiramente pela avaliação anónima de formulários e, de seguida, entrevistas aos candidatos com melhores formulários.

Como me posso candidatar? 

Podes inscrever-te até às 23h59 do dia 20 de Agosto através deste formulário.

3ª Call for COs | XXI Hospital dos Pequeninos

Comissão Organizadora da XXI edição do Hospital dos Pequeninos

O que é o Hospital dos Pequeninos?

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos, cujo principal objetivo é reduzir a ansiedade por elas sentida quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, diminuindo o “medo da bata branca”.  Esta iniciativa foi inicialmente criada e desenvolvida pela European Medical Students Association (EMSA), organização constituída por várias associações de estudantes de Medicina na Europa.

A criança leva um peluche ou boneco e percorre várias estações que procuram simular os diferentes serviços hospitalares, sendo ela a responsável pelo “tratamento" do seu boneco.

As edições anuais do Hospital dos Pequeninos decorrem em três locais:

-Na Casa Pia de Lisboa, durante 3 dias, destinando-se às crianças desta instituição:

-Na Cantina I da Universidade de Lisboa, durante uma semana, destinando-se à receção de escolas;

-No Pavilhão do Conhecimento, durante um fim de semana, reservado às famílias.

Nesta XXI edição do projeto, queremos também retomar a edição do Hospital dos Pequeninos de Setúbal e realizar uma edição no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

O que é a Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP)?

A COHP é um grupo de alunos sonhadores que se compromete a realizar mais uma edição mágica deste projeto, que tem vindo a contar com mais e mais crianças ao longo dos anos. Esta comissão é assim responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e dinamização da mesma.

Gostavas de integrar a organização de uma das atividades mais queridas da AEFML? Esta é a tua oportunidade!

Este ano temos 18 vagas para ti!

Nesta fase poderás candidatar-te para pertencer a um destes departamentos enquanto coordenando:

Imagem e Divulgação (4): Os membros deste departamento criam todo o material para a divulgação do projeto, através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, posters, etc. Este departamento também se ocupa do importante contacto com jornais, revistas, televisões, entre outros, para divulgação do projeto, assim como do contacto com figuras públicas, fazendo a ponte entre o HP e a/o Madrinha/Padrinho de cada edição. Além disso, este ano pretendemos criar uma nova música!

Logística (2): Este departamento será responsável pela organização das formações gerais e específicas, contactando oradores e propondo temáticas que possam complementar a nossa formação médica, direcionadas para a área da Pediatria. Adicionalmente, é também sua função formar e gerir a Task Force, bem como gerir os turnos tanto dos colaboradores como da equipa CO+Task nos dias do projeto.

Decoração (7 vagas): Este é o departamento que põe à prova a tua imaginação na concretização de todas as coisas que dão vida ao Hospital dos Pequeninos, de acordo com o tema escolhido para cada edição.

Escolas (2 vagas): Este departamento é responsável por contactar escolas primárias e jardins de infância para que as crianças possam vir ao HP, para além de estar também encarregue de  contactar as instituições que apoiamos todos os anos.

Patrocínios (3 vagas): Os membros deste departamento são os responsáveis por angariar todo o material para a construção da decoração do projeto, para além do material médico e brindes para as crianças que vêm ao HP.


Não é necessária experiência em nenhum destes departamentos, só vontade e disponibilidade para aprender.


Nota: Fazer parte da COHP é diferente de ser colaborador! Os colaboradores são todos os colegas que ficam nas diversas estações a receber as crianças durante a semana do Hospital dos Pequeninos.

Como fazer parte da COHP?

Para te inscreveres basta preencheres o seguinte formulário, até às 23h59 do dia 20 de agosto.

O método de seleção para as 18 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM DEIXAR A TUA MARCA NA XXI EDIÇÃO DO HOSPITAL DOS PEQUENINOS!! :) <3 

3ª Call for COs | Natal Diferente

Comissão Organizadora do Natal Diferente


Gostavas de pertencer a um projeto que alegra o Natal de quem não pode passar esta época com quem lhe é mais querido?

Queres fazer parte de uma equipa unida e motivada para tornar a época natalícia de alguém mais feliz?

 

O que é o Natal Diferente?

O Natal Diferente é uma das atividades mais emblemáticas organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML), organizada anualmente e há mais de vinte anos. 

Tem como missão oferecer um sorriso àqueles que durante a época natalícia estão afastados das suas famílias e atua em colaboração com a AEFCM, estando este projeto ao alcance de todos os estudantes de medicina da cidade de Lisboa.

Dinamizamos atividades e ações solidárias no mês de dezembro em várias instituições, lares e hospitais, junto de utentes, pacientes internados e profissionais de saúde. 

Seja através da entrega de um presente simbólico, palavra amiga ou mesmo um pouco de música e animação, os estudantes encarnam o verdadeiro espírito natalício e proporcionam um ambiente familiar e único a quem mais dele precisa.

 

O que faz a Comissão Organizadora?

A Comissão Organizadora do Natal Diferente é responsável por preparar tudo o que seja necessário para criar memórias de um Natal inesquecível, a quem mais precisa! O teu trabalho iniciar-se-á em meados de Setembro e estará sobretudo concentrado no primeiro semestre, até ao Natal.

 

Como está estruturada a Comissão Organizadora? E a que vagas me posso candidatar?

A Comissão Organizadora inclui os Departamentos de Logística, Patrocínios, Animação, Imagem e Divulgação e Escolas.

 

Estas são as vagas disponíveis para ti, acompanhadas de uma descrição acerca do trabalho de cada Departamento:


Departamento de Animação (3 vagas):

Ao seres coordenando deste departamento vais ser responsável pelas Serenatas do projeto, nomeadamente através do contacto com Lares e Instituições. Toda a comunicação e articulação com as instituições onde os participantes irão cantar e animar o dia destes utentes na quadra natalícia, vai ficar à tua responsabilidade! Este departamento é também responsável por organizar e obter apoio de diferentes grupos culturais, de modo a retomar a animação em ambiente hospitalar. 


Departamento de Imagem e Divulgação (2 + 2)

Este é um departamento conjunto mas que está subdividido em 2 subdepartamentos que por estarem sempre em articulação, faz sentido estarem fundidos. 

Coordenando de Imagem (2 vagas):

Quanto à vertente de Imagem, como coordenando, estarás encarregue de toda a imagem do projeto. Desde as publicações do instagram, banners para as redes sociais, molduras, vídeos e até os postais entregues no dia de Natal, todas as imagens estarão à tua responsabilidade!

