Introdução
Se na maior parte do nosso percurso escolar centralizamos a nossa aprendizagem no Professor e nos conhecimentos por ele transmitidos, atualmente, a consciência dos benefícios inerentes à aquisição de conhecimentos pelos nossos pares evidencia as potencialidades do Peer-Teaching como metodologia de ensino essencial no paradigma pedagógico das diferentes Escolas Médicas.
Destacam-se vários racionais que suportam os benefícios do Peer-Teaching, nomeadamente, a criação de um ambiente de aprendizagem descontraído, a possibilidade de os estudantes disporem de uma educação adaptada ao seu nível cognitivo e, ainda, a intrínseca modificação de uma cultura médica que abrace a educação como uma ferramenta essencial aos cuidados de saúde interferindo, através desta metodologia, na preparação dos estudantes de medicina para o seu futuro papel enquanto educadores.
Ciente dos benefícios enumerados e imbuídos do desejo de mudança e melhoria constantes, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) criou, em 2015, o seu próprio projeto de Peer-Teaching, de alunos para alunos: o Solvin’ It.
Em 2018, após um percurso de consolidação e crescimento do projeto, a AEFML associou-se à FMUL para melhorar o projeto e torná-lo maior, com mais impacto e capaz de melhor servir os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assim, foi estabelecida uma parceria entre a AEFML e a FMUL, através do Núcleo de Apoio ao Estudante, que permitiu a atribuição de uma bolsa a um estudante. Adicionalmente, destaca-se também:
A criação de sessões dedicadas aos estudantes da Licenciatura de Ciências da Nutrição (LCN), na área de Anatomia.
Na 8ª edição (ano letivo 2022/2023) foram criadas sessões da Área Disciplinar de Biologia Molecular e Celular para os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM).
Na 9ª edição (ano letivo 2023/2024) foram criadas sessões da Área Disciplinar de Neurofarmacologia para os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM).
Sabe mais sobre o Solvin’ It na página da Faculdade de Medicina de Lisboa, aqui.
Objetivos
Para os estudantes-participantes (estudantes da FMUL):
● Fornecer ferramentas pedagógicas aos estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, num ambiente didático e informal;
● Melhorar a compreensão das temáticas abordadas;
● Motivar os estudantes a atingir patamares de conhecimento cada vez mais elevados;
● Promover a dinâmica de ensino-aprendizagem entre pares – peer-teaching.
Para os estudantes-Monitores (peer-teachers):
● Fomentar uma cultura pedagógica entre pares;
● Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a realidade da docência;
● Consolidar o seu próprio conhecimento, simplificação e organização do mesmo, facilitando a sua compreensão entre os colegas mais novos;
● Aprofundar conhecimentos e aplicá-los em novos contextos;
● Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo e apresentação oral.
Para os Tutores (docente da área disciplinar):
● Auxiliar os Monitores na preparação das sessões;
● Validar os conteúdos e materiais pedagógicos utilizados pelos Monitores;
● Fornecer aos Monitores uma Formação Pedagógica continuada.
Áreas de atuação
Grandes Grupos:
Atualmente o projeto atua em várias Áreas Disciplinares, nomeadamente:
Anatomia (MIM e LCN)
Bioquímica (MIM)
Fisiologia (MIM)
Microbiologia (MIM e LCN)
Neuroanatomia (MIM)
Biologia Molecular e Celular (MIM)
Pequenos Grupos:
Atualmente, existem para a Área Disciplinar de Anatomia do MIM. São sessões, que acontecem regularmente, sempre com o mesmo grupo de estudantes, permitindo um maior contacto e acompanhamento dos mesmos.
A atividade decorre ao longo de todo o ano letivo, sendo que as Áreas Disciplinares encontram-se distribuídas da seguinte forma:
Anatomia MIM - 1º e 2º Semestre
Pequenos Grupos de Anatomia MIM - 1º e 2º Semestre
Biologia Molecular e Celular MIM - 1º Semestre
Anatomia LCN - 1º Semestre
Microbiologia MIM - 1º Semestre
Bioquímica MIM - 1º Semestre
Fisiologia MIM - 1º e 2º Semestre
Neurofarmacologia MIM - 2º semestre
Neuroanatomia MIM - 2º Semestre
As datas e horas das diferentes sessões são divulgadas por e-mail e pelas redes sociais do projeto.