Introdução

Se na maior parte do nosso percurso escolar centralizamos a nossa aprendizagem no Professor e nos conhecimentos por ele transmitidos, atualmente, a consciência dos benefícios inerentes à aquisição de conhecimentos pelos nossos pares evidencia as potencialidades do Peer-Teaching como metodologia de ensino essencial no paradigma pedagógico das diferentes Escolas Médicas.

Destacam-se vários racionais que suportam os benefícios do Peer-Teaching, nomeadamente, a criação de um ambiente de aprendizagem descontraído, a possibilidade de os estudantes disporem de uma educação adaptada ao seu nível cognitivo e, ainda, a intrínseca modificação de uma cultura médica que abrace a educação como uma ferramenta essencial aos cuidados de saúde interferindo, através desta metodologia, na preparação dos estudantes de medicina para o seu futuro papel enquanto educadores.

Ciente dos benefícios enumerados e imbuídos do desejo de mudança e melhoria constantes, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) criou, em 2015, o seu próprio projeto de Peer-Teaching, de alunos para alunos: o Solvin’ It.

Em 2018, após um percurso de consolidação e crescimento do projeto, a AEFML associou-se à FMUL para melhorar o projeto e torná-lo maior, com mais impacto e capaz de melhor servir os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assim, foi estabelecida uma parceria entre a AEFML e a FMUL, através do Núcleo de Apoio ao Estudante, que permitiu a atribuição de uma bolsa a um estudante. Adicionalmente, destaca-se também:

  • A criação de sessões dedicadas aos estudantes da Licenciatura de Ciências da Nutrição (LCN), na área de Anatomia.

  • Na 8ª edição (ano letivo 2022/2023) foram criadas sessões da Área Disciplinar de Biologia Molecular e Celular para os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM).

  • Na 9ª edição (ano letivo 2023/2024) foram criadas sessões da Área Disciplinar de Neurofarmacologia para os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM).

Sabe mais sobre o Solvin’ It na página da Faculdade de Medicina de Lisboa, aqui.


Objetivos

Para os estudantes-participantes (estudantes da FMUL):

●      Fornecer ferramentas pedagógicas aos estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, num ambiente didático e informal;

●      Melhorar a compreensão das temáticas abordadas;

●      Motivar os estudantes a atingir patamares de conhecimento cada vez mais elevados;

●      Promover a dinâmica de ensino-aprendizagem entre pares – peer-teaching.

 

Para os estudantes-Monitores (peer-teachers):

●      Fomentar uma cultura pedagógica entre pares;

●      Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a realidade da docência;

●      Consolidar o seu próprio conhecimento, simplificação e organização do mesmo, facilitando a sua compreensão entre os colegas mais novos;

●      Aprofundar conhecimentos e aplicá-los em novos contextos;

●      Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo e apresentação oral.

 

Para os Tutores (docente da área disciplinar):

●      Auxiliar os Monitores na preparação das sessões;

●      Validar os conteúdos e materiais pedagógicos utilizados pelos Monitores;

●      Fornecer aos Monitores uma Formação Pedagógica continuada.


Áreas de atuação

Grandes Grupos:

Atualmente o projeto atua em várias Áreas Disciplinares, nomeadamente:

  • Anatomia (MIM e LCN)

  • Bioquímica (MIM)

  • Fisiologia (MIM)

  • Microbiologia (MIM e LCN)

  • Neuroanatomia (MIM)

  • Biologia Molecular e Celular (MIM)

Pequenos Grupos:

Atualmente, existem para a Área Disciplinar de Anatomia do MIM. São sessões, que acontecem regularmente, sempre com o mesmo grupo de estudantes, permitindo um maior contacto e acompanhamento dos mesmos.


A atividade decorre ao longo de todo o ano letivo, sendo que as Áreas Disciplinares encontram-se distribuídas da seguinte forma:

  • Anatomia MIM - 1º e 2º Semestre

  • Pequenos Grupos de Anatomia MIM - 1º e 2º Semestre

  • Biologia Molecular e Celular MIM - 1º Semestre

  • Anatomia LCN - 1º Semestre

  • Microbiologia MIM - 1º Semestre

  • Bioquímica MIM - 1º Semestre

  • Fisiologia MIM - 1º e 2º Semestre

  • Neurofarmacologia MIM - 2º semestre

  • Neuroanatomia MIM - 2º Semestre

As datas e horas das diferentes sessões são divulgadas por e-mail e pelas redes sociais do projeto.

CAlendário


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