ATENÇÃO: Se tiveres motivado para ser coordenando neste departamento e não te sentires à vontade nesta área, não te preocupes! Vamos investir na formação de coordenandos e capacitá-los para realizarem o seu melhor trabalho!

Coordenador de Divulgação (2 vagas):

Quanto à vertente de Divulgação, estarás responsável por fazer chegar o projeto e a nossa mensagem ao máximo número de pessoas. Assumirás toda a parte da sensibilização e promoção do Natal Diferente nos diversos meios disponíveis: redes sociais, jornais, websites, rádios e televisões.


Departamento de Escolas (2 vagas):

Ao seres coordenando deste departamento vais ter como principal foco a componente das Escolas. Ficarás responsável pelo contacto das escolas, a fim de fazer a recolha de desenhos, postais e demais recordações que as crianças tenham para contribuir para o projeto e distribuí-las pelos doentes no dia de Natal. 


Departamento de Patrocínios (4 vagas):

Ao seres coordenando deste departamento estás responsável por toda a componente de angariação das mais variadas lembranças para oferecer no dia de Natal. Somos um projeto que se sustenta nos patrocínios das mais diversas marcas e essa comunicação e “venda do projeto”, fica a teu cargo. Adicionalmente, é este departamento que fica mais responsável pela organização da formação dos kits que distribuímos não só nos hospitais mas também nos lares e instituições.


Departamento de Logística (3 vagas):

Este é o departamento que planeia e organiza as visitas hospitalares do projeto. Toda a comunicação e articulação com os serviços hospitalares onde os participantes irão no dia de Natal alegrar os doentes fica a teu cargo! 

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

O processo de seleção dos elementos da CO será realizado por duas fases. A primeira fase corresponde ao preenchimento do presente formulário, que será cotado pelos coordenadores do projeto. Durante esta fase será mantido o total anonimato dos candidatos. Após esta fase, realizar-se-á uma curta entrevista onde será avaliada a tua motivação, experiência, disponibilidade, ideias, capacidades para resolver problemas, entre outros. 

 

Como me posso candidatar?

Para te candidatares, preenche este formulário! As inscrições estão abertas entre os dias 14 a 20 de Agosto.

Não hesites em contactar-nos com qualquer dúvida que tenhas, enviando email para nataldiferente@aefml.pt

 

Vem fazer parte desta Comissão Organizadora, juntos vamos construir um Natal duplamente diferente e maravilhoso!

Grupo de Trabalho para a Política Interna | Inscrições

O que é o Grupo de Trabalho de Política Interna?

O  Grupo de Trabalho de Política Interna constitui uma inovação do Departamento de Política Educativa e Educação Médica (DPEEM), em colaboração com o Departamento de Gestão e Tesouraria (DGT) da AEFML, com vista a envolver cada vez mais a comunidade estudantil da FMUL nas posições defendidas a nível interno.

Nesta sua primeira Call, terá como objetivo construir documentos oficiais (moções ou tomadas de posição) sobre problemáticas prementes no contexto da nossa faculdade, nomeadamente, taxa de matrícula e outro tipo de taxas e emolumentos praticados.

Quando teria de ter disponibilidade para me dedicar a este trabalho?

O objetivo será trabalhar durante o restante mês de Agosto e mês de Setembro.

Como será feita a seleção das candidaturas?

As pessoas candidatas terão de preencher um formulário com base na sua motivação e ideias para o grupo, sendo que a seleção dos candidatos será feita com base na análise feita das respostas dadas.

Onde e quando me posso inscrever?

Aqui, de 13 a 15 de agosto de 2022. Para tal, terás apenas de preencher este formulário!


Caso tenhas alguma dúvida, envia-nos email para presidente@aefml.pt ou pedagogico@aefml.pt.

2ª Call for COs | Comissões Anuais

A 2ª Call for COs está oficialmente aberta! 

COMISSÕES ORGANIZADORAS:

Nesta 2ª Call for COs podes inscrever-te nas seguintes Comissões Organizadoras, de dia 1 até dia 12 de agosto

  • CAE

→ Gostavas de ter uma experiência internacional sem sair de Lisboa?

Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE): Sabe mais aqui!

  • GTIC

→ És louco por projetos, especialmente os de temáticas de saúde pública e sexual?

Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC): Sabe mais aqui!

  • COSI

→ Preparado para descomplicar aquilo que parece complicado?

Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI): Sabe mais aqui!

  • COMENT

→ Sentes que a tua missão é promover a integração dos teus novos colegas?

Comissão Organizadora do Mentoring (COMent.): Sabe mais aqui!

  • COMENT 2.0

→ Gostavas de ajudar a promover o contacto dos teus colegas com a vida profissional?

Comissão Organizadora do Mentoring 2.0 (COMent 2.0): Sabe mais aqui!

NOVO MÉTODO DE SELEÇÃO:

O método de seleção das comissões Organizadoras CAE, GTIC e COSI passa por: 

1º. Preenchimento de Formulário;

2º. Entrevista. 

Em Junho de 2022, foi aprovado em RGA o novo Regulamento Geral de Comissões Organizadoras e Projetos Transversais e, por isso, o processo de formação das COs da AEFML mudou! 

Podes consultar este regulamento aqui, onde encontrarás também os critérios avaliados em formulário e entrevista. 

Não percas esta oportunidade! Estamos à tua espera!

2ª Call for COs | Comissão de Acompanhamento de Erasmus

Gostavas de ter uma experiência internacional sem saíres de Lisboa?

Junta-te à Comissão de Acompanhamento de Erasmus!

A Comissão de Acompanhamento de Erasmus - CAE - é composta por um grupo de alunos da FMUL com o objetivo de acompanhar os estudantes incoming do Projeto Eramus + durante a sua estadia em Lisboa, essencialmente através de um programa social que permita trocas culturais e experiências que enriqueçam todos os participantes.


O que faz a CAE? 

A CAE presta apoio aos alunos Eramus +. Atuamos com os seguintes objetivos:

  • Contribuir para a integração dos alunos Erasmus através:

    • da apresentação e divulgação dos programas e iniciativas sociais e culturais dinamizados pela AEFML;

    • da receção aos alunos Erasmus durante a primeira semana de aulas, no primeiro e no segundo semestre, com a realização de visitas guiadas pelo HSM e Edifício Egas Moniz, dando a conhecer algumas localizações importantes como os serviços da Faculdade, salas de aulas, auditórios e espaços de estudo;

    • da dinamização de atividades que promovam o intercâmbio cultural e social entre alunos Erasmus e alunos da FMUL.

