6.º Ano
Continuo a pagar propinas no 6º ano?
Sim, dado que este ano ainda é enquadrado no contexto do Mestrado Integrado em Medicina. Nas etapas subsequentes de formação - nomeadamente na Formação Geral e na Formação Especializada - já não existe pagamento de propinas e o formando passa a ser remunerado.
Qual a entidade responsável pelos estágios do 6º ano?
A organização e a gestão do Estágio Clínico são da responsabilidade da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sendo a sua concretização assegurada por protocolos de cooperação com as Administrações Regionais de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e das Regiões Autónomas e protocolos com hospitais públicos nacionais e outras instituições julgadas convenientes.
Posso realizar parte do 6º ano num país estrangeiro?
Sim. As instituições de acolhimento têm de pertencer a estados membros da UE e ser hospitais universitários mas não têm de ter protocolo ou acordo com a FMUL. O local escolhido fica sujeito a aprovação por parte do Coordenador dos Programas de Cooperação Internacional. Cada estudante é responsável por identificar o seu local de estágio, tendo como tarefa fazer os primeiros contactos diretamente junto das instituições do seu interesse e apresentar‐lhes a sua candidatura. A única excepção prende‐se com as mobilidades para o Imperial College London (ICL), University College London (UCL) e o King’s College London (KCL).
Mais informações disponíveis na secção “Mobilidade” do Portal da Faculdade.
Qual a duração do estágio do 6º ano?
36 semanas.
Quais as especialidades que tenho de frequentar? E durante quanto tempo?
As especialidades e as respetivas durações dos estágios são: Medicina Interna (12 semanas), Cirurgia Geral (6 semanas), Pediatria (6 semanas), Obstetrícia-Ginecologia (2 semanas em Obstetrícia e 2 semanas em Ginecologia), Medicina Geral e Familiar (6 semanas) e Saúde Mental (2 semanas).
Qual o rácio tutor:aluno no estágio do 6º ano?
O rácio tutor: aluno é genericamente 1:1.
Quantas faltas posso dar?
Os limites mínimos de assiduidade para cada uma das áreas e sub-áreas de Estágio Clínico são os seguintes:
Medicina – 48 dias úteis;
Cirurgia – 24 dias úteis;
Pediatria – 24 dias úteis;
Medicina Geral e Familiar – 24 dias úteis;
Saúde Mental, Obstetrícia, Ginecologia – 8 dias úteis
No entanto, mais do que 5 faltas injustificadas ao longo das 36 semanas de Estágio implicam perda de frequência global.
O que é o Dossier do Aluno Online?
O Dossier do Aluno Online do Estágio Clínico é uma ferramenta disponível para alunos, orientadores, coordenadores e diretores, através do link: www.medicina.ulisboa.pt/dossieraluno. Deve ser utilizado pelo aluno estagiário como um instrumento de trabalho pessoal durante o respetivo período da formação. Está disponível para o respetivo orientador, para fins de avaliação.
O Dossier do Aluno Online deverá estar completamente preenchido, no prazo máximo de dez dias úteis após o final de cada estágio. O não preenchimento do Dossier Online impedirá o aproveitamento na área ou sub-área de formação do Estágio Clínico.
Como é feita a avaliação do 6.º ano?
Para cada estágio, é atribuída ao aluno uma classificação através de um número inteiro entre 0 e 20 valores. Classificações inferiores a 10 valores impedem o aproveitamento.
Para a atribuição da classificação são utilizados os seguintes critérios:
Competência Clínica do Estagiário;
Comportamento e Atitudes do Estagiário.
Para além disso, faz parte da avaliação do 6.º ano a classificação obtida no Trabalho Final de Mestrado (ver secção própria).
O estágio clínico corresponde a 54 ECTS, ao passo que o TFM tem um peso de 6 ECTS.
Como calculo a nota final do Estágio Clínico do 6.º ano?
A classificação final do Estágio Clínico resulta do somatório das classificações ponderadas em cada uma das áreas e sub-áreas de formação obrigatória do Estágio Clínico, dividida pelo somatório dos respectivos factores de ponderação. A formulá é a seguinte:
Classificação Contínua = [(M x 12) + (C x 6) + (P x 6) + (OG x 4) + (MGF x 6) + (SM x 2)] / 36
M = Medicina; C = Cirurgia; P = Pediatria; OG = Obstetrícia e Ginecologia; MGF= Medicina Geral e Familiar; SM= Saúde Mental
Para esclarecimentos mais detalhados, por favor consulta o Regulamento do Estágio Clínico do 6.º ano.