Média e arredondamentos
Como posso saber qual a minha média do curso?
A forma mais fácil de conhecer a média do curso é através da plataforma FenixEdu. Para isso, deves seguir o seguinte caminho: Consultar > Currículo > Ver Currículo de Matrícula > Escolher um Tipo de Apuramento (no caso do MIM, Mestrado Integrado ou 1.º Ciclo) > Continuar
Como é calculada a média do curso?
A média do curso corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas diferentes Unidades Curriculares, em função do respetivo número de ECTS. Exemplo: a média de um estudante no final do 1.º ano do MIM é dada por: [(Nota do Módulo I.I x 5,0) + (Nota do Módulo II.I x 13,0) + (Nota do Módulo III.I x 5,0) + (Tronco Comum I x 5,5) + (Nota do Módulo I.II x 5,0) + (Nota do Módulo II.II x 12,0) + (Nota do Módulo III.II x 13,0)] / 58,5
Como são feitos os arredondamentos?
Ao passo que a classificação de cada avaliação e de cada Área Disciplinar é arredondada às décimas, a classificação de cada Unidade Curricular é arredondada às unidades e a média é arredondada às centésimas.
Pegando no exemplo do Tronco Comum III, do 2.º semestre do 2.º ano do MIM: imaginando que um aluno obtém 17 valores na oral (ponderação de 80%) e 16 na avaliação contínua (ponderação de 20%) de Neuroanatomia, a sua nota parcelar desta disciplina seria 17 x 0,8 + 16 x 0,2 = 16,8 (não se arredonda para 17). Este Tronco Comum encontra-se dividido em dois, o Tronco Comum III a) Neurociências e o Tronco Comum III b) Introdução à Medicina da Criança, com pesos relativos de 74% e 36%, respetivamente. Assim, um aluno que tenha obtido a classificação 12,5 no TC III a) e 14,5 no TC III b) terá como nota final do Tronco Comum III 0,74 x 12,5 + 0,26 x 14,5 = 9,25 + 3,77 = 13,02 = 13 valores (e não 0,74 x 13 + 0,26 x 15 = 9,62 + 3,9 = 13,52 = 14 valores, se as classificações de cada subdivisão fossem arredondadas às unidades). Importa ainda considerar que, como o arredondamento é feito às unidades, na instância em que se obtém no cálculo um valor de 14,49, a nota final do Tronco Comum será 14 e não 15 (ou seja, não se arredonda 14,49 para 14,5 e 14,5 para 15; 14,49 é diretamente arredondado a 14).
As Atividades Optativas contam para a média?
No caso dos estudantes que iniciaram o MIM a partir do ano letivo 2018/2019 (anos abaixo do 18-24, inclusivamente) as Atividades Optativas têm uma avaliação quantitativa, numa escala de 0 a 20, e contam para a média final destes estudantes.
Para os estudantes que inciaram o MIM antes do ano letivo 2018/2019 (anos acima do 17-23, inclusivamente), as Atividades Optativas têm uma avaliação qualitativa (aprovado ou não aprovado) e, como tal, não são contabilizadas para a média.
No caso da LCN as optativas são contabilizadas para a média, correspondendo a uma creditação total de 8 ECTS.
Se tiver creditações a uma ou mais Áreas Disciplinares da mesma Unidade Curricular, como é que é feita a classificação final?
As Áreas Disciplinares creditadas conservam as classificações obtidas nos estabelecimentos de ensino superior onde foram realizadas.
Qual a importância da média para um estudante do MIM?
Para acesso à Formação Geral (antigo Ano Comum), os estudantes de todas as Escolas Médicas do país são ordenados de acordo com a sua classificação final normalizada, procedendo-se à escolha do estabelecimento para esta formação por ordem decrescente de classificações.
No caso dos estudantes que iniciaram o curso antes de 2018/2019 (anos acima do 17-23, inclusivamente), a classificação final normalizada é também utilizada para o desempate na ordenação dos Formação Especializada nos casos em que dois candidatos tenham a mesma classificação na Prova Nacional de Acesso.
No caso dos estudantes que iniciaram o curso depois de 2018/2019 ou neste mesmo ano (anos abaixo do 18-24, inclusivamente), a classificação final normalizada tem um peso de 20%.
Para além disto, a média é utilizada no acesso a programas de mobilidade, como o Erasmus +.
Qual a importância da média para um estudante da LCN?
No caso da Licenciatura em Ciências da Nutrição, a média tem impacto na entrada para o Erasmus + e para o estágio, sendo que a maior média tem prioridade de escolha dos mesmos. Adicionalmente, a média é fundamental para a entrada em outras pós-graduações, como mestrado e doutorado.
Existe algum Prémio ou Diploma de Mérito?
Sim, a FMUL atribui um diploma de mérito aos 5 estudantes de cada ano curricular do MIM e aos 2 estudantes de cada ano curricular da LCN com as médias ponderadas à milésima mais altas, não tendo recebido creditações a nenhuma UC e tendo concluído todas as UC do respectivo ano curricular antes do final do mês de julho. Estes diplomas são atribuídos em cerimónia pública no início do ano letivo seguinte.
Para além disso, existe um Prémio FMUL-CGD de Excelência no valor de 1100€ para o estudante do MIM que concluir o ciclo básico (1.º ao 3.º ano) com a classificação mais elevada e um Prémio FMUL-CGD de Excelência no valor de 1500€ para o estudante que concluir o MIM (1.º ao 6.º ano) com a classificação mais elevada. Nota: estes valores são referentes ao ano letivo 2020/2021