  • Ajudar no esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento de diversos aspetos da Faculdade e colaborar com as Comissões de Curso dos diferentes anos, de forma a promover a comunicação entre os estudantes Erasmus e os docentes e institutos.

  • Divulgar o Erasmus Student Guide, ferramenta importante para a adaptação dos Erasmus à cidade de Lisboa e à Faculdade.


Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CAE é feita tendo por base 2 momentos: primeiramente através da avaliação anónima de formulários e, de seguida, entrevistas aos candidatos com melhores formulários.


Como me posso candidatar?

Podes inscrever-te até dia 12 de Agosto às 23h59 através deste formulário.


Contamos contigo!

2ª Call for COs | GTIC

Mas isso não é daqueles grupos de louquinhos dos projetos, que só reúnem e trabalham?

Sim, somos loucos por projetos! Por isso, queremos torná-los melhores. Querem formar estudantes? You’ll do it our way, com os nossos guiões, com o nosso material informativo. Queremos criar informação para os nossos colegas e para as comunidades em que atuamos! Reunimos e trabalhamos? Sim, nos intervalos em que estamos a mudar o mundo!

O que é o GTIC?

O Grupo de Trabalho de Intervenção na Comunidade (GTIC) constitui uma plataforma do Departamento de Saúde Pública e Sexual (DSPS) da AEFML que, tendo por base os pilares da formação e da intervenção na comunidade, cumpre os seguintes objetivos:

1. Refletir sobre a pertinência das atividades do departamento e a sua continuidade em determinados locais;

2. Criar material de informação sobre temáticas variadas de Saúde Pública e Sexual;

3. Rever e atualizar guiões de formações subordinadas a vários temas, como Bullying, Saúde 101 e Alimentação Saudável;

4. Participar em parcerias pontuais como atividades de rastreio cardiovascular ou formativas.

Quando trabalha o GTIC?

A carga de trabalho é gerida entre os membros e tem em conta a do DSPS, também. O GTIC trabalha durante todo o ano letivo. Isto significa que tem muitos team buildings ;)

Onde e quando me posso inscrever?

Aqui, de 1 a 12 de agosto de 2022. Mas not so fast cowboy (cow-person?), não penses que vai ser assim tão simples. Terás de preencher um formulário, com algumas perguntinhas para termos a certeza que és um swipe-right para o GTIC. Atreve-te!

1ª Call for COs | AIMS Meeting 2023

O AIMS Meeting 2023 está a chegar!


Gostavas de fazer parte da Comissão Organizadora de um dos projetos mais ambiciosos da AEFML? Tens ideias inovadoras para a próxima edição do AIMS Meeting? 

As Candidaturas para a Comissão Organizadora do AIMS Meeting 2023 estão abertas! O processo de seleção contará com duas fases: Formulário de Inscrição e Entrevista por Zoom. 

Para te candidatares, preenche o Formulário de Inscrição até dia 31 de julho. A avaliação do Formulário será realizada anonimamente. 

Como é constituída a Comissão Organizadora do AIMS Meeting?

A nossa Comissão Organizadora é constituída por quatro departamentos e temos vagas disponíveis para todos eles!

Departamento Científico - 6 vagas

Este Departamento é responsável pela elaboração de todo o programa científico do congresso, incluindo a escolha dos módulos temáticos e convites aos oradores, tendo a oportunidade de contactar diretamente com alguns dos nomes mais impactantes do panorama Médico e Científico a nível internacional.

Para além disto, estão também responsáveis por toda a organização dos workshops e competições.

Departamento de Logística e Fundraising - 6 vagas

A equipa que constitui este Departamento é responsável pela angariação de apoios e estabelecimento de parcerias. Está também ao seu encargo a organização dos workshops socio-culturais do AIMS Living, assim como o jantar de gala que marca o encerramento do congresso.

As vertentes de sustentabilidade - AIMS Green - e solidária - AIMS Living - são também idealizadas e organizadas por este Departamento.

Departamento de Imagem e Divulgação - 3 vagas

Este Departamento vive de ideias e criatividade, sendo responsável por toda a imagem, branding e merchandising do congresso, em constante renovação e aperfeiçoamento. Está também encarregue da gestão do conteúdo e design das redes sociais e website do evento.

Departamento de Relações Públicas - 2 vagas

Este Departamento é responsável por todo o processo de inscrições, assim como pelas parcerias com outros congressos nacionais e internacionais, dando oportunidade aos seus membros de expandir horizontes!

Esta é a equipa que está a uma chamada de distância da comunicação social e conhece todas as melhores estratégias para divulgar o AIMS além fronteiras!

Se tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do e-mail: support@aimsmeeting.org.

Desafia-te a entrar nesta aventura! Estamos à tua espera!

1ª Call for COs | 9º Beyond MEd

Tens interesse na área de Educação Médica?
Queres envolver-te neste mundo e contribuir para a discussão mais informada dos nossos estudantes sobre esta área?

Vem fazer parte da Comissão Organizadora da 9ª Edição do Beyond MEd!

Os grandes desafios vividos nos últimos tempos requerem um ensino médico cada vez melhor e mais adaptado à atualidade, pelo que o tema da Educação Médica é fulcral no nosso dia a dia de estudante.

Com foco na partilha de experiências e numa participação mais ativa da comunidade académica, esta edição do Beyond MEd pretende ser inovadora e mais próxima das tuas necessidades. 

Esta é a tua oportunidade! Integra esta equipa e vem contribuir para uma discussão mais informada dos nossos estudantes sobre esta área! 

Vem fazer parte do Congresso de Educação Médica da nossa Faculdade!

 

O que faz a CO Beyond Med e quais as vagas disponíveis?

  • Departamento Científico: 1 Vaga

Este departamento é responsável por investigar oradores para o congresso, bem como por definir o formato e as temáticas mais específicas abordadas no mesmo. 

Para além disso, é ainda responsável pelos temas dos workshops e contacto dos seus formadores. 

  • Departamento de Logística e Parcerias: 3 Vagas

Este departamento é responsável pela organização logística do evento, ou seja, prepara os espaços presenciais e virtuais, estabelece as parcerias do congresso e gere as inscrições e receção dos participantes. 

  • Departamento de Imagem e Divulgação: 3 Vagas

Este departamento é responsável pela criação da imagem e outras formas de divulgação do congresso e a sua partilha nas várias plataformas virtuais. Além disso, é ainda responsável pela manutenção do site do congresso. 

Procuramos pessoas criativas, motivadas e com vontade para aprender.

 

Como me posso candidatar?

Podes candidatar-te à CO Beyond Med através do seguinte formulário

As inscrições terminam dia 31 de julho às 23h59.

 

Como será feita a seleção dos candidatos?

Segundo o Regulamento Geral de Comissões Organizadoras e Projetos Transversais, o processo de candidatura é constituído por dois momentos:

- Formulário (análise das respostas ao formulário, realizada anonimamente e avaliado de 0 a 100 pontos)

- Entrevista (via Zoom, para os avaliados em fase de formulário com 50 ou mais pontos)

Autumn Assembly 2022

As General Assemblies são os locais onde se tomam as principais decisões no seio da European Medical Students’ Association (EMSA). São compostas por sessões plenárias onde são eleitas pessoas para cargos na EMSA, assim como são discutidos e aprovados documentos relativos a advocacia em medicina ou ao funcionamento da associação.

Para além disto, as General Assemblies contam com Trainings de Soft Skills e Workshops nas áreas dos vários pilares da EMSA: Europe Integration and Culture, Health Policy, Medical Education, Medical Science, Public Health e Medical Ethics and Human Rights.

A Autumn Assembly 2022 ocorrerá em Budapeste, Hungria, entre os dias 5 e 9 de setembro. Podes consultar tudo sobre o evento neste link: 

https://emsa-europe.eu/autumn_assembly_2022/

A AEFML gostaria muito de contar com dois alunos do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL para este evento. 

Desta forma, encontra-se aberto o período de candidaturas para um lugar na Autumn Assembly 2022.

Para te candidatares terás de preencher este formulário até às 20h do dia 26 de julho, onde o método de seleção seguirá os seguintes critérios:

  • Não participação numa General Assembly tanto da EMSA como da IFMSA;

  • Capacidade linguística em Inglês;

  • Carta de Motivação.

Os resultados serão divulgados até às 10h do dia 27 de julho, sendo que os alunos selecionados terão, posteriormente, de preencher o formulário oficial da EMSA até ao final do dia 27 de julho. 

A AEFML comparticipará o pagamento da inscrição (incluindo alojamento e alimentação) e voos.

Qualquer dúvida ou questão não hesites em contactar-nos através do seguinte email: politicaeducativa@aefml.pt ou gestao@aefml.pt.


Call for Coordenadores

- Inscrições para Coordenadores de Departamento -

Imagina que…

Sempre quiseste fazer parte de uma Comissão Organizadora … mas sentes que podes dar mais e, não só fazer parte dela, como também ser Coordenador de um departamento!

Pois é! AGORA PODES FAZÊ-LO! 

NOVO MÉTODO DE SELEÇÃO:

Em Junho de 2022, foi aprovado em RGA o novo Regulamento Geral de Comissões Organizadoras e Projetos Transversais e, por isso, o processo de formação das COs da AEFML mudou! Trazemos-te agora esta nova oportunidade de te candidatares a Coordenador de um dos Departamentos das nossas COs. 

Podes consultar este regulamento aqui!

E se te estás a questionar: “Nunca fiz parte de uma CO, posso candidatar-me já a Coordenador de um departamento?”

A Resposta é SIM! Se tu acreditas em ti e sentes que tens potencial para tal, nós também acreditamos e confiamos que serás uma mais valia para os nossos/teus projetos! 

Consulta abaixo as informações sobre cada Comissão Organizadora - onde encontras também o link de inscrição!

PROCESSO DE SELEÇÃO:

A seleção de Coordenadores é realizada através de uma entrevista avaliada pelos Coordenadores Gerais do Projeto e pela Vice-Presidente Interna da AEFML.

Nesta entrevista serás avaliado ao nível da tua motivação, experiência na área na qual irás desenvolver as tuas funções, disponibilidade, ideias, capacidade para resolver problemas, entre outros parâmetros que sejam pertinentes.

COMISSÕES ORGANIZADORAS:

Nesta fase poderás candidatar-te para coordenar um dos departamentos das seguintes Comissões Organizadoras:


AIMS MEETING

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


CORRIDA SAÚDE + SOLIDÁRIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


HOSPITAL DOS PEQUENINOS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


NATAL DIFERENTE

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


OLIMPS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


RESSONÂNCIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


SARAU CULTURAL

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


MEDFIT

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


Não tenhas medo de enfrentar este desafio! 

Contamos contigo!

Cursos de Línguas AEFML - Verão 2022

A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a todos os alunos da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita os descontos exclusivos desta Flash Sale para os sócios e não-sócios AEFML!

Línguas disponíveis

Estão disponíveis cursos de:

● Alemão;

●  Espanhol;

● Francês;

● Inglês;

● Italiano;

● Japonês;

● Mandarim;

● Português Língua Estrangeira.

 

O número de horas dos cursos varia consoante o nível do curso e tipologia de curso.

 

Modo de funcionamento dos cursos

Os cursos decorrerão em formato híbrido, pelo que poderás escolher a modalidade que mais se adequa às tuas necessidades. Caso optes pelo regime presencial, as aulas terão lugar no instituto da LanguageCraft.

 

Datas importantes

Abertura das Inscrições – 18 a 29 de julho.

Pagamento da inscrição - até 29 de julho.

Início das aulas - 01 de agosto.

 

Inscrições

1.     As inscrições devem ser feitas através do Formulário de Inscrição;

2.     O pagamento da totalidade do curso deve ser realizado através de transferência bancária para IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas Verão” antes da submissão do formulário de inscrição (para que possa ser inserido no mesmo), sendo o limite para a realização deste pagamento, o dia 29 de julho.

3.     Caso te inscrevas num nível não A1 e já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido, deves submetê-lo no Formulário de Inscrição;

 

Horários, Calendarização e Preços dos cursos

Os detalhes dos cursos podem ser encontrados na Calendarização Cursos de Línguas AEFML – Verão 2022

Testes de Aferição de Nível

Os testes de aferição de nível serão realizados para todos os cursos, com exceção dos níveis principiantes da língua (A1) e dos inscritos que já tenham um certificado de língua prévio. Serão realizados em dia a divulgar pela LanguageCraft, com uma componente escrita e oral, através de uma plataforma online.

 

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral.

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos:

a) 75% de assiduidade;

b) resultado final igual ou superior a 60% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

 

Disposições Finais

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando e-mail para formativa@aefml.pt.

RESSONÂNCIA | XXXV Edição

As aulas de físico-química foram já há muito, mas há que recordar as leis de Newton que fazem mover o mundo em que vivemos.

Esta edição da RESSONÂNCIA procura refletir sobre o conflito interno e externo que tanto condiciona e prejudica a sociedade. Também poderá ser força motriz para o progresso e desenvolvimento social, económico e político. Ainda assim, como evitar as complicações inerentes a conflitos? Como é que continuamos a repetir erros históricos? Fica atento à reflexão que se desenrola nas páginas desta edição!

E porque o mandato foi longo, a Direção Editorial da RESSONÂNCIA cometeu uma loucura e decidiu oferecer a revista em todos os formatos que se conseguiu lembrar:

  • Físico - Vai já buscar o teu exemplar, disponível no nos expositores habituais nos Aquários e na entrada da sede da AEFML;

  • Online - Clica já neste link e lê tudo no conforto do teu ecrã de eleição;

  • Audiobook - Segue a revista RESSONÂNCIA no Spotify e ouve o mais recente formato desta edição com leitura de Luís Soeiro e Mariana Bonito.

E se esperavas que as surpresas ficassem por aqui, então erraste! Não te esqueças de participar no giveaway a decorrer na página de instagram da RESSONÂNCIA. Tens até dia 29 deste mês para te habilitares a ganhar um voucher FNAC no valor de 15€ ou 20€. 

Finalmente, após uma primeira ação, chegámos à última reação. Agora só resta ler e continuar a estar on com a RESSONÂNCIA, que prosseguirá a transmitir a onda médica!

Estágios de Investigação

O Departamento de Formação e Ciência traz-te a oportunidade de realizares um estágio de caráter observacional, durante o verão, nos Laboratórios do Instituto de Medicina Molecular (IMM).

Temos 8 vagas para te oferecer, por isso não deixes escapar esta oportunidade! As inscrições abrem hoje, dia 13 de junho, a partir das 21h e fecham dia 15 de junho às 23h59. As colocações vão ser realizadas por sorteio, de acordo com as ordens de preferência indicadas no formulário de inscrição.

Os períodos de estágio a que te podes candidatar são os seguintes:

Após o fecho das inscrições, irás receber um email com as colocações.

Se ficares colocado, terás de pagar uma caução do valor de 10€, na Tesouraria AEFML, até sexta-feira, dia 17 de junho. Esta ser-te-á devolvida, se preencheres o inquérito de avaliação e se tiveres um máximo de 1 falta injustificada durante o estágio. 

Aquando o processo de inscrição terás que submeter os seguintes documentos:

  • Termo de responsabilidade, devidamente assinado, disponível aqui;

  • Comprovativo de matrícula, com o ano letivo a frequentar;

Consulta o Regulamento dos Estágios de Investigação aqui.

Inscreve-te neste formulário!

Cerimónia da Bata Branca 19-25

A Cerimónia da Bata Branca consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do estudante de Medicina, um projeto levado a cabo pelo Grupo de Trabalho em Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta cerimónia irá realizar-se no próximo dia 7 de junho, pelas 17h00, presencialmente no Grande Auditório João Lobo Antunes, na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Uma vez que o auditório não terá lotação para todos os acompanhantes dos alunos do ano 19-25, será realizado um sorteio das vagas sobrantes pelas pessoas que manifestarem interesse através do preenchimento deste formulário, sendo que será apenas permitido um acompanhante por aluno. O formulário estará aberto de dia 4 de junho às 21h até dia 5 de junho às 23h59. Para os acompanhantes que não consigam vaga, a cerimónia terá transmissão online em link a ser disponibilizado posteriormente.

As inscrições dos alunos do ano 19-25 é obrigatória para comparência na cerimónia.  

Consulta o programa aqui.

Inscreve-te neste formulário até dia 3 de junho às 23h59!

Em Uníssono: Mulheres em Cargos de Liderança na Saúde - Desigualdade de Género

Sabias que cerca de 70% dos trabalhadores da saúde no mundo são mulheres, mas apenas 25% desempenham funções de liderança?

Se isto é novidade para ti ou se queres discutir mais aprofundadamente este tema, a próxima sessão do projeto "Em Uníssono" é ideal para ti!

O "Em Uníssono" é um conjunto de sessões e formações, ao longo do ano letivo, que pretende sensibilizar e formar os estudantes da FMUL para grupos sociais frequentemente discriminados, alguns problemas éticos e violações de Direitos Humanos, relacionando-os com a área da saúde.

Desta vez, o objetivo é sensibilizar-te e formar-te em relação à vivência de mulheres em cargos de liderança na saúde e à problemática da desigualdade de género neste setor.

Esta sessão será no dia 25 de maio, das 17h às 19h, presencialmente na FMUL.

Contará com duas oradoras:

  • Carolina Pereira: Ativista dedicada aos direitos humanos, feminismo e media, fundou e implementou o movimento #HeForShePortugal. É co-diretora da Sathyam Project, uma associação em Chennai (India), que trabalha na capacitação de raparigas e mulheres através da educação para quebrar ciclos de pobreza nas família, e da Tipping Up, uma organização especializada na intersecção entre media, tecnologia e sustentabilidade. É atualmente Chapter Communication and Advocacy Manager na Women in Global Health, um movimento global focado em desafiar o poder e o privilégio para a igualdade de género na saúde.

  • Prof. Doutora Helena Cortez Pinto: Médica especialista em Gastrenterologia, é Professora Catedrática de Medicina na FMUL. É Diretora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria, bem como do Laboratório de Nutrição e da Clínica Universitária de Gastrenterologia da FMUL. Foi presidente da Associação Portuguesa para o estudo do Fígado. Foi a primeira mulher a assumir a presidência da United European Gastroenterology, uma federação com que conta já com 30 anos de existência.

As inscrições estarão abertas desde amanhã, dia 20 de maio, às 21h, até dia 23 de maio, às 23h. Podes inscrever-te:

  • AQUI - Caso sejas aluno da FMUL

  • AQUI - Caso sejas participante extra-FMUL

A colocação nas vagas disponíveis será feita por ordem de inscrição, tendo os estudantes FMUL prioridade na atribuição das vagas.

Não percas esta oportunidade de participar numa discussão interativa sobre um assunto tão relevante!

Para esclarecer qualquer dúvida, podes contactar-nos através de direitoshumanos@aefml.pt.

Conferência Alimentação & Sustentabilidade | Inscrições

Gostavas de perceber melhor como os padrões alimentares atuais afetam o meio ambiente?

Ouves dizer que somos o que comemos, mas conheces o verdadeiro impacto do nosso estilo alimentar na vida humana?

Chega agora a última conferência do Ciclo de Primavera 2022 das ISAMB Exploratory Conferences!

No dia 11 de maio às 17h00, via zoom, o ISAMB e a AEFML apresentam-te o tema “Alimentação & Sustentabilidade”, com a Professora Doutora Mónica Truninger.

Mónica Truninger é doutorada em Sociologia pela Universidade de Manchester e investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). É a coordenadora nacional de vários projectos internacionais que versam o consumo alimentar sustentável, frescura alimentar, pobreza e insegurança alimentares, práticas dos consumidores em relação ao manuseamento alimentar seguro. Tem várias publicações nacionais e internacionais (revistas, livros, capítulos de livros e outros).

Para participares, basta inscreveres-te aqui.

Junta-te a nós e aprende mais sobre este tema fundamental!

Entrelinhas

O QUE É?

O Entrelinhas é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).  Este projeto surgiu da importância de, enquanto futuros profissionais de saúde e pessoas envolvidas na comunidade, nos aproximarmos de diferentes realidades daquela na qual estamos inseridos, promovendo ações de sensibilização e formação.

O contacto dos estudantes de Medicina e de Nutrição com o público-alvo do projeto contribui para uma instrução complementar ao seu currículo. A formação de populações mais informadas por futuros médicos e nutricionistas mais profissionais é o objetivo pilar do projeto.


COMO ACONTECE?

1º Passo: Inscrição

Abertura das inscrições: 9 de maio, às 21h

Encerramento das inscrições: 13 de maio, às 23h59

Inscreve-te aqui! 

Temos 12 vagas disponíveis! 

Sessão de Esclarecimentos: 10 de maio, às 21h. Podes aceder aqui.

 

2º Passo: Fase de Capacitação

Fase de Capacitação: 14 e 15 de maio

A formação é de carácter obrigatório.

Mais informações relativas às tuas formações ser-te-ão enviadas por e-mail. 

 

3º Passo: Trabalho de Campo

Datas: 16 a 27 de maio

Cada par terá a oportunidade de ter contacto com duas populações. O trabalho de campo consiste em duas formações, uma na 3ª semana de maio (16 a 20 de maio) e outra na 4ª semana de maio (23 a 27 de maio).

O tema das formações poderá ou não ser o mesmo.

As sessões serão presenciais.

Poderás inscrever-te nos seguintes:

Grupo A

1ª Sessão

Tema: Saúde 101

Grupo:  10/12 utentes do centro de dia

Data/hora: 2ªfeira, dia 16 maio, entre as 14h e as 15h30

Local: Centro de Dia do Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

2ª Sessão

Tema: Saúde 101

Grupo: 24 jovens (a frequentar o 6º, 7º, 8º e 9º ano)

Data/hora: 5ªfeira, dia 26 maio, entre as 16h30 e as 17h30

Local: Sala no Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

Grupo B

1ª Sessão

Tema: Saúde Mental

Grupo: 7 jovens (a frequentar o 7º, 8º e 9ºano)

Data/hora: 2ªfeira, dia 16 maio, entre as 16h30 e as 17h30

Local: Sala no Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

2ª Sessão

Tema: Sexualidade

Grupo: 7 jovens (a frequentar o 7º, 8º e 9ºano)

Data/hora: 2ªfeira, dia 23 maio, entre as 16h30 e as 17h30

Local: Sala no Centro Social e Paroquial do Campo Grande

Grupo C

1ª Sessão 

Tema: Saúde 101

Grupo:  10/12 utentes do centro de dia

Data/hora: 3ªfeira, dia 17 maio, entre as 14h e as 15h30

Local: Centro de Dia do Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

2ª Sessão

Tema: Saúde Mental

Grupo: 16 jovens (a frequentar o 7º, 8º e 9ºano)

Data/hora: 4ªfeira, dia 25 maio, entre as 16h30 e as 17h30

Local: Sala no Centro Social e Paroquial do Campo Grande 

 

Grupo D

1ª Sessão

Tema: Sexualidade

Grupo: 16 jovens (a frequentar o 7º, 8º e 9ºano)

Data/hora: 4ªfeira, dia 18 maio, entre as 16h30 e as 17h30

Local: Sala no Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

2ª Sessão

Tema: Rastreio Cardiovascular

Grupo:  10/12 utentes do centro de dia

Data/hora: 3ªfeira, dia 24 maio, entre as 14h e as 15h30

Local: Centro de Dia do Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

Grupo E

1ª Sessão

Tema: Saúde 101

Grupo: 25 jovens (a frequentar o 5ºano)

Data/hora: 5ªfeira, dia 19 maio, entre as 16h30 e as 17h30

Local: Sala no Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

2ª Sessão

Tema: Saúde 101

Grupo: cerca de 10 crianças (entre os 6 e os 10 anos) de etnia cigana

Data/hora: 5ªfeira, dia 26 maio, entre as 17h e as 17h45

Local: Reino da Imaginação, no Bairro das Murtas

 

Grupo F

1ª Sessão

Tema: Primeiros Socorros

Grupo: cerca de 10 crianças (entre os 6 e os 10 anos) de etnia cigana

Data/hora: 5ªfeira, dia 19 maio, entre as 17h e as 17h45

Local: Reino da Imaginação, no Bairro das Murtas

 

2ª Sessão

Tema: Rastreio Cardiovascular

Grupo:  10/12 utentes do centro de dia

Data/hora: 2ªfeira, dia 23 maio, entre as 14h e as 15h30

Local: Centro de Dia do Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

3ª Sessão

Tema: Sexualidade

Grupo:  27 jovens (a frequentar o 6º ano)

Data/hora: 6ªfeira, dia 27 maio, entre as 16h30 e as 17h30

Local: Sala no Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

Datas Importantes:

  • Inscrições: entre os dias 9 e 13 de maio

  • Sessão de Esclarecimentos: 10 de maio (às 21h)

  • Fases de Capacitação: 14 e 15 de maio

  • Trabalho de Campo: 16 a 27 de maio

Inscreve-te aqui!

Expressa-te! - Concurso Expressão Artística | Vencedores

1º Lugar : “Manifesto do Anónimo Paciente do Século XXI” - António Lopez

Exmo. Sr. Doutor

Peço desculpa por incomodar

Nesse trono

Onde assenta tão bem

o seu julgar...

Tanto que no caminho para aqui

Vi os seus títulos ali

Na loja do AKI

E ainda aqui sozinho

Sem qualquer acompanhamento

Penso na sorte

Que hoje tenho

E que me dê algum alento!

Não tenho muitos estudos

Nem sou de grande classe social

Pelo que talvez tenha entendido mal

Mas o orgulho, a inveja e o banal

Promovem a gula e a luxúria

Como aquela vida ideal!

Onde os ricos gozam da preguiça

Com acesso ao rendimento social

Sabe...

Acho que o meu pecado foi a pobreza

Pois os outros 6, eu não pude ter

Ou escolher como sobremesa

Estou cansado

Mesmo muito cansado

Acha que é desta

que posso emigrar para o Céu?

Ou vou ser barrado?

Como um simples...refugiado

Porque se a pobreza for pecado

É sem dúvida pecado (sem) capital

O que é a gula e a avareza?

Quando eu vivo sem jeito

e trejeito

Sem alcançar tão grande feito

Senão ser paciente do Sanatório

E fazer lá amigos do peito

O meu sonho é simplesmente

viver uma vida monumental

Quando me deito à noite de costas

no meu berço de oiro

O Céu é o que vejo

Olho, e volto a olhar

Ouço até vozes

Mas não vejo esse Deus,

que tanto adoras

Quando era novo,

O meu professor gostava de me motivar

Contra a parede

Me arremessava

E com a mão na jugular

Dizia-me na cara

“Tens que trabalhar!”

Só que eu acho que lhe pedi

Para me soltar...

O corpo bloqueia

O coração bombeia!

O medo cresce!

E o pânico assume!!!

A palavra supre

Meus caros companheiros,

Posso ser meio maluco

Mas eu conheço as minhas cenas

Prometo evitar impropérios

E coisas obscenas

Desculpem,

Mas a censura já devia ter parado

Já devia ser história (ou estória)

do passado

A Sociedade já muito nos tira

Que será da nossa ação

sem a nossa

liberdade de expressão?

Mas e o mérito?

A meritocracia também é necessária

Porque quando o Governo contrata

amigos e familiares

Os idosos são encaixotados

em lares

E os aparelhos

Avariam aos pares

Perdoem-me,

Mas fogooo também é preciso

Quando a respiração falta

O trabalho é tanto

Que quase mata

E a renda é demasiado alta

Desculpem,

Mas carácter

também faz falta!

Quando meio Mundo

Não tem honra

E o outro...apenas quer

(Oh se quer)

Que vás para o

Carácter que te honra

Queremos um Mundo melhor

Mas para quem?

Para quem trabalha dia e noite

Quem bebe do seu suor

Ou para quem só pede, ora e tudo quer sem demora?

Enquanto reclamas das tuas regalias

E o teu irmão por um pedaço de pão

era o ver se te avias...

Dormes tu num berço de ouro

E ele e a tentar mascar um pedaço de couro

Só para acalmar as agonias

Apetece chorar

Mas ninguém verte uma lágrima

Apetece correr, gritar, fugir

Só que ninguém foge

Apetece simplesmente morrer

Mas muitos, continuam a querer

(apenas) existir...

Um fantasma ergue-se

Um fantasma espartilha

Um fantasma discorre

Mas ninguém me diga “Vem por aqui”

Não sei para onde vou

Não sei como vou

Mas sei...

Que não vou por aí!

2º Lugar : “Avó (ou as entrelinhas de uma cabeça esquecida)” - Ana Fagundes

Não tenho mais em mim senão um monte de prisão. 

Há luz na minha cela e o interruptor está longe, está muito longe, atrás de serras de esforço. Há um comboio até lá. Sei-o porque por cima do meu ombro, sempre em frente, até onde o olhar precisar de cerrar, no prédio ao lado, as luzes estão quase todas apagadas. Há pessoas que têm bilhetes para o comboio que acaba no interruptor. Mas eu olho para dentro e não há senão prisão, adormecimento, pó e confusão. E os bilhetes, se os há, são de outro tempo e lugar. Eu olho para dentro e encontro o chão, que está por baixo da minha cadeira, e o tampo da cadeira, e o vestido azul de que o Alfredo tanto gostava. E acima de tudo, por cima de tudo, olho e eu não estou. E a luz da minha janela não se apaga nunca.

E não tenho mais em mim senão um monte de prisão.

Porque eu não me acordo do sono que vivo na pessoa que está entre a primeira e a terceira, na que se vê no espelho que deixou de ser eu. Por falar nisso...há muito tempo que não me vejo, por onde andarei? E o Alberto? Ou era Alfredo?

Não tenho mais em mim senão um monte de prisão. 

Há uma hora da noite em que só passa um carro. Há um minuto favorito da noite para o vizinho que toca piano e outro para o que grita à varanda, julgando ter a noite, e a praça, para si só – o presunçoso! E que rico de si...

Sei as rotinas todas de todos, mas não me desprendo da estagnação da minha. Não reconheço as vozes que me falam na rádio – a sua língua já não é a minha, há frases cujo sentido me escapa, falam de objetos que não existem, e até ouvi dizer que dividiram o mundo outra vez e que há países novos, inventados.

Não tenho mais em mim senão um monte de prisão. 

E na prisão não se sabe se é alguma vez verão, porque se sente sempre frio. Vou para o trabalho que não tenho todos os dias. E todos os dias encontram a cassete do Zeca, porque todos os dias me vão buscar à força. Acho que não como há dez anos, mas, uma vez mais, não sei porque comem as pessoas – ainda não perceberam que o vazio não se vai embora?

Não tenho mais em mim senão um monte de prisão. 

Não tenho visão dos meus próprios limites – olho para as minhas mãos, quando ainda me lembro que são mãos e que são minhas, e não sei onde acabam. Não me dirigem palavra há 3 dias, por isso não sei o meu nome, mas dentro de mim há cinzas de letras de um nome que tive – um que chamavam e que eu apresentava com um sorriso nos olhos... coisas que estão muito longe. Ou muito perto, não me lembro.

Se eu fechar os olhos com a força que nunca me deixaram ter, sei, com a certeza toda, que já não existo. Se ficar muito caladinha, como quando choro, consigo esquecer também que sei que as lágrimas me tocam, de leve, nas rugas de expressão endurecida e que refletem o som do cão que ladra no andar de cima, ou daquela mosca que mora na luz fluorescente, e fundo-me com a invisibilidade. E vou descansada, com uma malinha de fotografias gastas e uma malha por terminar, sentar-me paciente numa cadeirinha do purgatório ou da sala de espera para ele.

Não tenho mais em mim senão um monte de prisão. 

Há luz na minha cela e o interruptor está longe.

A minha luz não apaga, porque eu nunca durmo.

Eu nunca durmo, porque a minha luz nunca se apaga.

A minha luz nunca se apaga porque o interruptor está longe. E eu estou morta.

3º Lugar : “Sorrida e Acenada” - Francisco Ganço

Hei? 

Hei? 

Alguém aí?

- Grito ao precipício da minha mente.

Hei? 

Hei? 

Ouço um eco,

que reverbera, bate, e que se sente,

dos olhos, ao nariz. Da boca aos ouvidos.

Um eco que é nulo e seco,

que é vento que corta, frio e lento

e que corre num, pleno de si, vazio.

Hei? 

Alguém me ajuda?

Estarei sozinho neste bêco?

Estarei sozinho ao frio e à chuva,

às vagas que inundam o pensamento?

Estarei naufragado em mim mesmo,

perdido e achado, todo, em mim?

Estarei senil, abstraído... sei lá...

 

Serei abstrato, serei assim?

Hei? 

Mas quem sou eu afinal?

Olho-me pelos meus olhos,

por detrás das grades que me ergui.

Que me ergueram.

Olho-me e não me vejo.

Quando me olho, vejo os outros,

que me olham, que me veem rir,

que me veem, sempre, ir e vir,

sorrir e acenar e nem suspeitam,

que mesmo dentro de mim 

não me consigo achar.

Hei? 

Será este fôlego em vão?

Que labirinto este, meu Deus!

Que me mata, lentamente o coração,

e a razão, e a sensação... Ah! A sensação!

Que me mata lentamente o sentimento 

e que me mata.

Lentamente, 

pois dele era feito.

E já não sou.

Não sou mais nada.

Estou perdido.

Mas mostro sempre a minha cara,

bem sorrida e acenada. 

V Ciclo de Arte e Cultura | Tertúlias Culturais

O Ciclo de Arte e Cultura está de volta, com a sua 5ª edição a decorrer entre os dias 2 a 7 de maio (segunda-feira a sábado).

Depois de desfrutares dos nossos workshops culturais, que tal tirares uma hora do teu dia para explorar o tema Arte e Saúde Mental nas nossas tertúlias?

Nas noites de dia 6 (sexta-feira) e de dia 7 (sábado) de maio, terás a oportunidade de assistir a conversas que serão transmitidas online, live no Facebook da AEFML, com convidados especiais e moderadas por alunos da nossa faculdade! Qualquer pessoa poderá assistir, não sendo necessário inscrição.

Arte como Refúgio | 6 de maio, 21h30

Já te perdeste na leitura? Ou te encontraste numa música? Nesta tertúlia, iremos conversar sobre como a arte, muitas vezes despropositadamente, consegue partilhar experiências e comunicar emoções relacionadas com a saúde mental, servindo como refúgio.

Moderadora: Catarina Monteiro (estudante 6º ano MIM)

Luís Severo | Cantor-compositor

Luís Gravito, mais conhecido por Luís Severo, é licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Depois da estreia em 2015 com o independente Cara d'Anjo, Luís Severo juntou-se à Cuca Monga, editora pela qual lançou, com a mão da Sony Music, o seu segundo disco, o homónimo Luis Severo, e, mais tarde, o seu terceiro álbum,  O Sol Voltou, lançado em 2019.

Helena Magalhães | escritora, editora, ativista literária

Helena Magalhães nasceu em Lisboa em 1985 e, depois de alguns anos no jornalismo, dedicou-se à literatura a tempo inteiro. Em 2017, escreveu o seu primeiro livro e, em 2019, publicou Raparigas como nós, que se tornou um bestseller em Portugal. Ativista literária, criou o clube do livro Book Gang para incentivar a geração digital a ler mais e para divulgar literatura no feminino. O seu último livro, Ferozes, foi publicado em 2021.

Valter Lobo | cantor-compositor

Valter Lobo é um cantautor que se deu a conhecer com um Inverno EP, em 2012. Em 2016, com o primeiro álbum Mediterrâneo em 2016, afigurou-se como um escritor de canções em português da nova geração a não perder de vista. Em março de 2022, regressou com um novo álbum, Primeira Parte de um Assalto.

Arte para Compreender | 7 de maio, 22h

Tens curiosidade em saber mais sobre o papel da arte na intervenção terapêutica e  o impacto da arte na vida dos doentes? Será que a arte pode influenciar a recuperação e melhorar a qualidade de vida das pessoas? Assiste a esta conversa para aprofundares o teu conhecimento médico e artístico.

Moderadora: Mariana Bonito (estudante 4º ano MIM)

manicómio | PROJETO ARTÍSTICO

É o primeiro espaço de criação artística, Hub Social e galeria de Arte Bruta, que promove trabalhos de artistas com experiência de doença mental. Nasceu em março de 2019, no Beato, com o propósito de conquistar a dignidade e o reconhecimento dos artistas que lá trabalham, bem como promover a redução do estigma e a mudança da cultura da saúde mental em empresas e no sistema público.

LILIANE VIEGAS | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA MOVIMENTO TERAPIA

Psicóloga Clínica, Terapeuta Corporal e Dança Movimento Terapeuta. É fundadora da Praia-APDMT (Associação Portuguesa de Dança Movimento Terapia) e atual Presidente da Direção, exercendo profissionalmente no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

MARTA TAgArrO | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ARTE-TERAPIA

Psicóloga Clínica, Arte-Psicoterapeuta e doutorada em Psicologia da Educação. Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e Psicoterapia.  É docente na Escola Superior de Educação de Santarém e formadora de psicoterapeutas na Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia.